quarta-feira, 17 de junho de 2009

FAZENDO NADA...

E ganhando muito. Esse é o retrato do nosso vergonhoso senado. Já não bastam mais as falcatruas, os atos secretos e os mandos e desmandos. Para eles bom mesmo e cruzar os braços, tanto que Conselho Nacional de Justiça amanheceu com apenas quatro membros. Além do presidente, ministro Gilmar Mendes, e do corregedor, ministro Gilson Dipp, integram o chamado controle externo do Judiciário os conselheiros Joaquim Falcão e Marcelo Nobre. Os outros onze gabinetes do CNJ estão desocupados porque o Plenário do Senado simplesmente não votou em tempo hábil os nomes indicados para a nova composição.

TUDO É FESTA



Tudo é quadrilha ! A assessoria técnica do CNJ trabalha com a estimativa de dar posse aos novos conselheiros apenas no dia 29 de junho, já que estamos em pleno mês de festas juninas e os "fazem nada", acostumados que estão com quadrilhas, costumam participar das festanças e de "atividades" em suas bases eleitorais, dando pouquíssimo caso aos nossos interesses. Em Julho não tem recesso? Pois então, está prevista para Julho apena uma sessão. Mas o salário ohhhhh!!!

CORONEL


O secretário do capeta é insaciável por poder e grana. Em ato secreto Zé Sarney nomeou até Nathalie Rondeau para trabalhar no Conselho Editorial do Senado. Nathalie, de 23 anos, é filha de Silas Rondeau, ex-ministro de Minas Energia, afilhado político do presidente do Senado, que preside o Conselho Editorial desde 2002. Somente nesse período, como revelam cópias de atos secretos, ele conseguiu empregar pessoas de sua ligação, aumentar salários e multiplicar o número de cargos existentes no órgão. Entre tantos, até a prima da sua filha Roseana Sarney, Maria do Carmo de Castro Macieira foi nomeada no Senado por meio de ato secreto.

MAIS GRANA


Não importa de onde venha. O importante é que venha, mesmo de um convento. Até onde eu sei, conventos, igrejas, centros espíritas, casas de caridade... vivem de doações e não o contrário. Mas para o clã Sarney tudo é possível, só que desta vez a Justiça Federal decidiu anular a doação do Convento das Mercês, em São Luís, à Fundação José Sarney, ao declarar inválida a legislação estadual que regulamentou o registro da propriedade. A doação do imóvel ocorreu em 1990 e foi confirmada três anos depois por lei aprovada logicamente pelos seus apaniguados da Assembléia Legislativa do Maranhão.

PATRIMÔNIO TOMBADO



Por sorte existe um decreto-lei federal, assinado em 1937, impedindo que bens tombados pela União sejam doados a qualquer entidade de direito privado. A área do convento, um dos principais pontos turísticos de São Luís, foi tombada em 1974 pelo Patrimônio Histórico da União. São mais de 5 mil m² de área construída e 7 mil m² de área livre. No local, funciona há 15 anos a Fundação da Memória Republicana, com acervo de 220 mil documentos, 37 mil livros e documentos privados do ex-presidente da República José Sarney, juntados desde 1952. Há ainda fotografias, slides, cópias de 70 mil cartas dirigidas pelo povo ao ex-presidente, peças, pinturas e gravuras de artistas contemporâneos.

SAI, SARNA... EY!


Morro de inveja quando leio a respeito deste ou daquele político que se matou depois de ser pego com a boca na botija. O mais recente foi Toshikatsu Matsuoka, ministro da Agricultura, em maio de 2007. Ele aceitou suborno de um empresário e pediu reembolso de despesas que sempre foram cobertas por seu gabinete. Preferiu se enforcar do que ser processado e preso.

NA INGLATERA



No próximo domingo será mais um dia histórico para a Inglaterra. Pela segunda vez, um presidente da Câmara dos Comuns, o equivalente à nossa Câmara dos Deputados, renunciará ao cargo, acusado de má conduta. O primeiro a renunciar foi Sir John Trevor em 1695. Sabem o que ele fez? Ter embolsado grana de um comerciante em troca do apoio à aprovação de uma lei. Michael Martin, 63 anos, presidente da Câmara dos Comuns há quase dez, não se vendeu a ninguém nem tirou vantagens ilícitas do cargo. Foi "apenas" conivente com seus pares que tiraram. A exemplo dos nossos "exemplares" senadores, com direito a verba para bancar moradia em Londres, conseguiram reembolso por gastos para consertar quadras de tênis, limpar fossas, comprar cadeiras de massagem e aparelhos de televisão de tela plana. Os mais ousados cobraram até pelo aluguel de filmes pornográficos.

