sábado, 22 de janeiro de 2011

INFLAÇÃO


INFLAÇÃO



Para quem vai ao supermercado pelo menos duas vezes na semana sabe que a verdade é muito mais cruel. A maioria dos produtos subiram muito mais do que 100%. Há mais de 15 anos o Brasil convive com a estabilidade financeira, mas há momentos em que a pressão inflacionária exige medidas de controle dos preços. Para você ter uma idéia, no finalzinho de 2010 a inflação foi a maior desde 2004. Onde está o corte de gastos do governo? Em lugar algum pois sempre somos nós que temos que apertar os cintos.

ESPIONAGEM

A Agência Nacional de Telecomunicações terá acesso irrestrito a dados sigilosos de todas as ligações telefônicas feitas no território brasileiro, por meio da internet. As informações serão sobre números, datas, horário, duração e valor de cada chamada. A Anatel publicou no Diário Oficial da União a compra de três centrais que serão responsáveis pelo monitoramento online dos dados. Com a medida, o órgão terá acesso, inclusive, a dados cadastrais de clientes de telefonia móvel e fixa. As informações são da Folha de SP. Por que a Anatel quer isso? É permitido? Quem autorizou? Não é anticonstitucional? Cadê a OAB? Ministério Público? E a mídia?

CARA DE PAU

Já o ministro das Comunicações, o petralha Paulo Bernardo, falou sobre o Plano Nacional de Banda Larga e rebateu o pedido que o PSDB fez ao Ministério Público Federal para investigar o cabide de empregos Agência Nacional de Telecomunicações. O PSDB se disse preocupado com as intenções da Anatel, que se prepara para monitorar via internet as chamadas telefônicas fixas e móveis de todo o País. "A Anatel quer criar um controle gerencial de base de dados e aparentemente as empresas estão resistindo", disse o ministro. De uma coisa você pode ter certeza, esse ministro petista é o que há de mais perigoso para a liberdade no País.

JORNALISMO

Falando em mídia, a grande mídia, onde a notícia é somente a lamentável catástrofe no Rio, aquieta-se diante de muita coisa. A mídia hoje é, em grande parte cativa, embotada, deformadora do comportamento social. É só ver os BBBs, Fazendas, Pânico... Paralelamente se auto-intitula livre. Ledo engano. São marionetes de fontes que visam objetivos inconfessáveis, mas perfeitamente percebidos por aqueles que contam com mais luz no seu discernimento. Mas essa observação dos críticos não é de hoje. Como pode se ver no dizer de Joseph Conrad: "O jornalismo, dizia Joseph Conrad no início do século XX, é uma coisa escrita por idiotas para ser lida por imbecis". E Olavo de Carvalho complementa: "Bons tempos, aqueles. Hoje é uma coisa escrita por fingidores compulsivos para ser lida por masoquistas que só respeitam quem lhes mente na cara. A opinião pública mundial evoluiu da idiotice à psicose".

CARTÕES CORPORATIVOS



Segundo dados do Portal da Transparência da Controladoria-Geral da União, os gastos do governo do ídolo dos pés de barro com cartões corporativos no último ano chegaram a R$ 80 milhões. Em 2009, esse montante fechou em R$ 64,5 milhões, apontando salto de 24% nas despesas com cartões. O valor correspondente a 2010 ainda poderá ser ampliado com algumas despesas não lançadas, referentes à última quinzena do ano. Elle não só comeu ! Lambuzou-se.

REUNIÕES SECRETAS



Enquanto isso, la se vão três semanas de "governo" e a danada não tem sequer uma agenda transparente. A sua "agenda real" mostra que, quase sempre, ela cumpre rotina diferente da registrada oficialmente. Fica longas horas do dia sem agenda oficial, em "despachos internos" ou compromissos não informados. Pelo menos não é na encruzilhada. Ela também recebe pessoas de fora do governo sem que constem da agenda oficial. Exemplos são as visitas do governador da Bahia, Jaques Wagner, na semana passada, e do diretor da São Paulo Fashion Week, Paulo Borges. A Secretaria de Imprensa da Presidência se recusou a informar a lista de pessoas de fora do Palácio do Planalto que foram recebidas pela presidente desde o último dia 3 de janeiro em seu gabinete.

CASA CIVIL

Já a Casa Civil, nas mãos do Antonio Palocci, principal articulador petralha do governo, tem agenda ainda mais secreta ao público. Pelos compromissos oficiais, o ministro interrompeu na última quinta-feira uma série de seis dias sem receber reservadamente ninguém de fora do Planalto, com dias inteiros de "despacho interno".

