sábado, 11 de setembro de 2010

LEGADO TRÁGICO

LEGADO TRÁGICO


O IBGE divulgou o que a minoria já sabe e o que a maioria desconhece pelo imenso circo do governo petralha, ou na real, simplesmente não quer ver e entender. A pesquisa traça um retrato lastimável do Brasil de uma década quase de governo Lula. Os dados de saneamento melhoram a passos de tartaruga. Para se ter uma pequena idéia, o acesso à rede de esgoto saiu de 46,4% em 1992 para apenas 60% em 2009, excluindo a área rural do Norte. Levamos absurdas duas décadas para isso. Esse número é fundamental na consideração da ONU para o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que coloca o Brasil lá atrás. A falta de saneamento é problema grave. Isso aumenta os gastos com saúde, a deterioração do meio ambiente, a qualidade de vida das pessoas.

MELHORAS



Agora, há outras melhoras. Em 1992, apenas 19% das casas tinham telefone. Atualmente, cerca de 85% dos domicílios possuem um aparelho. Isso é total e absoluta consequência das privatizações do setor de telecomunicações promovidas pelos governos de Fernando Henrique Cardoso. O crescimento é de 387% nesse período. É mais ou menos assim: a economia privada, como ocorreu com a telefonia, tem conseguido colocar os equipamentos nas mãos dos brasileiros, mas o setor público não consegue fazer os serviços andarem com rapidez. Segundo a Pnad, divulgada pelo IBGE, a falta de saneamento básico (água e esgoto) só faz crescer, o analfabetismo atinge 14,1 milhões de pessoas.

RODADA DE NEGÓCIOS



As mudanças no setor da economia nacional estão motivando não só o consumo material, mas também movimentando muito a indústria turística. E para não perder as grandes oportunidades que estão surgindo, cuja tendência e aumentar ainda mais, a Rota da Amizade estará participando de uma Rodada de Negócios no próximo dia 16 de setembro na Capital paulista, onde será aberto espaço para negociações com as principais Operadoras de Turismo do país. Segundo Wilson Luiz de Macedo, presidente da Rota da Amizade Conventions & Visitors Bureau, "estaremos negociando preferencialmente com as operadoras que trabalham com vistas para a nossa região. O principal motivo para ir atrás deste público é o crescimento das oportunidades a exemplo dos parcelamentos e financiamentos, atendendo todas as camadas sociais. Do jovem a melhor idade". A Caixa Econômica Federal abriu esse leque de opções, possibilitando o parcelamento de uma viagem em até 36 vezes. Serviços de cruzeiros também já trabalham com este sistema. Portanto, não há exemplo melhor para que os hotéis da Rota da Amizade se baseiem e abram estas oportunidades a quem quer viajar e passar algum tempo em nossa região".



POTENCIAL

"O turismo de Santa Catarina tem um potencial fantástico para evoluir em mercados altamente competitivos, seja pela qualidade de seus produtos e serviços, seja pelo atrativo natural do Estado, torna-se então necessário fomentar novos formatos de pensamentos e ações para maior penetração nestes mercados", explica Gisele Lima, da Promo Inteligência Turística, sobre o Estado catarinense ter sido escolhido para este treinamento. "Para finalizar o processo, os participantes que concluírem o treinamento, poderão participar de uma rodada de negócios em São Paulo, dia 16 de setembro", comenta Gisele. As inscrições para a rodada de negócios em São Paulo podem ser feitas pelo site: http://www.querovendermaisemelhor.com.br/.

FINANCIAMENTO

Já nosso governador Leonel Pavan, consciente da nossa imensa indústria turística, assinou um financiamento de R$ 77 milhões para obras de infraestrutura. Entre elas para o programa de acessos pavimentados para todos os municípios de Santa Catarina, como: Anitápolis, Macieira e Chapadão do Lajeado. Além das obras de finalização da reforma da Ponte Hercílio Luz. Participaram da assinatura o secretário de Planejamento Vinícius Lumertz o secretário da Fazenda Cleverson Siewert e o presidente do BNDS Luciano Coutinho.