IMPRENSA



Martin avalizou os desmandos. Uma vez que eles foram descobertos pela mídia, tentou encobri-los. Como a mídia lá não sobrevive graças a verbas publicitárias governamentais, a tarefa foi impossível. Como calar a imprensa foi impossível, solicitou ajuda à polícia para identificar as fontes de informações dos jornalistas. A polícia nem se mexeu. Se fosse aqui, provavelmente o delegado seria punido e deletado. Sem a quem recorrer, Martin seguirá o exemplo dado por Trevor há 314 anos.

BRASILIS



Já por aqui a desgraceira é grande e a falta de vergonha maior ainda. Essa cambada de ladrões e vendilhões da Pátria acabam sempre renunciando. Lembram do Severino Cavalcanti, Jader Barbalho, Antonio Carlos Magalhães, Renan Calheiros,... Renunciaram para não ser cassados. Pura picaretagem. Assim não largam o osso e voltam ao Congresso reeleitos por uma maioria de imbecis. O que existe de podre no Senado não é obra exclusiva do presidente da casa, que não pode tudo, muito menos sozinho.

DIREITO TRIBUTÁRIO


De 25 a 28 de junho, será realizado o VIII Congresso de Direito Tributário em Questão, no Serrano Resort Convenções & Spa, em Gramado (RS), promovido pela Fundação Escola Superior de Direito Tributário. A programação científica buscará atender aos interesses da dinâmica tributária regional, nacional e internacional, com temas selecionados segundo a atualidade, prática intensiva e relevância para a solução dos principais problemas, tanto no setor público quanto no privado, com vistas à pacificação de conflitos, à promoção da segurança jurídica e à eficiência administrativa na execução de leis e arrecadação dos tributos.

NOVOS DESAFIOS


Dentre os temas propostos na oitava edição do evento estão Novos desafios para a Administração Tributária: o processo de modernização a favor da arrecadação e da redução da concorrência desleal e os limites da sua atuação, As declarações de constitucionalidade e inconstitucionalidade e a modulação dos seus efeitos nos controles difuso e concentrado, O regime tributário de transição e as repercussões fiscais decorrentes das alterações na lei das sociedades anônimas, Fundamentos de uma justiça fiscal - Progressividade, capacidade contributiva, essencialidade e neutralidade fiscal, O Controle de Constitucionalidade da lei tributária pela Administração Pública e PIS e Cofins - Regime de incidência não cumulativa. Para mais informações: www.fesdt.org.br.

MOMENTO TEMPERADO


Neste sábado Fernando Mansur apresenta em seu programa Momento Temperado gravado no Restaurante Central, e no Botequim Santa Hora, aqui na Ilha da Magia, Valdir Walendowsky, presidente da SANTUR que falará do turismo pretendido para Santa Catarina. Já Regina Essenbourg, sommelier e empresária, comenta a importância do entendimento do vinho brasileiro. Por sua vez Luciana Hoepeck Comelli, empresária, revela a modernidade na confecção de bordados e peças íntimas e, para encerrar Dalila Kindermann, modelo que vai exibir a sensualidade e o conforto em linha de lingerie que usa detalhes em bordados. Momento Temperado vai ao ar neste sábado às 21h30, pela TVCOM, canal 36 NET e Viamax.

SERRANO MUSIC FEST



Aplaudido por 25 mil espectadores em sua última edição de verão, que aconteceu nos meses de janeiro e fevereiro no Serrano Resort Convenções & Spa, o Serrano Music Fest está de volta à cidade de Gramado, agora com uma nova programação de shows e espetáculos, especialmente preparada para a temporada de inverno. Em sua terceira edição, o Serrano Music Fest levará novamente ao palco do Serrano Resort grandes apresentações, que serão oferecidas gratuitamente ao público no período de 4 de julho a 2 de agosto (de terça a domingo), para hóspedes do hotel, visitantes, turistas e moradores da região da Serra Gaúcha.

Com direção artística da WME - World Map Entertainment, empresa parceira da CVC Turismo e também responsável pela programação artística dos cruzeiros da operadora, a edição de inverno do Serrano Music Fest conta com uma equipe de 35 profissionais, entre músicos, bailarinos, coreógrafos, iluminadores e produtores. Este ano, os espectadores poderão acompanhar as estreias de dois espetáculos: “Elis – A Força de uma Voz” e “Latinidad”, que ao lado dos já consagrados “Estrelas” e “A Hora do Choro” integram a programação de música e cultura popular brasileira. O Serrano Music Fest tem o patrocínio do Bradesco Prime Arts e apoio da Webjet Linhas Aéreas, Vinícola Aurora e Turistur, receptivo da CVC na Serra Gaúcha.






