quarta-feira, 2 de setembro de 2009

PSICOPATIA


Psicopatas são o que de mais temível e intrigante os descaminhos da mente humana podem produzir. Eles são eloqüentes, charmosos, sedutores e capazes de impressionar e de cativar rapidamente. Somem-se a essas características insensibilidade, frieza, mentiras, uma brutal capacidade de manipulação e nenhum sentimento de culpa ao fazer o mal. É assim que eles são descritos pelos médicos. Portanto, embora assombroso, esse é o perfil mais realista. No código internacional de doenças, editado pela Organização Mundial de Saúde, a psicopatia se enquadra na classificação de distúrbio de comportamento anti-social – uma anomalia cuja incidência no mundo é de 5%. Os psicopatas são o extremo mais grave desse grupo. Correspondem a 1% da população mundial. É grande a possibilidade de já se ter topado com um deles sem saber. Procure no comportamento da quase totalidade dos nossos políticos "profissionais" os caracteres deste comentário, extraído de estudos psiquiátricos. Verás que não é mera coincidência.

CANOA FURADA

Duvido! LHS não entraria numa tremenda canoa furada. Já pensou ele de vice da guerrilheira Dilma?? Mofas co´a pomba na balaia ô ! Seria um tremendo suicídio. Já imaginaram então Ideli Salvatti na cabeça de chapa, com Eduardo Moreira para vice ou para o Senado. Tem gente tomando água da patente. Todavia, em se tratando de política onde a grana fala mais alto e ética e ideologia partidária foram para o espaço, doido mesmo é quem duvida desta tremenda maracutaia.

PERFIL


A Secretaria de Turismo de Penha concluiu o levantamento de informações sobre o fluxo e perfil turístico dos visitantes de Penha durante as férias de julho. A cidade recebeu 32.400 mil turistas e a taxa de ocupação hoteleira ficou em 70,56%. O levantamento foi realizado junto aos hotéis da cidade. Em relação à procedência, os estados do Paraná e São Paulo somam um percentual de 47,62% dos visitantes, de acordo com dados da pesquisa mercadológica e que continuará sendo feita mensalmente, através do apoio dos hotéis e Ahorepe (Associação dos Hotéis e Restaurantes de Penha). A pesquisa demonstrou ainda que a maioria dos entrevistados visitou a cidade para turismo e lazer e os atrativos turísticos escolhidos, segundo 100% dos visitantes, foram o Beto Carrero World e as praias do município permanecendo na cidade por 3 ou mais dias (76,18%), o que demonstra que a cidade está crescendo na atividade turística, recebendo novas demandas a cada mês e que a administração municipal com apoio dos empresários e comunidade em geral estão realizando um trabalho coerente ao desenvolvimento da cidade.

OPERADORES DE TURISMO


Para incrementar um segmento que, de acordo com a Associação Brasileira de Ecoturismo e Turismo de Aventura, atraiu quatro milhões de turistas (entre brasileiros e estrangeiros) e movimentou R$ 490 milhões em 2008, a Embratur, convidou cerca de 80 operadores estrangeiros, especializados no setor, para conhecer diversos destinos nacionais de Ecoturismo e Aventura. No destino estão Chapadas Diamantina e Veadeiros, Pantanal, Bonito, Jalapão, Amazônia, Lençóis Maranhenses, Fernando de Noronha, Florianópolis e Praia do Rosa, Litoral do Rio de Janeiro e São Paulo, Costa do Paraná e Itacaré.

MAL FEITO


Meia boca esses roteiros. E a nossa Região Serrana com o nosso pujante Turismo Rural? Entre às Chapadas de lá e o os nossos Cânions do Aparatos da Serra, a diferença é gritante. Se os operadores querem conhecer de perto o que o Brasil tem a oferecer, a nossa região sul foi imensamente prejudicada. Em se tratando de Embratur e Ministério do Turismo, o que se poderia esperar? Nada contra explorar os encantos da selva Amazônica com todos aqueles bichos e insetos, malárias, etc, que eu prefiro ver no Discovery Chanel. Nada contra o calor insuportável e a natureza selvagem do nosso Pantanal, ou deslizar nas dunas de Lençóis Maranhenses, ou fazer rafting no Jalapão, mergulhar em Fernando de Noronha, maravilhar-se com as reservas da Ilha do Mel, nadar nas cachoeiras das Chapadas Diamantina e dos Veadeiros e observar baleias em Santa Catarina. Quanto custa a nós brasileiros chegar a esses destinos? E o tempo que se leva para chegar a esses mesmos destinos?

