quarta-feira, 3 de novembro de 2010

BEM QUE EU GOSTARIA VER MEL NOS FEMININOS LÁBIOS ENTRONIZADOS

BEM QUE EU GOSTARIA VER MEL NOS FEMININOS LÁBIOS ENTRONIZADOS
"Não somos responsáveis apenas pelo que fazemos, mas também pelo que deixamos de fazer". Molière, dramaturgo francês (1622-1673)
Mas os sinais são outros: Primeira exclusiva de azul na GLOBO, como o primeiro chá com dona Lili
Numa boa. Bem que eu desejaria um governo politicamente honesto pelas mãos da primeira mulher mandante. Há milhões de pessoas na fila de uma esperança acalentada nas procelas do sonho ainda sonhado. Há combatentes doutras jornadas jogando todas as suas quimeras nesse porvir.

Quando digo politicamente honesto, falo da conjugação entre discurso e ação, da coerência entre a retórica dos palanques e o exercício real do poder.

Sei que isso é querer muito. A política é a arte do embuste, em qualquer parte do mundo. É a extrapolação ensaiada da ambiguidade matreira. É o exercício cínico dos truques inebriantes.

Como diriam no Vaticano, "habemus papam". A fumacinha saiu das urnas. E como não estamos sob impulsos de gladiadores, um governo bom é bom para todos.

Mas ainda não pude detectar essa luz na penumbra de um pecaminoso jogo de interesses insaciáveis. Por mais que a simpatia pelos sonhos juvenis imantados me remeta à via láctea da utopia, permanece intacta a réstia da dúvida atroz.

Não e não. Desde sexta-feira, dia 29, concentrei todos os meus sentidos nos femininos lábios que à plebéia turba seduziu.




A púrpura escarlate ficou na boca da urna. Agora é o azul brilhante do poder glamorizado
O debate da GLOBO foi um fiasco de cartas marcadas. Não houve debate. Os candidatos foram deixados sem bengalas no meio da pequena arena, andando de um lado para o outro em busca dos decorebas. E nada disseram a não ser os conhecidos e surrados clichês de um ofertório pagão. Promessas cosméticas para todos, mas sem garantias perceptíveis.
Quando o gauchinho falou da migração dos campos para a cidade, nada sobre o cerne da questão - a terra é um imenso latifúndio excludente, cada vez mais das maquinarias. O Brasil continuará refém da meia dúzia de dois ou três potentados, com financiamentos maternais e prazos alongados para o retorno das pepitas aos seios da grande mãe.

Será por muito tempo ainda o país da ficção agrária, coma produção voltada para a exportação e as terras para o feijão com arroz disputadas aos solavancos em perdidos cordões por hordas famélicas, deixadas no sereno, na dependência deprimente de R$ 112,00 por cabeça - dinheiro pouco, que "com Deus é muito" e ainda serve para alimentar o vício de um parasitismo ínvio.

E se o campo não se abre ao cultivo dos campônios, as urbes incham sob a pressão de quem quer pelo menos pão e água para matar a fome, abrindo fendas grotescas para a violência dos ignorados, de olho nos troféus dos celulares e nos encantos da modernidade a todos exposta.

No discurso como vitoriosa, a mesma perigosa mescla de receitas compensatórias para dizer aos descuidados que vai continuar o "combate à pobreza", enquanto fazia juras à bandeira do modelo econômico que faz de meia dúzia de bancos mergulhados em lucros colossais os senhores das armas num sistema piramidal intocável. Tanto que levou ao orgasmo a patota dos bilhões amealhados.

Finalmente, na primeira entrevista exclusiva, um convescote com frutas frescas, ao gosto do casal Bonner/Fátima, distinguido, como a Rede Globo, com a primazia do primeiro espasmo. Tal, como aliás, foi o primeiro passo da campanha: o chá com torradas na casa da viúva do senhor do maior império midiático.

Na emblemática escolha da primeira válvula, tudo parece o velho filme desde os idos de chumbo, em que a rendição de guarda também se fazia sob os mesmo holofotes.

Uma dama de azul brilhante entra em nossos lares com as novas cores de um poder afrodisíaco, que está nas fantasias de todos os seres humanos, nos salões e nas alcovas, na cultura lotérica que nos embala.

Não mais o escarlate da pacífica guerra travada entre beijos e tapinhas nas costas. E nada para nos compensar. Antes, a justificativa de que sonhos pretéritos já não cabem mais, porque uns caíram do cavalo e outros caíram da cama.
Agora é reunir os vitoriosos e repartir o tesouro, aquinhoando cada um de forma a conseguir uma maioria amestrada e incondicional nos outros pilares dos podres poderes.

