sábado, 13 de março de 2010

PRODUTO INTERNO BRUTO

PIB

O Produto Interno Bruto, que mede produção e renda nacionais, foi de - (menos) 0,2% no ano passado, segundo números fechados do IBGE. É a primeira variação negativa desde 1992. O que isso tem a ver com desatre econômico do Broncus Rex?Embora com sinal negativo, o resultado de 2009 é encarado mais como estagnação do que como encolhimento. Estagnação ou enganação. continuem me enganando que eu gosto. Na real, as grandes obras do pinóquio retirante, além das suas mentiras, maracutaias, mensalões... são Inaguração de call center em Londrina, inaguração de porta de privada de rodoviária, etc. etc. etc. Isso é tudo que esse tranqueira fez em oito anos de governo? O PT É SÓ PROPAGANDA.

COISAS DA LULA

Já pensou se o melhor sistema de busca do mundo, o Google fizesse buscas apenas dentro de si, apresentando como resultados unicamente ocorrências em sites próprios que detalham as funcionalidades dos mais de 150 produtos ou aplicativos da companhia. Pois então, é isso que você encontrará no www.brasil.gov.br, batizado pelo chapolim vermelho, de "Google brasileiro", faz. Pra variar ele demonstrou mais uma vez a sua completa incompetência. Não dá nem para comparar uma coisa com a outra. A página é ridícula , um tremendo espaço institucional, em material oficial produzido pela Agência Brasil, que cobre fartamente as atividades diárias do presidente. É pura propaganda, nada mais. O que vocêncontrará de fato, ao fazer alguma pesquisa diferente é "não foram encontrados resultados".

DEMOCRACIA?


Clique na imagem para ampliá-la

Outra besteira do jumento mor: "A VENEZUELA É UM EXEMPLO DE DEMOCRACIA". O sapo barbudo acha que toda população brasileira baba. Então tá... Por recomendações psiquiátricas, não vamos contrariá-lo. Mas cabe te ionformar que a Guarda Nacional de Hugo Chávez passou a utilizar agora a terrível garra de ferro, horrendo instrumento de tortura, para reprimir os estudante que se manifestam pacificamente em favor da liberdade de expressão em vários pontos do território venezuelano, depois que o ditador fechou a RCTV Internacional e mais um punhado de emissoras de televisão, ao mesmo tempo em que prossegue na expropriação da propriedade privada. Os estudantes anunciaram que continuarão com os protestos não-violentos até que a democracia seja restaurada. Ao contrário daqui, os estudantes de lá se manifestam em prol de um país melhor. Os daqui adoram novelas, baladas e BBBs.

FICHA LIMPA

A casa da mãe joana realmente é uma tremenda piada. Tanto que "grupo de trabalho" que analisa o projeto Ficha Limpa (PLP 518/09) cancelou a audiência pública que iria fazer. O motivo foi a "incompatibilidade" na agenda dos convidados. Me engana que eu gosto ! Jamais eles criarão algo contra eles mesmos. Lisura é o que lhes falta. Simples assim!

PORTAS FECHADAS

Já o relator de trabalho sobre ficha limpa, deputado Indio da Costa (DEM-RJ), apresentou em "reunião fechada" seu relatório preliminar, informando que a inelegibilidade será considerada após a condenação em órgão colegiado, independentemente da instância. Ele explicou que no casos dos militares e dos políticos, eles já são julgados por colegiados na primeira instância. "Caso" a lei seja sancionada até as convenções eleitorais, em junho, essa regra poderá ser aplicada ainda nas eleições deste ano. É ver para crer.

E O SALÁRIO...

Enquanto isso, de acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, o salário mínimo do brasileiro, aquele que trabalha de sol a sol, ao contrários dessa cambada que nos representa em Brasília (culpa nossa), deveria ser de de R$ 2.003,30 para poder arcar com suas despesas básicas. O cálculo foi feito com base no valor do mínimo de R$ 510, que passou a vigorar neste ano. Caso você ainda não saiba, o salário mínimo necessário é o que segue o preceito constitucional de atender às necessidades vitais básicas do cidadão e de sua família, como moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, sendo reajustado periodicamente para preservar o poder de compra.

