quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Clique na Imagem para ampliá-la

TRANSPORTE AÉREO


TRANSPORTE AÉREO




Estamos preparados? Evidentemente que não e, infelizmente, por conta da falta de investimento e burocracia além de muito descaso governamental, a situação vai piorar muito. Segundo as previsões divulgadas pela Associação Internacional do Transporte, aproximadamente 3,3 bilhões de pessoas tomarão um avião pelo menos uma vez em 2014, das quais 1,3 bilhão farão viagens internacionais. Em nível mundial, o número de passageiros de vôos internos será de 2 bilhões no total, frente ao 1,5 bilhão de 2009.

FILME VELHO

Falando nisso, os artistas até podem ser novos, mais o filme é velho e ruim e o final é pior ainda pois todos os passageiros continuam descendo na pista, com sol, chuva, vento nordeste ou sul. Uma péssima recepção numa pista de pouso meia boca. Desta vez o novo artista, isto é, o secretário de Estado do Planejamento, Filipe Mello, recebeu representantes da esfera Federal, Estadual e Municipal, para tratar da construção do novo Aeroporto de Florianópolis. O projeto do "novo" terminal, elaborado ha seis anos, orçado pela bagatela de R$ 440 milhões, "prevê" construção em uma área próxima ao Aeroporto Hercílio Luz.

PONTES DE EMBARQUE

Porém, em entendimento com Governo do Estado e já previsto pelo cabide de empregos da Infraero, o projeto sofrerá readequações, como por exemplo, o número de fingers (pontes de embarque), que passou de cinco para 12. Isso porque a demanda já não reflete a realidade de 2011, tanto no fluxo de passageiros, quanto a quantidade de aeronaves que pousam em Florianópolis. E quantas pontes serão necessárias então no final do término desta obra? Se é que eles terminem ou melhor dizendo, se é que eles iniciem.

BLA BLA BLA


Já no início da reunião, o secretário Filipe Mello, reforçou que o Governo do Estado não medirá esforços para superar os entraves e atender a todos os requisitos necessários para iniciar as licitações empreendidas pela Infraero, e mais bla, bla, bla. Filme velho mesmo. E a aquisição de uma área da Universidade Federal de Santa Catarina, necessária para o desenvolvimento das obras? E as licenças ambientais, tanto da obra do aeroporto como do acesso viário? E as desapropriações e a redefinição do cronograma das obras? Gente do céu, não é ser negativo, é ser realista! É estar cansado de tanta baboseira e obra nenhuma. Gente, eles não conseguem terminar nem aquele elevado no final do entroncamento para o aeroporto e praias do sul, imaginem um novo aeroporto! Some-se a tudo isso o novo valor da obra. Tão então. É "pracaba" nunca.

ELEVADO

E agora a prefeitura finalmente/tardiamente começou o novo elevado ao lado do Terminal Rita Maria. Se levar o mesmo tempo que levou para concluir os demais elevados, a exemplo do de Capoeiras e do Itacurubi, estamos literalmente ferrados além de extremamente congestionados.

INSTÂNCIAS DE GOVERNANÇA


Clique na imagem para ampliá-la

Aconteceu na tarde desta última terça-feira, 15, na sede da Secretaria de Turismo, reunião convocada pela diretora do Programa de Desenvolvimento Integrado do Lazer, Elisa Wypes. Na pauta o alinhamento das políticas estratégicas do turismo para 2011 e a apresentação da nova equipe de trabalho da Secretaria. O foco principal da reunião foi fortalecer as políticas na Secretária do Turismo, Cultura e Esporte, as quais também serão aplicadas nas Instâncias de Governança indo de encontro a política dos gestores. O presidente da Santur Valdir Walendowsky, também presente, falou sobre a continuidade do Plano Catarina, expondo o calendário de eventos onde a SANTUR, como sempre, estará presente, divulgando Santa Catarina. Ao final o Secretário Cesar Souza Junior, cumprimentado a todos, reafirmou os compromissos da Secretaria junto a SANTUR. Patrícia Rudeck, Executiva da Rota da Amizade Conventions & Visitors Bureau e Dirley Rofner, Secretária de Turismo de Treze Tílias, em nossa belíssima Rota da Amizade também participaram do evento.

