domingo, 26 de setembro de 2010

AUTORITARISMO

AUTORITARISMO


Juristas afirmaram que o governo Lula demonstra estar no caminho do autoritarismo ao criticar veículos de mídia e desrespeitar as instituições, durante ato pela democracia e a liberdade de imprensa realizado no Largo de São Francisco, no centro de São Paulo. O momento mais importante do ato foi a leitura de um manifesto no parlatório do largo, um tradicional local de manifestações pela democracia. O absurdo e nefasto governo dos petralhas causa espanto em até em quem já foi do partido, tanto que o texto foi lido pelo advogado Hélio Bicudo, que foi um dos fundadores do PT e deixou o partido em 2005.

MANIFESTO



De acordo com o manifesto, "é intolerável assistir ao uso de órgãos do Estado como extensão de um partido político, máquina de violação de sigilos e de agressão a direitos individuais" e "é inaceitável que a militância partidária tenha convertido os órgãos da administração direta, empresas estatais e fundos de pensão em centros de produção de dossiês contra adversários políticos". Antes de fazer a leitura do texto, Bicudo afirmou que o presidente Lula "tenta desmoralizar a imprensa e todos aqueles que se opõem ao seu poder pessoal" e que "estamos à beira do perigo de um governo autoritário, que vai passar por cima, como já está passando, da Constituição e das leis". Participaram do ato, entre outras personalidades, os ex-ministros da Justiça José Gregori, Miguel Reale Júnior, José Carlos Dias e Paulo Brossard, o presidente nacional do PPS, Roberto Freire, e o rabino Henry Sobel

ELEIÇÃO

Estás em dúvida na camiseta para usar no dia da eleição? Aqui vai uma dica.


PENSANDO BEM

"A diferença do Brasil para o velho oeste americano é que lá, quem usava estrelinha no peito eram os mocinhos e aqui são os BANDIDOS".

GREVE

Atenção, pague tuas contas antecipado, pois de uma maneira ou outra que se ferra é a gente. Vem mais uma greve por aí. Os bancários de todo o País ameaçam entrar em greve, por tempo indeterminado, a partir desta quarta-feira, caso os amigos "de olhos azuis" do Pinóquio retirante (Federação Nacional dos Bancos) não atender a reivindicação da categoria, que quer reajuste salarial de 11%. Os representantes dos banqueiros consideraram o pedido "exageradamente alto".

MÃO DE VACA

Solidariedade? Nem pensar ! Quero meu dinheiro. Em pleno voo a Nova York a aeromoça pede: "Se houver algum médico a bordo, por favor queira identificar-se a um dos comissários, a fim de prestar atendimento a um passageiro que está passando mal". Diante do chamado o profissional da Medicina apresentou-se, atuou a contento, o passageiro se recuperou e a viagem retomou a normalidade. Logo ao desembarcar no aeroporto John F. Kennedy, o médico foi ao balcão da Tam cobrar o que entendia ser o "devido valor". Foi informado, na hora, que não é costume ressarcir médicos pelos atendimentos feitos a bordo - e que, se fosse o caso, os honorários deveriam ser pagos pelo paciente. Em seguida, o médico recebeu cumprimentos e agradecimentos pela sua maneira de agir.

AÇÃO DE COBRANÇA

Inconformado, logo após retornar ao Brasil o médico ingressou com ação de cobrança, sustentando que o ocorrido atrapalhou suas férias, "transformando momentos de descanso em um pesadelo". O mão de vaca dançou pois o sábio juiz entendeu que se tratava de uma situação fora do normal, uma vez que o avião não estava em “terra firme” e que as aeromoças que solicitaram o atendimento ao passageiro que se sentia mal, não tinham outras alternativas, a não ser pedir ajuda a algum passageiro que tivesse conhecimentos médicos para impedir que um mal maior ocorresse ao viajante necessitado. O pedido de pagamento foi improcedente, sendo o médico condenado nas despesas processuais e honorários. O médico não gostou e recorreu. Dançou de novo. Vale lembrar que segundo a ética médica "é dever do médico atender pacientes em caso de urgência", o Código Penal, em seu artigo 135, trata do crime de omissão de socorro. O desembargador por sua vez ressaltou que "o cotidiano de um profissional da Medicina está intimamente ligado a urgências e emergências, não sendo razoável a alegação do autor". Sendo assim, foi mantida a decisão.



