sábado, 12 de novembro de 2011


PONTE HERCÍLIO LUZ



Nunca me esqueço das bravatas do prefeito da capital e do então governador Luiz Henrique, prometendo a recuperação da Hercílio Luz para logo logo, inclusive com metrô de superfície. Tudo com grandes discurso, fogos de artifício e até orquestra sinfônica. Não passavam de discursos eleitoreiros. Não fizeram absolutamente nada, tanto que "A situação da ponte Hercílio Luz é de alto risco. Ela pode cair hoje, amanhã, a qualquer hora. Seu estado de degradação é deplorável", alertou o engenheiro mecânico Honorato Tomelin, na reunião da Câmara de Transporte e Logística da FIESC. A grana´, se é que tinha e, se tinha, foi desviada já que o andamento das obras está completamente parado pela mais absoluta falta de dinheiro.
ANEURISMA

"O coração da ponte", que é o vão central - com cerca de quatro mil toneladas de peso, precisa ser calçado urgentemente para não cair. Mas esse não é o único problema e Tomelin usa metáfora para explicar a situação. "A ponte tem cinco tipos de aneurisma. Qualquer um deles pode causar o colapso final", disse, destacando, entre eles o processo contínuo de corrosão dos olhais (espécie de anel metálico usado no topo dos pilares da ponte) e a sustentação das torres. Ainda de acordo com Tomelin, a ponte não tem mais nenhum "compromisso" com a mobilidade urbana, mas no curto prazo, poderia ser uma alternativa. Ela tem capacidade para a passagem de 45 mil carros por dia e condições de receber um corredor de ônibus.
ESPECIALISTA

A reunião teve a presença do engenheiro egípcio Khaled Mahmoud, um dos maiores especialistas em pontes suspensas no mundo, que concordou com Tomelin sobre o risco de colapso da ponte. Ele lembrou que a "irmã" da Hercílio Luz, a americana Silver Bridge, caiu em 1967 por causa do rompimento de um olhal. "Hoje, a proposta é substituir os olhais por sistemas de cabos, que mantêm a ponte com o mesmo visual, mas tem manutenção mais fácil", disse.

TEMPORADA DE VERÃO

O verão em nossa Ilha da Magia vai bombar. A expectativa da Secretaria Municipal de Turismo é que um milhão de pessoas passem por Floripa entre os meses de dezembro de 2011 a abril de 2012. De acordo com dados da INFRAERO a previsão é que 543 vôos de empresas aéreas internacionais e 28 vôos de empresas aéreas nacionais cheguem à cidade, uma média de 68.520 turistas internacionais vindos da Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai. No ano passado foram 463 vôos. Já a Associação Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura está prevendo um aumento de 30% de turistas em relação ao ano passado. Quanto a ocupação hoteleira, a previsão da ABIH – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) é que 75% dos leitos estejam ocupados na temporada. Nossa Ilha é um dos principais destinos do país.
Clique na imagem para ampliá-la
Isso se dá em virtude dos destaques da cidade, como por exemplo, por ter um dos melhores índices de qualidade de vida do país. Além disso, a Capital de Santa Catarina também se evidencia pela sua multiplicação de destinos, ou seja, por ter em um único lugar praias, paisagens rurais, baladas, ecoturismo, cavalgadas, surf e esportes radicais. A cidade também possui uma diversidade de belezas naturais, com montanhas, mar, lagoas, Mata Atlântica, restingas e manguezais. Por aqui o IDH – índice de desenvolvimento humano de 0,840, considerado alto. Também é considerada a Capital com a mais alta qualidade de vida do país e a quarta melhor cidade do Brasil para se viver, de acordo com a ONU. Além disso, é a primeira capital do Brasil e a terceira cidade do país no ranking de inclusão digital, apontada em um estudo elaborado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), com uma taxa de 33,29%.



