sábado, 14 de agosto de 2010

BALELA

BALELA

A mentira tem perna curta, assim como o tal PAC. Segundo o último Relatório da ONU (Pnud), aponta o Brasil como o terceiro pior índice de desigualdade no mundo. Quanto à distância entre pobres e ricos, nosso país empata com o Equador e só fica atrás de Bolívia, Haiti, Madagáscar, Camarões, Tailândia e África do Sul. Aqui temos uma das piores distribuições de renda do planeta. Entre os 15 países com maior diferença entre ricos e pobres, 10 se encontram na América Latina e Caribe. Mulheres (que recebem salários menores que os homens), negros e indígenas são os mais afetados pela desigualdade social. No Brasil, apenas 5,1% dos brancos sobrevivem com o equivalente a 30 dólares por mês (cerca de R$ 54) O percentual sobe para 10,6% em relação a índios e negros.

NA LANTERNA



Na América Latina, há menos desigualdade na Costa Rica, Argentina, Venezuela e Uruguai. A ONU aponta como principais causas da disparidade social a falta de acesso à educação, a política fiscal injusta, os baixos salários e a dificuldade de dispor de serviços básicos, como saúde, saneamento e transporte. Segundo a ONU, 58% da população brasileira mantém o mesmo perfil social de pobreza entre duas gerações. No Canadá e países escandinavos este índice é de 19%.

DIPLOMA


Já se sabe o pouco caso que este nefasto governo da à educação, todavia o que permite a redução da desigualdade é, em especial, o acesso à educação de qualidade. No Brasil, em cada grupo de 100 habitantes, pasmem, apenas 9 possuem diploma universitário. Basta dizer que, a cada ano, 130 mil jovens, em todo o Brasil, ingressam nos cursos de engenharia. Sobram 50 mil vagas... E apenas 30 mil chegam a se formar. Os demais desistem por falta de capacidade para prosseguir os estudos, de recursos para pagar a mensalidade ou necessidade de abandonar o curso para garantir um lugar no mercado de trabalho.

VOTO


O pior de tudo isso é que nas próximas eleições votarão 135 milhões de brasileiros. Desses, 53% não terminaram o ensino fundamental. Que futuro devemos esperar se aqui ainda impera o "voto cabresto" e, pior, a maioria não le jornal, limpa a bunda com ele. Pra piorar, entre 2001 e 2008, a renda dos 10% mais pobres cresceu seis vezes mais rapidamente que a dos 10% mais ricos. Metade da renda total do Brasil está em mãos dos 10% mais ricos do país, tipo assim, os amigos dele, os loiros e de olhos azuis. E os 50% mais pobres dividem entre si apenas 10% da riqueza nacional.
BANDALHEIRA

Na real, este desgoverno sustenta vagabundos quando não pune os corruptos, o nepotismo, as licitações fajutas, a malversação de dinheiro público. Transferir renda aos mais pobres é dever, em especial num país em que o governo irriga o mercado financeiro engordando a fortuna dos especuladores que nada produzem. A questão reside em ensinar a pescar, em vez de dar o peixe. Todas as pesquisas comprovam que os mais pobres, ao obterem um pouco mais de renda, investem em qualidade de vida, como saúde, educação e moradia. Pois é, Frei Beto, escritor, autor de “Cartas da Prisão esta mais do que certo ao afirmar em seu livro que: "O Brasil é rico, mas não é justo".

SÍMBOLOS RELIGIOSOS

O Ministério Público Federal de São Paulo ajuizou ação pedindo a retirada dos símbolos religiosas das repartições publicas. Sou plenamente a favor. Junto meu coro a que diz o Frade Demetrius dos Santos Silva: “Sou Padre católico e concordo plenamente com o Ministério Público de São Paulo, por querer retirar os símbolos religiosos das repartições públicas… Nosso Estado é laico e não deve favorecer esta ou aquela religião. A Cruz deve ser retirada! Aliás, nunca gostei de ver a Cruz em Tribunais, onde os pobres têm menos direitos que os ricos e onde sentenças são barganhadas, vendidas e compradas. Não quero mais ver a Cruz nas Câmaras legislativas, onde a corrupção é a moeda mais forte."

DELEGACIAS

"Não quero ver, também, a Cruz em delegacias, cadeias e quartéis, onde os pequenos são constrangidos e torturados. Não quero ver, muito menos, a Cruz em prontos-socorros e hospitais, onde pessoas pobres morrem sem atendimento. É preciso retirar a Cruz das repartições públicas, porque Cristo não abençoa a sórdida política brasileira, causa das desgraças; das misérias e sofrimentos dos pequenos; dos pobres e dos menos favorecidos.

