quarta-feira, 23 de junho de 2010

HERANÇA MALDITA



O Pinóquio retirante deixará uma herança maldita na máquina pública brasileira. Elle simplesmente triplicou Sob a quantidade de carreiras no Poder Executivo, verdadeiros cabos eleitorais. Para se ter uma pequena idéia, foram criadas para as categorias da elite do serviço público, como auditores-fiscais, diplomatas ou advogados da União, demandas de órgãos em particular e seus funcionários de escalões mais baixos. Somente no único hospital, o das Forças Armadas, reúne hoje três carreiras exclusivas. De 2002 até agora, saltou de 31 para 108 o número de carreiras civis listadas na Tabela de Remuneração dos Servidores Federais, publicada periodicamente pelo Ministério do Planejamento. Adivinhe quem paga a conta?

HERANÇA MALDITA

PMDB & DEM

A preocupação deles e com eles mesmos, como se nós não soubéssemos que são todos farinha do mesmo saco. No meio disso tudo estamos nós, que só somos importantes, para eles evidentemente, só na hora do voto. O que importa mesmo é o poder. O bate boca foi grande, tanto que depois de um dia inteiro de reuniões dos cartolas do PMDB daqui de Santa Catarina, o presidente do partido, Michel Temer que é vice da petralha e ex- guerrilheira Dilma, propor dois nomes para a corrida ao governo do Estado. O deputado federal Mauro Mariani e o ex-governador Paulo Afonso. Tudo para evitar que a legenda apoie Raimundo Colombo (DEM), conforme anunciado pelo presidente estadual, Eduardo Pinho Moreira. Pra mim os dois indicados são que nem cavalos paraguaios, correm por fora e não chegarão a lugar algum.

FÓRUM

O Livro Histórias de Sucesso do SEBRAE, publicado em 2009 e distribuído em 2010, mostra todos os casos de sucesso aprovados pelo SEBRAE Nacional. No turismo só existe um caso, o grande trabalho desempenhado pela Rota da Amizade Conventions & Visitors Bureau, cujo presidente é o hoteleiro e especialista em turismo Wilson Luiz de Macedo, do Thermas de Piratuba Park Hotel. O livro aborda o desenvolvimento do projeto e o Programa de Certificação de Qualidade Turística, único em um roteiro turístico brasileiro. Para falar deste sucesso, acontece em Videira o 13º Fórum da Rota da Amizade.

TRABALHAR COM QUALIDADE

O grande objetivo do Fórum é de sensibilizar os empresários para a necessidade de trabalhar com qualidade, integrar-se cada vez mais e entender o processo da cadeia produtiva do turismo e como interagir com ela. Espera-se para o evento que acontece no I Am Bier Club, a partir das 18:30 hs, em Videira, a presença do Rodrigo Rocha, diretor de produtos da CVC para a Região Sul, do Diretor Técnico do Sebrae, além dos sete prefeitos das cidades que emglobam a Rota Da Amizade (Piratuba, Fraiburgo, Videira, Treze Tílias, Frei Rogério, Joaçaba, Tangará ), do presidente da Santur, do Secretario do Turismo de Estado de Turismo, Cultura e Esporte Valdir Valendowski, dos Secretários de Desenvolvimento Regional de Concórdia, Joaçaba, Videira e Curitibanos, Unoesc-Joaçaba, Senac, ABIH-SC e vereadores das cidades participantes. Também foram convidados os presidentes das entidades empresariais de Videira e toda a imprensa regional. Logo após um grande jantar de confraternização.



CONTESTADO

Vale lembrar que o turismo na região Vale do Contestado, em nossa Bela e Santa Catarina, teve seu início por volta de 1970, a partir dos municípios de Treze Tílias e Piratuba. No ano de 1994, iniciou-se a articulação regional para a criação da Fundação de Turismo Vale do Contestado (Conttur). No mesmo período iniciaram-se, também, as atividades de implementação do Programa Nacional de Municipalização do Turismo, com a inserção de vários municípios. As cidades que exploravam a atividade turística faziam isso de forma individual e não conseguiam atrair turistas com permanência mais longa. As ações realmente integrativas precisavam ser trabalhadas pelas instituições para que o turismo despontasse como atividade econômica e social em condições de impulsionar o desenvolvimento regional. Foi então que três empresários do setor hoteleiro – Edson Ziolkowski, Wilson Luiz de Macedo e João Klotz –, com o apoio dos gestores municipais de Tangará, Pinheiro Preto e Videira, iniciaram o processo de integração dos municípios, que percorreu a rodovia conhecida como Estrada da Amizade, dando origem à Rota da Amizade.

TURISMO

Enquanto isso a Comissão de Viação e Transportes rejeitou o Projeto de Lei 442/07, que previa o acréscimo de novas receitas ao Fundo Geral de Turismo (Fungetur), entre os quais 1% do faturamento das vendas de passagens aéreas e marítimas internacionais. Pelo projeto, o recolhimento desse percentual caberia às agências de viagens e às empresas aéreas e marítimas. A proposta também destinava ao Fungetur 80% das tarifas de embarque internacional.


