segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

GALAMBA, MINC! - por Arthur Chagas Diniz



GALAMBA, MINC!
por Arthur Chagas Diniz

Pode parecer, à primeira vista, que a expressão se refere à atuação pífia e subordinada à Dilma que o Ministro do Meio Ambiente vem mostrando. Não sei se é pior porque a subordinação indevida fez de Minc mais um coadjunto em um evento que, para ele, deveria ser da maior relevância.

Sem entrar na histeria que tem dominado boa parte dos debates sobre o iminente aquecimento global, lembro-me com nitidez que, pouco mais de 26 anos atrás, sábios se reuniram ante o risco de uma crise global de alimentos. Os sábios da época eram membros do Clube de Roma. A produtividade agrícola os matou e ao seu clube. A camada de ozônio, hoje esquecida, já foi da mesma forma histeria quase coletiva.

O Galamba, que titula esta historieta, é parte do nome de Guida, mulher de Carlos Minc, que fez com a deputada Cida Diogo (PT-RJ) uma troca de gentilezas para evitar o óbvio do nepotismo, que é empregar a própria mulher no seu ministério. Cida nomeou Guida Galamba para o seu gabinete e Minc, em contrapartida, colocou a servidora Flavia Martins Marques para ocupar o cargo no Ministério que comanda. Obviamente, as duas continuaram a fazer o que faziam antes, já que o objetivo era só o ludibrio.

Galamba, Minc, isto fica muito ruim para gente como você, que tem que trabalhar com base na confiança da palavra e dos levantamentos que realiza, já que os antecedentes do pânico do aquecimento global não passaram de convescotes de gente esperta.

Arthur Chagas Diniz
PRESIDENTE DO INSTITUTO LIBERAL