quarta-feira, 10 de março de 2010

ELEIÇÕES


ELEIÇÕES


Demagogia pouca é bobagem. O chapolim tupiniquim em discurso, vomita a mesma verborréia dizendo em seu discurso na favela, evidentemente e tendo ao seu lado a guerrilheira Lili Carabina, que: “Durante muito tempo governantes achavam que pobre só era gente em época de eleição e fora dessa época não valia mais nada”. Mas não isso exatamente o que ele está fazendo?



E as obras do PAC não são um verdadeiro engodo, sendo que mais de 60% ou não saíram do papel ou estão completamente atrasadas? E pior, afirmou que em seu "des" governo não há diferença social. Exatamente; para seu séquito de petralhas tudo, para o resto nada.

BANDIDOS



Em sua "eloquência", o pinóquio disse que: "É verdade que na Rocinha deve ter algum bandido, no Pavão-Pavãozinho deve ter algum bandido (...), mas quem é que disse que não tem bandido nos prédios chiques de Copacabana”? Pois então presidente, e aqueles outros que lesam a Pátria diariamente nos porões e a luz do dia em seu governo? E lá em Brasília, na casa da mãe joana?

CUSTO BRASIL




Enquanto da boca do Pinóquio retirante continuam saindo mentiras, o Custo Brasil provoca desindustrialização e inviabiliza concorrência com a China. Para quem não sabe, o chamado Custo Brasil é conjunto de fatores que comprometem a competitividade e a eficiência da indústria nacional, a qual encareceu em média 36,27% o preço do produto brasileiro em relação aos fabricados na Alemanha e nos Estados Unidos. “Imagine que um alemão apaixonado pelo clima tropical resolvesse trazer sua fábrica de porteira fechada para o Brasil, incluindo mão de obra e máquinas. O preço do mesmo produto que ele fabrica hoje na Alemanha subiria automaticamente 36,27% só pelo simples fato de passar a produzir no Brasil”, diz o empresário Mário Bernardini, assessor econômico da presidência da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos.

IMPOSTOS

Segundo o economista Júlio Sérgio Gomes de Almeida, assessor do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial, outros fatores de custo adicional: impostos não recuperáveis na cadeia produtiva (2,98%), encargos sociais e trabalhistas (2,84%), logística (1,90%), burocracia e custos de regulamentação (0,36%), custos de investimento (1,16%) e custos de energia (0,51%). “Corremos o risco de ver parte do setor produtivo ser transformada em montador, numa indústria que só tem casca e cujo conteúdo vem de fora”, alerta o economista.

RANKING

Fabricantes de máquinas e equipamentos deixam de produzir no Brasil e passam a importar e revender produtos asiáticos no mercado doméstico com a sua marca. Cada vez mais empresas tradicionais como a Kone, fabricante de máquinas-ferramenta (tornos, furadeiras e fresadoras) de Limeira (SP), são obrigadas a substituir a produção local por importações da China e Taiwan para não fechar as portas. Sob o ponto de vista técnico, os equipamentos nacionais são competitivos. Do ponto de vista financeiro, no entanto, a competitividade fica comprometida devido a fatores alheios ao controle dos fabricantes, como a taxa de câmbio. Os fabricantes de máquinas sofrem impacto do chamado Custo Brasil maior que a indústria brasileira tem como um todo. “Já deixamos de fabricar a maioria dos nossos equipamentos e, dentro de seis meses, vamos avaliar se passamos a ser exclusivamente importadores”, diz o presidente da Kone, Marcelo Cruañe.

DESINDUSTRIALIZAÇÃO

O caso da Kone não é um exemplo isolado. “Está havendo um processo de desindustrialização no Brasil”, diz o presidente da Abimaq, Luiz Aubert Neto. Ele lembra que o País já foi o quinto maior produtor de máquinas do mundo há alguns anos e hoje ocupa a 15ª posição. Para a Abimaq, ainda que indispensáveis para a sobrevivência das indústrias nacionais, os esforços para melhorar a produtividade acabam compensando apenas pequena parte da desvantagem brasileira. Nos últimos três anos, a fabricante de guindastes Madal Palfinger, de Caxias do Sul, investiu para aumentar a produtividade em 30%. Ainda assim não consegue concorrer com o preço baixo chinês no segmento de guindastes telescópicos. O gerente da linha de produtos para a América do Sul, Silvio Gatelli, diz que os equipamentos chineses custam cerca de 50% menos que os brasileiros. “O preço de um guindaste telescópico nosso de 30 toneladas de capacidade máxima, junto com um caminhão, sai em torno de R$ 1 milhão.

