quarta-feira, 16 de março de 2011

HERANÇA MALDITA


HERANÇA MALDITA


Difícil esquecer a desgraça do Pinóquio retirante por conta da imensa herança maldita. Para se ter uma idéia, o atual governo irá gastar por ano R$ 100 milhões somente com aluguéis, em Brasília, para abrigar a estrutura dos novos ministérios inventados pelo ídolo dos pés de barro. Ele recebeu 26 pastas do FHC e entregou 37 à Dilma Rousseff. Ela, petralha também, não demonstra a mínima disposição de reverter o inchaço e pretende criar mais duas: a da Micro e Pequena Empresa e a da Infraestrutura Aeronáutica.

CURRAL ELEITORAL



O tão falado compromisso dos petralhas com seriedade/austeridade é puro papo pra boi dormir já que em oito anos, aumentou em 204 mil seu curral eleitoral, isto é, o número de empregados da União.A folha de pagamento desses empregados é de R$ 179,5 bilhões, um crescimento de 139,3%. A justificativa para esse absurdo seria de que o governo teria passado a oferecer novos serviços. Essa não cola mesmo, a gente não engoliu ainda o Ministério da Pesca e Aqüicultura, dada como compensação a Ideli Salvatti. Só esse absurdo custa uma fortuna. Seu ministério aluga um prédio de 14 andares, com fachada espelhada, ao custo de R$ 7 milhões por ano, onde se amontoam 374 servidores.

NA EXPLANADA


Vale lembrar que a dita cuja nem fica ali. Ela e seus 67 "aspones" que a ajudam a identificar a diferença entre uma piava de um lambari dão expediente na Esplanada. Em oito anos, os recursos destinados à pasta de Ideli saltaram de R$ 11 milhões para R$ 803 milhões, crescendo 70 vezes! E o que aconteceu com a produção de pescado no período? Era de 990 mil toneladas em 2002 e continuou em 990 mil toneladas em 2010. É o verdadeiro milagre da multiplicação do custo do peixe. Nem Jesus faria igual.

QUALIDADE


Para quem procura altíssima qualidade, aqui vai a dica. O Empório Bettin fabrica e comercializa cosméticos de alta qualidade, utilizando conceitos de fabricação e comercialização diferenciados, visando despertar os sentidos dos consumidores finais de seus produtos, garantindo o crescimento sustentado dos seus negócios e dos seus parceiros, além de cumprir magnificamente sua responsabilidade social.

BROCKER TURISMO

A Brocker Turismo, uma das principais agências da Serra Gaúcha, irá trazer para a região as principais operadoras e agências de viagens do Brasil. Os profissionais estarão de 23 a 28 de março, conhecendo os atrativos turísticos de Canela, Gramado, Nova Petrópolis e Região da Uva e Vinho e participando de outras atividades que estão sendo programadas pela equipe da Brocker Turismo. O tema do evento, que encerra as comemorações dos 15 anos da Brocker Turismo, é “Venda este destino e ganhe prêmios à altura”. Anualmente, no mês de novembro, acontece a premiação Troféu Infinito, uma homenagem da Brocker Turismo para as 15 operadoras que mais enviaram passageiros durante os 12 meses que antecedem o prêmio.


Clique na imagem para ampliá-la

Como em 2010 a Brocker Turismo comemorou 15 anos, essa premiação foi ampliada e as operadoras que foram agraciadas com o troféu Infinito em novembro último, farão o ranking das suas agências parceiras, baseadas no mesmo critério do Troféu Infinito: maior geração de negócios com a Brocker Turismo. Estas 15 operadoras e um representante de cada uma das agências indicadas estarão participando do encerramento da campanha “Venda este destino e ganhe prêmios à altura”, juntamente com a imprensa e convidados. A Brocker, que busca sempre excelência em seus serviços, presenteia seus convidados com aéreo, hospedagem e terrestre.



PROJETOS CULTURAIS

Os desafios da classe artística para viabilizar projetos culturais e o investimento na cultura como ação de responsabilidade social das empresas são tema de dois eventos promovidos na última segunda-feira a segunda-feira pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, com participação do consultor e gestor cultural Rogério Carnasciali, do Ministério da Cultura. O encontro com artistas e produtores culturais aconteceu no Teatro da UBRO, e a palestra com empresários no auditório da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis. Na palestra com a classe empresarial, a idéia foi mostrar a importância da responsabilidade social da empresa para com a sociedade em geral e os consumidores; vantagens que o investimento na cultura proporciona para fortalecimento da marca e melhoria da imagem institucional das empresas; retorno financeiro gerado pelo investimento cultural – aumento na venda de produtos ou incentivos fiscais obtidos – entre outros assuntos de interesse do setor.

