sexta-feira, 21 de setembro de 2007

AÇORFESTA 2007

A 7ª edição da Açorfesta, festa da Tradição Açoriana de São José, que acontece entre os dias 04 a 07 de outubro no Centro Multiuso, já tem as atrações definidas. O grupo Biquíni Cavadão fará o show nacional da noite de abertura. Na sexta a tarde será reservada para os idosos, com o Baile da Terceira Idade. À noite haverá baile-show com a Banda Fórum e Gabriel Reis. Já no sábado a cantora Leci Brandão, estará se apresentando numa noite dedicada ao samba e pagode. No domingo à noite, os fãs de músicas tradicionalistas e gauchescas serão brindados com os shows do grupo Legião Campeira e Ivonir Machado e Banda.

TROFÉU

Nos eventos culturais, durante o sábado, o destaque ficará por conta da entrega às 15h do troféu Amigo Açoriano, dedicado às pessoas que ajudam a manter a tradição açoriana na região da Grande Florianópolis. No domingo pela manhã (10h) haverá Missa Festiva Açoriana, com apresentação das bandeiras do Divino. À tarde será a vez do Festival de Boi de Mamão Terra Firme , que promete reunir na Arena do Multiuso, os mais diversos grupos que se apresentam na região, divulgando o folclore açoriano. Três grupos de dança açorianos (Açor Sul de Sombrio, Casa dos Açores do Rio Grande do Sul e Mixtura de Bombinhas) também complementam a programação.

GASTRONOMIA

Na parte da gastronomia, os tradicionais pratos da culinária açoriana, com destaque para o pirão, peixe-frito, bolinho e casquinha de siri e café colonial açoriano serão oferecidos ao público na praça de alimentação que será montada na entrada e mezaninos superiores do Centro Multiuso. No mesmo espaço estarão funcionando estandes com artesanato, olarias e produtos coloniais. Na entrada do Centro Multiuso será montado um Engenho típico açoriano, dando as boas-vindas aos visitantes. A expectativa é que cerca de 30 mil pessoas passem pela festa, nos seus quatro dias de realização.