sábado, 16 de outubro de 2010

MANIFESTO ANTIABORTO


MANIFESTO ANTIABORTO


Lili carabina, a ex-guerrilheira está batendo o pé. Resiste a assinar uma carta assumindo o compromisso de não enviar ao Congresso projetos de lei que permitam a legalização do aborto e o casamento entre homossexuais. Evangélicos que se encontraram com ela e com o presidente Lula na última quarta-feira cobram a promessa por escrito. O comando da campanha petista avaliou que, além de já ter divulgado um manifesto intitulado "Carta ao Povo de Deus", em agosto, Dilma pode perder mais votos do que ganhar, ao se posicionar, por exemplo, contra o casamento gay. A preocupação com o impacto desses temas na campanha de Dilma é cada vez maior. Um dirigente dos PTralhas lembrou que a candidatura de Marta Suplicy à prefeitura de São Paulo, em 2008, desandou de vez no segundo turno depois que homossexuais sentiram-se ofendidos com um programa de TV da petista. Nele, um locutor perguntava se o prefeito Gilberto Kassab (DEM) era casado e tinha filhos.

PARADA GAY



O Blog Diapasão do Sergio Prata informa que pela primeira vez na história política do Brasil os homossexuais do Rio de Janeiro poderão decidir uma eleição presidencial. A Parada Gay que sempre foi promovida no mês de setembro na cidade do Rio de Janeiro, por conta das polemicas quanto à legalização do aborto e da união civil entre pessoas do mesmo sexo, foi adiada pela segunda vez, a pedido da coordenação de campanha da candidata Dilma Rousseff. Como eles não acreditavam que haveria 2º turno para as eleições presidenciais, transferiram a Parada Gay para o dia 10 de outubro, mas a população definitivamente “saiu do armário” e não quis dar “carta branca” para ninguém, levando a decisão do pleito para os minutos finais da partida, o que de certa forma, foi uma boa decisão, apesar da dupla de candidatos.

INCERTEZA

Diante do quadro de incerteza quanto ao desfecho da eleição, o Governador do estado do Rio de Janeiro e o Prefeito da cidade do Rio de Janeiro, entusiastas do movimento gay, com temor ao desgaste junto aos protestantes e católicos e temor ao voto conservador tão importante no 1º turno das eleições, transferiram novamente a data do evento, desta vez para 14 de novembro. Se Dilma sair vencedora, seus fiéis escudeiros devem agradecer aos homofóbicos travestidos de religiosos. Se perder..., culpem os gays!

ESQUIZOFRÊNICO

Não é que o Nobel de literatura o escritor peruano Mario Vargas Llosa, constatou o que todos já sabemos: chamou de "esquizofrênica" a conduta do presidente Lula no governo brasileiro. Criticou também a relação que Lulla mantém com o ditador do Irã, Mahmoud Ahmadinejad. "Lá (Irã) estão atirando pedras em mulheres adúlteras! Como Lula vai legitimar um tirano assassino que representa uma forma anacrônica de fanatismo? Há razões políticas, geopolíticas, mas não há razão ética ou moral que justifique esse tipo de esquizofrenia na conduta de um governante", disse o peruano. Ele ainda se disse "desconcertado, entristecido e indignado" com o encontro entre Lula e o ditador cubano Raúl Castro em janeiro, quando o dissidente político cubano Orlando Zapata morreu em razão de uma greve de fome: "Por que um democrata no Brasil vai se abraçar com um ditador repelente como o sr. Castro no mesmo momento em que está morrendo um dissidente?".

BRONZEAMENTO ARTIFICIAL


Mais sério do que nunca. Esta confirmada a proibição em todo território nacional, a importação, recebimento em doação, aluguel, comercialização e o uso dos equipamentos para bronzeamento artificial, com finalidade estética, baseados na emissão de radiação ultravioleta. A decisão é da 5ª Turma Especializada do TRF-2, de forma unânime. O relator do caso é o desembargador federal Castro Aguiar. A Anvisa, sustentou que a edição do ato normativo visa à proteção da saúde da população, considerando a divulgação de estudo elaborado Agência Internacional para Pesquisa sobre Câncer, instituição ligada à Organização Mundial de Saúde, noticiando “a inclusão da exposição às radiações ultravioleta geradas pelos equipamentos de bronzeamento na lista de práticas e produtos carcinogênicos para humanos”.

