quarta-feira, 15 de setembro de 2010



JUSTIÇA

JUSTIÇA


Sabem daquela história do sujeito que chega em casa e pega a mulher no sofá da sala transando com outro e resolve se desfazer do sofá? Pois então; o prédio do Supremo Tribunal Federal será completamente blindado. De acordo com a revista IstoÉ que circula esta semana, "os ministros estão com medo de serem alvo de atentados e mandarão trocar as 240 janelas (vidros com seis milímetros de espessura) por vidraças blindadas". O novo presidente do STF, ministro Cezar Peluso, mandou pôr fechadura na porta de seu gabinete. Fique sabendo que porta do gabinete da presidência, por tradição e por princípio republicano, jamais foi trancada anteriormente.

ENQUANTO ISSO



De acordo com levantamento estatístico do Conselho Nacional de Justiça sobre o Poder Judiciário, pasmem, apenas 29% dos processos que chegaram na Justiça em 2009 foram decididos, De cada 100 processos em tramitação, apenas 24 foram finalizados até o final do ano, diz o "Justiça em Números", relatório de 185 páginas apresentando pelo presidente do conselho, ministro Cezar Peluso. A pior situação encontra-se na primeira instância dos juizados especiais, que apresentou uma taxa de congestionamento de 90%. Ou seja, a cada 100 processos que chegavam, só 10 eram definitivamente resolvidos. O relatório também mostra que o Poder Judiciário gastou R$ 37,3 bilhões em 2009, cerca de 10% a mais do que aquilo que foi gasto em 2008. Deste valor, em torno de 90% são relativos a despesas com pessoal. O relatório também revela que existiam no judiciário brasileiro 86,6 milhões de processos em tramitação no ano passado. Deste total, 25,5 milhões são casos novos. O número é 23,5% maior do que o registrado em 2008, quando haviam 70,1 milhões de ações em tramitação no País.

PENSANDO BEM



Se o próprio prédio da justiça se blinda, por conta de tantos mandos e desmandos e inclusive aumentos astronômicos dos salários dos seus ocupantes togados, imaginem o que nos resta! Este nosso País realmente não é serio. O pior de tudo é que, a considerar essas "pesquisas" de opinião, teremos uma ex-guerrilheira, ex-sequestradora e ex-sabe-se lá o que mais como presidente. Em outras palavras, irá se validar, autenticar toda a corrupção, os mensalões, as maracutaias, os dossiês, a roubalheira generalizada, enfim... a vaca foi literalmente para o brejo.


MANIPULAÇÃO DE RESULTADOS

Para quem acredita nessas pesquisas de opinião é bom tirar o cavalo da chuva. O senador Papaléo Paes denunciou em alto e bom som que um encarregado do Ibope teria oferecido a manipulação do resultado das pesquisas ao coordenador de campanha de um dos candidatos ao governo do Amapá. A fraude custaria R$ 1 milhão e abrangeria todas as pesquisas até o segundo turno. A oferta foi gravada. O senador Papaléo Paes ligou para o Dr. Montenegro, que é o dono do Ibope. O Dr. Montenegro disse que era uma empresa terceirizada que eles contratavam em Belém para fazer a pesquisa no Amapá. Essas pesquisas agora começam a me deixar, digamos assim, completamente incrédulo. Ora, se isso acontece no Amapá, o que não estará acontecendo, por exemplo, em Roraima? - questionou.

TERCEIRIZADO



Eu já não acredito nessas pesquisas ha muito tempo. O que me preocupa mesmo são as urnas eletrônicas, já que "nunca antes neste país" houve tanta, mas tanta maracutaias/esquemas/mensalões/roubalheiras...e, do jeito que anda a coisa, o que vai ser terceirizado pelo jeito é o voto.

FÓRUM DO DESENVOLVIMENTO



O secretário de Estado do Planejamento, Vinícius Lummertz, recebeu a presidente do Conselho do empreendimento Villa Francione, Daniela Borges de Freitas, e as secretárias do Desenvolvimento Regional de São Joaquim e do Turismo daquele município, Solange Pagani e Maria Gorete Lueneberg, para tratar da realização do 1º Fórum do Desenvolvimento Sustentável da Serra Catarinense. A intenção é realizar o evento nos dias 5 e 6 de novembro, em São Joaquim, numa promoção do Conventions & Visitors Bureau da Serra Catarinense, cujo presidente é o expert Ivan Cascaes do Eco Resort Rio do Rastro, e apoio do Governo do Estado, por meio da SDR São Joaquim, e secretarias de Estado do Planejamento e do Turismo.