FINANCIAMENTO

Criado pelo Decreto-Lei 1.191, de 1971, o Fungetur é gerido pelo cabide de empregos Embratur - Empresa Brasileira de Turismo e destina-se a conceder financiamento para implantação, melhoria e manutenção de empreendimentos turísticos, coisa que não acontece ha muito tempo. Hoje, o fundo é constituído, principalmente, por recursos orçamentários. Segundo o relator, deputado Leonardo Quintão, que foi contrário à proposta, os recursos das tarifas aeroportuárias devem ser investidos na segurança e na qualidade do transporte aéreo, (que além de caro é uma porcaria, diga-se de passagem), cuja demanda é crescente. Para ele, o projeto "não se alinha com as lições aprendidas com a crise aérea de 2007, que evidenciou a necessidade de maiores aportes financeiros ao sistema aeroviário brasileiro".

BENS DE FAMÍLIA

O nosso Tribunal de Justiça acertadamente tem aplicado com justiça e sensibilidade a lei da impenhorabilidade do bem de família, afastando a possibilidade de penhora de único bem. Uma grande vitória sobre as instituições financeiras. A advogada Graciela Pellizaro, acaba de obter decisão liminar que suspende, até o julgamento do caso, a ação de reintegração de posse por uma Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo contra uma senhora que deu em garantia de contrato bancário o único imóvel que possuía. Em virtude do não pagamento da dívida, a Cooperativa determinou que ela desocupasse o imóvel no prazo de 60 dias, sob pena de multa diária, além de desocupação forçada do imóvel caso a medida não fosse cumprida. Fato que não ocorreu devido à decisão tomada pelo TJ, nesta última quarta-feira.

CONSTITUIÇÃO FEDERAL

O TJ/SC tem acolhido de forma positiva os casos de proteção ao bem familiar e tem decidido constantemente a favor das famílias, fazendo valer os princípios da Constituição Federal e do Pacto Internacional dos Direitos Sociais e Econômicos como comprovam outros processos de reintegração de posse nºs 2004.018881-1 e 2008.050767-0, o primeiro julgado no ano de 2009 e o segundo em 2010. Uma vitória incontestável da população catarinense sobre as instituições financeiras. De acordo com a advogada não só o TJ/SC, mas também o STJ têm aplicado com justiça e sensibilidade a lei da impenhorabilidade do bem de família, isso porque, entre uma interpretação extensiva de dispositivo que amplia a exceção da impenhorabilidade e, uma interpretação imantada pela Constituição Federal que visa preservar os interesses da instituição familiar, está se optando por preservar a real intenção da lei.



TVs A CABO

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou o Projeto de Lei 29/07, que permite a entrada das operadoras de telefonia no mercado de TVs por assinatura e cria cotas de programação nacional nos pacotes de canais pagos. A nova legislação unifica as regras do setor num mesmo documento. Hoje, a televisão por assinatura está sujeita a quatro regulamentos diferentes, dependendo da tecnologia usada para prestar o serviço. Graças a Deus, a entrada das operadoras de telefonia nesse mercado vai trazer mais competitividade e menores preços. A proposta também prevê cotas de programação nacional nos pacotes oferecidos pelas operadoras.

CHIADEIRA

As empresas do setor, verdadeiros cartéis evidentemente que não gostaram, tanto que a Sky, por exemplo, encaminhou a todos os assinantes uma carta na qual critica as novas medidas, afirmando que elas vão encarecer as mensalidades. Puro papo furado. Um bom exemplo é quanto custa uma internet banda larga de 10 mg de velocidade na NET em relação ao que cobra a GVT pela mesma e concreta velocidade. No mínimo a NET cobra o triplo ou mais. Além da cota de programação para os canais internacionais, o projeto também prevê uma cota para o pacote. Um em cada três canais oferecidos deverá ser brasileiro.

MOMENTO TEMPERADO


Clique na imagem para ampliá-la

Fernando Mansur, apresenta neste sábado, a partir das 21:30 horas pela TVCOM, canal 36 - NET, Viamax, em seu programa Momento Temperado, entrevista com a médica ginecologista Ana Lucia Bertini, que fala sobre a fertilização humana e os modernos métodos de contracepção.Já meu grande amigo Mario Mota, apresentador de rádio e de TV, revela seu cotidiano na condução de programas diários. Para encerrar o restauranteiro Amauri Zabot comenta a transformação de um treiler de lanches em uma cantina que serve as maiores porções de iguarias. Vale a pena conferir.