BABAQUICE



Sinceramente eu não entendo essa idiotice de tanta gente querer ficar bronzeada, principalmente artificialmente. Pra que? Por que? Mesmo na beira da praia eu uso e abuso do bloqueador solar, não é nem protetor, é bloqueador mesmo. Ir pra praia ao meio dia, ficar "lagarteando" o dia inteiro embaixo do sol, pra ficar ardido, vermelho feito camarão e depois descascar, isso sem contar o envelhecimento precoce e o câncer de pele, é pra tolo mesmo. Se você pensa que te darão mais valor pelo teu "bronze" você é mais tola (o) ainda.


PEQUENAS EMPRESAS

A Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina - FAMPESC, conquistou junto ao Fórum Nacional das MPEs mais uma vitória. O Conselho Monetário Nacional também estendeu as informações do Custo Efetivo Total (CET) para as operações que envolvem as micro e pequenas empresas. A federação contribuiu muito para este feito. “Durante algum tempo estamos solicitando ao CMN para que obriguem todos os bancos a informarem o CET das operações financeiras” diz o vice-presidente da Indústria e representante da FAMPESC no fórum, Gilberto Guilherme Boettcher. O CET se constitui em uma espécie de extrato onde contém todos os encargos e despesas de operações de crédito, especificando taxas de juros, taxa de administração e impostos incidentes, além de outras cobranças. Até o momento este tipo de recurso era restrito apenas às pessoas físicas.

VANTAGENS

Uma das grandes vantagens é que com está mudança irá ocorrer um estímulo na concorrência entre instituições que atuam nesse nicho de mercado e poderá contribuir para redução de taxas. O custo será estendido apenas para empresas de pequeno porte, pois as grandes já possuem departamento jurídico e equipe de advogados que auxiliam na análise financeira. A medida será obrigatória a partir do dia 2 de maio de 2011 e com esta determinação será exigido uma plataforma tecnológica especifica para o fornecimento da CET.

FEIRAS DAS AMÉRICAS

Para quem não sabe, acontece no Rio a gigante Feira das Américas - ABAV, uma chance única de obter informações em primeira mão sobre os principais lançamentos, grandes investimentos e novas ações para o trade, bem como planos dos destinos para incrementar o setor turístico e aumentar o número de visitantes. No evento entre tantos expositores estará a Cia Aérea Emirates que mostrará os mais de cem destinos atendidos a partir de Dubai e as rotas atendidas pela maior aeronave no transporte de passageiros em atividade, o Airbus A380. Apresentará também detalhes da excelência em conforto, segurança e luxo a bordo que representam a Emirates, em suas três classes - econômica, executiva e primeira. O destaque ficará por conta do sistema ICE de entretenimento, com mais de mil canais à disposição do viajante, jogos compartilhados com amigos em outras poltronas e facilitadores como celular a bordo, tomadas para notebook e outros itens de conforto.



CONVENTIONS

O Diretor de Vendas Internacionais do Las Vegas Conventions and Visitors Authority, Rafael Villanueva, visitará o Brasil em Sales Mission para apresentar a "Capital Mundial do Entretenimento" e os novos empreendimentos parceiros, entre eles o novo resort Cosmopolitan. Las Vegas conta com intensa vida noturna, sete espetáculos do Cirque Du Soleil e apresentações fixas dos mais renomados artistas da atualidade.