BARBÁRIE

Nesta semana em que se comemora o dia internacional da mulher o Superior Tribunal de Justiça deu um tiro no pé, ou melhor dizendo, nas próprias mulheres, decidindo que somente a mulher vítima de violência doméstica pode entrar com ação na Justiça contra o agressor, nos casos de lesão corporal leve. O Ministério Público não poderá prosseguir com a ação se ela não quiser fazer a denúncia, ou se desistir. A decisão além de absurda, enfraquece, e muito, a lei Maria da Penha. Pior ainda foi o juiz Edílson Rumbelsperger Rodrigues, de Sete Lagoas, Minas Gerais, que já deu diversas sentenças que consideram a lei inconstitucional e criticou o comportamento das mulheres, para ele a lei é "conjunto de regras diabólicas". O Conselho Nacional de Justiça instaurou processo disciplinar contra o juiz.





DIREITOS HUMANOS

Não tenho a menor dúvida que a lei é um grande avanço porque conseguiu agravar o crime de violência contra as mulheres, classificando-o como violação dos direitos humanos. Portanto, a lei que é considerada um avanço no combate à violência doméstica, está completamente ameaçada.

NO SUPREMO

A Procuradoria Geral da República ajuizou no Supremo Tribunal Federal uma Ação Direta de Inconstitucionalidade contra dispositivo da Constituição Estadual de Santa Catarina que condiciona a abertura de ação penal contra o governador, seu vice e o secretariado estadual à prévia autorização da Assembléia Legislativa. Para a autora, o dispositivo afronta o que determina a Constituição Federal de 1988, já que a Constituição Federal não prevê a necessidade de prévia autorização da Assembléia ou da Câmara Distrital (do Distrito Federal) para a instauração de ação penal contra os governadores de Estado ou do Distrito Federal, ou contra quaisquer outras autoridades estaduais ou distritais.

AULAS NOTURNAS

Além de noturnas, deveriam ser dadas na hora do rush. O que tem de barbeiro na direção é de matar. Que ver em dia de chuva. Uma desgraça. Por isso que os candidatos à habilitação de motorista terão de ter aulas de direção à noite. É o que estabelece o projeto de lei aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado. O texto determina o acréscimo de um ponto ao artigo 158 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que disciplina as regras para as aulas de direção dos iniciantes e introduz a nova exigência em caráter obrigatório. Hoje, os aprendizes de motorista têm de comprovar o aprendizado em pelo menos 20 horas práticas nos termos, horários e locais determinados pelo Departamento de Trânsito (Detran), acompanhado por um instrutor autorizado.Pela nova regra, caberá ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran) fixar a carga horária mínima correspondente às aulas noturnas - a quantidade total de aulas práticas não será alterada pela proposta.

IDOSOS

A qualidade de vida e o bem estar da população da “Melhor Idade” deve sempre ser a preocupações de toda e qualquer administração, independente do partido político. Foram eleitos por nós e em nosso nome devem governar. Isso é fato. Dentro deste parâmetro a acessibilidade de idosos vem ganhando um incremento no último ano. Até o momento já foram instaladas 120 vagas exclusivas para idosos e ainda este ano mais 100 estarão disponíveis.


Meu grande amigo Geovanni Reis, Diretor de Operações do IPUF, faz a entrega da credencial ao idoso Carlos Augusto Monteiro de Araujo.

Para requerer a credencial de estacionamento o interessado deve ter no mínimo 60 anos de idade e fornecer cópia do registro de identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF e comprovante de residência. A solicitação deve ser feita junto a Diretoria de Operações do IPUF, localizada junto a sede do Instituto na Praça dos Bombeiros, Centro da Capital. O horário de atendimento é das 09 ás 12 hs e das 13 ás 19 hs. O documento é gratuito e será entregue em até 48 horas após a inscrição. É importante ressaltar que a credencial não exime o idoso do pagamento do Sistema Zona Azul, como determina a legislação. Ou seja, o tempo de permanência e o uso do cartão será determinado de acordo com a sinalização no local. Para a área azul até duas horas e para a Branca no máximo cinco horas de estacionamento. Nos locais onde não existe Zona Azul o tempo de estacionamento nas vagas para idosos é livre.

