domingo, 2 de janeiro de 2011

VERÃO CULTURAL MOVIMENTA TEMPORADA EM FLORIANÓPOLIS


VERÃO CULTURAL MOVIMENTA TEMPORADA EM FLORIANÓPOLIS





Quem escolheu Florianópolis para passar as férias terá várias opções de lazer na temporada, além das belezas naturais da Ilha de Santa Catarina. Uma agenda especial vai movimentar praias e espaços culturais da cidade nos meses de janeiro e fevereiro com mais de cem atividades gratuitas nas áreas de música, teatro, cultura popular e artes visuais, a partir desta quinta-feira (6/01). A programação faz parte do projeto Verão Cultural, promovido pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC) para oferecer entretenimento a moradores e turistas, e fomentar a produção artística local.


Em 2011, ao contrário de anos anteriores, o Teatro da União Beneficente Recreativa Operária (UBRO) ficará aberto nos meses de janeiro e fevereiro, oferecendo ao público nove espetáculos teatrais para diferentes faixas etárias, totalizando 31 apresentações. A abertura do espaço no período de férias dos funcionários foi viabilizada com o remanejamento de servidores e escalonamento de folgas. Além disso, em parceria com alguns grupos teatrais, será realizada a promoção ‘Domingo de Graça na UBRO’, ocasião em que não haverá cobrança de ingresso nas sessões dominicais.

A Fundação Franklin Cascaes fechou acordo também com a Turma do Papum para proporcionar 27 apresentações teatrais gratuitas em alguns balneários nos meses de janeiro e fevereiro. Já com o grupo Teatro Sim... Por Que Não?!!!, a parceria vai possibilitar duas sessões gratuitas no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), no Centro, durante a temporada do espetáculo ‘A Vida Como Ela É’, que inicia em janeiro.

ANIMAÇÃO NAS RUAS







Para quem aprecia manifestações da cultura popular, em especial os folguedos de boi de mamão, a agenda do Verão Cultural promete muita animação. Retomando um antigo projeto da FCFFC, a partir do dia 8 de janeiro, grupos de boi de mamão vão invadir as praias para levar aos veranistas uma tradição popular que encanta crianças e adultos. Serão 32 apresentações do folguedo em parceria com grupos folclóricos da cidade.

Outra atração é o Encontro de Terno de Reis, que novamente será realizado na Avenida Paulo Fontes, no dia 6 de Janeiro, data em que se comemora o Dia de Reis e também a chegada dos primeiros açorianos à Ilha de Santa Catarina, trazendo entre outras tradições a prática das cantorias e do culto ao Divino. O encontro vai reunir associações folclóricas de vários municípios da região, que ao final do evento seguirão em desfile até a Praça 15 de Novembro para a última saudação ao presépio natural montado no local, marcando assim o encerramento do ciclo natalino.

Também integrada ao projeto Verão Cultural, a Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti, situada nas imediações da Praça 15 de Novembro, ficará aberta à visitação pública o ano inteiro, sem pausa para férias, adotando escala de folga para os funcionários. Até dia 6 de janeiro, o espaço está abrigando a Mostra Internacional de Presépios, que contempla 23 miniaturas sobre a Natividade, confeccionadas por presepistas de Portugal, Rússia, México, Itália, Madagascar, Peru, entre outros países.

A partir do dia 12 de janeiro, a galeria vai disponibilizar ao público a exposição de fotos premiadas na 16ª Maratona Fotográfica de Florianópolis, contendo imagens da cidade captadas por fotógrafos amadores e profissionais, oportunidade em que os turistas poderão conhecer a capital catarinense sob diferentes perspectivas temáticas. A Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti ficará aberta de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h.

O Verão Cultural contempla ainda uma nova edição do projeto Música na Praça em 2011, no coreto Maestro Hélio Teixeira da Rosa, na Praça 15 de Novembro. Realizada pela Fundação Franklin Cascaes, com apoio cultural do Banco do Brasil, a iniciativa prevê 16 apresentações artísticas nos meses de janeiro e fevereiro, abrangendo diferentes estilos musicais, às terças-feiras (das 12h30 às 14h) e aos sábados (das 10h30 às 12h). Nestes dias, o espaço também abrigará uma feira de artesanato com trabalhos de artistas locais.

Além das atividades de verão e do apoio a promoções de outras instituições e grupos culturais, todas as unidades da FCFFC – incluindo também a Casa da Memória, Centro Cultural Bento Silvério (Casarão da Lagoa e Casa das Máquinas) e Forte Santa Bárbara – estarão em atividade no período.

GREEN VALLEY EM GRANDE ESTILO

GREEN VALLEY EM GRANDE ESTILO


Green Valley - Clique na Imagem para ampliá-la

O Green Valley mostra na sua primeira semana de atividades em 2010 porque foi eleita o “Melhor Super Clube” do Brasil pelo Cool Awards e pelo DJ Sound Awads 2010. A agenda da casa traz duas super atrações e um festival arrebatador. Já nos primeiros dias de janeiro o Green Valley assegura em suas pick ups uma das mais badaladas temporadas do mundo. No último dia 2 de janeiro, domingo, quem se apresentou no Green Valley foi o norte americano Roger Sanchez, que é um dos Djs mais populares do mundo. Com um Grammy na carreira, Roger é uma celebridade nos EUA se apresentou em Camboriu na mesma noite dos Djs Fabricio Peçanha e do trio de live mais badalado do momento, DEXTERZ, que conta com Junior Lima, Amon Lima e Julio Torres.


Dj Roger Sanchez - Clique na imagem para ampliá-la


DJ inglês Paul Oakenfold - Clique na imagem para ampliá-la


Dj Dusty Kid - Clique na imagem para ampliá-la


Dj Arno Cost - Clique na imagem para ampliá-la

Já na quarta-feira, dia 5 de janeiro, é a vez do inglês Paul Oakenfold que romete não deixar ninguém parado. Uma verdadeira lenda no e-music, Oakenfold iniciou sua carreira na década de 80 ele já remixou para o U2, Snoop Dogg, Simply Red e The dors entre outros. Completam o line up desta noite os brazucas André Pulse, Mario Fischetti e Rodrigo Paciornik. E, no próximo dia 8 de janeiro, o Green Valley vai ser palco do Santa Catarina Music, um mega festival com grande feras mundiais do e-music. Arno Cost, Paul Harris, Norman Doray, Paul Darey, Christian Luke, Dusty Kid, Sultan, Boris Brejcha, Gustavo Bravetti e David Amo e Julio Navas já estão entre os nomes confirmados. O público esperado ultrapassa 15 mil pessoas e Santa Catarina entra com tudo na briga de gente grande entre os maiores points mundiais de música eletrônica.