TURISMO


Se a EMBRATUR deseja fazer um serviço completo, justificando tamanhos gastos com essas caravanas de operadores estrangeiros de turismo é bom a própria EMBRATUR conhecer o Brasil e acima de tudo mostrar nosso país a sua própria população que viaja bem melhor e pagando muito mais barato ao exterior, graças ao cartel das nossas cias aéreas que nos enfiam literalmente a faca. Coloque na ponta do Lápis cinco noites no Pantanal, voando TAM incluindo-se aí, transfer, hotéis e alimentação. Compare com o paradisíaco Punta Canas no Caribe, voando a mesma TAM, ficando cinco noites num Resort All Inclusive, transfer, seguros, saindo de Floripa. Total desse último pacote: R$ 1.700,00 por pessoa. Você iria ao Pantanal? Cadê a Embratur?

MERCADO INTERNACIONAL


O oba-oba têm formato de uma viagem de familiarização para apresentar as belezas naturais e as manifestações culturais do Brasil. "O objetivo do projeto é aumentar a oferta de produtos brasileiros oferecidos no exterior. As caravanas divulgam destinos bem estruturados e apresentam aos operadores novas opções de produtos turísticos com capacidade para receber o turista estrangeiro", explicou o diretor de Produtos e Destinos da Embratur, Marcelo Pedroso.

ENCONTRO


As caravanas terminarão no maior encontro do segmento da América Latina, o Abeta Summit 2009, que acontece entre os dias 10 e 13 próximos com o tema Aprenda-Inove-Venda. Paralelamente à Adventure Sports Fair, o encontro traz para o Brasil as principais lideranças nacionais e internacionais do segmento. O objetivo é apoiar a comercialização de produtos e destinos, incentivar parcerias e difundir conhecimento por meio de congressos técnicos. Com os nossos preços aéreos e tarifários de hotéis?


DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO


Para divulgar a 3ª Edição do Prêmio ODM Brasil estão acontecendo, até o final do mês, nos 27 estados e Distrito Federal, seminários regionais que têm ainda o objetivo de sensibilizar prefeituras, empresas e organizações sociais a implementarem ações que contribuam para o alcance dos oito Objetivos do Desenvolvimento do Milênio. Aqui em SC o evento aconteceu no Majestic Palace Hotel, onde houve o lançamento do movimento “Nós Podemos Santa Catarina”. No turno da tarde também serão realizadas oficinas (praticas e saberes) de mobilização dos ODMs. O intuito é fortalecer a mobilização em prol do cumprimento dos oito Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODMs), que conta com a participação de várias instituições de Santa Catarina.

GASTRONOMIA TEMÁTICA


O L'assiette, criado no conceito de bistronomique que é um mix entre dois mundos culinários, o de bistrô e da alta gastronomia, com preços mais acessíveis, vai preparar um menu especial inspirado na temática da Independência. O Chef Marconi Righi, vai surpreender o paladar dos clientes com pratos da alta gastronomia com ingrendientes bem brasileiros. Abrirá também em um horário diferenciado de terça à domingo a partir das 19 horas e na segunda, dia 7/9, ao meio-dia. A casa aconchegante e intimista oferece uma experiência inesquecível aos gourmets que se entregam à paixão da culinária e não abrem mão da qualidade.

CONGRESSO BRASILEIRO


O Serrano Resort em Gramado/RS será sede entre os dias 03 e 05 próximos, do XIII Congresso Brasileiro do Quadril, que espera receber cerca de 500 profissionais. Os temas oficiais serão Fraturas Proximais do Fêmur e as Artroplastias Primárias do Quadril. O destaque fica por conta dos temas livres cuja premiação será de U$ 1.000,00 para o melhor trabalho apresentado. Segundo o presidente do Congresso Milton Roos, "o propósito do evento é o estimulo a produção científica, principalmente do jovem ortopedista cuja porta de entrada como regra é o tema livre". Haverá também "Mesa Redonda Interativa", já testada em Ribeirão Preto na ocasião da Jornada Paulista de Patologia do Quadril e aprovada por unanimidade graças a sua dinâmica inovadora. O evento ainda contará com a presença do professor e convidado internacional, Wolfang Clauser, da Endoclinic da Alemanha. Mais informações: (51)3330-1134.