LAMBANÇA A VISTA

Nesta quinta-feira, a partir das às 18h30, o Centro Multiuso será palco da Audiência Pública de apresentação do projeto de revitalização da Avenida Presidente Kennedy, em São José. O prefeito Djalma Berger e secretários debaterão com os empresários e a população local o projeto de humanização da avenida. A intenção da prefeitura é deixá-la igual à avenida principal do Kobrasol. Já pensaram o tamanho da desgraça? Para onde fluirá o trânsito? Os locais para estacionamento? Em que é formado este secretário para fazer tamanha e absurda mudança?

ENFORCAMENTO

O trânsito na dita avenida já é infernal e deveria ter somente mão única e a Av. Beiramar, que está às moscas, funcionaria em sentido contrário com a inauguração da ponte, em agosto, isto é a gosto de Deus.

CALÇADÃO?

O dito secretário da infraestrutura, Sanderson de Jesus, diz que revitalização é de extrema importância para o crescimento econômico da cidade, isto é, colocará plantas, assentos, além de construir um calçadão, melhorar a iluminação, transformando o local em um mix de comércios. Trafegar na dita avenida, atrás dos ônibus que travam o trânsito já é uma desgraça. Imagine com um calçadão. Será que aquele metrô de superfície que passará por sob a Ponte Hercílio Luz (rzzzz), também passará pela Av. Pres. Kenedy? (kakakakaka). Eu morro e não vejo tudo. Chamem a mãe que o pai ta doido.



NOVA DIRETORIA



O presidente da OAB/SC, Paulo Borba, empossou as novas diretorias das Subseções de Biguaçu, Palhoça e São José, em cerimônia conjunta no Centro Multiuso de São José. Representando a Associação dos Advogados Criminalistas do Estado de Santa Catarina, o Presidente da A.ACRIMESC, Dr. Valdir Mendes, o Secretário, Dr. Nelson João Pimentel Ziliotto e o Tesoureiro, Dr. João Moacir Correia de Andrade, prestaram homenagem aos presidentes empossados. Assumiram a presidência Carlin do Prado em Biguaçu, João Batista dos Santos em palhoça e Giovani Rodrigues Mariot em São José. Na oportunidade, o presidente CAASC, Diogo Pítsica, diplomou os delegados da Caixa de Assistência de São José, Jaime de Assis Folster e de Palhoça, Vanderlei Raulino da Silva.

POESIA DE IMAGENS


Clique na imagem para ampliá-la

Um olhar poético sobre o cotidiano através das fotos. Momentos do dia-a-dia, que poderiam passar despercebido dão o foco da exposição “Poesia de Imagens”, do fotógrafo Jorge S. Licancabur, no Balneário Camboriú Shopping. A mostra fotográfica, aberta ao público, segue até o dia 18 de março. Nas 17 fotos da mostra, Jorge busca mostrar um momento direcionado sobre o belo da vida, através de cores e luzes diferenciadas para cada cena. Fotógrafo e jornalista, ele fez sua primeira exposição fotográfica em 1996. Atualmente fotografa para bancos de imagens de todo o Brasil. A exposição “Poesia de Imagens” – que já esteve no Museu de Arte de Blumenau (MAB) em 2009 - é inédita no Litoral.




TURISMO

A região turística Costa Verde e Mar, integrada pelos municípios da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí, estará recebendo, entre os dias 15 a 21 de março, uma comitiva composta por 30 jornalistas especializados em turismo. Esses profissionais fazem parte da Visión – Associação Mundial de Jornalistas e Escritores Latinos de Turismo, fundada na 4ª Edição da Feira de Turismo da América Latina, realizada na cidade de Málaga, na Espanha. O objetivo é divulgar a Costa Verde e Mar em diversos países da América Latina e da Europa.




EM NAVEGANTES

Navegantes receberá a comitiva no dia 20 de março (sábado). Os jornalistas conhecerão a orla marítima do município e seus pontos turísticos, Na oportunidade, a Secretaria do Turismo de Navegantes fará entrega de folders, informativos do município e de seus atrativos turísticos. A organização do Fampress é do Consórcio Intermunicipal de Turismo da Costa Verde e Mar, integrada pelos secretários municipais do Turismo.




PONTO EXTRA


A Justiça reforça decisão da Anatel sobre a não cobrança do ponto extra da TV por assinatura, medida esta que as operadoras insistem em cobrar, aliás, em roubar mesmo. A proibição já havia sido determinada pela Agência Nacional de Telecomunicações, no ano passado e foi reforçada pela liminar da 6ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo, resultado de ação movida pela Fundação Procon. Segundo Roberto Pfeiffer, diretor-executivo do Procon, a decisão judicial dá mais autonomia ao órgão estadual para fiscalizar as operadoras, independentemente da ação da agência reguladora.

