quarta-feira, 11 de maio de 2011

NO SUPREMO


NO SUPREMO



O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o vice-presidente da República, Michel Temer, seja excluído de um inquérito sobre suposto esquema de cobrança de propina de empresas detentoras de contratos no porto de Santos , em São Paulo. Com base em parecer do procurador-geral da República, Roberto Gurgel , o ministro concluiu que não havia provas suficientes para justificar a investigação contra o vice-presidente. O caso estava na Justiça Federal de São Paulo desde 2006. No ano passado, quando as investigações supostamente esbarraram em Temer, que tem direito a foro especial pelo cargo que ocupa, o inquérito foi encaminhado ao STF.

HONDURAS

Já em Honduras, depois de vários ditadores sanguinários o povo daquela terra resolveu abraçar de fato a democracia. Qualquer presidente que tente alterar a Constituição para seu benefício é retirado do poder. Sua Corte Suprema (STF) é completamente desvinculada dos poderes Legislativo e Executivo e é eleita em assembléia nacional e seus juízes tem mandato de oito anos. O voto é facultativo e em poucos países latinos existe uma democracia tão sólida. Que povo em! Que inveja.

RECLAMAÇÃO & PRODUTOS

Nosso país precisa urgente de um banho de seriedade. Ha muito tempo usa-se e abusa-se da Lei de Gerson, isto é, a lei de levar vantagem em tudo e o consumidor acaba sempre pagando o pato. Agora está tramitando o Projeto de Lei 214/11 que dobra os prazos para consumidor faça reclamações ao fornecedor sobre problemas aparentes ou de fácil constatação em serviços e produtos não duráveis, como roupas e calçados. Já no caso de serviços e produtos duráveis, como automóveis e imóveis, a proposta prevê que esse prazo aumentará dos atuais 90 dias para 180. Ficará então alterado o Código de Defesa do Consumidor, que determina que esse prazo seja contado a partir da entrega efetiva do produto ou do término da execução dos serviços. A proposta mantém essa determinação.

RESPONSABILIDADE

A proposta também amplia o conceito de fornecedor, responsabilizando-o igualmente por produtos novos ou usados. O objetivo é evitar interpretações equivocadas que considerem fornecedor somente aquele que vende bens novos. A medida, aliada ao aumento do prazo para reclamação, beneficiará consumidores de produtos usados ou transformados, como carros, pneus, móveis e imóveis. Isso porque os fornecedores de produtos usados normalmente os comercializam sem nenhuma garantia contratual. Agora o grande, o principal problema é que não temos um PROCON atuante, rápido e sem filas. E tudo fica por isso mesmo sendo o órgão considerado uma grande piada.

FARINHA


Tudo farinha do mesmo saco e o Itamarati é uma outra grande piada pois divulgou nota nesta defendendo, de forma indireta, sua decisão de não recolher os passaportes diplomáticos dos quatro filhos e três netos do ex-presidente Lula. O Ministério Público Federal no Distrito Federal avaliou que os passaportes concedidos aos parentes de Lula foram dados de forma irregular e pediu, em ofício encaminhado ao Itamaraty, a devolução dos documentos. Não existem, no entendimento deste Ministério, quaisquer elementos que justifiquem questionamentos à motivação ou à legalidade dos referidos atos", diz trecho da nota. Ha sim. Na lei dos petralhas pode tudo e a lei não significa absolutamente nada.

PASSAPORTES

A Procuradoria agora irá à Justiça para que os passaportes sejam cancelados. Só para você ter uma pequena idéia do tamanho do balcão de negócios que é o Itamarati, somente entre 2006 e 2010, foram concedidos 328 passaportes diplomáticos sob a alegação de "interesse do País". No fim de 2010, três netos e outros quatro filhos do ex-presidente (Marcos Cláudio Lula da Silva, de 39 anos; Luís Cláudio Lula da Silva, de 25 anos: Fábio Luís Lula da Silva, de 35 anos, e Sandro Luís Lula da Silva, de 32 anos) receberam o superpassaporte. Já nós outros para termos o nosso passaporte, temos que preencher documentos sem fim via web, marcar a audiência que nunca é para amanhã. Sempre para no mínimo dois meses depois. Ir na PF e tirar a foto e aguardar mais alguns dias para ter seu passaporte novo. Vale lembrar que quem fez todo o trabalho foi você mesmo.

VISTO


Aí começa outra via-sacra. Temos que provar que somos gente, que somos dignos, que temos dinheiro e que podemos viajar, principalmente para os EUA, onde fica claro que somos considerados não do terceiro mundo, mas indigentes, tamanho a quantidade de papéis. Depois disso marcar audiência, ir até São Paulo, perder mais tempo e dinheiro para poder viajar pra lá e comprar tudo quanto é tipo de bugigangas, que aqui não podemos comprar por ser caro demais por conta dos abusivos impostos e pela qualidade duvidosa dos produtos. De um jeito ou de outro estamos ferrados. E não temos parlamentares para nos defender mudando as regras deste jogo medonho.