DONNA FASHION

Nos próximos dias 29 e 30, mais um clássico entre Avaí e Figueirense. Desta vez na passarela do Donna Fashion DC Beiramar. O desfile do Figueirense Futebol Clube, que abre a segunda noite do evento, na quarta-feira (29), levará para a passarela dois uniformes oficiais inspirados na década de 1930, duas camisetas de treino e duas camisetas femininas, além da coleção infantil. A musa do time, Natália Dias, e sete jogadores serão as atrações. Já na quinta-feira (30), o Avaí Futebol Clube levará para o Donna uma coleção de 30 peças, com destaque para a linha feminina desenvolvida pela estilista Day Pinho, em parceria com a Fanatic. As peças serão apresentadas pela musa Marcelle Lisboa. Os ex-jogadores Orivaldo e Jacaré estarão na passarela com quatro uniformes oficiais e um retrô, inspirado na década de 1970. O Donna Fashion DC Beiramar tem coordenação da área de eventos do Grupo RBS e produção de Kenia Costa. O evento é patrocinado pelo Beiramar Shopping e tem apoio de DVA Automóveis, Incorporadora e Construtora Rossi e Stella Artois.

EXCELÊNCIA NO ESPORTE

Nesta segunda-feira às 14h, a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, o Conselho Estadual de Esporte e a Fundação Catarinense de Esporte realizam coletiva de imprensa para lançamento do Prêmio Gustavo Kuerten de Excelência no Esporte – edição 2010. O evento contará com a presença do secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Valdir Walendowsky; do presidente do Conselho Estadual de Esporte, Hercílio Paraguassu; do presidente da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), Pedro Lopes; do Consultor de Relações com o Mercado da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Joceli de Souza; de Rafael Kuerten, representando Gustavo Kuerten; e de técnicos do Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (CIASC), responsáveis pelo desenvolvimento do sistema de votação on-line.

DESTAQUES ESPORTIVOS

O Troféu Gustavo Kuerten de Excelência no Esporte tem o objetivo de homenagear os destaques esportivos catarinenses do ano em seis modalidades: melhor atleta; atleta-revelação; melhor entidade esportiva; incluindo federação, clube, academia ou escola; melhor técnico esportivo; melhor equipe e melhor para-atleta, sendo esta inclusão de categoria uma das novidades desta terceira edição. A outra alteração realizada foi no nome do prêmio, do qual foi retirado o termo “olímpico”, para desta forma contemplar todas as modalidades esportivas. A premiação instituída pelo governador do Estado em 2008 é uma ação conjunta da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, do Conselho Estadual de Esporte e da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte).

FESTIVAL DE CINEMA

Terminou neste final de semana em Piratuba SC, Rota da Amizade, o 2º Festival Nacional de Cinema e Vídeo Rural de Piratuba, considerado um dos maiores de Santa Catarina, que é voltado para produções audiovisuais focadas no meio rural. Em sua segunda edição, o Festival apresentou mais de 120 filmes inscritos, com a participação de 21 estados. O público que lotou diariamente o Centro de Eventos da cidade pode conferir uma mostra competitiva de filmes e produções brasileiras que se referiam ao universo rural, à agricultura familiar, à cultura, aos costumes, aos hábitos e saberes do homem do campo, às questões ligadas a terra e a assuntos fundiários, sociais e ambientais.


Clique na Imagem para ampliá-la

O festival também abriu espaço para produções realizadas por agricultores familiares e suas associações formais e informais e para filmes experimentais comprometidos com a causa do meio rural. As produções foram inscritas em quatro categorias: “Filme de Ficção”, “Documentário”, “Reportagem de TV” e “Produção Amadora”. Também houve o “Concurso de Fotografia Rural”, cujo tema foi o cotidiano na vida do campo, com premiações nas categorias preto e branco e coloridas. Paralelamente ao evento também aconteceu a “II Feira de Produtos e Artesanato da Agricultura Familiar”.

VENCEDORES

Ficção - Aos Hespanhóis Comphinantes - Angello Cllemente Sganzerla - FlorianópolisSC
Documentário Mulheres da Terra - Márcia Paraíso - Florianópolis - SC
Reportagem de TV - As Parteiras - César Dassie e equipe - São Paulo - SP
Categoria amador Veneno do Colono - Júlio Gomes Filho - Concórdia - SC
Fotografia do Filme Aos Hespanhóis Comphinantes - Angello Cllemente Sganzerla - Florianópolis - SC
Trilha Sonora - Walachai Okna Produções - Porto Alegre - RS
Produção que mais contribuiu com a melhoria para a Vida no Campo - Ensolarado - Ricardo Targino Campos - Rio de JaneiroRJ
Causa Social - Espírito de Porco - Carla Italiano - Florianópolis - SC
Causa Ambiental - Agricultura Biodinâmica - José Mário Santos Guedes - Porto Alegre - RS
MELHOR FILME - MULHERES DA TERRA - Márcia Paraíso - Florianópolis - SC

EXPECTATIVAS

O festival superou todas as expectativas. Sucesso de público, de filmes, vídeos, fotos, festas e muito alto astral. Quem apostou na idéia, fruto de um bate papo de bar, da "loucura sã" do cineasta e visionário Pedro Jungmann, se deu muito bem. A cidade estava cheia, a Rota da Amizade recebendo gente de todos os cantos do país. Ao final do dia, o palco onde todos se encontravam, após a maratona de filmes, oficinas, mostras, espetáculos, e ensaios era o Thermas de Piratuba Park Hotel. A galera de Floripa levou os melhores prêmios. Confira mais fotos aqui.