CURSOS GRATUITOS

O Curso Técnico é um curso gratuito desenvolvido em diversas áreas industriais, como, por exemplo, mecânica, eletrônica, telecomunicações, vestuário entre outros. Tem a duração de dois anos. O ingresso ao curso é através de processo seletivo e o próximo período de inscrições e durante este mês de março. É necessário que o candidato tenha concluído o ensino médio ou esteja matriculado em curso que lhe permita concluir o ensino médio até a data de início das aulas. Para participar do processo seletivo, o candidato deverá acessar a página eletrônica
www.sp.senai.br/processoseletivo

ESCOLA SENAI

A educação profissional de nível técnico tem organização curricular própria e independente do ensino médio. Para ingressar na escola SENAI, o aluno deverá comprovar a conclusão do ensino médio. Os cursos têm duração mínima de 1600 horas, incluindo o estágio supervisionado obrigatório. Será prestada orientação individual ao aluno, visando dar-lhe a possibilidade de traçar um projeto de desenvolvimento profissional e de estudos. Ao concluir o curso, o aluno receberá o diploma de técnico.

JOINVILLE




Manchester catarinense, a cidade da chuva, das bicicletas, dos príncipes, das flores, da dança, do voluntariado. Joinville chega aos 159 anos com muitos nomes. Para relembrar os títulos e mostrar os apelidos mais curiosos de seus moradores, o jornal A Notícia publicou nesta última terça-feira uma belíssima revista especial de aniversário com 48 páginas. Além de mostrar como cada um desses codinomes revela um pouco da cidade, a publicação avançou para uma análise de como vivem as crianças e os adolescentes nos bairros. Também comparou a situação social econômica com a de outros países, respondendo à pergunta: "E se Joinville fosse um país?".



Empório Bettin


BAILA FLORIPA 2010


A Associação Catarinense de Dança de Salão e a Cromo Eventos anunciaram as coreografias classificadas para a IX Mostra de Dança de Salão de Florianópolis – Baila Floripa 2010, que ocorrerá de 22 a 25 de abril, no Teatro Governador Pedro Ivo, anexo ao Centro Administrativo do Estado de Santa Catarina, e em diversos espaços da cidade. A mesma comissão selecionadora elegeu ainda os vencedores da III Seletiva de Curto-Espetáculo, que tem como objetivo incentivar e estimular a produção de espetáculos de dança de salão no Estado. A iniciativa, que também não tem caráter competitivo, foi implantada em 2008, reservando oportunidade a bailarinos amadores e profissionais catarinenses de apresentarem trabalhos inéditos, entre quinze e trinta minutos, no palco de um grande evento.




O Baila Floripa tem ainda em sua programação a mostra paralela – realizada em espaços públicos da cidade, com a apresentação de bailarinos da mostra oficial –, workshops, bailes, concurso de duplas e aulão gratuito. Mais informações, no site www.bailafloripa.com.br ou pelo telefone (48) 7811.6280 (Nextel), com Tiago Freitas
SIGA BRASIL

O secretário de Estado do Planejamento, Altair Guidi, recebeu o secretário de Articulação Nacional, Geraldo Althoff, para tratar da implantação estadual do Programa Siga Brasil, que permite o acompanhamento da execução orçamentária pela internet. Nosso Estado foi escolhido para ser pioneiro na implantação do Siga Brasil, que até agora só era aplicado no âmbito federal, por ser um Estado de vanguarda. O Siga Brasil visa facilitar o acesso e a disseminação de informações sobre os planos e orçamentos públicos. Em 2009, o programa recebeu o Prêmio TI & Governo, em São Paulo, que analisa critérios como caráter inovador, relevância social e envolvimento de recursos humanos.

SEM CUSTOS

A ferramenta a ser implantada em Santa Catarina é praticamente sem custos, e permitirá que os municípios monitorem o Orçamento do Estado desde sua elaboração até a execução das leis orçamentárias, passando pela consulta às emendas parlamentares e a verificação das transferências do Estado para os municípios e entidades. Inicialmente, a proposta prevê um estudo em conjunto com a Secretaria de Estado do Planejamento para adequar parâmetros técnicos como a estrutura de informação, segurança e a convalidação de dados. Na sequência, serão ministrados cursos para capacitar servidores que atuarão como multiplicadores junto aos órgãos estaduais