GOL CONTRA



Essa é só mais uma para você ter a certeza que aquelas instituições, principalmente as de defesa do cidadão/consumidor/trabalhador são meramente figurativas, verdadeiros cabides de emprego, tanto que em audiência realizada nesta segunda-feira pelo Ministério Público do Trabalho, a Gol Linhas Aéreas se recusou a regularizar, até o dia 20 deste mês, as escalas de trabalho dos seus funcionários. Estavam presentes na audiência o Sindicato Nacional dos Aeronautas, o Sindicato Nacional dos Aeroviários e a companhia aérea.
Os consumidores que se danem literalmente.




SEM DORMIR

Quanto às situações precárias de trabalho descritas pelos sindicatos, a ata informa que a Gol "diz ignorar as situações descritas pelos sindicatos, tais como pilotos com privação de sono, viajando madrugadas seguidas, chegando mesmo a dormir no curso do trabalho". Na real, se você for viajar de avião, prefira outro balcão no aeroporto para retirar passagem.

PEQUENAS EMPRESAS

As menores empresas de aviação estão crescendo e no mês passado somaram 18,85% do mercado doméstico, segundo pesquisa divulgada Agência Nacional de Aviação Civil. Quem mais perdeu mercado neste período foi a Gol, que passou de 42,88% (em julho de 2009) para 38,15%. A demanda doméstica por voos cresceu 18,51% em julho deste ano na comparação com o mesmo período no ano passado. O nível de ocupação nos voos domésticos registrou alta em julho, para 71,18%.



CANDIDATOS & ADVB

A ADVB/SC está preparando para o dia 30 de agosto, um encontro com os candidatos ao governo de Santa Catarina que tem despontado nas pesquisas eleitorais. Ângela Amin (PP), Raimundo Colombo (DEM) e Ideli Salvatti (PT) já estão confirmados para o evento que dará a oportunidade para que cada um dos candidatos apresente, separadamente, suas propostas de governo para os próximos quatro anos. O evento que será aberto ao público vai priorizar o esclarecimento de assuntos relacionados à mão de obra x qualificação profissional; infraestrutura com destaque para a energia, saneamento e transporte; políticas de investimento; e qualificação profissional da equipe de governo. Para participar do encontro é só efetuar inscrição gratuita no site www.advbsc.com.br.

MANUAL

O Procon-SC lançou, Manual de Fiscalização do órgão para profissionais do setor. O lançamento aconteceu junto com o curso de fiscalização para PROCON dos municípios de Santa Catarina. Segundo o gerente do Procon Estadual, Sidinei Parisotto, o intuito de lançar um manual visa harmonizar e padronizar os entendimentos dos procedimentos junto aos Procons do Estado. "O objetivo principal é deflagrar ações fiscalizatórias, não esquecendo o respeito em relação ao fiscalizado. A informação e educação são as melhores formas de respeitar o consumidor." Afirmou Sidinei Parizotto. "O manual de fiscalização do PROCON/SC dará apoio fazendo um trabalho com mais profissionalismo e informação ao consumidor." Afirmou Justiniano Pedroso secretário de Justiça e Cidadania.



CATEDRAL DE PEDRA

O portal Terra está divulgando a resultado da votação do site 7 maravilhas do Brasil e aponta a Catedral de Pedra de Canela como uma das eleitas. Segundo a matéria o concurso tirou do páreo outros 43 concorrentes de peso. Um cuidado da lista foi evitar que um Estado aparecesse mais de uma vez no resultado final. As demais maravilhas do Brasil é o Cristo Redentor no Rio de Janeiro, o Teatro da Paz no Pará, Museu de Arte de São Paulo, Teatro Amazonas, Usina Hidrelétrica de Itaipu no Paraná, Santuário de Bom Jesus da Lapa na Bahia.


Clique na imagem para ampliá-la

A Igreja possui uma torre, de 65 metros de altura, e um carrilhão de 12 sinos de bronze, fabricados pela fundição Giácomo Crespi, na Itália, e aqui instalados em 1972. Situada na praça da Matriz, no centro da cidade, é mais conhecida como "Catedral de Pedra" pelo seu estilo gótico inglês. A Paróquia foi criada em 1937 e a escolha de sua padroeira, Nossa Senhora de Lourdes, foi feita pelos próprios paroquianos. Em seu interior destacam-se três painéis que são telas pintadas pelo artista gaúcho Marciano Schmitz, retratando a Aparição de Nossa Senhora, a Alegoria dos Anjos e a Anunciação. Os quadros da Via-Sacra também chamam a atenção dos visitantes.

