terça-feira, 14 de junho de 2011

FESTIVAL DE PARINTINS

FESTIVAL DE PARINTINS

Manaus e Parintins abrem seus braços para acolher o Brasil e o mundo em mais um Festival Folclórico de Parintins


Clique na imagem para ampliá-la

A cidade de Parintins está localizada no interior do Amazonas, na margem direita do Rio Amazonas. Possui cerca de 50 mil habitantes, distante 370 quilômetros da capital Manaus. De avião você faz essa distância em uma hora e meia. De barco você leva 15 horas descendo o Rio Amazonas e subindo 27 horas, todavia, navegar pelo Rio Amazonas é fenomenal por conta da fauna, flora e a troca de experiência com os demais passageiros. Uma viagem, realmente inédita. Para quem não sabe e está chegando a primeira vez em Parintins, a cidade é uma ilha e fica na divisa do Amazonas com o Pará. E é justamente nesta ilha que acontece o fantástico e já internacional festival promovido pelo Boi Garantido e Boi Caprichoso. Os dois contam a mesma contam a mesma história, a de Pai Francisco e Mãe Catrina, a qual possui um desejo incontrolável de comer língua de boi durante a sua gravidez, e pede que seu marido sacie sua vontade. Este, por sua vez, mata o boi preferido de seu patrão, que descobre o feito. Um padre e um pajé são chamados e conseguem salvar o boi, que ressuscita e perdoa Pai Francisco e Mãe Catarina.


Clique na Imagem para ampliá-la

Tudo isso é contado em verso, prosa e muita, mas muita festança num espetáculo que lembra o carnaval no Rio de Janeiro, tamanho a estrutura, tanto que,
ao invés de sanbódromo, parintins tem um Bumbódromo, que literalmente divide a cidade ao meio, demarcando o limite dos currais de Garantido e Caprichoso. Para você ter uma pequena idéia, o Centro Cultural e Esportivo Amazonino Mendes, que foi inaugurado em 1988, tem capacidade para receber 35 mil espectadores. E quem não consegue um lugar, ainda tem a possibilidade de poder todo esse imenso espetáculo por conta dos telões que são colocados na parte de fora do Bumbódromo. A cor azul simboliza do Boi Caprichoso (Boi da Elite) e a cor vermelha representa o Boi Garantido, conhecido como o "Boi do Povão".

E é neste fantástico cenário, no pulmão do mundo, que acontece mais uma Reunião do Conselho Executivo da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo - ABRAJET, que chegam ao Hotel Comfort em Manaus a partir do próximo dia 21. Já no dia seguinte irão conhecer a Fábrica da Moto Honda. Logo após seguem para o Hotel de Selva Amazônica Golf. No dia 23 levantam voo para Parintins sendo recepcionados com coquetel de boas vindas no CATParintins e a noite participam do XLVI FESTIVAL FOLCLÓRICO DE PARINTINS - MANAUS. Finalmente dia 24 seguem para o Hotel Amazon River.

Na volta e na mala desses profissionais do turismo, muitas recordações e fotografias, mostrando mais uma vez o porque da grandeza e da diversidade de rotas e destinos deste nosso gigantesco Brasil que, sempre, mas sempre mesmo, vale a pena conhecer de norte a sul. Vale ainda comentar que esse é o maior espetáculo folclórico do Brasil e conhecer Parintins é mergulhar não só em uma das mais populares festas do país, mas conhecer um mundo inesperado em meio à floresta amazônica.