NO TOPO


Clique na imagem para ampliá-la

O Green Valley, super club de Camboriu que é tido pelos melhores Djs do mundo como um verdadeiro oásis de recursos e tecnologia de ponta entre todas as casas de e-music do planeta, está mais uma vez na briga de gigantes. A casa brazuca, está com chances reais na disputa pelo topo da lista anual dos "100 Melhores Clubes do Mundo" assinada pela publicação britânica Dj Mag. Depois de ficar entre os três melhores clubs do planeta em eleição do IDMA - International Dance Music Awards 2010, o Green Valley quer levar o Brasil anda mais longe. A votação é na internet e rola até o dia 15 de março. No site do club, www.greenvalley.art.br, há um atalho para a votação.

MOMENTO TEMPERADO

Clique na imagem para ampliá-la

Neste sábado Fernando Mansur apresenta em seu programa Momento Temperado, gravado Restaurante Latino Ibérico Pé na Areia, em Santo Antônio de Lisboa, entrevistas com o enólogo Marcelo Sardagna, que fala sobre a difusão da cultura vinífera italiana como instrumento agregador realizada pela Associazione Trentini nel Mondo. Já a restauranteira Neiva Monteiro, revela os diferenciais de sua operação na turística Avenida das Rendeiras, em Florianópolis, e degusta com o apresentador um Bacalhau na brasa do Pé na Areia. Para encerrar o restauranteiro e navegador Nuno Cunha, que comenta sobre o conceito Latino Ibérico do Pé na Areia, e da sua tradição familiar com a pesca do bacalhau. O programa vai ao ar neste sábado às 21h30 pela TVCOM, canal 36 - NET, Viamax.

DIRETORIA DE TURISMO


O prefeito de Joaçaba Rafael Laske, deu posse nesta última sexta-feira ao novo Diretor de Turismo do município Jaime Telles, grande comunicador, profissional do rádio, envolvido com a comunidade, participa de várias entidades ligadas ao meio cultural e tem uma extensa folha de serviços nesta área. Telles também já foi presidente da Rota da Amizade Conventions & Visitors Bureau. A posse foi prestigiada pelo atual presidente da Rota da Amizade Conventions & Visitors Bureau, Wilson Luiz de Macedo.

NEGÓCIOS & TURISMO

Nos dias 27 e 28 de maio, Santa Catarina receberá a 17ª edição da Bolsa de Negócios Turísticos – BNT Mercosul. A feira de turismo será realizada no maior parque multitemático da América Latina, o Beto Carrero World, na cidade de Penha e contará com a participação de mais de cinco mil profissionais da área, entre agentes de viagens, operadores de turismo, empresários do setor e imprensa especializada. A cidade vizinha de Balneário Camboriú será sede da hospedagem dos participantes, visitas técnicas e atividades sociais. A BNT Mercosul é uma vitrine de produtos, destinos e serviços especialmente brasileiros para que os participantes conheçam as novidades e tendências do turismo, para realizarem contatos e negócios comerciais.



FAMTURS

A BNT Mercosul oferece diferenciais para garantir público qualificado no evento. É o caso dos “famturs”, grupos organizados de agentes de viagens de várias partes do Brasil e de demais países do Mercosul que participam da feira com facilidades como transporte, hospedagem, atividades sociais e inscrições, graças à parceria com importantes operadoras e com empresários do “trade” de Balneário Camboriú. Na última edição do evento, foram 42 grupos organizados de várias regiões do país e do exterior (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai). Os participantes que efetuarem as inscrições com antecedência e que não participam de Famtur, também contam com facilidades como a hospedagem gratuita durante o evento.

PROFISSIONAIS

A qualidade de profissionais é um dos fatores que justifica a aprovação unânime pelo evento por parte dos expositores e participantes – segundo pesquisas realizadas pela organização - como cenário produtivo para a realização de contatos comerciais, de divulgação e de negócios. Já está confirmada a participação de cerca de 400 empresas divididas em 112 estandes. Além da feira, a programação contará com palestras de capacitação, visitas técnicas aos principais atrativos turísticos da região catarinense, atividades sociais e a tradicional festa de encerramento promovida pelo Beto Carrero World que todos os anos traz um novo tema e uma atração diferenciada ao público da BNT. Informações sobre inscrições, famturs, reservas para expositores e participações especiais podem ser obtidas através do site: www.bntmercosul.com.br.