ATIVIDADES RURAIS



Reportagens revelam que faltam sucessores para conduzir os negócios e dar continuidade às atividades rurais em Santa Catarina O Diário Catarinense inicia neste domingo está trazendo desde hoje, uma série de reportagens intitulada “O campo que envelhece”, mostrando o novo cenário do meio rural de Santa Catarina. As matérias revelam o envelhecimento dos proprietários rurais e a falta de sucessores para conduzir os negócios, o que gera a incerteza da continuidade das propriedades e da atividade como um todo. Ao longo de uma semana na estrada, a repórter de Economia Simone Kafruni, o fotógrafo Guto Kuerten e o motorista Rodrigo Souza percorreram dois mil quilômetros para mostrar este novo cenário do campo. Foram feitas visitas a várias propriedades rurais de agricultura familiar, no interior dos municípios de Pinhalzinho, Chapecó, Nova Erechim, Tangará, Videira e Lages.

DIÁRIO CATARINENSE

Falando no Diário, o jornal recebeu menção honrosa na categoria jornal do 4º Prêmio Imprensa de Educação ao Investidor. O destaque foi concedido pela reportagem “O novo voo da bolsa”, da repórter Graziele Dal-Bó, publicada em 24 de setembro de 2009. Na mesma categoria, o vencedor foi o jornal O Globo, do Rio de Janeiro. O Prêmio Imprensa de Educação ao Investidor Criado para estimular a imprensa a veicular matérias que, de modo didático, esclareçam as oportunidades e os riscos dos investimentos disponíveis para pessoas físicas. A realização é do Comitê Consultivo de Educação, formado por: ABRASCA – Associação Brasileira de Companhias Abertas; ANBIMA – Associação Brasileira das entidades dos Mercados Financeiros; APIMEC – Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais; BM&FBOVESPA – Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros, CVM – Comissão de Valores Imobiliários; IBRI – Instituto Brasileiro de Relações com Investidores e INI – Instituto Nacional de Investidores.

TURISMO



O I Salão Catarinense do Turismo - Roteiros de Santa Catarina, evento promovido pela Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e SANTUR terá sua abertura oficial no dia 22 de março, às 20 horas, no Centrosul, em Florianópolis. O evento promete ser a mais importante vitrine do turismo catarinense e um espaço permanente de conhecimento sobre a atividade econômica que já representa 13% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado. Anote aí pois o evento acontece entre os dias 22 e 27 , das 10 às 22 horas. Lá você encontrará estandes de promoção e comercialização de produtos e roteiros turísticos das 10 regiões catarinenses, atrações culturais, palestras e workshops programados no Núcleo de Conhecimento do Salão Catarinense de Turismo.

MULTICULTURAL

Quem visitar o Centrosul neste período terá acesso também ao Festival da Integração Multicultural - FIMC - em sua terceira edição. A feira exibe a cultura e as tradições das regiões turísticas de Santa Catarina reproduzindo cenários, personagens e outros aspectos da origem do povo e dos costumes herdados das mais de 20 etnias européias, utilizando efeitos especiais e recursos interativos. No Espaço Cultural Catarinense, cada uma das 10 regiões turísticas do estado comercializará pratos e quitutes típicos da gastronomia que tanto atrai os turistas para o estado.

TURISMO PARA A CAPITAL

Florianópolis terá pela primeira vez um Plano Estratégico Participativo de Desenvolvimento Sustentável do Turismo Através de um convênio de cooperação, assinado entre a Prefeitura de Florianópolis, pela Secretaria Municipal de Turismo, e o Ministério do Turismo, a cidade receberá pela um Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável do setor turístico. O trabalho será coordenado pelo Secretário Executivo de Turismo, Homero Gomes, e realizado pela empresa Result Consultoria, vencedora do pregão eletrônico. A previsão é que o plano seja concluído em junho deste ano. A elaboração do Plano Municipal Estratégico de Desenvolvimento Sustentável do Turismo levará em conta a Política Nacional de Turismo e o Programa de Regionalização do setor.