Como seria bom se meus presságios desafortunados não passassem de uma paranóia crônica dos eternos derrotados. Como seria bom se tivéssemos a sensação de que o grande palácio finalmente está pensando não só nos príncipes sindicais, acomodáveis por algumas pepitas e pelo vinho da hipocrisia, mas nessa imensa massa marginalizada - os 43 milhões de brasileiros que ganham o pão de cada dia nas barricadas da informalidade, sem a previdência da velhice, ou os velhos surrupiados em suas poupanças pelos fatores previdenciários subtraentes, ou os jovens engodados por diplomas sem lastro, ou, como disse antes, se alguém com alma franciscana descobrisse o cerne da missão primeira de quem pega na enxada para tirar da terra alheia, na gleba que lhe sobra, o feijão e a farinha que lhes mata a fome, mas não lhes oferece a vida.

Eu bem que queria viver apenas para as flores do meu jardim, para a minha pequena horta de quiabos e maxixes.

Mas, pelo visto, pelas cores dos figurinos e dos cenários, não terei direito ao silêncio da idade provecta, às distrações dos cabelos brancos, ao gáudio da velhice lúdica. Terei sim, e assim seja, de manter-me entrincheirado no front dos indomáveis.

www.podrespoderes.com

PIEDADE


PIEDADE


E que Deus tenha piedade do Brasil !

PRESIDENTE (OU PRESIDENTA?)



Durante toda a campanha, a candidata eleita usava em seus discursos o termo presidenta, como forma feminina de presidente. Na verdade, os substantivos e adjetivos de dois gêneros terminados em -ente não apresentam flexão de gênero feminino (e nem masculino, afinal, são de dois gêneros) terminado em -a. Por esse motivo, não se diz "a gerenta", "a pacienta", "a clienta" etc. Caso fosse correto o uso de "a presidenta", por coerência, diríamos que "a presidenta está contenta" e “o presidente está contento”?

EMINÊNCIA PARDA

Acredite se quiser: Não posso, não quero e não devo". Essas são as palavras daquele que está por trás de tudo, o petralha mensaleiro José Dirceu, que descartou qualquer cargo/inclusão no governo da ex-guerrilheira Dilma Rousseff. "Sei qual é o meu lugar no Brasil. Sei que devo contas à Justiça". Na cadeia logicamente !

BADERNEIROS

Vocês se lembram de Borebi, no interior de São Paulo? É aquela cidade dos laranjais derrubados pelo MST, entre outros vandalismos. Pois é… O “movimento” considera Antonio Carlos Vaca, o prefeito, um inimigo. Ontem à noite, militantes dessa “causa social” foram comemorar a vitória da ex-guerrilheira numa praça perto de sua casa. Alguns deles tentaram tirar cartazes em favor de Serra que ele havia colocado em sua propriedade. Esse negócio de propriedade privada para o braço armado do PT não significa nada. O prefeito não gostou e apanhou barbaridade. Está internado com traumatismo craniano. Não se iludam porque vai aparecer na mídia o seguinte: “O prefeito empurrou-se a si mesmo, caiu e quebrou a própria cabeça só para culpar o MST”. Aliás, acho que é preciso mudar a Constituição: “Todo não-petista será culpado quando for agredido na cabeça”.

ABSTENÇÕES

Com a covardia dos 21,5% que deixaram de votar nesta eleição, o maior índice já registrado no Brasil, somando-se ainda os brancos e nulos, perdemos todos. O número de eleitores que deixou de comparecer às urnas totalizou um pouco mais de 29 milhões de pessoas. O grande problema que nos causam esses imbecis que não gostam de política é que todos nós seremos governados por quem gosta.



NOVO MAPA

No mapa publicado na página H-16 do Estadão, indica os estados onde os petralhas venceram a eleição (em vermelho evidentemente). Da para entender. esse é o novo país que o Lulla dividiu. Nos 11 Estados (azul) está a maior arrecadação (PIB) poderia ser criado pelo menos um programa comum de geração de renda, de empregabilidade, de educação, de saúde, de habitação, de segurança. Unam estes onze estados em uma verdadeira federação. Dêem a estes programas um mesmo nome, uma mesma marca. Comprem em bloco, para baratear as obras. Montem uma estrutura central de planejamento, usando as melhores cabeças pensantes.



A idéia é que poderiam agir como se fossem um país, não como estados isolados. Se fizerem isto, ao final de quatro anos, no final das contas se terá um milhão de casas, mil policlínicas, duzentas escolas técnicas, uma obra completa para mostrar. Esta é a única forma de enfrentar a petralhada federal. É difícil fazer isso? Não. É só uma questão de inteligência e estratégia. Senhores governadores da atual oposição, este é o governo paralelo que pode ser montado. Um governo do bem. É uma idéia boba e absurda? Não, não é. A não ser que os egos e as lutas pelo poder levem todos, novamente, à derrota. É só uma questão de escolha. Não do nome do próximo presidente, mas do que ele terá para dizer ao Brasil que seja maior do que a Bolsa Família, o Minha Casa, Minha Vida e o PAC.