TURISMO - AÇÃO INTEGRADA

Com a intenção de aumentar o número de turistas vindos do Chile, Bolívia, Colômbia, Argentina, Paraguai e Uruguai, os Estados que compõe o Codesul – Conselho de Desenvolvimento e Integração do Sul, promoverão uma ação integrada do turismo. A decisão foi aprovada pela Comissão Permanente Turismo Brasil Sul, formada pela Secretária de Turismo do Rio Grande do Sul, Abgail Pereira; a presidente da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul, Nilde Brum; o presidente da Santur (SC), Valdir Walendowsk e o Secretário de Estado de Turismo do Paraná, Faisal Saleh. Uma das propostas discutidas foi a de realizar, no primeiro semestre de 2012, o 1° Salão de Turismo para a América do Sul. A idéia é que o Salão seja realizado a cada ano em um Estado integrante do Codesul, com a primeira edição no Rio Grande do Sul.

Segundo Walendowsky, além da Santur já trabalhar roteiros para países do Mercosul, a parceria com os estados irá expandir novos mercados latinos “já desenvolvemos roteiros específicos para os turistas do Conesul, o ideal agora é ampliar as opções pensando nos demais visitantes dos outros países da América do Sul e suas preferências, geralmente a orla marítima”, concluiu.

PREFEITO INOVADOR


 Investimentos em tecnologia, informatização, educação, saúde, inclusão digital, segurança e melhoria dos serviços públicos em geral, renderam ao município de Piratuba, em nossa Rota da Amizade, mais uma vez, reconhecimento nacional. O prefeito Adélio Spanholi, recebeu na noite desta última terça-feira, na Capital paulista, o “Prêmio Prefeito Inovador”, edição 2011. O concurso é uma iniciativa do Movimento Brasil Competitivo em parceria com a Microsoft Brasil, Intel do Brasil e Symnetics. Somente 31 prefeituras do país foram selecionadas para a final.  “Tudo o que fazemos aqui, não é para ganhar prêmios, mas sim para atender bem e beneficiar os piratubenses. Nossos investimentos deram resultados e o prêmio é um reconhecimento, ficamos felizes por isso”, comemora o prefeito Adélio Spanholi.

Clique na imagem para ampliá-la
O critério para escolha das prefeituras tem como base as ações desenvolvidas na busca da melhoria da gestão pública municipal por meio da utilização dos recursos da inovação digital, e de como isso se transforma em benefícios para a população. As prefeituras foram avaliadas pelos serviços prestados com o uso da tecnologia, que promovam a melhoria dos processos públicos.  Piratuba se destacou por apostar na inclusão digital, melhoraria nos resultados na educação, devido a inserção de temas como sustentabilidade na grade curricular, e por priorizar o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Saúde Municipal.  “Isso não é uma conquista minha, mas sim, de toda a equipe da administração que se dedica para que as coisas realmente aconteçam, então, dedico aos colegas de trabalho e também a população que deposita confiança em nossa administração”, compartilha Spanholi.
BRASIL COMPETITIVO

 O Movimento Brasil Competitivo foi criado em novembro de 2001 e é reconhecido como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), que busca contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população brasileira, através do aumento da competitividade do país. O Prêmio Prefeito Inovador é realizado desde 2009 com a proposta de estimular o uso das ferramentas de Tecnologia de Informação na prestação de serviços públicos de qualidade, além de estimular o compartilhamento de boas práticas de gestão.

DESPESA PÚBLICA

Demorou ! O governo de Santa Catarina será um dos dois Estados brasileiros a receber uma unidade do Observatório da Despesa Pública, sistema desenvolvido em 2008 e utilizado pela Controladoria-Geral da União para monitorar os gastos públicos do governo. Conhecido como ODP, é uma espécie de "malha fina" das despesas públicas, com o objetivo de garantir a aplicação correta do dinheiro do contribuinte. O Observatório, que alia metodologia à tecnologia de ponta, consegue detectar situações consideradas estranhas, como a existência de relações pessoais entre sócios de uma empresa e os servidores do órgão que a contratou, por exemplo.