PLANOS MUNICIPAIS

Além disso, será feita uma ampla revisão dos Planos Municipais de Turismo, que foram elaborados anteriormente – o último foi realizado em 1995. Vale ressaltar que todas as ações, projetos e programas propostos no plano serão discutidos com base no Estudo de Competitividade do turismo, elaborado pela Fundação Getúlio Vargas e Ministério do Turismo, entre os anos 2007 e 2009. Um fato inédito do Plano Municipal Estratégico de Desenvolvimento Sustentável do Turismo é que ele será realizado com base em metodologia participativa, ou seja, com a colaboração efetiva dos órgãos públicos, entidades pertencentes ao trade turístico, do Conselho Municipal de Turismo, Grupo Gestor Local, das universidades, entidades de classe e ONGs.

WORKSHOP

Já nesta segunda-feira, a partir das 14 horas, no auditório do CRC-SC, a SETUR e Result Consultoria realizam um workshop com objetivo de explicar a proposta do Plano Municipal de Turismo e buscar a colaboração de todos os segmentos do setor. Participarão do evento funcionários da SETUR e representantes do Grupo Gestor Local, demais secretarias municipais, Câmara de Vereadores, CASAN, Polícia Militar, CELESC, IPHAN e trade turístico. O workshop contará com a coordenação de um especialista do Instituto Marca Brasil, escolhido pela Result Consultoria.

SERRA GAÚCHA

A Secretaria do Turismo Caxias do Sul, na fenomenal Serra Gaúcha realiza pela primeira vez o 5º Salão Gaúcho do Turismo – Uma Copa de Oportunidades, no período de 18 a 21 de março. Esta é a primeira edição do evento que ocorre fora da capital Porto Alegre. O 5º Salão Gaúcho de Turismo acontece no Centro de Eventos do Parque da Festa da Uva. A expectativa é reunir milhares de pessoas, especialmente ligadas ao setor turístico. No evento, o Rio Grande do Sul apresenta seu potencial turístico promovendo Rodada de Negócios, Encontro dos Coordenadores Estaduais de Prestadores de Serviços Turísticos, Núcleo de Conhecimento, Feira de Artesanato, Feira da Agroindústria Familiar e Encontro Estadual de Secretários Municipais de Turismo.



Este evento busca aumentar o valor turístico dos variados produtos locais, promovendo as 23 Microrregiões Turísticas do Estado, criando capacidades produtivas especializadas, reduzindo a sazonalidade e contribuindo para seu desenvolvimento sustentável, por meio da geração de divisas, emprego e renda. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.caxias.tur.br, ou na SEMTUR fone 3222.1875.



DESEMBARQUES

Só para você saber, somente em janeiro deste ano, a chegada de passageiros ao Brasil em voos internacionais bateu recorde em janeiro, de acordo com os dados da Infraero. Foram 734.636 pessoas em voos regulares e não regulares, 12,23% a mais do que no mesmo período de 2009. Fica mais do que claro que independente da nossa gritante falta de infraestreutura, a indústria do turismo cresce a olhos vistos e de maneira consistente. Somente em voos charters houve um aumento de 15,1%, registrando 44.483 desembarques em janeiro. A América Latina responde por 50,99% das aterrissagens, seguida pela América do Norte (23,4%), Europa (22,19%), Ásia (1,77%) e África (1,66%). O cálculo feito pela Infraero inclui turistas estrangeiros e brasileiros em retorno ao país.




SOLIDARIEDADE




A campanha Unidos pela Solidariedade, lançada há poucos dias, já está recebendo as primeiras doações. A idéia é juntar um grande número de doações para agraciar a comunidade carente de Canela, que conta com 1.504 famílias abaixo do nível de pobreza. Em 2010, a campanha será para reunir roupas de cama, cobertores e roupas de bebê para serem doados a estes tão necessitados. Além do apoio da Associação Comercial e Industrial de Canela - ACIC/Fundo de Turismo e Prefeitura Municipal, Madeiras Caracol-Redemac, Brocker Turismo, Alpen Park, Sinoscar, Espelho Gaúcho e Farmácia Líder de Canela são patrocinadores da campanha, já garantindo um bom número de doações. ACIC, Farmácia Líder e Jornal de Gramado são pontos de coleta de doações, além das duas empresas realizadoras da campanha, SP Imobiliária e Estratégia Comunicação e Marketing. A realização da Unidos pela Solidariedade, que segue até 30 de abril.