ROTA DA AMIZADE


Enquanto isso o turismo em nossa fantástica Rota da Amizade, no Vale do Contentado segue em ritmo crescente e acelerado por conta da beleza da região. Nossa Fraiburgo, a Terra da Maçã é a porta de entrada. E não param de chegar os ônibus de uma das maiores operadores do País, a CVC. É o Brasil descobrindo a Rota da Amizade. De lá segue para Videira, Treze Tílias...

RESULTADO POSITIVO

Falando nisso, a equipe da Rota da Amizade Convention & Visitors Bureau tem atualizado anualmente os dados para a interpretação e análise dos dados e entendimento de situações. Já em fevereiro, o IBGE publicou os resultados de 2008. Portanto, há um atraso nas informações econômicas em três anos. Nele, Santa Catarina pulou do 5º para o 4º lugar em renda per capita a nível nacional e em relação ao PIB, agora é o 6º estado da nação em produção, ultrapassando a Bahia e o Distrito Federal de 2007 para 2008. O que mais chamou atenção é que em 2006 haviam 18 municípios que tinham PIB per capita acima de R$ 20.000. Em 2007, subiu para 34 e em 2008, para 62. Salta aos olhos que muitos destes municípios que cresceram neste quesito são pequeninos. As cidades que compõem a Rota da Amizade, fizeram com que, na média ponderada, a renda per capita, nestes municípios aumentasse em 13,3%, neste mesmo período.



VALE DO CONTESTADO

Outra observação muito positiva para o Vale do Contestado (62 municípios) é que entre os 20 primeiros municípios em renda per capita, há 9 da região – Treze Tílias, Vargem Bonita, Seara, Videira, Salto Veloso, Joaçaba, Capinzal, Catanduvas e Água Doce. A Universidade de Oxford, contratada pelo WTTC – World Travel & Tourism Council, com sede em Londres, revelou, através de estudo detalhado, que o turismo contribui com 3,3% do PIB brasileiro e 12,8% do PIB catarinense. O WTTC foi criado após o 11 de setembro de 2001 e é formado por pouco mais do 100 maiores empresários mundiais que contribuem para a cadeia do turismo no mundo.



IMPORTÂNCIA ECONÔMICA

Em Santa Catarina existem 2.500 Meios de Hospedagem, levantados pela ABIH-SC em 2007, há 3 anos. Se dividirmos pela população do estado, o índice será o maior do Brasil. Ou seja, o turismo tem maior importância econômica a Santa Catarina do que a qualquer outro estado brasileiro. O pensar de forma conjunta para toda uma reunião é que vai realmente fazer diferença para o desenvolvimento econômico sustentável.

ITB BERLIN

Meu amigo Enrique Litman do Instituto Baleia Franca (Praia do Rosa/Imbituba/SC) compôs a comitiva de Santa Catarina que apresentou os produtos turísticos do Estado na mais importante feira mundial do setor, a ITB Berlim. Outros eventos no continente europeu – sobretudo na Inglaterra – também fizeram parte do roteiro dos executivos do trade turístico catarinense. É o caso do “The Americas Workshop”, que termina nesta quinta-feira, 17, bem como a conferência de imprensa da LATA – Latin American Travel Association.

Clique na imagem para ampliá-la

De acordo com o Presidente do Instituto Baleia Franca (IBF), Enrique Litman, – que desde o início do mês está divulgando o turismo de observação de baleias (whale watching) naquele continente – “Os europeus se mostram cada vez mais interessados na América Latina e nos chamados ecoturismo e turismo de aventura. São os segmentos que mais crescem”, diz Litman. Segundo ele, na ITB Berlim, a delegação brasileira – e em especial a de Santa Catarina - procurou mostrar que estamos além do roteiro ‘praia, sol, futebol e carnaval’. “Além de sermos um Estado de grande diversidade cultural, temos roteiros sob medida para o turista europeu, que aprecia o contato com a natureza e pratica o turismo responsável. É o caso do whale watching, do surf, da observação de pássaros e outros produtos que se destacam na região de Imbituba ”, complementa.