CONSULADO PARAGUAIO

Pela quarta vez, o Consulado Paraguaio em Curitiba estará em Balneário Camboriú. De 27 de setembro à 1º de outubro, o vice-cônsul Atílio Javier Recalde, acompanhado de um oficial da entidade, tratarão de assuntos relativos à regularização da documentação dos paraguaios que se encontram morando na região, junto ao Governo daquele país. No ano passado, a regularização foi referente à Lei de Anistia a estrangeiros residentes no Brasil. Conforme Valter Ros, representante do Consulado Paraguaio da região de Blumenau, diferentemente do que no ano passado, quando o Consulado esteve em Balneário Camboriú e regularizou a situação de imigrantes junto ao Governo Brasileiro no Estado, na próxima semana eles buscarão averiguar e colocar em dia a documentação referente aos imigrantes do Paraguai. Para o secretário de Turismo, Ademar Schneider, a visita do Consulado é importante para a comunidade paraguaia que mora em Balneário Camboriú e região. Além disso, ele destacou o vínculo que há entre os países. “É uma troca de favores. Estaremos auxiliando, sabendo que eles também divulgam a nossa cidade, favorecendo o nosso destino indutor”, ressaltou.

CONSTITUCIONALISMO

A juíza Andréia Regis Vaz, da comarca de Itapema, participou como palestrante do I Congresso Internacional da AMB, realizado no Canadá. A magistrada catarinense foi convidada a proferir uma palestra, na Universidade de Ottawa, sobre o Constitucionalismo e o Federalismo brasileiros, em conjunto com o juiz do Trabalho paulista, Henrique Hinz. O magistrado falou sobre as constituições brasileiras antigas e a juíza Andréia Vaz sobre a atual, sobre a estrutura judiciária brasileira, a magistratura brasileira e sobre o federalismo no Brasil. A palestra foi feita aos alunos do primeiro ano do curso de Direito, no curso da chamada civil law, que é o sistema francês. Durante o evento, foram também abordados os dois sistemas jurídicos adotados no Canadá: a common law, na parte inglesa, e a civil law, na província de Quebec (região francesa). Além da juíza Andréia Regis Vaz, participaram também do evento os magistrados catarinenses Paulo Ricardo Bruschi, Sérgio Luiz Junkes, Jaime Ramos, Janice Goulart Garcia Ubialli e Fernando Dal Bo Martins.

ABETA SUMMIT


Santa Catarina foi o Estado anfitrião do jantar promovido pela Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA), no Summit 2010 - Encontro Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura. O evento reuniu os associados da entidade no Brasil, operadores de viagem segmentados, jornalistas especializados e representantes públicos e privados do turismo nacional e mundial. O estande catarinense, com material segmentado para turismo de aventura e ecoturismo, apresentou os diversos atrativos do Estado, evidenciando o turismo de observação de baleias, que tem sua temporada até o dia 15 de novembro. Cânions, esportes de aventura como rafting, surf, cicloturismo e outros, também estão sendo apresentados.



TOP TURISMO

O período de avaliação dos 40 cases inscritos na 3ª edição do Top Turismo ADVB/SC, prêmio que valoriza as iniciativas que tenham contribuído para o incremento do potencial turístico catarinense, vai até o dia 6 de outubro. Serão considerados vencedores os 10 cases que obtiverem a maior nota. O resultado da premiação será revelado no dia 7 de outubro e a festa de premiação acontece no dia 11 de novembro, no parque Beto Carrero, em Penha. Ocasião em que será divulgado o Top One, case de maior nota entre os premiados. Na mesma ocasião, o governo do Estado entrega o Troféu Beto Carrero de Excelência no Turismo para uma personalidade, um município e um empreendimento turístico catarinense, uma homenagem ao empresário João Batista Sérgio Murad, o Beto Carrero. A entrega das premiações voltadas ao incentivo do turismo catarinense é uma parceria entre a ADVB/SC e o Governo do Estado de Santa Catarina.

MEMÓRIAS

No mês em que o ex-governador do Estado de Santa Catarina, Jorge Lacerda, morto tragicamente em um acidente aéreo, no exercício de seu mandato, completaria 96 anos, sua família resgata a sua história através de fotos, discursos, obras e outras memórias e as coloca à disposição de todos no endereço www.jorgelacerda.com.br. O site, produzido pela 9MM propaganda, traz um resumo da vida e obra do ex-governador que conseguiu ser a um só tempo forte e atuante na política, sem deixar a intelectualidade de lado. O lançamento oficial do portal acontece no dia 14 de outubro, na Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), seis dias antes do aniversário de Jorge Lacerda - ele nasceu em 20 de outubro de 1914.