ULTRASSOM

Mais uma opção. Chegou, só que em São Paulo um ultrassom, que destrói células cancerígenas. Único na América Latina, o avançado aparelho de ultrassom de alta frequência, utiliza tecnologia israelense, foi instalado no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo e "estará" disponível à população pelo Sistema Único de Saúde. Corra porque a fila será grande. Ele destrói células cancerígenas sem a necessidade de cirurgia e anestesia. A principal vantagem é que as áreas ao redor do tumor não são afetadas, já que a técnica é muito precisa, só ataca onde é necessário. Ela também dispensa o uso de anestésicos e permite que os pacientes fiquem conscientes durante toda a operação. Além disto, o procedimento não causa dor intensa. 


CLÁUSULAS ABUSIVAS

Fique bem esperto mesmo. A Comissão de Defesa do Consumidor aprovou o Projeto de Lei 1807/11, que dá poderes ao juiz para anular cláusulas abusivas de um contrato, inclusive bancário, independentemente de ação iniciada por consumidor. A proposta altera o Código de Defesa do Consumidor. O CDC considera nulas as cláusulas contratuais abusivas. A lei elenca os casos considerados abusivos, como transferir responsabilidades a terceiros e impedir o reembolso de quantia paga, entre outras. Segundo o autor da proposta, até recentemente a Justiça reconhecia o direito de o juiz anular cláusulas abusivas sem necessidade de provocação (de ofício, no jargão jurídico). Essas cláusulas abusivas representam ofensas gravíssimas aos princípios que norteiam o direito do consumidor.

ENSINO TÉCNICO

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação e da Diretoria de Trabalho, Emprego e Renda, garantiu 2 mil vagas para os catarinenses no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).  Doze municípios do Estado serão beneficiados num primeiro momento com o projeto. São eles: Florianópolis, São José, Criciúma, Itajaí, Jaraguá do Sul, Palhoça, Chapecó, Lages, Balneário Camboriú, Brusque e Joinville, Blumenau. O critério de seleção considerou a população, acima de 100 mil habitantes, e ainda que estes municípios estejam integrados à rede do Sistema Nacional de Emprego (Sine). A previsão é de que os cursos comecem ainda este ano e sejam realizados pelo Sistema S e Instituto Federal de Santa Catarina.

QUALIFICAÇÃO

Os cursos seriam para qualificação nas áreas de pedreiro, marceneiro, jardineiro, recepcionista, garçom, entre outros. Nesta quarta-feira (16) já está agendada uma reunião na SST com os representantes dos 12 municípios que participam da primeira etapa do projeto em Santa Catarina. Neste caso o Estado irá repassar orientações e dar subsídios para que os municípios implementem os projetos na sua região. Estarão presentes nesta reunião as respectivas Prefeituras, Secretarias de Assistência Social dos Municípios, além de representantes do Sine.

FEIRA INTERNACIONAL


Enrique Litman, Flávio Agustini, Aline Mateus e Caique Agustini
Clique na imagem para ampliá-la

Meu grande amigo Enrique Litman, presidente do Instituto Baleia Franca (IBF), com sede na Praia do Rosa (Imbituba) e Garopaba, no litoral sul de Santa Catarina - paerticipou do World Travel Market 2011 (WTM), uma das maiores feiras mundiais voltadas para o profissional do turismo. O evento, que aconteceu em Londres, terminou na última quinta-feira. Junto à equipe da Santur, Litman divulgou o turismo de observação de baleias na costa catarinense, representando os municípios de Imbituba e Garopaba no evento.  A boa notícia é que o chamado whale watching foi o produto escolhido para figurar na capa de uma publicação editada pelo Grupo Folha Dirigida (leia-se Mercado & Eventos e Folha do Turismo), evidenciando a importância crescente desta modalidade turística. “A publicação tem como finalidade divulgar os principais destinos turísticos no Brasil, já que a feira é voltada para grandes operadores internacionais. Por isso, a escolha do whale watching para ilustrar a capa é uma honra, pois o Brasil conta com inúmeros atrativos turísticos”, comemora Litman.

