segunda-feira, 6 de outubro de 2008

VITÓRIA ESMAGADORA

Djalma Berger lavou a alma dos josefentes. Foi uma vitória esmagadora ao atual governo municipal, marcado por mandos e desmandos, completa indisposição com a Câmara de Vereadores e uma troca absurda e constante de secretários/assessores de imprensa. Nada se criava naquele prefeitura a não ser indisponibilidade. A resposta nas urnas foi claríssima. O novo prefeito, se seguir os passos de seu irmão Dário Berger, tem tudo para fazer um governo exemplar. Melhor ainda se o Dário conseguir se reeleger na Capital dos Catarinenses.

MAGISTRATURA TRABALHISTA


De 8 a 11 de outubro, o Serrano Resort Convenções & Spa, em Gramado/RS, irá sediar o “III Encontro Institucional da Magistratura do Trabalho do Rio Grande do Sul”. O evento que irá reunir cerca de 300 participantes, serve ao debate do papel e dos desafios da Magistratura trabalhista no Brasil de hoje. A conferência de abertura, na manhã do dia 9, será proferida pelo Jurista Dalmo Dallari, Professor Emérito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, da qual foi diretor de 1986 a 1990. É autor de diversos livros, artigos em periódicos especializados e jornais, e contribuições em obras conjuntas.
O Evento contará ainda com a presença dos Ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST) , Rosa Maria Weber Candiota da Rosa , Luis Philippe Vieira de Mello Filho e Mauricio Godinho Delgado, eles abordarão temas ligados à atuação do Judiciário Trabalhista como instituição fundamental para a efetividade dos direitos sociais consagrados na Constituição Federal, que completa 20 anos de vigência neste mês de outubro. Mais informações pelo fone 51 3255-2060 ou pelo e-mail: acs@trt4.jus.br.

SELO INÉDITO

O Brasil pode conquistar um selo inédito de qualidade, obtendo a primeira Indicação Geográfica (IG) de um organismo aquático em território nacional. E o produto escolhido para agregar essa boa imagem é a ostra cultivada nas baías Norte e Sul. Um grupo técnico chegou a Europa, onde vai visitar cultivos da França e Espanha, em busca de subsídios para formatação da proposta da IG “Ostras da Grande Florianópolis”. Esse foi o único projeto de Santa Catarina selecionado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) – entre 20 propostas do gênero no país que vão receber ajuda financeira do órgão. O retorno do grupo está previsto para o dia 10 de outubro.

QUALIDADE ÚNICA

O selo de Indicação Geográfica é um certificado atribuído a produtos ou serviços que apresentam uma qualidade única e uma identidade própria capaz de distinguí-los de outros disponíveis no mercado, numa extensão territorial demarcada. A IG pode ser justificada por características climáticas, geográficas, e até humanas, que dão ao produto um diferencial de qualidade e a ele agregam valor econômico. É o caso do charuto cubano (Cuba), do queijo parmesão (Itália), da champagne francesa (França) e do vinho do Porto (Portugal), entre outros alimentos e bebidas. Se passar pelo processo de avaliação, a ostra da Grande Florianópolis vai estabelecer duas marcas inéditas e simultâneas. Será a primeira IG de Santa Catarina e a primeira do país com um organismo aquático.

INCLUSÃO DIGITAL

A Escola de Ensino Fundamental General José Vieira da Rosa, situada no bairro Morro das Pedras, em Florianópolis, criou um projeto de inclusão digital para professores e moradores da região. A primeira turma, de 36 alunos, irá se formar no dia 24 de outubro. O curso de 80 horas/aula foi viabilizado em parceria com o Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET) da capital, que cedeu nove computadores, e com o Instituto Catarinense de Desenvolvimento Sustentável (ICADS), que contribuiu com um instrutor e o material didático. Uma nova classe está programada para começar no dia 27 de outubro, devido a grande procura.

DIA DAS CRIANÇAS


Quem chega é o escritor e cartunista Ziraldo na próxima quarta-feira, que participará da terceira edição do Palco Iguatemi. O evento, realizado pelo Shopping e Livraria Saraiva MegaStore, começa às 19h, com um bate-papo aberto ao público na Praça de Eventos. O bate-papo será mediado pelo jornalista e apresentador Mário Motta. Na seqüência, Ziraldo promove sessão de autógrafos de sua última obra, O Namorado da Fada ou o Menino do Planeta Urano – uma história de amor para crianças.