PÚBLICO ALVO

O que se espera-se é atingir as lideranças econômicas, sociais e políticas da região, e possíveis investidores interessados nos segmentos turísticos, industrial e agropecuário da região de São Joaquim. O evento contaria com palestras sobre as potencialidades turísticas, meios de hospedagem, a gastronomia como "business", além de outros temas.

ACORDA SÃO JOAQUIM

O cavalo esta passando encilhado e a cidade e suas potencialidades turísticas estão ficando para trás. Não é à toa que o objetivo, assim como o "Programa Acorde São Joaquim," lançado pela Secretaria do Planejamento em 2009, é atrair investidores do Estado e do País, por meio de estímulos à implantação de novos negócios. Para a presidente do Conselho da Villa Francione, Daniela Borges de Freitas, filha do gigante e visionário Dilor Freitas, a partir desse evento, a Serra Catarinense estaria se adiantando em relação ao próximo Governo. "Já estaremos dando o pontapé inicial de parceria entre iniciativa privada e o Governo de Santa Catarina, seja através de projetos ou programas integrados".

BELEZAS NATURAIS

Lummertz sugeriu que o evento seja um fórum dinâmico, que proporcione aos participantes conhecer as belezas naturais da região, que tem como principal característica o "frio o ano inteiro". Para Lummertz, também é preciso pensar a quebra da sazonalidade, que será chave nesse processo. "Por enquanto, o 1º Fórum do Desenvolvimento Sustentável da Serra Catarinense é apenas uma idéia, mas juntos, por meio de parcerias, acredito que será possível concretizá-la", enfatizou o secretário do Planejamento.



BELEZAS NATURAIS II

Na região serrana Deus fez tudo, a natureza é exuberante e pródiga. E o homem, quando fará alguma coisa por lá? Lembrem-se que tem um candidato ao governo que não é chegado ao turismo, e é serrano. Também existe uma candidata que disse que irá cortar verbas para o turismo, afirmando que poderá fazer muito mais com menos da metade do que já foi aplicado. E o grande trabalho desenvolvido pelo trade turístico, que tira leite de pedras e dá murro em ponta de facas, capitaneado pelo Valdir Walendowsky, que não é político, mas profissional super competente, irá totalmente por água abaixo. Essa cambada está se esquecendo que 12% do PIB catarinense vem especialmente do turismo. Já pensou quando abandonarmos o amadorismo e partirmos para o profissionalismo?

SERRA CATARINENSE

Falando nisso, que tal uma viagem pela Serra e Sul catarinense como alternativa de aprendizagem fora da sala de aula? Com esse objetivo, cerca de 80 alunos do Ensino Médio Inovador do Instituto Estadual de Educação estão conhecendo a história e a geografia de algumas cidades daquela região. As três turmas partem da Capital iniciaram a viagem por Urussanga, município que preserva belas paisagens rurais com edificações e processos produtivos da época de colonização dos italianos. Um passeio por uma vinícola da cidade irá ajudar os alunos a entenderem o processo de produção do vinho e o valor econômico e cultural da bebida, conhecida pela excelente qualidade. Os professores também pretendem repassar aos alunos informações sobre a cultura, o relevo e a culinária. De Urussanga, os estudantes sobem a Serra do Rio do Rastro para conhecer a produção de energia eólica. O passeio termina no município de Urubici, onde haverá uma palestra com o responsável pelo Parque Nacional de São Joaquim, e um café colonial com comidas típicas da região.

SALA DE AULA

Antes da viagem, os professores trabalharam os temas em sala de aula. A professora de Geografia, por exemplo, ensinou os tipos de relevo e a produção de energia eólica por meio de maquetes e textos. A de História abordou o histórico da imigração, cultura e costumes locais. O grande objetivo da atividade é unir o pensamento científico com o técnico e o da teoria com a prática, como estabelece o currículo pedagógico do Ensino Médio Inovador. Para o diretor de Ensino do IEE, Vendelin Borgueson, vivenciar essas experiências servem tanto para aprofundar o processo de aprendizagem quanto para integrar os alunos: “Os estudantes aprendem, se divertem, praticam e, certamente, jamais esquecem”, conclui o diretor.