TURISMO ESPANHOL

Também visitam a feira Melanie Lathan, Diretora de Desenvolvimento de Turismo para Espanha e Américas e Diarmaid O´Sullivan, Vice-presidente de Desenvolvimento de Turismo da NYC & Company - organização parceira responsável pelo Marketing e Turismo da Cidade de Nova York. Irão apresentar novidades para o trade, atrações e incrementos no turismo. Recentemente, a cidade, que tem como objetivo alcançar 50 milhões de visitantes anuais até 2012, fechou novas parcerias e rotas com companhias aéreas, ao mesmo tempo em que reforça promoções com o setor privado para garantir mais vantagens para os visitantes. Com isso, Nova York bateu o recorde de turismo no semestre com 23,5 milhões de turistas e celebra o aumento de brasileiros - o segundo maior mercado das Américas.



COMISSÃO PERUANA

A PromPerú (Comissão de Promoção do Peru para Exportação e Turismo) apresentará novidades deste país andino. São 19 empresas parceiras que mostrarão uma amostra da cidade de Lima. La o trade poderá conhecer um pouco mais degustando sua inigualável gastronomia e apreciando artigos de prata e artesanato em uma exposição de fotos elaborada pelo renomado jornalista Rafo Leon. A mostra será apresentada por Ricardo Bohl, geógrafo especializado em planejamento regional e estudos sobre recursos naturais e culturais.

CARIBE

Por sua vez, autoridades do Escritório de Turismo de St. Maarten apresentam novidades sobre a ilha, que é considerada a "Capital Gastronômica do Caribe" e possui, entre outros atrativos, 37 praias, 14 cassinos e um centro de compras de luxo totalmente livre de impostos. Este ano, os laços entre o Brasil e a ilha se estreitaram com a criação de freqüências semanais saindo de São Paulo, com escala em Manaus. Com viagens mais curtas e sem a necessidade de visto, o Brasil tornou-se o terceiro maior mercado potencial, atrás apenas de Europa e Estados Unidos. Em vias de inaugurar uma nova opção de voo com escala no Panamá, a ilha traz muitas novidades.


Já a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina e a SANTUR - Santa Catarina Turismo lançam oficialmente dia 21 de outubro, quinta-feira, às 11h45, na sala 101C do Riocentro, na Feira das Américas, o Plano Catarina 2020, que inclui o Plano Operacional de Marketing Turístico do Estado para o período 2011-2014, com apresentação de: 15 Produtos Estrela do Estado, responsáveis pela decisão do turista de viajar a Santa Catarina; Segmentos que serão promovidos nos mercados prioritários para posicionar Santa Catarina como destino de turismo ativo do Brasil; Os investimentos em promoção turística para os próximos 4 anos; O plano de ações de promoção e apoio a comercialização, incluindo as 42 ações urgentes para 2011 que inaugurarão o novo estilo de comunicação definido pelo Plano Catarina; A Organização da comunicação do Estado para 2014 e as expectativas para 2016.

ROTA DA AMIZADE

Esse grande evento que acontece entre os dias 20 e 22 no Rio Centro - Rio de Janeiro, em parceria com a Reed Exhibitions Alcântara Machado contará também com a presença da Rota da Amizade Conventions & Visitors Bureau, que tem o objetivo de ampliar cada vez mais a promoção turística da Rota da Amizade. Vale informar que entre os inscritos na feira deste ano, 43% profissionais atuam em área de vendas. Metade do público ocupa cargos com poder de decisão – 30% diretores e 19% gerentes. Entre os segmentos de maior interesse do visitante, nas quatro primeiras colocações foram apontadas operadoras de turismo (81%), hotelaria (74%), agências de viagens (67%) e transporte aéreo (64%).




A equipe do Conventions irá mostrar as belezas da região, assim como o potencial que possui para receber turistas em todos os meses do ano, pois a rede hoteleira pode muito bem atender públicos exigentes com opções que vão das águas termais de Piratuba, às belezas das macieiras de Fraiburgo, da cultura austríaca de Treze Tílias, o Tirol Brasileiro, às uvas de Videira e Tangará. Da cultura japonesa de Frei Rogério e a belíssima florada da cerejeiras ao grandioso carnaval de Joaçaba. As opções de lazer do Vale do Contestado são fenomenais, onde o turismo não é só lazer, mais um grande aprendizado justamente pela mescla de culturas.