Às vezes, as correntes que nos impedem de sermos livres são mais mentais do que físicas.

ETANOL

Enquanto aqui no Brasil o preço do álcool combustível está quase que igual ao da gasolina, sem motivos ou com as desculpas mais esfarrapadas e imbecis possíveis, a PTbras informa que fechou um contrato de fornecimento de etanol de US$ 820 milhões com a japonesa Toyota Tsusho. O acordo prevê o fornecimento de 143 mil metros cúbicos de etanol por ano, e tem duração de dez anos. A que preço? Prepare-se então pois vai faltar ainda mais álcool por aqui e o preço vai subir. Assim trabalha o governo petralha.



MOMENTO TEMPERADO


Clique na imagem para ampliá-la

Neste sábado Fernando Mansur, apresenta em seu Momento Temperado, gravado no panifício Pães da Família, em Florianópolis, e durante a realização do 3° Neumarkt Gourmet, em Blumenau, entrevistas com o Guilherme Pereira, superintendente do instituto gerador de oportunidades, da Prefeitura de Florianópolis. Na pauta a perda da identidade urbana. Já a chef de cozinha e consultora de boas práticas em restaurantes de pousadas na Praia do Rosa/SC, Rô dos Reis, revela como manter tipicidade em pratos internacionais. Já o chef do premiado restaurante Amado, de Salvador, Bahia, Edinho Engel, fala da importância dos peixes frescos da estação na culinária catarinense. Para encerrar o empresário do segmento de pães, Eduardo Scheuer, fala sobre a diversidade de produtos e serviços em sua operação Pães da Família, voltados a públicos diversificados. O programa vai ao ar neste sábado às 21h30, pela TVCOM, canal 36 - NET, Viamax.

ECO TURISMO

Fantástico o Eco-Turismo realizado pelo Enrique Litmann, presidente do Instituto Baleia Franca e proprietário do Vida Sol & Mar Eco Resort e Beach Village, na paradisíaca Praia do Rosa em Imbituba. Esse fenomenal turismo de observação de baleias insere-se como uma alternativa de interação dos homens junto a estes animais dentro de seu habitat natural, possibilitando aos visitantes vivenciar uma experiência única e recompensadora.



Clique na imagem para ampliá-la

Na Praia do Rosa, por conta do esforço do Instituto Baleia Franca, está crescendo, e vem apresentando melhores resultados a cada ano. O IBF mantém parceria com o Grupo Vida Sol e Mar para a realização dos passeios de observação de baleias com turistas. Enquanto o Instituto Baleia Franca fornece apoio técnico ao turismo de observação de baleias na APA da Baleia Franca, o grupo Vida Sol e Mar, por sua vez, reverte ao IBF 5% do valor total arrecadado com os passeios. Neste último feriadão ainda foram embora nove jornalistas estrangeiros (alemães), inclusive da Revista Vogue, isso sem contar os ingleses, franceses, argentinos, americanos e brasileiros..., com matérias publicadas nos principais periódicos do Brasil e exterior.


NORMAS & REGRAS


Enrique Litmann e o Ex-Secretario de Turismo Gilmar Knaasel que conferiu e desfrutou deste fantástico passeio

A passeio é realizado dentro das leis pertinentes da portaria nº 117, conforme o artigo 2 e 3 que descreve a distância mínima de aproximação. A legislação exige que os motores da embarcação sejam desligados a 100 metros do animal. O barco pode permanecer junto às baleias por apenas 30 minutos, onde após este tempo, é permitido religar os motores apenas com visibilidade das mesmas e a uma distância de 50 metros. Cabe lembrar que são permitidas apenas duas aproximações ao mesmo indivíduo, e que é proibido perseguir e interromper o deslocamento dos animais.

EM USHUAIA



Clique na imagem para ampliá-la

Meu amigão Enrique Dias, presidente do “Trem Del Fim Del Mundo” na fenomenal Tierra Del Fuego, comemorou, em Ushuaia, a cidade mais austral do planeta, o 16º o aniversário do Trem do Fim do Mundo. A grande festa aconteceu na estação principal com aproximadamente 200 convidados VIPS. Entre eles Federico Sciurano, Prefeito da cidade, Daniel Leguizamón, Secretário de Turismo, Marcelo Lietti, Presidente da Câmara de Turismo, Claudio de Souza, gerente da Tolkeyen Patagon. Na oportunidade foi apresentado a nova série de vagões 1400, fabricados inteiramente nas oficinas do Trem, cada um deles com a capacidade para 30 pessoas. Também foi apresentada no novo serviço de Primeira Classe, onde se oferece um snack muito mais abundante e completo, com um delicioso sanduíches à escolha do passageiro, um alfajor, um doce e uma bebida a escolha. Este detalhe demonstra o desafio constante e o compromisso da empresa de seguir crescendo e fortalecendo-se no setor turístico onde já é uma tradição imperdível de Ushuaia.