TURISMO DE NEGÓCIOS

O governador Raimundo Colombo se reuniu com representantes de dois congressos que serão realizados em Florianópolis no segundo semestre de 2011. O objetivo é fortalecer o turismo de negócios no Estado, promovendo Santa Catarina além de suas fronteiras e gerando o aumento da arrecadação estadual. Pela primeira vez, Santa Catarina sediará o XIX Congresso Brasileiro de Fisioterapia, que deve reunir aproximadamente três mil participantes. Durante a reunião com os representantes, o governador Colombo prontificou-se a apoiar institucionalmente o Congresso com a participação da Banda da Polícia Militar do Estado e da Escola do Ballet Bolshoi.



ENGENHARIA & ARQUITETURA

O governador Raimundo Colombo também recepcionou o presidente do CREA-SC, Raul Zucatto, e os representantes da 68ª Semana Oficial de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (SOEAA) durante à tarde. Colombo afirmou que o envolvimento da sociedade catarinense em congressos produz o conhecimento. "Os eventos tem a participação de profissionais muito gabaritados, portanto Santa Catarina receber esses evento é uma grande oportunidade para dinamizar esse conhecimento para os catarinenses", descreve o governador.



MOVIMENTAÇÃO

Os congressos também contribuem para a movimentação do turismo de negócio no Estado. O secretário de Turismo, Cultura e Esportes, Cesar Souza Junior, afirma que o Governo será um grande incentivador dessa modalidade. "Esse é um braço do turismo que só tende a crescer e trabalharemos muito para que cada vez mais negócios sejam realizados por todo o Estado."



FÉRIAS

Se você vai viajar de férias, é bom ficar atento para alguns detalhes importantes. O tamanho máximo da bagagem e os itens que são permitidos na bagagem de mão e nas malas despachadas são alguns dos detalhes que podem atrapalhar o descanso do turista. Segundo o consultor jurídico do Ibedec, Agildo Galdino da Cunha Filho, as empresas continuam prestando serviços com problemas, o que gera muitas reclamações dos usuários. Para ajudar os viajantes, o Ministério do Turismo lançou uma cartilha com várias dicas para evitar dores de cabeça na hora de sair de casa.

CARTILHA?

E daí? Mais uma pra ir para a lata do lixo. Não adianta absolutamente nada já que ANAC, INFRAERO... são os mais puros cabides de emprego e o viajante é quem sempre acaba pagando o pato. A lei existe, mas não existe fiscalização, represália ou qualquer coisa. Quem manda mesmo são as empresas aéreas. Nossa malha aérea é um caos, nossos aeroportos piores ainda e VIVA AS OLIMPÍADAS, VIVA A COPA DO MUNDO, é o Brasil do faz de conta. Em terra tupiniquim todos temos obrigações, direito mesmo é só para quem pode pagar.



VOLVO OCEAN RACE

Vem aí a 11ª edição da Volvo Ocean Race que terá início no porto espanhol de Alicante no outono de 2011 e terminará em Galway, na Irlanda, no verão de 2012. Durante os nove meses de competição, as equipes irão velejar mais de 39 mil milhas náuticas pelos mares de Cape Town (África do Sul), Abu Dhabi (Emirados Árabes), Sanya(China), Auckland (Austrália), ao redor do Cabo Horn até Itajaí (Brasil), Miami (EUA), Lisboa (Portugal) e Lorient (França). Em Itajaí as etapas da VOR iniciam no dia 20 de abril, com a realização da Pro-Am Race, seguida pela etapa In-Port Race, no dia 21 e a largada para Miami no dia 22. Porém, os preparativos começam bem antes disso. O cronograma de construção da Vila da Regata, na margem do Itajaí-Açu, prevê para abril deste ano a conclusão do projeto. As obras devem iniciar em julho, com previsão de conclusão ainda em 2011.

FISTUR

A quinta edição do FISTUR - Feira Internacional de Produtos e Serviços para Gastronomia, Hotelaria e Turismo acontece entre os dias 28 e 30 de março no Pavilhão de Exposições do Anhembi. O evento tem como objetivo promover a difusão do conhecimento, capacitação profissional, geração de negócios e promoção do trade turístico, bem como trazer novidades do setor para este ano. Paralelamente acontecerá o Congresso Internacional de Gastronomia, Hospitalidade e Turismo, onde serão discutidos temas da atualidade do setor. Esta é a única feira organizada pelas entidades patronais do setor, ABRESI e CNTur, e pretende promover de forma efetiva a integração dos fornecedores da indústria do turismo com as empresas consumidoras associadas.