HOMENAGEM


A noite da última segunda-feira foi especial para centenas de mulheres que lotaram o Teatro Carlos Gomes em Blumenau. Em evento promovido pela Câmara da Mulher Empresária da Associação Empresarial de Blumenau, após uma emocionante homenagem a médica Zilda Arns, morta no terremoto que atingiu o Haiti, foram homenageadas 11 mulheres eleitas como Destaques no ano de 2009. Na categoria Destaque Nacional recebeu o trofèu Rosane T. Jahnke Vailatti, que falou e agradeceu em nome das homenageadas. A Presidente da Federação das APAEs do Estado de Santa Catarina e Diretora da Associação Internacional de Lions Clubes, foi efusivamente aplaudida pelos presentes. Quem a conhece sane que ela realmente é umagrande amiga para sempre.

SUPER INTERNET

Vem aí uma internet de altíssima velocidade. O anúncio é da Cisco Systems, afirmando que irá mudar para sempre a internet e seu impacto em consumidores, empresas e governos. Trata-se do novo roteador CRS-13, voltado a operadoras móveis e fixas, e cuja capacidade promete uma velocidade 12 vezes maior que a oferecida por roteadores atuais, em outras palavras, a 322 Tbits por segundo (tbps). O processador QuantumFlow Array centraliza o trabalho de seis chips em um e há redução no consumo de energia em 60% para as operadoras. O chip também tem a capacidade de diferenciar o tipo de tráfego, se dados, voz, ou vídeo, por exemplo.

EM SEGUNDOS

Para você ter uma pequena idéia, com essa velocidade, você poderá baixar toda a biblioteca do Congresso dos Estados Unidos em pouco mais de um segundo, ou que cada homem, mulher e criança na China faça videochamadas simultaneamente, ou que todos os filmes do mundo sejam transmitidos em quatro minutos. A declaração é do Pankaj Patel, vice-presidente sênior de fornecimento de serviços da Cisco. mas isso só chegará em terras tupiniquins, pra varias, daqui ha uns quatro anos segundo Rodrigo Abreu, presidente da Cisco no Brasil. Ele diz que o roteador foi construído, fundamentalmente, para o tráfego de vídeos. A partir do terceiro trimestre deste ano, o CRS-3 estará disponível para todos os países do mundo, segundo a Cisco. A empresa mantêm 5.000 equipamentos do modelo antecessor, o CRS-1, em diversas operadoras mundiais. No Brasil, há por volta de cem roteadores, segundo a companhia.

PUBLICIDADE

Não é à toa que pela primeira vez, os investimentos com publicidade na internet vão superar os gastos com a mídia impressa nos Estados Unidos. De acordo com estudo da Outsell, a propaganda online vai movimentar US$ 119,6 bilhões, contra US$ 111,5 bilhões dos impressos. No total, os gastos com publicidade nos EUA devem aumentar 1,2% em 1010, para US$ 368 bilhões. Entretanto, os jornais impressos deverão perder 8,2%, o que corresponde a US$ 27 bilhões.

BANDA LARGA

Enquanto isso por aqui as coisas continuam sendo empurradas pela barriga por esse "des" governo, tanto que o dito Plano de Banda Larga fica para abril, mas execução será do próximo governo. Isso se o PT desgraçadamente ganhar. Na real, essa bandalheira larga só serão apresentadas ao chapolim retirante na primeira quinzena de abril, que já antecipou (o governo) que a execução do plano é inviável para este ano, e que é preciso considerá-lo um projeto de Estado, e não de um governo. Portanto, anote aí: Não vai rolar mesmo banda larga em todo o Brasil. Esses infelizes tiveram oito anos pra fazer, você acha que eles farão agora? Tire teu cavalo da chuva ô ! No partidão é assim mesmo. Tudo bandalheira.