FEIRA DAS AMÉRICAS

Este ano, a ABAV, em parceria com a Reed Exhibitions Alcantara Machado realizam entre os dias 20 e 22 de outubro, no Rio Centro - Rio de Janeiro, mas uma edição do Congresso das Américas, e a Rota da Amizade Conventions & Visitors Bureau, com objetivo de ampliar cada vez mais a promoção turística da Rota da Amizade, bem como de seus associados, estará presente mostrando as belezas da região, a exemplo do que fez no Salão do Turismo em São Paulo. Vale informar que entre os inscritos na feira deste ano, 43% profissionais atuam em área de vendas. Metade do público ocupa cargos com poder de decisão – 30% diretores e 19% gerentes. Entre os segmentos de maior interesse do visitante, nas quatro primeiras colocações foram apontadas operadoras de turismo (81%), hotelaria (74%), agências de viagens (67%) e transporte aéreo (64%).


Clique na imagem para ampliá-la

A equipe do Conventions irá mostrar as belezas da região, assim como o potencial que possui para receber turistas em todos os meses do ano, pois a rede hoteleira pode muito bem atender públicos exigentes com opções que vão das águas termais de Piratuba, às belezas das macieiras de Fraiburgo, da cultura Germânica de Treze Tílias, o Tirol Brasileiro, às uvas de Videira e Tangará. Da cultura japonesa de Frei Rogério e a belíssima florada da cerejeiras ao grandioso carnaval de Joaçaba. As opções de lazer do Vale do Contestado são fenomenais, onde o turismo não é só lazer, mais um grande aprendizado justamente pela mescla de culturas.

ABAV

A Feira das Américas - ABAV é o evento no Brasil que reúne toda a cadeia produtiva do Turismo, num único local. Durante os três dias do evento os visitantes poderão buscar informações sobre o que está acontecendo no mercado, as novidades dos expositores, realizar networking com profissionais de diversos segmentos e preparar-se para o crescimento do setor. A Associação Brasileira de Agências de Viagens - ABAV ha 50 anos vem promovendo esse encontro contribuindo com o desenvolvimento do turismo brasileiro, tornando-se a associação mais representativa do setor. Seguindo a tendência mundial do crescimento do turismo, onde somente em Santa Catarina representa 12% do PIB, a Rota da Amizade não poderia estar fora e marca sua presença em busca de novos parceiros para operacionalizar e potencializar ainda mais o crescimento da região dando ainda mais ênfase a sua missão de promover o turismo contribuindo para o desenvolvimento sustentável de toda a região.

DOCUMENTO PENSADO



Quem entende de Santa Catarina e conhece as suas potencialidades turísticas se preocupa muito com os rumos do nosso Estado, a partir das próximas eleições e tenta ajudar de todas as maneiras. Exemplo disso é o lançamento da 2ª edição do Documento Pensando SC - Contribuições do setor tecnológico para o desenvolvimento sustentável, que será entregue a partir do dia 20 de setembro aos candidatos que participam do pleito eleitoral deste ano. A publicação deste ano foca as sugestões em 18 projetos com ações dirigidas em áreas específicas como: transporte rodoviário, ferroviário, aéreo e marítimo; saneamento; energia; meio ambiente; planejamento urbano e rural; construção civil e habitação. Entre outros áreas estão a de prevenção de catástrofes naturais; reciclagem de equipamentos descartáveis; profissionalização da gestão pública e inovação tecnológica.

HURRY


Clique na imagem para ampliá-la

O triciclo elétrico Hurry será o meio de transporte da equipe organizadora do Itajaí TradeSummit, realizado entre os dias 15 e 17 de setembro no Parque da Marejada. O objetivo é facilitar a locomoção durante o evento e tornar mais ágil a circulação na feira. Além da utilização do equipamento, o Hurry também estará exposto em um ponto de atendimento. O Itajaí TradeSummit, que chega esse ano na sua terceira edição, é uma oportunidade de conhecer novas tecnologias, produtos e serviços. O ambiente impulsiona negócios e parcerias e serve de plataforma para lançamentos, fortalecimento de marca, joint ventures e networking. Esse "brinquedinho" é 10. Pra quem não sabe, é ágil e silencioso, econômico (menos de um centavo por quilômetro) por ser elétrico, não polui o meio ambiente, fácil de dirigir e estacionar, sistema de partida com chave, evitando furtos , baixo consumo de energia é uma tremenda opção de lazer e entretenimento.