Dentro da programação da feira há festivais gastronômicos, seminários técnicos e o Congresso Internacional de Gastronomia, Hospitalidade e Turismo - um dos principais eventos acadêmicos do setor, visto que empresários, compradores e profissionais estão ávidos por novos produtos e tecnologias que os auxiliem no melhor desempenho de suas atividades.

COLUNISTAS SOCIAIS

O colunista social Laney Langaro, presidente da ACORS - Associação dos Colunistas Sociais do Rio Grande do Sul com 36 anos de atuação em diversos jornais e revistas do Estado e há 11 anos assinando coluna diária no Diário de Canoas e no dominical ABC Domingo do Grupo Editorial Sinos promoverá de 04 a 06 de fevereiro, na belíssima Gramado, a 10ª Jornada de Colunismo Social.


Clique na imagem para ampliá-la

Com participação de mais de 50 colunistas sociais dos mais expressivos jornais do Rio Grande do Sul, a 10ª Jornada já é um sucesso. Hóspedes do categorizado Serrano Resort de Gramado que tem no comando o empreendedor diretor do GJP Baltazar Saldanha, como gerente geral Rogério Poloni e na Relações Públicas a competente Fabiana Costa, os colunistas sociais terão intensa programação. Na oportunidade serão debatidos assuntos de interesse da classe profissional, farão intercâmbio de experiências e aproveitam para conviver com a sociedade da serra gaúcha.



BROCKER TURISMO


Clique na imagem para ampliá-la

Parabéns a Brocker Turismo de Canela/Gramado, que comemorou 15 anos de sucesso. A festa aconteceu no Esporte Clube Serrano. Eu conheço toda a história. Muito trabalho, competência, seriedade e bons serviços vem pautando essa fantástica caminhada. Para comemorar os participantes da festa tiveram a apresentação do Sexteto da Orquestra Sinfônica de Teutônia que brilhou ao som de Happy Day , Celebration entre outros grandes sucessos. O sorteio dos prêmios foi um dos momentos mais esperados da festa, foram 10 grandes presentes sorteados, como TV de plasma, home theater, celular, máquina digital, forno microondas, viagem para Buenos Aires entre outros...



VERÃO CULTURAL

Os turistas que veraneiam aqui na Ilha, estão aproveitando não só as nossas belezas naturais, mas também estão conhecendo um pouco da cultura local sem ter que sair da praia. Uma agenda especial com atividades teatrais e folclóricas está movimentando nossas praias no projeto Verão Cultural, coordenado pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes. A programação prevê um total de 59 apresentações até 27 de fevereiro. De sexta-feira a domingo, quatro grupos folclóricos se apresentam pelo Centro, Ingleses, Pântano do Sul, Praia Brava e Caeira da Barra do Sul, mostrando aos visitantes o boi de mamão – um folguedo tradicional da cultura popular catarinense de base açoriana.


Clique na imagem para ampliá-la

Outra atração é a carrocinha teatral da Turma do Papum, que até domingo passará pela Praia do Forte, Sambaqui e Santo Antônio de Lisboa, levando aos balneários o espetáculo ‘Uma Aventura na Ilha dos Carijós’, produzido por Sérgio Tastaldi e Márcia Pagani. Utilizando bonecos de manipulação, a peça aborda a chegada dos portugueses à Ilha de Santa Catarina, apoiada no relato do pequeno índio Curumim e seu avô, Xaman.

TEMPORADA ANIMADA

Paralelamente às atividades nas praias, a Fundação Franklin Cascaes mantém todas as suas unidades culturais funcionando, oferecendo aos visitantes uma programação especial com oficinas de renda de bilro, exposições, apresentações musicais e espetáculos teatrais no Centro Cultural Bento Silvério (Lagoa da Conceição), Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti e Teatro da UBRO (Centro), entre outras promoções. A FCFFC também vem divulgando o trabalho de músicos da terra todas as terças-feiras e sábados, em apresentações gratuitas na Praça 15 de Novembro, um dos pontos turísticos mais visitados da cidade.

FESTA NO MAR

Clique na imagem para ampliá-la

Meu amigo Enrique Litman, proprietário do Vida Sol e Mar Eco Resort & Beach Vilage, presidente do Instituto Baleia Franca, reuniu a família e grandes amigos, colocou o barco n'água e saiu para comemorar seus 61 anos de vida. Saíram do quintal da sua casa, à Praia do Rosa e seguiram até a ilhota do Siriú. Não faltou nem o bolo de aniversário. Um grande festão realmente. Parabéns !