RENDA & BILRO

As rendas de bilro feitas por artesãs da Lagoa da Conceição estão em evidência na Europa. Mas, em vez de objetos de moda para cama, mesa ou banho, as peças fazem sucesso decorando ambientes, inseridas nos quadros pintados pela artista plástica Luz Cúrcio. Divulgando o artesanato tradicional de Florianópolis de um jeito diferente, a catarinense realizou um sonho fazendo a primeira exposição internacional após 25 anos de profissão. Luz Cúrcio promove até 15 de março a mostra “Brésil -Florianópolis, Une Mer de l’Art” no Lenoveau Carrillon, na região de Montmartre, em Paris, exposição que segue para a Bélgica e Portugal, tendo como curadores João José Pereira, no Brasil, e Any Collin, na Europa.


Clique na imagem para ampliá-la

Recém chegada da França, Kátia Luz Cúrcio, a Kaká, como é chamada pelos amigos, já está preparando novas telas a pedido de galerias europeias. A obra da artista mistura vários tipos de renda com pinturas abstratas, agregando ao trabalho um estilo contemporâneo que vem despertando o interesse de críticos de arte. Para viabilizar a exposição em Paris, em 2009/2010, com 22 quadros, Luz Cúrcio contou com o patrocínio do Funcultural e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis, além de apoio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC).

MARIA BONITA



Clique na imagem para ampliá-la

Essa modelo Nathalia Destri, de 15 aninhos, é uma tremenda gata e deixou ainda mais bonita a nova coleção da griffe Maria Bonita.

REVISTA CANADENSE


Clique na imagem para ampliá-la

Com apenas 14 anos, Natalia Heinzen, é a nova promessa da Ford Models Santa Catarina. E a modelo já começou bem, fez um editorial, fotografado aqui no estado, para a revista canadense Cheek Magazine. A edição sai em abril, mas pelas fotos já dá para notar que a catarinense tem futuro!

ENCONTRO INTERNACIONAL

Nossa Santa e Bela Catarina deverá sediar um encontro internacional sobre modelos de administração de parques ambientais, em julho deste ano. Durante encontro em Washington com o diretor para Assuntos Internacionais do Departamento Nacional de Parques dos Estados Unidos, Stephen Morris o governador Luiz Henrique e a comitiva do governo catarinense conheceram, o conceito usado naquele país, que faz da visitação aos parques nacionais um grande vetor de incentivo ao turismo.

PARQUES

Vale lembrar a você que SC possui dez parques estaduais (sendo que três reservas biológicas) administrados pelo Governo do Estado, por meio da Fundação do Meio Ambiente - Fatma. Você já conseguiu visitar algum deles? Conhece? Já ouviu falar? Esta lançado o desafio, fazer com que esses nossos parques sejam conhecidos e visitados por todos. Do jeito que está, os veremos somente em fotografias e olhe lá. E não precisamos ir à Austrália, Nova Zelândia e Estados Unidos para ver como funciona um parque de verdade. Façam uma viagem aqui pertinho, na Patagônia e vejam como realmente esse turismo é fenomenal, da lucros e, acima de tudo é extremamente super preservado. Da gosto.

CENTRO DE EVENTOS



Foi assinado a autorização para os próximos passos administrativos que culminarão na contratação de todos os serviços necessários para a construção do Centro de Eventos de Balneário Camboriú. A obra é mais importante e esperada pela cidade turística que recebe a maior demanda de turistas em Santa Catarina, durante a temporada de verão e que está entre as que mais atraem eventos de negócios no estado e no Brasil. Será um dos maiores e mais modernos equipamento turístico do Sul do Brasil, com capacidade para eventos de todos os portes, internacionais, movimentando a economia local durante todo o ano. Terá 51 mil metros quadrados de área construída. Dois pavilhões de eventos previstos para receber feiras, exposições, espetáculos culturais, festas típicas entre outras. Juntos, os dois pavilhões terão capacidade para abrigar 570 estandes.