NO RECANTO

O melhor presente pra quem só pensa em diversão. Esta é a chamada do Recanto das Águas Resort e Spa para o feriado do Dia das Crianças. O pacote de quatro diárias em um dos mais conceituados resorts do país inclui uma série de atividades para os "pequenos" e também para jovens e adultos. A equipe de recreacionistas elaborou uma programação especial para o período incluindo brincadeiras, oficinas educativas e motivacionais, gincanas, atividades esportivas, gastronômicas e temáticas. Outro destaque é a nova pista de aventura para o público “mirim”. A atração, que já é grande sucesso, conta com uma mistura de obstáculos militares com mini arvorismo.


Clique na imagem para ampliá-la

Enquanto isso, os adultos aproveitam as piscinas, praticam aulas de hidroginástica, caminhadas e natação diariamente; jogos de sinuca, bingo e carteado; desfrutam do belíssimo visual à beira da Praia dos Amores; praticam esportes de aventura como é o caso do espaço de tiro ao alvo ou da parede de escalada; aproveitam os sabores da culinária internacional do restaurante ou realizam alguma das inúmeras terapias de beleza ou relaxamento no renomado Spa do Recanto das Águas. As reservas para o feriado já podem ser garantidas pelo tel.: (47) 3261-0300. O Recanto das Águas fica na Estrada da Rainha, 800 – Praia dos Amores (Balneário Camboriú, SC).

ESQUADRILHA DA FUMAÇA



Depois do trágico acidente em Lages - SC, volta ao nosso Estado a fantástica Esquadrilha da Fumaça. a apresentação acontece aqui na Ilha da Magia no próximo dia 09 de outubro. Vale lembrar que a segurança, eficiência e disponibilidade das aeronaves na “Esquadrilha da Fumaça” é garantida pela alta capacitação técnica dos militares formados pela Escola de Especialistas de Aeronáutica
, sediada em Guaratinguetá, São Paulo.
O corpo de graduados é submetido a uma rigorosa seleção que visa a distinguir os técnicos de elevado padrão profissional, tornando-os representantes de todas as tradições dos especialistas da Aeronáutica. Tamanha é a confiança na qualidade técnica destes profissionais que lhes foi atribuído o codinome de“Anjos da Guarda” pelos pilotos fumaceiros.

FENAOSTRA



Vem aí mais uma festão. O lançamento da XII FENAOSTRA aconteceu ontem, quarta-feira no Lira Tênis Clube.Na ocasião foram escolhidos a nova corte da festa.

MOMENTO TEMPERADO


Clique na imagem para ampliá-la

Neste sábado Fernando Mansur, entrevista em seu Momento Temperado gravado no restaurante Delícias Portuguesas, em Floripa, entrevista com
o chef autodidata Altamiro Nunes, que comenta sua culinária de pratos clássicos franceses. Já Iara Dreger, consultora ambiental fala das energias renováveis dos resíduos urbanos. Para encerrar o renomado chef francês Laurent Suaudeau que fala sobre a formação de novos profissionais para a área gastronômica. O programa vai ao ar neste sábado, às 21:30hs pela TVCOM, canal 36 - NET, Viamax.

PRÊMIO MAXIMÍDIA

Reconhecer e consagrar as melhores idéias e estratégias dos trabalhos de mídia em todo o País. Este é o principal objetivo do prêmio MaxiMídia/Grupo RBS. A premiação acontece no dia 6 de outubro, em almoço para convidados, dentro do MaxiMídia. Podem concorrer profissionais de planejamento e compra de mídia que atuam em agências, anunciantes e veículos de todo o Brasil.

INSCRIÇÕES

As inscrições de trabalhos devem ser feitas até o dia 15 de setembro, conforme regulamento no site www.maximidia.com.br. O prêmio chega à 11ª edição consolidado como um dos mais importantes da publicidade e comunicação do País. A premiação abrange nove categorias: Televisão, Cinema, Revista, Jornal, Outdoor/Mídia Exterior ou Indoor, Rádio, Internet, Mídia Mix e Mídias Digitais. O maior evento da indústria da comunicação brasileira acontece entre 5 e 7 de outubro, no WTC Hotel Convention Center, em São Paulo. O MaxiMídia é realizado pelo Grupo M&M e conta com o patrocínio da Band Sports, Turner Media e TV Minuto, além do apoio do Grupo de Mídia de São Paulo.