CODESC

Criada pela lei estadual nº 5.039 de 30/04/1975 como "holding", a CODESC coordenou, por muitos anos, o Sistema Financeiro Estadual. Segundo o presidente, a intenção do órgão é resgatar e revitalizar as competências originais da CODESC, "Nossa intenção é dotar o Estado de um organismo (agência), capaz de operar e fomentar o desenvolvimento, atuando como facilitador e animador entre os setores, público e privado, promovendo a imagem do Estado como destino de investimento".

GOVERNAR O GOVERNO

O governador agradeceu pela explanação da CODESC, e falou da finalidade de cada encontro com os órgãos do Governo. "Queremos "Governar o Governo" da melhor forma possível, para que isso ocorra, precisamos conhecê-lo bem, para que efetivamente tenhamos resultados positivos. Esses encontros estão sendo proveitosos, pois compartilhamos conhecimento e informações dos locais, assim poderemos definir prioridades", comentou o Raimundo Colombo. Essa foi a 11ª reunião, do cronograma de encontros organizado pela Secretaria de Planejamento, com empresas, fundações, autarquias e sociedade de econômica mista, continuam em andamento. Serão 29 órgãos a serem apresentados.

INTEGRAÇÃO



Uma coisa é certa; de nada vale termos uma Secretaria de Turismo e uma SANTUR extremamente atuantes, quando as demais secretarias não funcionam com a mesma competência e sincronia, isto é, de nada adianta sermos pelo quarto ano consecutivo o melhor destino do país, quando nos falta uma tremenda infraestrutura, começando pela segurança e terminando no caos do nosso trânsito, passando pelo nossa ridícula pista de pouso internacional. Quem sabe agora, a partir da reunião entre os representantes da Companhia de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina (CODESC), o governador Raimundo Colombo e o grupo gestor, possa ser efetivamente feito um diagnóstico completo das ações de cada órgão e a importância para o Governo e população.

PIRATUBA DIGITAL

O único projeto de Santa Catarina que leva telefone e internet para as famílias do meio rural será inaugurado nesta sexta-feira, 18, data de aniversário de Piratuba, em nossa charmosa Rota da Amizade, que completa 62 anos de emancipação. Trata-se do “Piratuba Digital”, sistema de comunicação que vai proporcionar às famílias do interior a possibilidade de acesso ao mundo através da internet e telefonia. “Depois de muita pesquisa e trabalho, conseguimos levar para nossas famílias do interior uma rede de comunicação. Isso é necessário, dar a oportunidade para quem está no campo de se comunicar era uma reivindicação antiga de nossos agricultores”, conta o prefeito de Piratuba, Adélio Spanholi.

Clique na imagem para ampliá-la

Além de prefeitos de tora região e de Estados vizinhos, existe a possibilidade da presença, do governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo e do vice, Eduardo Pinho Moreira. “Piratuba já é referência e esse projeto já chama a atenção de muitos municípios. Não existe em nosso Estado projeto do gênero, só os agricultores de Piratuba é que terão internet em casa, além do telefone”, destaca Carlos Wunder, coordenador do projeto. Ainda na sexta-feira, às 20hs, acontece na Arena de Eventos, show nacional com o grupos “Os Parada Dura” e Trio do Brasil além de baile com a Banda Estrela D´Alva. Tudo gratuito.


TRAVEL MART

Meu grande amigo Enrique Litman, presidente do Instituto Baleia Franca e proprietário do Grupo Vida Sol & Mar foi convidado pelo Secretario de Turismo Cesar Souza Jr, para participar do Comitê de trabalho para a organização do Travel Mart Latin America, evento que ocorrerá em Florianópolis, no Centro de Convenções – Centro Sul, entre os dias 11 e 13 de setembro. Para quem não sabe, o Travel Mart Latin America, constitui-se no mais importante evento de desenvolvimento de negócios para o turismo da América Latina, o seminário pretende reunir, durante seus 03 dias, 1.000 participantes, sendo 90% estrangeiros, e movimentar todo o setor turístico de Santa Catarina.


Clique na imagem para ampliá-la

O perfil do público é composto por empresários, proprietários ou diretores de empreendimentos e serviços turísticos do mercado mundial. Entre os inscritos estão inclusos aproximadamente 350 “compradores” (agentes e operadores de viagens e empresas de incentivo) dos mercados mundiais que atenderão 650 “fornecedores” de toda a América Latina. A programação do evento é estritamente comercial, com dois dias seguidos de reuniões pré-agendadas de 18-20 minutos para o fechamento de negócios e o último reservado para as atividades sociais e almoços elaborados por destinos patrocinadores. As inscrições para participar do TravelMart são sempre selecionadas e encerradas mesmo com a grande procura e fila de espera para assegurar aos delegados uma experiência produtiva e agradável.