CHEFÃO

É por essas e muitas, mas muitas outras que o procurador da República Manoel Pastana, encaminhou representação em que responsabiliza o ex-presidente Lula pela existência do esquema corruptor do Mensalão do PT. Para Pastana, há provas da responsabilidade do ex-presidente na montagem do esquema corruptor de captação e distribuição de recursos para aliados que ficou conhecido como Mensalão do PT. As provas, segundo Pastana, vêm de um conjunto de acontecimentos e atos do governo Lula iniciados em setembro de 2003.


Esses documentos deram origem, no dia 15 de janeiro de 2011, a uma ação de improbidade administrativa ajuizada contra Lula e o ex-ministro da Previdência, Amir Lando. Para ele, os dados constantes dos documentos do Tribunal de Contas e do Inquérito Civil Público trazem “fatos gravíssimos” ligados ao Mensalão do PT. “Foi o ex-Presidente Lula quem praticou atos materiais que fomentaram esse gigantesco esquema criminoso, e sem a presença dele na ação penal, o STF não terá elementos para condenar os líderes, mormente os autores intelectuais do esquema criminoso, pois estes não praticaram atos materiais e não deixaram rastros.

BIN LADEN

Se Bin Laden tivesse sido preso pela PF brasileira, os filhos dele teriam salários de R$ 870,00. Decreto lei, e viva o Brasil!!! Parece piada, mas possivelmente seria assim mesmo, ou melhor, receberia asilo político. Os advogados dele teriam que estar presentes na hora da prisão para garantir seus direitos; Todas as escutas seriam consideradas ilegais por não terem autorização de um juiz; Os policias e militares seriam acusados de “abuso de poder”; Em três dias teria um “Habeas Corpus” decretado por irregularidade nas investigações; Por ser réu primário, não possuir outra condenação, ter nível superior e endereço fixo, seria logo posto em liberdade; Por possuir “livre direito de ir e vir” seria liberado para visitas à Meca; Pelo direito de “ampla defesa” alocaria milhares de testemunhas a seu favor;


O processo levaria uma década com ele em “liberdade provisória”; Condenado a pena máxima de 35 anos, cumpriria 1/6 como manda a lei; Durante o cumprimento da pena de cerca de cinco anos, poderia receber visitas das suas cinco esposas e seria liberado para sair nos feriados, inclusive no Natal; Depois de alguns meses preso, um Juiz decretaria que a prisão dele é ilegal por não constar Terrorismo no nosso Código Penal; E por último, para não manchar a imagem do Brasil junto ao mundo, ele sofreria a terrível punição de doar 10 cestas básicas para as Obras Assistenciais de Irmã Dulce. Pronto: Justiça feita como mandam nossas leis!


COWBOY

Este ano, todos os participantes da BNT Mercosul, um dos principais eventos de turismo e negócios da América Latina - poderão conferir de perto o mais novo megaespetáculo do Beto Carrero World, "O Sonho do Cowboy", nova superprodução nos padrões dos grandes musicais do mundo, será apresentada no dia 28 de maio, na festa temática de encerramento da BNT Mercosul. A obra, um tributo ao inesquecível João Batista Sérgio Murad - o Beto Carrero - leva as pessoas para dentro do mundo imaginário de um menino que vive uma fantástica aventura no velho oeste para salvar um vilarejo dominado por um perigoso vilão.

Clique na imagem para ampliá-la

É um misto de comédia, ação, romance e situações inesperadas, sem falar no show de luzes, figurinos e cenários impecáveis que promete surpreender o público presente. O espetáculo tem como diretor e coreógrafo Maicon Clenk e direção/criação musical de Tim Rescala que traz em seu portfólio criações musicais para obras consagradas como "Hoje é dia de Maria", "Sítio do Pica-pau Amarelo", "Afinal o que querem as Mulheres" e outras. O show conta com elenco formado por 35 artistas. A história se passa em três ambientes distintos, graças aos cenários móveis. São utilizados mais de 100 figurinos nas apresentações. Logo após assistirem ao musical, os participantes da BNT conhecerão - em primeira mão - a Vila Germânica do Beto Carrero World, que passou por completa revitalização.

NA MÍDIA


A cidade de Piratuba, em nossa fantástica Rota da Amizade esteve em Rede Nacional por conta da escola Amélia Poletto Hepp, única instituição de ensino pública de Santa Catarina, com lousas digitais e internet em todas as salas de aula, e agora com netbooks para os alunos. Investir em educação, cultura e tecnologia costuma gerar povo consciente, responsável e culto. Um exemplo a ser seguido em todo Brasil pois o município segue crescendo em ritmo acelerado, inclusive com web e telefonia rural. Já na grande maioria dos municípios do Brasil rouba-se até merenda escolar.