Ele acredita que a escolha está de acordo com o crescente interesse pelo ecoturismo, especialmente entre os europeus. E complementa: “Os turistas do século XXI querem viver experiências inesquecíveis e o whale watching é, sem dúvida, um bom exemplo. Durante o TravelMart Latin America, realizado em setembro passado em Florianópolis, isso se confirmou”.  Ele acredita, ainda, que Santa Catarina – eleito pelo quinto ano consecutivo como melhor destino no Brasil – vem chamando a atenção dos operadores internacionais justamente por ser um estado que reúne diferentes opções de turismo junto à natureza.

BAÍAS

Aproveitando a realização do WTM, o Clube das Baías mais Belas do Mundo (www.world-bays.com) – entidade que reúne baías de todos os continentes -  convocou o board executivo, presidência e vice-presidências para um encontro em Londres. Litman – que representa a Praia do Rosa, única brasileira no Clube, e que é Vice-Presidente para o continente americano – apresentou os resultados do I Encontro das Baías Americanas , realizado em setembro na Praia do Rosa e as demandas definidas naquela oportunidade. 

FESTURIS

 Já estou em Gramado, nesta fantástica Serra Gaúcha para o 23º Festival do Turismo de Gramado (Festuris), que começa nesta quinta-feira, 17 de novembro, com muitas surpresas e novidades para os participantes. A primeira atividade será a solenidade de abertura, às 20 horas, no Palácio dos Festivais, quando será feita a entrega do Troféu Amigos do Festival. São 11 homenageados: Afonso Hamm, Antonio Euryco, Brenda Carvalho, Carlo Gianoli, Daniel Chalap, Gilberto Tomasini, Luiz Fernando Waslawick, Marino Finozzi, Paulo Gusmão, Rita Vasconcellos e Rodrigo Canielas. Todos recebem um pin, além de terem a sua foto exposta na Galeria dos Homenageados, que fica no hall de entrada do Serra Park, onde acontece a feira do evento.
Clique na imagem para ampliá-la
Segundo a diretora do Festuris, Marta Rossi, o pin “é um carinho especial entregue aos amigos do evento”. Na trajetória do Festuris, foram mais de 200 homenageados, que poderão ser identificados pelo broche, além de ter a sua foto na galeria. Marta Rossi ressalta que o festival surgiu com o propósito de chamar a atenção para o Rio Grande do Sul como destino turístico. “Mas com o passar dos anos, vimos que Gramado poderia ser um palco de discussões e negócios para o turismo mundial e, nos últimos dez anos, buscamos essa consolidação no mercado”, ressalta.

CONGRESSOS & WORKSHOPS

Com o objetivo de capacitar e atualizar os profissionais do trade turístico sobre as novidades e tendências do mercado, durante dois dias serão realizados congressos e workshops no Festuris. A abertura do congresso será na sexta-feira, dia 18, às 9 horas, no Centro de Convenções do Serrano Resort, com 16 participantes, entre painelistas e moderadores. Ainda ocorrerá o seminário “Turismo de Negócios e Eventos – Cenário Atual e Tendências”, com o professor-doutor Eduardo Sanovicz, ex-presidente da Embratur, dia 18, às 15 horas, no mezanino do Serra Park. Já os workshops ocorrem na Sala de Workshops do Serra Park, a partir das 14h30 do dia 18, com oito convidados do festival (programação abaixo).
FEIRA

A feira, conta com mais de 1,8 mil marcas e 360 stands, sendo 25 companhias aéreas, 60 operadores e 40 destinos internacionais, e deverá receber mais de 14 mil profissionais. Os pavilhões do Serra Park abrem às 14 horas do dia 18, com encerramento às 20 horas. No dia 19, as visitas podem ser realizadas das 14 às 19 horas.

