sexta-feira, 1 de julho de 2011

FESTIVAL DE GASTRONOMIA & FOLCLÓRICO DA ROTA DA AMIZADE


FESTIVAL DE GASTRONOMIA & FOLCLÓRICO DA ROTA DA AMIZADE



O bordão popular "A união faz a força" se encaixa perfeitamente em um dos roteiros turísticos mais charmosos e de altíssima gastromomia no Brasil, a Rota da Amizade, em Santa Catarina, que congrega as cidades de Piratuba, Videira, Fraiburgo, Treze Tílias e Joaçaba. Um roteiro encantador que reúne uma diversidade de atrativos e culturas, num cenário que foi palco de um dos maiores acontecimentos históricos do País – A Guerra do Contestado. Na região você poderá conhecer da florada a colheita da maçã bem como andar entre parreirais e conhecer até o processo de elaboração dos saborosos vinhos nas vinícolas da região. Na Rota da Amizade também vibram as tradições austríacas com sua inconfundível arquitetura, seu folclore e suas festas típicas.



É neste roteiro, mais propriamente na cidade de Fraiburgo, Terra da Maçã, que acontece entre os dias 26 e 28 de Julho, o Festival de Gastronomia e Folclore da Rota da Amizade. Na mesa os principais atrativos gastronômicos da região, a exemplo da Torta de Maçã e Michuim (Fraiburgo), peixes e especiarias (Piratuba), Spetzle e Goulash (Treze Tílias), harmonizados com vinhos finos (Videira). O evento acontecerá paralelo ao XII ENFRUTE, evento sobre frutas tropicais e de caroço, e contará ainda com palestras de Bianca Antonini, que falará sobre a "Segurança dos Alimentos", "A Arte da Gastronomia para o Desenvolvimento do Destino Turístico" e "Qualidade do Atendimento no Bem Receber o Turista" , Otto Walter, falará sobre a "Harmonização de Alimentos e Bebidas – vinhos e cervejas artesanais", "Atendimento e Postura Profissional", Vivian Brandão, sobre "Como Transformar Artesanato em Produto Turístico", e o Cheff Marco Estopa dará o treinamento sobre a técnica Cook and Chill - "Cozinhar e Resfriar", além de diversas outras oficinas culinárias.


A palestrante Profª Bianca Antonini é Nutricionista - Consultora em Turismo e Gastronomia, especialista em Gerência da Qualidade na Produção de Refeições, Mestre e Bacharel em Turismo e Hotelaria. Atua em restaurantes comerciais e hotéis como Consultora, Gestora e Instrutora. Vice-presidente do Conselho Regional de Nutrição - Santa Catarina. Assessora de Alimentos e Bebidas da ABIH-SC. Consultora nos projetos de Turismo e Gastronomia do SEBRAE e da ABRASEL – parceria com o Ministério do Turismo. Assessorou no dossiê para candidatar Florianópolis Cidade UNESCO da Gastronomia. É também Professora em Cursos de Pós Graduação. Na UNIVALI, por 10 anos foi Coordenadora dos Cursos de Turismo e Hotelaria, Tecnologia em Gastronomia na UNIVALI, e professora e orientadora de estágio dos Cursos de Nutrição, Turismo e Hotelaria e Tecnologia em Gastronomia.

Otto Walter é consultor SEBRAE e sócio da empresa KAS Consultoria. Vivian Brandão também é consultora SEBRAE e sócia da empresa Agência Empreender. Já o Chef Marco Estopa, vem de Curitiba, onde já chefiou a cozinha da PUC Paraná e desenvolveu técnicas de preparo e congelamento de alimentos em parceria com empresas da iniciativa privada.

Além disso, haverá diversas apresentações culturais, como a do Grupo Acquadança de Piratuba, apresentações culturais de Fraiburgo, sob a responsabilidade do Departamento de Cultura e do Centro Cultural Egon Frey, e Grupo Lindental de Treze Tílias. O Festival termina com um grande Jantar de Honra que acontecerá às 20h no Hotel Renar. Para reservas/inscrições e informações entrar em contato com amizade@rotadaamizade.com.br e fone (49) 3521-2533.

Esse encontro entre cultura, gastronomia e lazer que fazem da região o destino de turistas de todo o Brasil, e ainda durante o Festival de Gastronomia & Folclore terá a oportunidade de além de saborear essas delícias, conhecer e aprender o preparo, a exemplo do MICHUIM, uma das atrações gastronômicas da festa, um prato tipicamente árabe e foi introduzido na gastronomia fraiburguense através dos Franceses que se estabeleceram no município. Michuim quer dizer assado, grelhado.


Este delicioso prato foi adotado como um prato típico de Fraiburgo, pois na região havia o hábito dos caçadores assarem os produtos de suas caçadas da mesma maneira que é assado o Muchuim, agregando somente novos temperos e condimentos.


O Muchuim deve ter como único acompanhamento o pão, que deve ser umedecido com temperos e recheado com fatias de carne, ficando parecido com sanduíche. Além de ser muito saboroso, o prato proporciona à celebração de um nobre valor: a amizade.


Outra vedete do evento é a típica Torta de Maçã. Não existe melhor roteiro para você ser apresentado à essa iguaria. Fraiburgo é conhecida nacionalmente como a Terra da Maçã. É a maior produtora e exportadora do Fruto. No inverno o frio rigoroso faz com que o turista se sinta em outro país. Em Fraiburgo todos tem suas receitas de tortas de maçã, mas dizem que o segredo está no creme, segredo este guardado a sete chaves pelo clã dos Frey, fundadores da cidade e do Hotel Renar, que encanta seus hóspedes e turistas de todo Brasil. Pecado mesmo, é não come-la. Abaixo damos a receita:


Torta Renar

(1 torta de 1,7 kg)
Ingredientes
2 gemas
250 g de margarina
100 g de farinha de trigo
2 colheres de sopa de açúcar
5 maçãs
Suco de 1 limão
1 disco de pão de ló
500 g de nata


Preparo

Misture as gemas, a margarina, a farinha de trigo e 1 colher de sopa de açúcar. Forre uma forma com fundo removível com essa mistura e asse a 180º, por cerca de 10 minutos. Cozinhe as maçãs sem casca com água e o suco de limão Bata a nata com 1 colher de sopa de açúcar.

Montagem

Dentro da massa assada, coloque primeiro a metade do creme feito com a nata e o açúcar, e depois o disco de pão de ló, que deve ser umedecido com a calda das maçãs cozidas. A seguir, coloque o restante do creme de nata Cubra com as maçãs, decorando de forma uniforme. Passe geléia de maçã dissolvida em um pouco de água por cima com um pincel, para dar brilho. Bom apetite!