SUSTENTABILIDADE

O Centro de Eventos será construído na área à margem da BR 101, onde fica o parque da SANTUR e o projeto agrega um conceito de sustentabilidade, promovendo a integração com o zoo e toda a área ambiental que cerca o futuro empreendimento. Teatro para 1.490 pessoas, salas de conferência para 3.600 pessoas, praça de alimentação, áreas de convivência, amplos estacionamentos, restaurante panorâmico, centro de formação técnica em turismo e meio ambiente ganharão forma na obra a ser realizada em etapas que não impedirão o funcionamento de setores prioritários do complexo.

SINALIZAÇÃO TURÍSTICA

Na mesma ocasião, foram assinadas a autorização para a implantação da Sinalização Turística de Santa Catarina no trecho que vai de Palhoça (Grande Florianópolis) até Garuva, na divida com o Paraná, complementando a obra iniciada em 2008. O referido trecho da BR 101 teve de ser adiado no processo de colocação das placas indicativas de distâncias, cidades e atrativos turísticos (representados com fotografias, em modelo inédito no Brasil) por conta das obras de duplicação da rodovia no trecho Sul. Nesta etapa serão colocadas 40 grandes placas de sinalização ao longo da BR 101, em um prazo de 90 dias.

A MULHER DO SÉCULO

Neste mês dedicado às mulheres, o Recanto das Águas Resort e Spa em Balneário de Camboriú será palco para uma palestra especial dedicada a “elas”. Intitulada: Fênix: A Mulher do Século XXI, o evento é aberto ao público feminino em geral e acontecerá no dia 31 de março, quarta-feira, às 20 h, no Centro de Eventos do resort. A palestrante de renome internacional é a Dra. Denyze Réggio, psicoterapeuta, pesquisadora e palestrante da Universidade de Estudos Avançados com mais de 15 anos de experiência na área. Entre os principais temas abordados, estão: a transformação da mulher do século XXI, o seu comportamento perante a sociedade, desafios e conquistas nas áreas familiar e profissional, a construção da imagem feminina, sexo e sexualidade feminina.



A principal proposta da atividade é fazer uma reflexão sobre a mulher nos tempos passados, avaliar a sua presença nos dias de hoje e as suas possibilidades para o amanhã. “Será uma noite muito especial em homenagem às mulheres que desempenham importantes papéis na sociedade e na vida familiar”, afirma a gerente geral do Recanto das Águas, Ângela Maria Garcia Couto.

CONTA LIMPA

Entre os dias 15 a 19 de março a Secretaria de Estado da Fazenda irá mobilizar uma força-tarefa para tentar recuperar parte do estoque da dívida de R$ 9,2 bilhões, formada por cerca de 450 mil débitos. A meta da Operação, batizada de "Conta Limpa", é efetuar oito mil contatos com contribuintes em uma semana. Os servidores da Fazenda irão orientar os devedores, informar o valor devido por cada um e oferecer a eles alternativas legais para regularizar suas contas tributárias junto ao fisco estadual. A Fazenda não estabeleceu uma meta de valores para o período, mas espera recuperar valores significativos. Entre os principais débitos com o Estado estão Refis, dívida ativa, imposto declarado e não pago, notificações fiscais de ICMS, ITCMD e IPVA.

NAS PICK UPS


Clique na imagem para ampliá-la

Esta gata, Bibba Pacheco, além de publicitária, produtora de áudio e vídeo, manda, mais manda muito bem nas "pick ups". A musa é residente do Lupaluna, maior festival de música do Paraná, participou das áreas Vips do Planeta Atlântida Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de ter aumentado ainda mais a audiência do Big Brother 10 dia desses. Bibba levanta voo para os EUA onde pela terceira vez representará nosso país na Winter Music Conference, maior conferência de DJs e produtores do mundo.A DJ atua a partir dos princípios da responsabilidade social. Sua track *Feels like Happiness* está disponível worldwide e faz parte dos CDs Dance4Life, distribuídos no mundo inteiro. A renda das vendas é revertida para entidades de apoio ao combate do vírus HIV: "Esse é um ótimo exemplo que um artista pode dar. Nossa disposição e talento podem ajudar na luta contra a AIDS!