segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

HELICÓPTEROS

HELICÓPTEROS

É o que mais nos falta para busca e salvamento além de que o nosso, aqui da Ilha, da PRF, está estragado. Falta peças. Enquanto isso tramita na casa da mão joana o Projeto de Lei 6176/09, do Executivo, que prevê a doação de quatro helicópteros da Força Aérea Brasileira (FAB) à Bolívia. São aeronaves fabricadas nos Estados Unidos, tipo “H-1H Iroquois”, que a Bolívia pretende usar em operações de combate ao narcotráfico. O projeto tem caráter conclusivo, tramita em regime de prioridade e será votado pelas comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

TREM BALA

Os chineses estão dispostos a participar da construção do Trem de Alta Velocidade que irá ligar Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas. Mas ainda não concordam com o modelo de leilão em discussão pelo Brasil. A comitiva de parlamentares e representantes do governo brasileiro que estão na China para conhecer o sistema ferroviário daquele país. Portanto, dependendo ou não dessa "Comissão", o trem bala pode ou não sair. Além do Trem de Alta Velocidade, a "comissão" brasileira também conversa com os chineses sobre o projeto de construção da Ferrovia Transcontinental, ligando o Rio de Janeiro ao Peru, passando por Minas Gerais, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Acre. Como já disse, tudo vai depender da "Comissão".

HIPÓCRITA

O jornal espanhol EL PAIS coloca Lula da Silva na lista dos cinco maiores hipócritas do planeta. Já o Washington Post o chamou de um tremendo metiroso. Acorda Brasil!

UNIMED

Na mídia bem paga a custa dos quem mantém o plano, a UNIMED passa a imagem do supra-sumo em qualidade e atendimento, quando na realidade os processos na justiça se avolumam. Desta vez a Unimed de Florianópolis foi condenada a pagar R$ 15 mil de indenização por danos morais a uma usuária por não ter fornecido um medicamento auxiliar de quimioterapia. Segundo o Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Iracema Antunes Batista havia firmado contrato de prestação de serviços médico-hospitalares com a Unimed em 2001. Durante um tratamento de câncer no ovário, ela precisou do remédio Granulokine, que ameniza os efeitos agressivos da quimioterapia, mas a empresa negou o pedido sob argumento de que o plano não cobria esse tipo de serviço. Ela entrou com ação na Justiça e conseguiu o medicamento e a 1ª Câmara de Direito Civil do Tribunal de Justiça fixou o valor da indenização.

CIRURGIA

Em minha cirurgia no nariz (desvio septo) não queriam nem pagar a cirurgia a lazer. Só pagavam a cirurgia antiga, aquela que o sujeito sofre uma barbaridade com aquelas gazes dentro do nariz por semanas que parecem uma eternidade. Também ganhei.

AIDS

Você acha que está tragédia está chegando ao fim? Tire tua camizinha do bolso/carteira e deixe de ser um otario(a) suicida. O aumento da circulação de variantes do HIV resistentes ao tratamento com antirretrovirais nos Estados Unidos pode provocar uma epidemia do tipo de "supervírus" com início nos países desenvolvidos. O alerta é de um estudo publicado na edição de sexta-feira na revista "Science", que analisou a dinâmica de transmissão do vírus em San Francisco, na Califórnia. Vale informar que Apenas nos últimos 20 anos, a presença do vírus resistente cresceu de forma significativa assim como na maioria dos países ricos, onde o tratamento com antirretrovirais é comum. Embora os remédios tenham conseguido manter a taxa de transmissão do HIV resistente abaixo de 15% do que seria esperado, cerca de 60% dos vírus desse tipo têm potencial para causar epidemias autossustentáveis caso saiam do controle.

POLÍCIA MILITAR

Aconteceu a inauguração das novas instalações da Guarnição Especial da Polícia Militar em Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis. O investimento é da ordem de R$ 540 mil. Durante a solenidade, que contou ará com as presenças do comandante-geral, coronel Eliésio Rodrigues, e do secretário de Segurança Pública e Defesa do Cidadão, deputado Ronaldo Benedet. Em outubro do ano passado a estrutura da Corporação em Santo Amaro da Imperatriz foi elevada de Companhia para Guarnição Especial, o que representa, no futuro, a possibilidade daquele município vir a sediar um Batalhão de Polícia Militar. Atualmente o efetivo da Guarnição Especial - que tem como comandante o tenente-coronel Cleres Alberto Steffens - é de cem homens, distribuídos nos seis municípios onde atua: Águas Mornas, Rancho Queimado, São Bonifácio, Angelina e Anitápolis, além do município sede.