FLORADA DA CEREJEIRA


Clique na imagem para amplia-la

Espetacular a 13ª Sakura Matsuri em Frei Rogério, na nossa Rota da Amizade. Antecipando a primavera, a festa da Florada das Cerejeiras é uma festa típica que aconteceu nos dias 4 e 5 de setembro onde a cultura japonesa desabrocha através das artes, danças e da deliciosa gastronomia. Presentes na abertura do evento a Prefeita do Município, Ivonete Felisbino, o Embaixador do Japão Shigehiro Takeuchi, em Porto Alegre, do Presidente da Associação Japonesa do município, além de outras autoridades. Segundo Rodrigo Novacoski, responsável pelo turismo de Frei Rogério, a festa superou as expectativas, inclusive com a chegada de dois ônibus de Maringá/PR e um de Florianópolis, além de turistas de toda a região do Vale do Contestado, garantindo com absoluta certeza a próxima edição de 2011. Rodrigo citou ainda que, mesmo não fazendo parte da programação, o Monumento Sino da Paz e o Museu da Paz foram bastante visitados. Praticamente todo o público que esteve presente na 13ª Sakura Matsuri se sentiu motivado a conhecer estes dois símbolos que caracterizam a colônia japonesa em Frei Rogério.

TREM É TURISMO

Outra boa novidade é que está sendo implantado o Projeto Nacional “Trem é Turismo”, numa parceria entre a Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais (ABOTTC) e o SEBRAE. Este projeto beneficiará 24 Operadoras de Trens Turísticos e Culturais espalhados por 11 Estados como Rio Grande do Norte, Pernanbuco, Baia, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e pelo menos 700 empreendimentos que gravitam em torno desses atrativos. Em Santa Catarina, três Trens Turísticos Culturais participam do Projeto: Trem da Serra do Mar (Rio Negrinho), Trem Rubi (Tubarão) e o Trem das Termas, em Piratuba, que é um dos atrativos da Rota da Amizade. O Trem das Termas realiza o passeio de Maria Fumaça pela histórica ferrovia São Paulo - Rio Grande, em um trecho conhecido como Ferrovia do Contestado, às margens do Rio do Peixe, passando pela ponte ferroviária sobre o Rio Uruguai e indo até Machadinho (RS).



As ações a serem desenvolvidas no projeto visam melhorar a promoção desses atrativos turísticos nacionalmente e dessa forma valorizar todo esse patrimônio físico, histórico e cultural que está por trás desses Trens Turísticos e Culturais. As atividades incluem oficinas de direcionamento estratégico, análise de competitividade das operações, diagnóstico dos micro e pequenos empreendimentos, oficinas de capacitação, consultorias, elaboração de planos de mercado, orientação para centrais de negócios e estímulos para a formalização de empresas. Todas elas serão implantadas nos próximos 18 meses. A primeira atividade a se realizar no Trem das Termas será uma visita técnica no dia 25 de setembro. As medidas adicionais que serão definidas em cada local complementarão a articulação desde Projeto.

VINHOS FINOS

Clique na imagem para ampliá-la

O Rio do Rastro Eco Resort, em Bom Jardim da Serra, do meu amigão Ivan Cascaes, foi o palco da entrega das medalhas aos produtores de vinhos finos e destilados premiados no 7º Concurso Nacional de Vinhos Finos e Destilados/Concurso Mundial de Bruxelas, edição Brasil 2010. A premiação aconteceu neste último final de semana. O evento revelou os vinhos nacionais escolhidos por um corpo de 18 especialistas brasileiros e estrangeiros. As avaliações foram realizadas no Rio do Rastro Eco Resort. No total, 186 amostras de vinhos produzidos nas regiões do Vale do São Francisco, Campanha Gaúcha, Vale dos Vinhedos, Flores da Cunha, São Joaquim, Caçador e Campos Novos. Também foram avaliadas 35 amostras de destilados nacionais. Um recorde de amostras na história do concurso.

VISIBILIDADE NACIONAL

O evento teve o patrocínio do Ibravin, Apex Brasil, Acavitis, Sebrae SC, Santur e da prefeitura de São Joaquim. O objetivo da competição foi dar visibilidade nacional e internacional aos vinhos e destilados de qualidade produzidos no Brasil. E também promover o setor enoturístico da região onde é realizado o evento. Este ano, os holofotes estão voltados para as regiões de altitude de Santa Catarina. O Concurso Nacional de Vinhos e Destilados, contou com o apoio do Concours Mondial de Bruxelles, e vem sendo realizado desde 2004, em diferentes cidades. A primeira edição, ocorrida em São Paulo, reuniu 12 produtores e um número muito menor de amostras. A cada edição, aumenta o numero de participantes e vinhos. Santa Catarina foi escolhida para sediar o concurso pela posição destacada que os vinhos finos de altitude e vinícolas da região estão conquistando no mercado nacional. São Joaquim é o epicentro das regiões produtoras de vinhos de altitude. As outras duas regiões são Caçador e Campos Novos. As três encontram-se dentro da área de atuação da Associação Catarinense dos Produtores de Vinhos Finos de Altitude – Acavitis, uma das organizações patrocinadoras do evento este ano.