Clique na imagem para ampliá-la

Não é à toa que o município, por conta de uma administração séria revelou sua aptidão para o turismo e hoje é conhecido em todo o Brasil. Contando com vários hotéis, infra-estrutura de tratamento e de lazer, piscinas, quadras de esporte e acompanhamento médico, incluindo também tratamentos à base de argila, massoterapia, trilhas ecológicas e espaço para a realização de eventos. Localizada em cenário privilegiado, no Vale do Rio do Peixe, Piratuba recebe milhares de turistas todo ano que vem à procura de saúde, descanso, lazer e qualidade de vida.

DIA DO DESAFIO

O Dia do Desafio foi criado no Canadá e é difundido mundialmente pela Association For International Sport for All - entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha. Trata-se na verdade de uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde, e acontece anualmente na última quarta - feira do mês de maio, por meio de ações comunitárias. Neste ano, Joaçaba, também em nossa Rota da Amizade, participa pela primeira vez e já convoca a todos na luta contra o sedentarismo, quando no dia 25 de maio, toda a cidade deverá por pelo menos 15 minutos realizar algum tipo de atividade física que rompa com a sua rotina particular.


Neste segundo ano, Joaçaba compete com a cidade de Daniel Flores, na Costa Rica. O desafio consiste em ver qual das duas cidades consegue mobiliar mais pessoas na luta contra o sedentarismo. Os “vencedores” desse brincadeira mundial são os próprios cidadãos, que exercitam a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário.


ROTA GASTRONÔMICA


Empresários da Costa Esmeralda estiveram reunidos a convite do Costa Esmeralda Conventions e Visitors Bureau. Na pauta a organização da 4ª edição da Rota Gastronômica, festival que vai ser realizado durante todo o mês de julho. De acordo com a gerente executiva do Convention, Renata Simas, a reunião foi organizada para ouvir os empresários sobre o que esperam do festival gastronômico, assim como em que pontos podem colaborar para melhorar a edição deste ano. A Rota Gastronômica de 2011 terá 24 restaurantes participantes.

RESTAURANTES

De Bombinhas, organizaram delícias especiais Abstrato Café & Pub Bistrô, Restaurante Berro D'água, Cantina Lopes, Empório da Carne, Restaurante Massaiola, Tatuira Petisqueira, Tomatino Cantina Italiana e Amor de Romã Ristorante & Bistrot. De Porto Belo, participarão da Rota Gastronômica Château Excellence Restaurante, Restaurante Panela de Barro, Petisqueira do Nelinho, Pizzaria e Trattoria Refúgio do Estaleiro, Ristorante Miramare Cucina Italiana, Restaurante Pousada Vila Verde, Restaurante Refúgio do Estaleiro, Petisqueira Tatuira, Dona Maria Panificadora e Zoco Deck Lounge. Em Itapema, os restaurantes envolvidos são Restaurante Vieira´s, Indaiá Restaurante, Sushi By Ulisses, Cantina Vô Jaques, Restaurante Coqueiros - Hotel Plaza Itapema Resort & Spa e Restaurante Recanto da Sereia.

Clique na imagem para ampliá-la

Na reunião, foram apresentados todos os pratos desenvolvidos, para que os empresários conhecessem o trabalho dos outros restaurantes. Entre as delícias, muitas com frutos do mar, como Camarão com molho de abacaxi, Congrio a Quatro Mani, Tranche de Linguado ao molho de Champagne e Frutos da Costa. As carnes também têm espaço com as receitas Vitela Dom Monaco, Combiné Excellence, Cordeiro Pop e Magret de pato com confit de cebola roxa ao mel. Há ainda pratos com influência italiana, como a Massa negra com molho de frutos do mar, Linguini Toscana e Papardelle al Zaferano com Ragu di Agnelo. Na foto Frutos da Costa, prato desenvolvido pela Tatuíra Petisqueira, de Bombinhas.


CORRIDA DE MONTANHA

Marcada para o próximo dia 28 de maio, a CORRIDA DE MONTANHA X – RUN 60K tem como cenário as paradisíacas Praia do Rosa (Imbituba) e Garopaba, no litoral sul de Santa Catarina. A sede do evento é o Vida Sol e Mar Ecoresort & Beach Village, onde acontece a abertura oficial do evento e a largada da prova, que pode ser disputada individualmente ou em equipes de até oito atletas. Ao longo do trajeto, os corredores poderão admirar, as praias do Siriú, Gamboa, Garopaba, Silveira, Ferrugem, Barra, Ouvidor e Praia do Rosa. O percurso é dividido em oito trechos de 5 a 10 km e o trajeto pode ser percorrido individualmente ou em equipes de dois, quatro e oito atletas, nas categorias masculina, feminina e mista.