CADEIA PRODUTIVA



A Feira das Américas - ABAV é o evento no Brasil que reúne toda a cadeia produtiva do Turismo, num único local. Durante os três dias do evento os visitantes poderão buscar informações sobre o que está acontecendo no mercado, as novidades dos expositores, realizar networking com profissionais de diversos segmentos e preparar-se para o crescimento do setor. A Associação Brasileira de Agências de Viagens - ABAV ha 50 anos vem promovendo esse encontro contribuindo com o desenvolvimento do turismo brasileiro, tornando-se a associação mais representativa do setor. Seguindo a tendência mundial do crescimento do turismo, onde somente em Santa Catarina representa 12% do PIB, a Rota da Amizade não poderia estar fora e marca sua presença em busca de novos parceiros para operacionalizar e potencializar ainda mais o crescimento da região dando ainda mais ênfase a sua missão de promover o turismo contribuindo para o desenvolvimento sustentável de toda a região.

12ª FENAOSTRA


Já estão abertas as inscrições para o Concurso Gastronômico da 12ª FENAOSTRA, que acontecerá nos dias 25 e 26 de outubro, às 15 horas, no CENTROSUL. O concurso é organizado pela ABAGA - Associação Brasileira da Alta Gastronomia e conta com o apoio da ABRASEL. O concurso gastronômico será dividido em duas categorias: estudantes da área (Competição Júnior - Universidades) e para restaurantes associados à ABRASEL (Categoria Restaurante - Chefe Profissional). Os interessados devem encaminhar as receitas até o dia 17 de outubro pelo e-mail concursofenaostra@abrasel.com.br. Cada participante deverá apresentar um prato quente e uma entrada, tudo à base de ostra.

TERÇA DO RISOTO


Clique na imagem para ampliá-la

No próximo dia 26 de outubro acontece mais uma edição da Terça do Risoto, na Forneria Di Como, do Serrano Resort Convenções & Spa. O jantar, que proporciona um delicioso momento, foi criado especialmente para quem aprecia o melhor da culinária italiana. No cardápio estão incluídos antepasto e seqüência de risotos - cordeiro, três cogumelos e frango, além de meia garrafa de vinho Aurora por mesa e sobremesa. O Forneria foi inaugurado em 2005 e proporciona a seus visitantes, desde então, uma verdadeira viagem no tempo, através de um ambiente e decoração que homenageiam a colonização italiana. Construído com uma casa centenária, adquirida no interior do município, é especializado em massas e focaccia. Vale lembrar que o Forneria oferece menu com antepastos e uma adega climatizada com 200 rótulos e 1,2 mil garrafas, entre as melhores referências de vinhos, espumantes e champagnes.



INCENTIVO AO TURISMO

Estão abertas as inscrições de projetos no Sistema Estadual de Incentivo à Cultura, ao Turismo e ao Esporte (SEITEC). O cadastramento poderá ser realizado até o dia 30 de novembro. O SEITEC é um programa que tem a intenção de incentivar e estimular, de maneira fiscal e financeira, os projetos das áreas de Cultura, Turismo e Esporte. Entidades filantrópicas, sem fins lucrativos, prefeituras e fundações podem se inscrever para serem beneficiadas com estes recursos. Além de pessoas físicas e jurídicas que moram ou tem registro há mais de três anos no estado.

COMITÊ TEMÁTICO

O programa do SEITEC é divido em três fundos: FUNCULTURAL, FUNTURISMO e FUNDESPORTE. Assim, os projetos serão encaminhados conforme os temas relacionados com seus respectivos fundos. Os candidatos que desejarem receber estes recursos, primeiramente, devem se cadastrar na SDR. Após a aprovação do cadastro, os interessados devem apresentar um projeto para ser avaliado pelo Comitê Temático e pelo Conselho de Desenvolvimento Regional. Mais informações podem ser obtidas no site da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte no endereço www.sol.sc.gov.br.