INTERNACIONAL

A escolha dos jurados internacionais foi feita pela Vino Press Internacional, empresa sediada na Bélgica. Jurados brasileiros e estrangeiros analisaram as amostras e concederam a premiação aos vinhos destacados. Apenas 30% das amostras levaram os prêmios de Grande Medalha de Ouro, Medalha de Ouro, Medalha de Prata e Medalha de Bronze. Os jurados foram recepcionados em Florianópolis participando de almoço em Sambaqui seguindo para a Serra do Rio do Rastro em seguida. A noite jantaram em São Joaquim com o Prefeito da cidade, empresários e imprensa da Serra Catarinense. No evento participantes de diversos países como Polônia, Bélgica, Suíça, Holanda e claro, brasileiros.

ESTALEIRO

Vejam só o que é amadorismo. O secretário de Estado do Planejamento e Articulação Internacional, Vinícius Lummertz, representando nosso governador, e o prefeito de Biguaçu, José Castelo Deschamps, entregaram, somente na última quinta-feira, na sede da EBX, no Rio de Janeiro, um documento com declarações de entidades e instituições favoráveis à instalação do estaleiro OSX em Biguaçu. O dossiê foi recebido pelo diretor-presidente da OSX, Luiz Eduardo Guimarães Carneiro, e pelo diretor de sustentabilidade da empresa, Paulo Monteiro. O termo prevê ações e investimentos na estrutura urbana e nos serviços essenciais, para o município fazer frente à expectativa de crescimento populacional decorrente da presença de outras dezenas de empresas que se instalarão no Estado com o advento do estaleiro. Eeeeta povinho ruim de negócio em ô !!! A isso se da o nome de politicagem, além de incompetência.

DE VOLTA



DE VOLTA


Clique na imagem para ampliá-la

O bom filho a casa torna. Pois então! De volta ao Serrano Resort Convenções & Spa a fera nutricionista Sirlei Vivan, que assume seu antigo posto como gerente da área de Alimentos e Bebidas. Sirlei trabalha há 24 anos neste ramo e no Serrano passa a integrar o setor de grande expressão do Hotel. Sirlei trabalhou para o empreendimento durante três anos e, após ter ficado afastada por mais um ano, adquirindo novos conhecimentos, a profissional volta ao Serrano trazendo ainda mais criatividade e experiência. Para quem não sabe, minha casa em Gramado mantém uma ocupação média de 80%, o Serrano recebe mais de 60 eventos por ano. Somente em julho deste ano, serviu 36 mil refeições.

OSCAR 2011



O Ministério da Cultura está fazendo uma votação para escolhermos o filme brasileiro que deve competir o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2011, e o filme Nosso Lar está concorrendo. Indo pro Oscar, o filme torna-se mundialmente conhecido. A Votação começa hoje (08/09) e termina dia 20/09. O resultado sai dia 23/09.Para votar é só entrar no site do Ministério da Cultura: http://www.cultura.gov.br/site/2010/09/08/enquete-oscar/. Assista o trailer: http://www.youtube.com/watch?v=nq46USt_uDg&feature=related.

SUPERCAP


Clique na imagem para ampliá-la

A tradicional festa “Troféu Super Cap de Ouro”, nos salões do Circulo Militar de São Paulo, considerada pela crítica especializada o “Oscar Brasileiro”, premiou e homenageou os profissionais dos setores jornalístico, artístico, empresarial e político que se destacaram em 2009. Entre os homenageados está o engenheiro civil José Antonio Diez Del Villar, gerente geral da Construtora HM Brasil, renomada empresa espanhola que chegou ao Brasil em meados de 2009 e consolidou sua marca com a construção da empresa CAF, fabricante de trens , localizada na cidade de Hortolândia, interior de São Paulo. A HM é responsável por grandes obras públicas e privadas na Espanha e desembarcou no Brasil com a mesma preocupação ambiental que possui na Europa. Em terras tupiniquins, também, prioriza o uso racional dos recursos de energia, visando a redução do impacto ambiental das construções, confirmando a certificação de ISO 14001 que já possui.

PROJETO SOCIAL

A Confederação Brasileira de Tênis desenvolve um projeto social que beneficia oito mil jovens de 12 a 14 anos, alunos de escolas públicas de todo o Brasil. Estes jovens desenvolvem a prática do esporte junto com noções de cidadania e disciplina. E um dado referente a este projeto que já acontece há dois anos tem impressionado seus organizadores: nada menos que 5 mil destes jovens são de Santa Catarina. Para Jorge Lacerda, catarinense presidente da CBT, o estado tem tudo para se tornar o maior centro brasileiro de treinamento e competições do esporte.