Clique na imagem para ampliá-la

Na véspera, 27 de maio, será realizado no Eco resort um coquetel de boas-vindas para entrega dos kits das provas. No sábado, 28, a largada também será feita no Vida Sol e Mar, localizado há poucos metros da beira da praia. “Estamos apoiando este evento porque ele tem tudo a ver com a nossa proposta de unir ecoturismo e esporte. Além da área física privilegiada que dispomos no Ecoresort, somos conhecidos pelos serviços que oferecemos, como trilhas ecológicas, cavalgadas, aulas de surf e, de julho a novembro, o turismo de observação de baleias. Portanto, esse evento só poderia ter a nossa acolhida,” diz Enrique Litman, proprietário do Grupo Vida Sol e Mar. Inscrições e demais informações sobre a prova podem ser obtidas no site www.sulbrasilis.com.br ou pelos telefones 48 – 3204.8600 e 9619.1842.

CONCURSO

A Udesc continua recebendo, até a próxima segunda-feira (16/5), as inscrições para o concurso público nº 01/2011, que irá contratar 107 professores para o cargo efetivo da universidade. Os interessados podem se inscrever em um dos dez centros espalhados pelo Estado de acordo com a vaga pretendida. O edital com as condições e requisitos para a inscrição, as ementas de cada vaga e a ficha de inscrição pode ser acessada no www.udesc.br/make_page.php?id=873. A remuneração básica para o regime de trabalho de 40 horas é de R$ 4.276,54 para os professores com mestrado (assistente) e R$ 5.950,03 para doutores (adjunto). Além do salário base, os aprovados receberão, ainda, o auxílio-alimentação, no valor de R$ 18,18 por dia.


CIRURGIA VASCULAR

Organizado pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular do Rio Grande do Sul, acontece entre os dias 12 e 14 de maio no Serrano Resort em Gramado-SC, o primeiro Curso Internacional de Cirurgia Vascular. O evento trará ao Brasil pela primeira vez conceituados especialistas americanos para esclarecer tópicos atuais, estudos recentes e novidades em tecnologia endovascular e de imagem. As inscrições podem ser feitas pelo site www.vascular-rs.org.br.



O curso tem o apoio da SBACV nacional e da americana Mayo Clinic, fundação sem fins lucrativos de assistência à saúde e promoção da educação médica continuada. No total, 13 pesquisadores americanos virão ministrar palestras. Entre eles, está Carlos Timaran, chefe da divisão de cirurgia endovascular do Veterans Affair Hospital, em Dallas. Ele foi o cirurgião endovascular que mais contribuiu com casos no CREST trial – que foi um dos maiores estudos clínicos randomizados para a prevenção do derrame cerebral, o “Estudo da Endarterectomia de Revascularização da Carótida versus Implante de stent”. A pesquisa durou nove anos e contou com 117 centros. Os médicos conseguiram mostrar que endarterectomia da artéria carótida, considerado o padrão ouro no tratamento da prevenção de derrames, e o implante de stent na artéria carótida, método menos invasivo, são ambos eficazes e seguros.

ANEURISMAS

Outro destaque do evento é a vinda de Sam Money, chairman do departamento de cirurgia e divisão de cirurgia vascular na Mayo Clinic Scottsdale. O especialista tem vasta experiência em métodos endovasculares e recentemente liderou um projeto sobre o tratamento de aneurismas viscerais por método endovascular. Abordando a revascularização renal, o evento contará com Sanjay Misra, que tem diversos projetos de pesquisa nessa área que é bastante controversa atualmente.

GREEN VALLEY

A mais badalada casa de SC clube conquistou um titulo inédito para o Brasil, foi eleita como o 3° Melhor Club do Mundo na super conceituada lista da revista britânica Dj Mag. Para celebrar tamanho o super club de Camboriu vai abrir suas portas para um mega evento. Dia 21 de maio será festa oficial do Green Valley para comemorar a colocação na conceituada lista da Dj Mag, a mesma que lista os 100 Top Djs mundiais todo ano. Nas pick ups dois nomes de peso: David Morales e Pete Tha Zouk.

Clique na imagem para ampliá-la

E dentro de todo o clima de comemoração, o Green Valley vai presentear seu público. Quem comprar ingressos para a festa do dia 21 de maio em qualquer um dos 30 pontos de vendas distribuídos nas cidades de Balneário Camboriu, Blumenau, Brusque, Itajai, Itapema, Florianópolis, Jaragua do Sul, Gaspar, Timbó, Indaial, Pomerode e Rio do Sul, em Santa Catarina, e Curitiba, no Paraná, ganhará um CD oficial do Green Valley mixado pelo astro Steve Angelo.