FESTIVAL DE BONECOS



Segundo a RP Luciana Zanata, o Festival Internacional de Bonecos de Canela, em sua 23ª edição, que acontece a partir desta quinta-feira, promete ser a maior de todos. Os destaques desta edição são Phillip Huber, premiado manipulador do filme "Quero ser Jonh Malkovich", clássico cult que concorreu a 3 Oscars em 1999, o professor Olaf Stevenson, do divertido e inteligente "Le Polichineur de Tiroirs", o carismático argentino Sérgio Mercúrio, com o espetáculo "Velhos", a Francesa Paz Tatay, com seu impagável "Don Cristóbal" e um macaquinho robótico muito divertido chamado Mono, dos holandeses da "Eletric Circus". O festival é realmente surpreendente, mágico e inovador, como sempre. Portanto, todos os caminhos levam a Serra Gaúcha neste final de semana.

BISTRÔ


Clique na imagem para ampliá-la

Se você for ou estiver em Canela, não deixe de estar no Empórium Canela Café & Bistrô. Fantástico, começando pela gastronomia e terminando no atendimento da Fernanda e do Rafa. Nota 10. O melhor de Canela indiscutivelmente.

CANTINA DI CAPO


Clique na imagem para ampliá-la

Já em Gramado, a visita é obrigatória na Cantina da Capo. Um aroma que desprende das panelas num ambiente criado a partir da história da colonização italiana na Serra Gaúcha. Fenomenal a combinações de sabores e essências, bons vinhos aliados ao aconchego que a casa proporciona. O atendimento é um dos pontos fortes da Di Capo. Por trás de uma boa mesa há uma equipe de profissionais preparando tudo para que a sua satisfação seja plena. O desafio de aprimorar a arte culinária faz com que toda a Cantina Di Capo respire qualidade e excelência em seus serviços. Além disso dispõe de serviço de transfer. Te busca e te leva ao hotel. De graça!

MUSIC FEST

Minha casa em Gramado, o Serrano Resort Convenções & Spa, do grupo GJP Hotéis & Resorts, inicia, no próximo dia 6 de julho, mais uma grande temporada de inverto. Vem aí o Serrano Music Fest 2010. O evento é oferecido aos hóspedes, visitantes, turistas e à comunidade gramadense. Durante os 20 dias de shows, o Serrano busca aproximar o público ao empreendimento através de atrações culturais, fortalecendo desta forma, também, o turismo na Serra Gaúcha.


Clique na imagem para ampliá-la

Responsável pelos espetáculos, a Companhia World Map Entertainment - WME tem como diretora Artística Thais Sanches e um elenco formado, ao todo, por 35 artistas entre cantores, bailarinos e músicos. Além disso, faz parte da programação da temporada, aberto ao público, música ao vivo no Maggiore Lounge e Bar do Serrano, de terça-feira a domingo, das 23h à 1h. Com esta edição, o evento completa cinco temporadas de shows reforçando a importância da realização de atividades de entretenimento que unem cultura e diversão.

HDTV

Durante o Mundial da África, a RBS TV está levando a qualidade do som e da imagem em High Definition, TV em alta definição, para locais de grande circulação no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Os televisores foram instalados em locais movimentados das cidades onde a emissora do Grupo RBS disponibiliza o sinal digital: Porto Alegre, Florianópolis e Joinville.


Clique na imagem para ampliá-la

Na capital gaúcha, o público pode assistir aos jogos em alta definição em TVs instaladas no saguão e na área de embarque do Aeroporto Salgado Filho. Em Florianópolis, os usuários do Aeroporto Hercílio Luz e os frequentadores do Box 32, no Mercado Público, também podem conferir a programação digital da RBS TV. Os moradores de Joinville podem acompanhar as partidas em HDTV no Joinville Garten Shopping. Uma estrutura especial, em clima de Copa, foi ambientada para receber o público ao lado do Bar Bier Hoff.

GRUPOS FOLCLÓRICOS


Clique na imagem para ampliá-la


Mais de vinte grupos devem fazer parte de um evento marcante em Santa Catarina. É o 1º Festival Internacional de Grupos Folclóricos marcado para os dias 17 e 18 de julho em Pomerode. Não serão apenas as etnias germânicas que serão apresentadas no evento. A cidade mais alemã do Brasil abrirá espaço também para outras tradições como a ucraniana e açoriana. Além de grupos brasileiros o festival deve contar com a presença de representantes de outros países a exemplo da Argentina, do Uruguai e do Chile. As inscrições ficam abertas até o dia 30 de junho e que desta vez os grupos destaques serão recompensados. As apresentações serão realizadas na praça central de Pomerode durante o Pomeroder Winterfest. Mas a competição oficial será no Teatro Municipal da cidade no sábado (17/7).

WINTERFEST

O Festival de Inverno ou Pomeroder Winterfest reúne uma série de atrações especiais organizadas pela Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte em parceria com o trade turístico de Pomerode. O apoio é do Funcultural, Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte e Governo de Santa Catarina. São opções em ambientes aconchegantes e com todo o charme da cidade mais alemã do Brasil. É Cultura, gastronomia e muito lazer para toda a família.