ÁGUAS HIDROMINERAIS



Santa Catarina, apesar de sua pequena extensão territorial - com apenas 94,5%, ou 1% do território nacional - é um dos estados brasileiros com o maior número de fontes hidrotermais, aproveitadas em 14 estâncias turísticas, possuindo a segunda melhor fonte de água termal do mundo, a de Caldas da Imperatriz, precedida apenas pela de Vicky, na França. Visando aumentar a presença de turistas nesses locais, a Associação de Turismo Hidrotermal de Santa Catarina (ATHISC), em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte e da SANTUR vai promover no próximo dia 10 de novembro, em Curitiba, o Encontro do Turismo Termal de Santa Catarina, um Workshop para agentes de viagens e imprensa. O objetivo é criar oportunidades de comercialização e divulgação desses produtos e seu potencial, para os empreendimentos e a municipalidade junto ao mercado paranaense.

ESTÂNCIAS HIDROMINERAIS


Clique na aimagem para ampliá-la

As estâncias estão bem distribuídas por todo o território catarinense, localizadas em quatro regiões turísticas do Estado. Na região dos Encantos do Sul encontram-se nos municípios de Tubarão (Termas da Guarda e Termas do Rio do Pouso), além de Gravatal e Santa Rosa de Lima. Na Grande Florianópolis localizam-se em Santo Amaro da Imperatriz e Águas Mornas; na Rota da Amizade em Piratuba e Treze Tílias, e no Grande Oeste estão em Águas de Chapecó, São Carlos, Palmitos, São João do Oeste e Quilombo.

SUMMER 2011

Algumas das principais marcas de Santa Catarina pisaram na passarela do Balneário Camboriú Shopping entre os dias 27 e 30 de outubro. O empreendimento virou o centro das atenções da moda com o BFS Summer 2011, evento que contou com a participação de 16 lojas/marcas e que resumiram um pouco do que já está nas ruas e nas vitrines de Santa Catarina para este verão. Um total de 3,8 mil pessoas passaram pelo evento nos quatro dias de desfiles.


Clique na imagem para ampliá-la

O evento também contou com a participação especial da cantora Wanessa. Destaca-se ainda a importância do BFS New Face, concurso idealizado em parceria com o BFS e com a Ford Models e que acaba de revelar dois novos talentos para as passarelas de moda. O BFS contou ainda com uma grande rede de apoiadores que conferiu peso e credibilidade ao evento.

CÂMERAS DE SEGURANÇA

A ladroagem continua. Os travecos gritando nas esquinas durante a madrugada também, a bandidagem anda solta e os paralelepípedos das ruas de São José continuam sendo pintadas de branco. Acredito que a prefeitura de São José criou uma secretaria de pinturas de rua. Agora em questão segurança, em que pesem as promessas do Secretário da "in" Segurança, de Defesa do Cidadão e de Trânsito de São José, Edson Souza, que em setembro prometeu ao vivo no debate na emissora de TV Record News, que afirmou se até o dia 15 de setembro o governo não mandasse recursos a prefeitura iria instalar com dinheiro próprio as câmeras no município. “Se isto não acontecer nós iremos assumir a responsabilidade”, declarou o secretário durante o programa Primeira Página. Pois então Secretário. Lá se vão 45 dias.

30 CÂMERAS

Foram compradas pelo município há dois meses, não foram instaladas e desde março deste ano a população está aguardando que o monitoramento eletrônico funcione na cidade. Já perdemos um comerciante assassinado na av. Leoberto Leal e os furtos e assaltos durante o dia se tornaram rotina. O que a classe empresarial pergunta é até quando? Quantas pessoas terão que morrer? Quantos furtos e assaltos terão que acontecer para que alguma coisa realmente seja feita?”. Pelo andar da carruagem, em breve os paralelepípedos de são José começaram a ficar manchados de vermelho sangue. No dia 29 de outubro foi assinado um convênio entre a Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa do Cidadão, a Secretaria de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis e a Prefeitura de São José para a instalação de câmeras de monitoramento em pontos estratégicos da cidade. A expectativa, na época com o apoio do governo do Estado, era de que o equipamento estivesse funcionando até o final de janeiro de 2010.



EXPORASTRO

Clique na imagem para ampliá-la

Faça sua reserva com antecedência. Vem aí o ExpoRastro entre os dias 05 e 07 de novembro, e o Eco Resort Rio do Rastro é o lugar. Bem ali no topo da Serra, na beira do Aparados da Serra.