REPUTAÇÃO & QUALIDADE

A organização se preocupa com a reputação de qualidade do evento e os resultados, mantendo um equilíbrio entre compradores e fornecedores. O evento que existe desde 1978 e é organizado pela William H. Coleman, Inc., uma empresa de gestão de eventos internacionais com sede em Jacksonville, Flórida, EUA, com escritórios em Toronto, no Canadá, e em Londres, Inglaterra. A expectativa é que o Brasil, Santa Catarina e especialmente Florianópolis, possam mostrar no que consiste o promissor mercado brasileiro/catarinense de turismo aos profissionais de negócios de viagens e turismo, ao mesmo tempo, reforçar internamente a consciência do papel que tem o setor como fonte de riqueza e empregos no âmbito mundial e atrair investimentos.

MOMENTO TEMPERADO


Clique na imagem para ampliá-la

Neste sábado em seu Momento Temperado, Fernando Mansur, apresenta entrevistas com profissionais envolvidos no negócio de vinhos finos durante o evento Vini Portugal, realizado no Bistrô D'Acâmpora, em Florianópolis. Lá estarão Guilherme Corrêa, considerado o melhor sommelier do Brasil, Sônia Fernandes, representante de produtores de vinhos portugueses, Maria Helena Moreira, João Henrique Franco e Regina Essenburg, restauranteiros e comerciantes de vinhos. O programa vai ao ar neste sábado, 19, às 21h30 pela TVCOM, canal 36 - NET, Viamax.

IVETE SANGALO

Ao som de “Levantou Poeira” a musa baiana Ivete Sangalo encerrou uma das melhores apresentações que realizou no estado de Santa Catarina, em toda sua carreira. Sangalo cantou e dançou para uma platéia de 12 mil pessoas na noite de sexta-feira, no Porto das Águas, durante mais de duas horas, retornando duas vezes ao palco para o “bis”. Ivete pulou, requebrou, conversou com a platéia, com um ânimo invejável que mostrou porque é uma das cantoras mais queridas do Brasil e seguidora de diversos fãs clubes, que estavam representados no show. Nem mesmo a chuva atrapalhou a apresentação de Ivete que reconheceu no palco para o seu publico que vem mais a Santa Catarina do que a estados próximos da Bahia. “Tenho uma relação muito forte com o povo catarinense e um compromisso marcado todos os meses de novembro, no Folianópolis, a micareta oficial de Santa Catarina”, disse Ivete, após a apresentação.

Clique na imagem para ampliá-la

O show de Ivete em Porto Belo foi aberto pela cantora catarinense Diana Dias, que fez uma dobradinha com Ivete no trio elétrico da baiana no Folianópolis 2010 e, após, foi convidada a acompanhar de perto o Festival de Verão de Salvador. Diana já esta recebendo de renomados compositores baianos letras inéditas para ela gravar e logo, logo estará fazendo sua própria gravação. A realização do show foi do Grupo All Entretenimento, que é o maior contratante de Ivete no Sul do País e sócio da produtora da baiana Caco de Telha, no evento Folianópolis. Neste ano ainda a baiana deve retornar ao estado para uma apresentação de sua turnê internacional, inaugurada no show do Madison Square Garden, em Nova York. No Brasil, este show internacional inicia no mês de junho e logo será divulgada a data de apresentação no estado catarinense.

SERRANO RESORT

Minha casa em Gramado, o Serrano Resort, sempre palco de grandes acontecimentos, acolheu mais uma vez o Encontro dos Colunistas Sociais do Rio Grande do Sul e demais convidados de outros Estados. Além disso promoveu um grande show, o Serrano Summer Lounge. Mulheres de expressão e formadoras de opinião da Serra gaúcha se transformaram em modelos para as grifes Datelli, IOZ, Villa das Malhas e Cristais de Gramado. O desfile aconteceu no fantástico Maggiore Louge Bar. Os anfitriões foram meus amigos Rogério Poloni, Gerente Geral do Resort e Fabiana Costa, Relações Públicas e a alma do Resort. Mimos e sorteios surpreenderam a todos, entre eles um passeio de Ferrari cedido pela Super Carros de Gramado.