IATES

O Terminal Portuário de Itajaí, um dos maiores e mais completos complexos portuários privados do país, recebeu as peças e equipamentos que serão utilizados para a construção dos dois primeiros megaiates de luxo (Azimut 43 e Azimut 58) pela nova fábrica Azimut Brasil, pertencente ao grupo italiano Azimut-Benetti, líder mundial no segmento. O navio trará ainda outros cinco iates de luxo a motor já construídos e encomendados por clientes brasileiros.


Clique na imagem para ampliá-la

As peças em fibra de vidro e demais equipamentos, importados da Itália, servirão de bases para a construção dos modelos de “sonho” da marca Azimut (um de 43 e outro de 58 pés) que serão lançados no primeiro semestre de 2.011 durante o evento Rio Boat Show na capital carioca. De acordo com o CEO da Azimut Brasil Luca Morando, a escolha dos modelos a serem fabricados no país é resultado de um estudo do grupo que avaliou as preferências de linhas e estilos de iates dos consumidores brasileiros nos últimos anos. “Os modelos Azimut 43 e Azimut 58 têm tido grande aceitação no mercado nacional e, por isso, serão os primeiros a serem lançados neste estaleiro”, afirma.

CHINELO ECOLÓGICO



Uma das novidade quentíssima da grife Green Valley, casa noturna de Camboriu, aqui em Santa Catarina, considerada um dos cinco melhores clubs do mundo segundo o IDMA, International Dance Music Awards 2010, é um chinelo de folha de bananeira com alças de látex. Este chinelo é resultado de um trabalho bem longo, de vários anos, junto a comunidade de bananicultoras da cidade de Corupá, interior de Santa Catarina.Ele é feito com fibra de bananeira, colhida, secada e trançada por elas. Já a tira deste chinelo ecológico é feita em látex biodegradável produzido no Amazonas e no Acre por famílias ribeirinhas com tecnologia desenvolvida pela UNB - Universidade de Brasília. O desenho e a gestão do projeto são responsabilidade de Celaine Refosco, do Orbitato, um Centro de Estudos, em Arquitetura, Moda e Design super conceituado de Santa Catarina.

FILMES DE TURISMO



A etapa itinerante do festival TourFilm Brazil 2010 – Festival Internacional de Filmes de Turismo, que elegeu os melhores filmes mundiais sobre turismo será realizada em Joaçaba, em nossa Rota da Amizade. Ao todo serão exibidos gratuitamente ao público local, à comunidade acadêmica e ao trade turístico mais de 50 filmes realizados em países das Américas, da Europa e da Ásia, sobre os mais variados temas do turismo nacional e internacional. As sessões acontecem nesta segunda e terça-feira no Auditório Afonso Bresth da Universidade do Oeste de Santa Catarina, também pela manhã, tarde e noite.

PLANO CATARINA

O presidente da Santur, Cemélio Pereira, e o diretor de marketing, Flávio Agostini, apresentaram em Florianópolis, o Plano Catarina 2020 – Plano de Marketing Turístico do Estado de Santa Catarina. Elaborado a partir de três pressupostos básicos – Turismo, Qualidade, Diversidade, o Plano visa tornar os produtos turísticos de Santa Catarina, e das suas 10 regiões, bem posicionados no mercado na escala de potencialidade, gerando desenvolvimento e empregos, aumentando o valor das receitas e distribuindo renda para população dos locais.



ABAV 2010

O Plano deve ser lançado oficialmente pelo governador Leonel Pavan, no evento da Abav 2010, em outubro no Rio de Janeiro. O Plano é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina e Santur, e está sendo executado pela Chias Marketing. Para o presidente da Santur, o Plano que teve 10 meses de trabalho com pesquisas em todas as regiões é um guia, que concretiza os desejos e aspirações de todo o setor envolvido com o turismo.

ARTE EM DEBATE

A exposição Franklin Cascaes: desenhos e esculturas convida os admiradores de sua arte a mergulhar em seus temas. No próximo dia 17 acontece o Colóquio Cascaes, que terá a participação do pesquisador e professor do Programa de Pós-Graduação em Literatura da UFSC, Raul Antelo, e da professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Centro de Artes da Udesc, Rosangela Cherem. A mediação será realizada pelo curador da exposição Franklin Cascaes: desenhos e esculturas, Fernando Lindote. Tudo acontece a partir das 18h30, no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina.


O evento ainda terá o lançamento do catálogo oficial da exposição que será distribuído gratuitamente. O catálogo da exposição tem o registro fotográfico de todas as obras expostas assim como do texto especialmente escrito por Raul Antelo para a publicação. Compõem o catálogo ainda os textos de Fernando Lindote, Hermes Graepel (Museu Universitário Professor Oswaldo Rodrigues Cabral) e Fernando Boppré (Associação dos Amigos do Museu Universitário).