NATAL & REVEILLON


Começaram as reservas para as famosas festas de fim de ano no Recanto das Águas Hotel e SPA, referência internacional em lazer e hospedagem. O pacote para um Natal inesquecível inclui 5 diárias no hotel, ceia natalina com música ao vivo, chegada surpresa do Papai-Noel e entrega de presentes. Já para o Reveillon, o pacote de 7 diárias - inclui jantar temático, baile com a Banda “By Brazil” e show de fogos à beira-mar. As diárias incluem meia pensão (café da manhã e jantar) e o visitante pode usufruir de uma completa estrutura de lazer, esporte, descanso e aventura para toda a família. Além disso, é possível agregar nos pacotes as inúmeras terapias e tratamentos de relaxamento, beleza e saúde oferecidos pelo renomado SPA Praia dos Amores.
As festividades do Natal e Réveillon acontecerão pela primeira vez no novo Centro de Eventos Praia dos Amores, o mais moderno complexo do gênero em Balneário Camboriú que terá capacidade para atender 1,2 mil pessoas em uma área de quase 5 mil m2. As reservas devem ser feitas com antecedência pelo tel.: (47) 3261-0300 ou pelo e-mail: reservas@hotelrecanto.com.br. O Recanto das Águas Hotel e SPA fica na Estrada da Rainha, 800, em Balneário Camboriú, SC.

ACTs

De 10 de outubro a 11 de novembro, Secretaria de Estado da Educação abre inscrições para o processo seletivo de professores Admitidos em Caráter Temporário (ACTs), para atuarem na educação básica, no ensino profissionalizante, na educação de jovens e adultos e educação especial das escolas regulares da rede pública estadual. No mesmo período, também estarão abertas as inscrições para ACTs, dos Centros de Educação Profissional (Cedups). As inscrições serão realizadas via on line, no site www.sed.sc.gov.br, onde estão publicados os editais de números 13 e 14/08 contendo todas as informações sobre o processo seletivo dos novos contratados para ano letivo de 2009. A lista dos classificados será divulgada até o dia 17 de novembro.

CIDADÃO DA PAZ


Criado este ano em Florianópolis, o Dia Municipal do Cidadão da Paz será comemorado no dia 9 de outubro. Para tanto, nesta data, a Secretaria Municipal de Educação e a Associação dos Magistrados Catarinenses realizarão uma série de atividades, com destaque para o lançamento do projeto Agente da Paz na rede municipal de ensino. Durante todo o dia haverá ainda música, dança, teatro, poesia e lançamento de livro, em eventos distribuídos entre os espaços da Praça Tancredo Neves, Tribunal de Contas e Assembléia Legislativa. Pela manhã, a partir das 8h30, as atenções estarão voltadas para a Praça Tancredo Neves. No local haverá apresentações do Coral das escolas Almirante Carvalhal e Beatriz de Souza Brito, sob a regência do professor Jackson Cardoso, com as crianças cantando músicas da paz.
Na seqüência, haverá performances do Grupo de Dança Alma Negra do Instituto Estadual de Educação, Grupo de Poetas Livres e das escolas Maria Tomázia Coelho, Acácio Garibaldi e João Gonçalves Pinheiro. No período da tarde, as atividades serão concentradas no auditório do Tribunal de Contas. Por volta das 14h15, haverá o pronunciamento da professora Sueli Amália de Andrade a respeito do "Dia Municipal do Cidadão da Paz: Floripa em Paz". Logo em seguida o Coral de Libras do NEI Costeira fará o acompanhamento do Rancho de Amor à Ilha, hino oficial de Florianópolis. Haverá ainda apresentações de teatro do NEI Barreira do Janga, Escola Desdobrada Adotiva Liberato Valentim e Centro Educacional Dom Orione, assim como da dança pela paz da Creche Joel Rogério de Freitas.

LIVRO

A noite, na Assembléia Legislativa de Santa Catarina, haverá uma sessão solene em homenagem à Semana Estadual e ao Dia Municipal do Cidadão da Paz. No mesmo local haverá o lançamento do livro "Paz- um direito do cidadão e o direito humano à paz", que leva a assinatura de José Luiz Gonçalves da Silveira e Filipe Freitas Mello. Para encerrar as atividades haverá a apresentação do Coral dos núcleos de Educação de Jovens e Adultos do Saco Grande - João Paulo.

EVENTOS

A Santur está divulgando sua participação em eventos nacionais e internacionais nos próximos meses. Em outubro está agendada a presença no Mercado nacional: TAM Show, dia 08/10, em Curitiba, PR, e 36ºCongresso Nacional ABAV – Feira das Américas, de 22 a 24/10, no RJ. Mercado Internacional: Rodada de Negócios – BNT Mercosul, dia 08/10, em Buenos Aires, Argentina; Workshop All Seasons, em outubro, em Buenos Aires, Argentina e a Conferência Internacional da Ensemble Travel, de 15 a 19/10, em Las Vegas, EUA. Interessados em participar devem se manifestar até dia 06/10. Contato com Átilo Medeiros pelo fone: (48) 3212-6341.