Clique na imagem para ampliá-la

O som ficou por conta do empresário e DJ nas horas vagas, Emerson Pinto, marido da administradora do Vitalita Spa, que também participou do evento oferecendo massagens relaxantes para os convidados. O coquetel foi assinado pelo sushiman Jonas Roso com os sushis do Tuna. O desfile fez parte da 10ª Jornada dos Colunistas Sociais, organizada por Laney Langaro, presidente da Associação de Colunistas Sociais do Rio Grande do Sul (Acors).



CAMPEONATO MUNDIAL

Santa Catarina e Paraná selaram um acordo para sediarem em conjunto o Campeonato Mundial de Handebol Feminino, previsto para ocorrer entre os dias 2 e 18 de dezembro. “Não realizar o evento seria desastroso para a imagem de Santa Catarina e do Brasil”, definiu o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Cesar Souza Júnior. Dirigentes de Santa Catarina e do Paraná também buscarão o apoio do governo federal para sediar o evento. No dia 25 haverá, em Curitiba, uma audiência com o ministro do Esporte, Orlando Silva, e no dia 28 já está agendada, para Brasília, uma conversa com o ministro Pedro Novais, do Turismo.

QUATRO CHAVES

O campeonato reunirá 24 seleções, que, inicialmente, serão divididas em quatro chaves, uma no Paraná e três em Santa Catarina. Na fase inicial, a Seleção Brasileira vai jogar no Estado vizinho. Depois, passará a atuar em Santa Catarina. A expectativa é que a equipe fique, pelo menos, entre as quatro melhores da competição. Não haverá cobrança de ingresso para assistir às disputas, que serão transmitidas para mais de 100 países. O jogo de abertura será dia 2 de dezembro, provavelmente em Curitiba, entre Brasil e uma seleção ainda a ser sorteada. A final do campeonato deverá ser em Jaraguá do Sul, que hoje tem a arena com maior capacidade no Estado. Os municípios de Blumenau, Brusque, Balneário Camboriú e Itajaí também são cotados para sediar confrontos. Entre as exigências para sediar os jogos está a necessidade de os polos terem ginásios estruturados e rede hoteleira com instalações quatro e cinco estrelas, além de estarem próximos a aeroportos. A primeira inspeção de representantes da Federação Internacional de Handebol está marcada para o dia 24 de março; a segunda será no mês de junho; e no dia 2 de julho ocorrerá o sorteio de grupos do campeonato.




RON CARROLL

De Chicago para Florianópolis, Ron Carroll é o próximo a entrar pra lista dos renomados DJs que participam da temporada de Verão 2011 da Pacha Floripa. Neste sábado, dia 19/02, ele estará no comando da cabine de uma noite espetacular. O DJ, produtor e live vocal que influenciou a cena eletrônica mundial como diretor da Minister of Sound Productions – produtora de talentos da lendária era do house em Chicago – já esteve em Florianópolis no ano passado, quando levou uma pista lotada à loucura com sets incríveis que só um profissional de seu gabarito consegue produzir. Carroll também é conhecido pelo sucesso de seus hits Wonderful Word, com Axwell e Bob Sinclar, e Walking down the street.


Clique na imagem para ampliá-la

No line up, estão ainda Rodrigo Vieira e Ferris, um dos mais respeitados nomes do progressive house brasileiro, eleito um dos 20 melhores DJs do Brasil pela revista House Mag. As festas de verão da Pacha Floripa estão fortíssimas, anunciando o que será o maior Carnaval de música eletrônica do Brasil, com Kaskade, Bob Sinclar, David Guetta, Axwell e, o n°1 do mundo, Armin Van Buuren.


ESTAÇÃO VERÃO

O evento que ocorre de 12 a 27 de fevereiro na praia Brava é uma extensão da programação do Floripa Tem, realizado pelo Grupo RBS. Atrações musicais, prática de esportes e muita animação integram a programação gratuita da Estação Verão Faz um 21 Embratel, evento que acontece no Parador da Brava. A banda Marelua já passou pelo palco do projeto apresentando o melhor do samba rock, além do som do DJ Moa, que promete transformar a Praia Brava numa balada a céu aberto durante os sábados. No próximo domingo, 20 de fevereiro, a partir das 17h, a banda local Art Project faz um som com muito rock, hip hop, reggae e surf music.

DESAFIO

A Estação Verão Faz um 21 Embratel também tem diversas modalidades esportivas à disposição do público. Aulas de bodyboard, empréstimo de frescobol, aeroboxe e quadra de vôlei são as opções para quem quer se divertir e manter a forma. No sábado, 19 de fevereiro, duplas profissionais de vôlei de praia vão encarar um desafio nas areias da Brava, a partir do meio-dia.