TEATRO DE BONECOS



Começa hoje, quinta-feira aqui em Canela, na Serra Gaúcha, onde já estou, o 21º Festival Internacional de Teatro de Bonecos. Os Bonecos de Canela 2009 contará com quase uma centena de apresentações de representantes de vários estados do Brasil, além de Finlândia, Itália, Espanha e Argentina, que estarão representados no evento com os seus melhores titeriteiros, mostrando a arte milenar de teatros de bonecos, nos teatros Municipal, Casa de Pedra e Laje de Pedra, além do Boneco do Chapéu, que se apresentam na Praça João Correa e em outros pontos do centro da cidade de Canela.

EXPOSIÇÃO



Para Nelson Haas e Beth Bado, canelenses e membros da organização do Festival, uma das atrações a parte desta edição é a exposição dos bonecos do grupo Cia O Navegante, do bonequeiro Catim Nardi, da cidade de Mariana, Minas Gerais, locados para a mini-série Maria, da Rede Globo de Televisão. A exposição acontece na ante-sala do Teatro Casa de Pedra, das 10h às 17h. Acontecerão desfiles pelo Centro de Canela e entrega de troféus, além da apresentação de “Sonho de uma Noite de Verão” de William Shakespeare, uma releitura de um dos maiores clássicos da literatura mundial, criada e adaptada pelos Bonequeiros Canelenses. Maiores detalhes no site http://www.bonecoscanela.com.br/.

VIVE LA FÊTE


Será pura ferveção nesta quinta-feira no Vecchio Giorgio na lagoa da Conceição. A Giu Brandão arma mais um festão cujo tema será inspirado nas produções do Victoria Secret's Show, com clima de romance, com uma produção mais "angels". A marca Barbarella que está fazendo um trabalho fantástico com renda de Bilro, com comunidade de rendeiras locais, fará um pocket desfile. O Obra Prima do Giba e da Ulla Cercal lá do Donna, farão o makeup & hair. Rola ainda a apresentação de polle dance, no melhor estilo Flávia Alessandra na última novela das oito para esquentar a noite dos casais.





DELEGAÇÃO CHINESA


O Porto de Itajaí recebeu a visita de uma comitiva da cidade chinesa de Xinxiang. A delegação é chefiada pelo diretor do Congresso Popular de Xinxiang, Zhou Haishen. O objetivo da visita é estreitar relações com Itajaí, prospectar investimentos econômicos no município e promover intercâmbio cultural e comercial. A cidade chinesa de Xinxiang é a quinta maior do norte da Província de Henan e tem uma população de aproximadamente 948 mil habitantes. Sua economia é baseada na produção da indústria têxtil, de alimentos e equipamentos. Os municípios de Xinxiang e Itajaí firmaram em 2008 [na ocasião da primeira visita dos chineses na cidade] um acordo de cidades irmãs e, por meio dele, lideranças dos dois municípios buscam alternativas para impulsionar o desenvolvimento socioeconômico e cultural de Itajaí e o município chinês.

CÔNSUL


Quem também aportou em Itajaí foi a vice-cônsul para assuntos econômicos e políticos do Consulado Geral dos Estados Unidos das Américas em São Paulo, Sara Ainsworth, em visita à Superintendência do Porto de Itajaí. O objetivo da visita foi conhecer a realidade do complexo portuário de Itajaí, os trabalhos de reconstrução das áreas atingidas pelas enchentes de novembro passado e tomar conhecimento dos investimentos que estão sendo feitos na modernização do Complexo Portuário do Rio Itajaí-Açu. Sara foi recebida pelo superintendente Antonio Ayres dos Santos Júnior e pelo diretor comercial Robert Grantham.

FÓRUM



Acontece nesta quinta-feira, às 14h30, na sede da Câmara de Vereadores de Palhoça, o IV Encontro do Fórum de Presidentes de Câmaras Municipais da Grande Florianópolis. O evento terá como assunto principal: “Instalação de empresas de informática na Grande Florianópolis”. Neste IV Fórum de discussão o debate será sobre a necessidade de criação e desenvolvimento empreendedor na área de informática, a partir do potencial tecnológico e de mão de obra de cada município. O palestrante convidado para abordar o tema será Moacir Antonio Marafon, Engenheiro Civil, pós-graduado em Ciências da Computação pela UFSC, presidente do sindicato das empresas de informática de Florianópolis e vice-presidente da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia – ACATE.O que se espera realmente é que todo esse bla bla bla saia do papel.


ENEM


A Secretaria de Estado da Educação alerta aos estudantes concluintes ou àqueles que já concluíram o ensino médio que estão abertas inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2009. As inscrições vão até às 23h59min do dia 17 de julho e só poderão ser realizadas pela Internet, por meio do endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/inscricao. As 36 Gerências Regionais de Educação estão orientando as 1.323 escolas da rede pública estadual para que os alunos que não possuam computador se inscrevam utilizando os equipamentos das salas informatizadas das unidades escolares. Além da UFSC, oito universidades aderiram ao Enem.