SEMINÁRIO DE TURISMO

Acontece no próximo dia 09, em Joinville o I Seminário de Turismo do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), com o objetivo de analisar o cenário turístico na cidade e região, identificar e debater perspectivas de desenvolvimento do setor junto à comunidade e candidatos a prefeito que chegarem ao segundo turno. O evento terá a participação da diretora do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do MTur, Tânia Brizolla, e da gerente de Políticas de Turismo da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, Elisa de Liz. Inscrições gratuitas pelo e-mail comtur@promotur.com.br ou pelo fone: (47) 3453-2663.

ENSINO FUNDAMENTAL

Estarão abertas, de 6 a 31 de outubro, as inscrições para o Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos- ENCCEJA/2008, o antigo supletivo. Poderão participar dessas avaliações os interessados que comprovem idade de 15 anos completos para o Ensino Fundamental; e 18 anos para o Ensino Médio. A inscrição é gratuita e pode ser feita pela internet, na página www.inep.gov.br/encceja, ou nas agências dos Correios. As provas serão realizadas nos dias 13 e 14 de dezembro, nas escolas da rede estadual de ensino.

FOTO JORNALISMO

A Associação Catarinense de Imprensa (ACI) lançou na Assembléia Legislativa, a II Edição do Troféu Olívio Lamas de Fotojornalismo, único prêmio do segmento em Santa Catarina. O evento tem apoio da FENAJ e patrocínio da Eletrosul e premiações em dinheiro de R$ 3 mil (vencedor), R$ 2 mil (2º colocado) e R$ 1 mil (3º lugar). A iniciativa homenageia Olívio Lamas, um dos mais atuantes repórteres-fotográficos do País, falecido em julho de 2007 e que trabalhou por quase 20 anos no Estado. As inscrições seguem até 30 de outubro. Mais informações no www.sjsc.org.br.

HAPPY HOUR

Toda terça-feira é dia de Acústico Rodrigo Ribeiro no novo Quiosque Chopp Brahma, no Shopping Itaguaçú, em São José. O bar, sempre a partir das 20h, se transforma em uma grande roda de violão entre amigos, com todos pedindo e cantando as músicas. Vale informar que o bar é o maior da franquia Brahma em todo o Brasil. Já nas quintas-feiras Rodrigo Ribeiro se apresenta no Village Lounge, localizado no shopping Business Décor, na rodovia SC 401, em Florianópolis. Nesta noite, além da boa música, o cardápio da casa oferece deliciosos combinados de sushi e sashimi.

SELETIVA BOLSHOI 2009

O PROJETO TRANSFORMA compartilha o sucesso com amigos, apoiadores e com todos que acreditam que é possível "transformar". Na tarde da última quinta-feira, dia 02, três alunos pré-selecionados pelas técnicas da Escola do Teatro Bolshoi- Brasil. Estes três jovens talentosos e promissores, terão a oportunidade de participar da seletiva 2009 no dia 18 de outubro em Joinville, representando a cidade de Florianópolis-SC e a comunidade do Caeira do Saco dos Limões.

TRÁFEGO AÉREO

O Controle do Espaço Aéreo Civil Brasileiro pede socorro. Estão convivendo com perseguições judiciais diuturnamente. Não há sossego. Agora a "bomba" estourou em Curitiba, Estado do Paraná. Tais ações criminais geram indiscutível transtorno aos profissionais que levam "sozinhos" a responsabilidade de manter seguro, ordenado e rápido a fluidez do ATC. Além disto, há uma forte tendência em desistência desta carreira.Vários concursos públicos em aberto têm levado os melhores recursos humanos. Outros concursos em andamento tendem a fazer evadir muitos mais profissionais. Estamos ficando sem anjos da guarda em pleno vôo. Da medo. Confira aqui mais informações.

AÇÃO CIVIL

O município de São José ajuizou Ação Civil Pública visando a suspensão da cobrança da tarifa da coleta de lixo do ano de 2007 pela ex-concessionária Engepasa, em função da Engepasa não prestar contas ao município sobre as cobranças. O município, inclusive, requereu a devolução parcial da tarifa paga integralmente pelos contribuintes, referente ao ano de 2007, já que o serviço foi executado por apenas sete meses (de janeiro a julho de 2007). Vários contribuintes estão recebendo notificação extra judicial para efetuar o pagamento de determinado valor sob o argumento que encontram-se em débito com a tarifa da coleta de lixo.

CÓDIGO DO CONSUMIDOR

No entanto, a empresa cobradora (Ambiental Saneamento e Concessões Ltda), que sequer é a concessionária (Consórsio Engepasa Ambiental Ltda), não especifica de forma detalhada o débito que indica como devido, ofendendo o Código do Consumidor. Ressalta-se que a empresa cobra a tarifa pretensamente devida sem realizar, no entanto, a prestação de contas com o município, tornando a tarifa duvidosa. Tendo em vista que o prazo concedido pela empresa cobradora para o pagamento é de 15 dias contados a partir do recebimento, provavelmente até o seu término haverá a decisão judicial sobre a questão.