PLANETA ATLÂNTIDA


Combinação de temperatura alta, céu azul, muita praia e muita, mais muita balada aqui na Santa e Bela Catarina. Na Ilha da Magia mais uma vez o trio elétrico do Planeta Atlântida arrastou setenta mil pessoas durante os dois dias no Parque do Planeta onde em mais alguns dias a fera Beyoncé, vai fazer a galera sacudir o esqueleto.

Foto: Fernando Villadino
Clic na foto para ampliá-la

Como não poderia ser diferente, a festa foi marcada por todas as tribos. Artistas para todos os gostos e desgostos. Do pop rock dos chapecoenses do Santograau que contou com a participação de Guilherme Ribeiro. Armandinho, veterano do Planeta Atlântida foi o responsável pelo segundo show. O gauderio cantou seus sucessos como Tá Todo Mundo Ae, Semente e Toca Uma Regueira. Teco Padaratz também detonou no palco. A baiana Pitty a mesma coisa de sempre, embora com algumas músicas novas. O Charlie Brown Jr também a mesma coisa de sempre. Veteranos que são do Planeta tocaram as músicas de toda a sua carreira. Já para quem gosta do SERTANOJO, Victor e Leo fizeram as honras. Pra mim é a tal da porcaria do sertanejo universitário. Deus me livre. E pra matar, terminou com os pagodeiros paulistas do grupo Pixote. A curtição ficou mesmo por conta dos camarotes e nos demais palcos e pistas de danças, onde rolou até o super psytrance do DJ inglês Eskimo. O camarote da Schin foi o mais badalado e frequentado.

BLUE COST


Clic na foto para ampliá-la

Mas a sensação do final de semana ficou por conta do anfitrião Rafael Fritzche, um dos sócios do grupo Warung, que inaugurou sua nova casa, a Blue Cost. Alucinante, de frente pro mar e no meio da mata. Ao ar livre, a brisa e a house music bombando em todos os quadrantes. Eram 23 horas da noite e a fila estava na subida do Morro do Boi, sentido Balneário - Praia do Estaleirinho. Entre seis e oito mil pessoas se sacodem no mais puro alto astral. Como fui unicamente pra curtir mesmo, tirei apenas essas fotos como tira gosto.

FESTA POMERANA



Falando em festa, a noite de abertura da 27ª edição da Festa Pomerana foi um sucesso. A comprovação são os números do primeiro dia do evento. Mais de 3,5 mil pessoas foram ao Parque Municipal de Eventos e consumiram mais de 11 mil copos de chope o que representa 4.592 litros da bebida. A Festa Pomerana continua até o dia 24 de janeiro e busca resgatar a cultura germânica na cidade considerada a mais alemã do Brasil. São 10 dias de festa com competições esportivas diferenciadas, concursos culinários, apresentações musicais e de dança, além de um casamento como os dos antepassados. Toda a programação aposta na manutenção dos costumes alemães, que chegaram à região há 180 anos.


GRUPOS FOLCLÓRICOS


A comida típica e o chope gelado não são as únicas atrações da Festa Pomerana. O 2º Encontro Nacional de Grupos Folclóricos foi uma atração a mais para moradores e turistas. O evento contou com a participação de mais de 300 pessoas de 16 grupos folclóricos – seis de Pomerode e 10 de outras cidades catarinenses.

CONCURSOS CULINÁRIOS


Festejado também o primeiro dia de concurso culinário da Festa Pomerana. No cardápio a cuca, típico doce alemão com uma massa padrão e coberturas das mais variadas. Em pouco tempo, as seis versões do doce, de diferentes sabores e produzidas por moradores de Pomerode, receberam 20 notas cada uma. A maioria dos jurados era formada por turistas. O sucesso da atração mostra como a culinária é um dos grandes segredos do sucesso do evento realizado todo o mês de janeiro, há 27 anos. As cucas foram os primeiros pratos apresentados. Mas outros tantos poderão ser saboreados e julgados até o final da festa. Os critérios de avaliação levam em conta o sabor e a originalidade. Os concursos culinários continuam até o próximo sábado (23/01) na Casa da Gastronomia, dentro do Parque Municipal de Eventos. Os trabalhos vencedores serão aproveitados num livro especial, editado com as delícias da Festa Pomerana.