TRAVELMART

A comitiva catarinense – que incluiu o Secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Cesar Souza Jr; o Presidente da SANTUR (Santa Catarina Turismo), Valdir Walendowski, Martin Desmaras (Coordenador do TravelMart Latin América 2011), entre outros profissionais do trade turístico catarinense – aproveitou a ITB Berlim para lançar o TravelMart Latin America 2011, evento que ocorre em Florianópolis, de 11 a 13 de setembro deste ano. “O lançamento foi um sucesso. O stand da Embratur – em parceria com a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA) - onde realizamos o coquetel, estava absolutamente lotado de operadores, agentes de viagem e jornalistas, um feito histórico. Aproveitamos para convidar alguns operadores para conhecerem os roteiros de Santa Catarina três dias antes ou três dias depois do TravelMart, que é o maior evento de negócios de turismo da América Latina. Foi uma estratégia acertada, pois nos antecipamos e o trade catarinense terá muito a comemorar ”, aposta Litman.


Clique na imagem para ampliá-la

“Os operadores ingleses também estão muito interessados em conhecer Santa Catarina. Grande parte deles já operava em outros Estados, mas afirmaram que não perderão a chance de vir ao sul por conta do TravelMart”, complementa Litman. Outro grande motivo de satisfação é o interesse do trade europeu no turismo de observação de baleias na região de Imbituba. “Não é por acaso que o whale watching foi definido como um dos produtos-estrela do Plano Catarina, que projeta as ações para o turismo até 2020”.

REDE ECOLOGIA


Já está confirmada: a segunda edição da campanha “Semana do Lixo Eletrônico” organizada pelo Núcleo de Informática da Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú. A campanha acontecerá entre os dias 28 de março e 1º de abril. A confirmação da 2ª edição da campanha só foi possível graças ao apoio da prefeitura da cidade de Camboriú, através da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente. Além do empenho e envolvimento das empresas que fazem parte do Núcleo de Informática da Acibalc, destaque também para a participação do CDL de Camboriú e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Camboriú. Nesse período, as empresas que possuem aparelhos e equipamentos eletrônicos que estão em desuso ou que não atendem mais as suas necessidades, poderão realizar doações. Mais informações com Larissa Andrade ou Fábio Oliveira pelos tels./fax.: +55 (47) 3363-6845/ 9129-8842.

MULTISPORT BRASIL


Clique na imagem para ampliá-la

Será neste final de semana o desafio de 90km de corrida, mountain bike e canoagem cruzando a ilha de Florianópolis de Sul a Norte. Atletas profissionais e amadores de dentro e fora do País já confirmaram presença. Os vencedores da prova conquistarão uma vaga no 25º desafio Tetra Del Chapelco, realizado na Argentina. Pioneiro no Brasil, o desafio de 90km mistura estágios de corrida em trilha, mountain bike e canoagem passando pelos lugares mais paradisíacos da nossa Ilha da Magia.

TRILHAS & DUNAS

Uma das novidades desta edição é o TRAIL RUNNING, uma corrida em trilhas de 9km. A prova, paralela ao Multisport, une belezas naturais e badalação: partindo de Jurerê Internacional, os atletas passarão por trilhas, um morro de onde se tem uma visão de 360° das paisagens da região e pelas praias do Forte e Daniela. As inscrições estão abertas no site www.multisportbrasil.com.br. O kit de prova do Multisport inclui camiseta, viseira, caramanhola, numeral e placa de identificação para a bicicleta. Os atletas também têm direito a caiaque para participar da competição, medalha de finisher, hidratação e frutas no final da prova. Já as inscrições do Trail Running dão direito a camiseta em tecido tecnológico, hidratação e frutas na chegada.

COPA DO MUNDO

José Francisco de Salles Lopes, Diretor do Ministério do Turismo, veio a porto Alegre Para participar da Reunião de alinhamento da Câmara temática do Turismo e hotelaria para a preparação da cidade sede e apresentou os resultados da pesquisa feita durante a Copa de 2010 na África, pela Fundação Getulio Vargas. José Francisco deu tres informações importantes para potencializar os 600 mil turistas, que é a previsão do governo para os 30 dias do evento qu será realizado no inverno de 2014: “Na copa, pelo que se coletou de informações na África do sul, o turista É jovem, gasta mais e o motivo da vinda será a copa e não o país.