DESFILES CÍVICOS


Mais de mil alunos de seis escolas da rede pública estadual e municipal e da rede particular, de São José, Palhoça e Florianópolis abrem os desfiles da Semana da Pátria da Grande Florianópolis. Em Barreiros, São José, o desfile será nesta quinta-feira, a partir das 9 horas, na Rua Domingos Pedro Hermes. Farão parte dessa programação sete unidades escolares, cinco da rede pública estadual e duas municipais, totalizando em torno de 1.100 alunos na apresentação. A programação será concluída, na segunda-feira, dia 7 de setembro, na Passarela Nego Quirido, às 9 horas. Cerca de 2 mil alunos de dez escolas da rede pública estadual e privada, uma municipal, Colégio Militar, além de dois pelotões especiais do PROERD (programa de combate às drogas na escola) e um de escoteiros, desfilarão na Passarela, encerrando a participação de crianças e jovens da Grande Florianópolis.

FERRAMENTAS

Marcada para 2010 em quinta edição, a Feira Ferramentaria, Modelação e Usinagem única do segmento no Brasil acontecerá em Joinville, maior cidade de Santa Catarina e segundo maior pólo de Ferramentaria, Modelação e Usinagem do Sul do Brasil também qualifica este sucesso. Os produtos vem ganhando respeitabilidade e reconhecimento nos últimos anos, pela sua qualidade nos mercados interno e externo, resultado dos investimentos das empresas do ramo em equipamentos, treinamentos de mão de obra, capacitação da engenharia e crescente especialização, além do direcionamento da produção para as linhas de maior qualidade. Esse conjunto de inovações estará na FMU, para os profissionais do setor realizarem contatos, ampliarem seus negócios e contribuírem para o desenvolvimento da economia brasileira. A Feira Ferramentaria, Modelação e Usinagem será realizada de 2 a 5 de março de 2010, no Megacentro Wittich Freitag, no complexo Expoville. Em paralelo acontecerá o 5º Seminário de Soluções e Tecnologia / SENAI Joinville, um ciclo de palestras e debates com palestrantes especializados neste setor de produção industrial. Mais informações no site www.eurofeiras.com.br.


SUPER PROMOÇÃO


A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico Municipal e o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Balneário Camboriú e Região - Sindisol, iniciaram uma tremenda promoção que deve aumentar o fluxo de curitibanos naquele balneário. A campanha “Pague 3 Fique 4 em Balneário Camboriú” dará ao visitante da Capital paranaense, que adquirir três dias em um dos 13 hotéis da cidade que abraçaram a promoção, a quarta estadia totalmente gratuita. A promoção é válida para todo o mês de setembro e valerá para as pessoas que comprovarem residência na capital paranaense.

O visitante que quiser ficar quatro dias na cidade e pagar apenas três, poderá consultar o portal da internet http://www.sindisol.com.br/. Nesta página, será possível saber quais hotéis darão o quarto dia de graça e outras especificações da campanha. A promoção já ganhou espaço nas ruas através de anúncios em grandes jornais de Curitiba, em dez outdoors nos bairros da cidade e os hotéis participantes terão adesivos de identificação. Para quem quiser informações por telefone, poderá ligar para o Sindisol, no (47) 3367-2398.




FESTA DO DIVINO

A comunidade de Santo Antônio de Lisboa revive uma das mais antigas tradições de influência açoriana. A Festa do Divino Espírito Santo e Nossa Senhora das Necessidades, que é realizada na Freguesia desde 1754. Até o próximo domingo oferecerá uma variada programação cultural e religiosa. O evento é patrocinado pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, com apoio do Centro de Ensino Superior de Santa Catarina (Cesusc) e Colégio Cruz e Sousa.





O Ciclo do Divino em Santo Antônio de Lisboa iniciou em 31 de maio com o périplo das Alfaias e da Bandeira do Divino pelas ruas do distrito, prosseguindo com a realização de novenas e execução de ladainhas em latim. No último final de semana de agosto, durante a realização da 12ª Farinhada na comunidade, a Festa do Divino foi lançada oficialmente, tendo como anfitriões Agenor e Josilene de Andrade, que formam o Casal Imperial de 2009.

MOSTRA FOTOGRÁFICA

Dando continuidade as comemorações do Ano da França no Brasil, o Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina e a Biblioteca Publica de SC abrem ao público nesta quinta-feira, a exposição fotográfica "Paris 75-05 : 30 ans de décalage", que coloca lado a lado, sobre o mesmo tema dois fotógrafos: Flavio de Oliveira e João Pedro Assumpção Bastos. Esta mostra abre a oportunidade de visualizar a Paris de dois homens em diferentes momentos de suas vidas e desta cidade única.