INTERNACIONALIZAÇÃO

A forte presença do mercado internacional está sendo confirmada com caravanas de agentes de viagens, operadores e imprensa da Europa, América do Norte, América Central e América do Sul. Os países participantes investem cada vez mais em seus stands, para poder recepcionar da melhor forma possível todos os convidados, e com isso, ter uma maior chance de divulgação de seus destinos. Exemplo disso são o Panamá, Colômbia, Argentina (Ushuaia), Vêneto (Itália), Chile, Uruguai.  Além de apresentar os destinos, os agentes de viagem poderão se sentir mais à vontade para fazer negócios com todo o suporte. O diretor do Festuris, Eduardo Zorzanello, comemora a confirmação dos stands dos destinos. “No caso da Colômbia e do Panamá, são mais um estímulo para que esta busca por novos mercados continue, e com isso, aumente a internacionalização do festival”, diz.

Empório & Bistro Canela, um lugar único em Canela. Clique na imagem para ampliála



RODADA DE NEGÓCIOS


Com comprador internacional confirmado entre os participantes, a Rodada de Negócios Sebrae tem mais de 30 inscritos e envolverá segmentos específicos do mercado: e-commerce e tecnologia, turismo de pesca amadora, turismo religioso e enoturismo. Estão previstas 96 reuniões, nos dias 18 e 19, das 14 horas às 18h30.

ABAV

A partir de uma idéia trazida de uma feira em Baltimore (EUA) e apresentada à presidente da entidade no Rio Grande do Sul, Rita Vasconcellos, haverá um espaço interativo para os agentes de viagens. Serão colocados à disposição diferentes serviços de consultoria, oportunizando maior conhecimento sobre assuntos como emissão de passaporte, serviços de assessoria jurídica, assessoria contábil, sistema de gerenciamento de agências e documentação de viagens. Neste espaço será discutida ainda a realidade enfrentada pelos agentes de viagens quanto à acessibilidade.

CÍRIO DE NAZARÉ
Abrindo a programação do 23° Festival do Turismo de Gramado (Festuris), o Círio de Nazaré, principal evento do segmento turismo religioso da Amazônia, é a temática escolhida pela equipe de marketing da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) para ser apresentada ao Brasil e ao mundo no evento. Cortejos e exposições da imagem de Nossa Senhora de Nazaré serão feitos durante a programação da feira. A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré estará no stand, graças a uma articulação da Paratur com a Diretoria da Festa de Nazaré. No espaço haverá distribuição de material promocional do turismo paraense, com destaque para roteiros e produtos das seis principais regiões turísticas do Pará: Belém, Marajó, Tapajós, Amazônia Atlântica, Araguaia, Tocantins e Xingu.

CORTEJO



Nesta quarta-feira, o cortejo começou às 18h30, com a imagem peregrina em direção à Matriz de São Pedro de Gramado, marcando a primeira ação do festival na cidade. Em seguida, foi realizada uma missa, e a imagem permanecerá na igreja até o dia 17. Dia 18, às 9 horas, acontece a abertura oficial do Congresso do Festival de Gramado, no Teatro Lupicínio Rodrigues, no Serrano Centro de Convenções, onde ocorrerá um novo cortejo com a imagem da peregrina. Como última participação do Círio no festival, ocorrerá mais um cortejo, agora no dia 19, na própria feira, abrindo a coletiva oficial de imprensa do Festuris, no Serra Park.
SERRANO RESORT


Como parte do projeto Sabores do Mundo, o Serrano Resort Convenções & SPA, minha casa aqui em Gramado, realizou jantar temático mexicano,  Mexicano”, proporcionando ao hóspede a oportunidade de saborear o melhor da culinária daquele país, com todo o requinte e charme da Serra Gaúcha. O evento, patrocinado pelo Bradesco, contou com jantar com gastronomia mexicana especializada que teve a frente a Chefe  Mexicana   Antonieta Pozas, do restaurante La Mexicana de São Paulo,  bebidas típicas, e show temático com o grupo Alberto Apache y su Mariachi. Além disso, os presentes concorreram a sorteios de hospedagens para destinos nacionais  em hotéis da rede GJP , e a uma incrível viagem para duas pessoas, a Cancun, o paraíso do turismo no Caribe.
Clique na imagem para ampliá-la
Os ganhadores foram: Stefania e Tiago Orsi, destino: Iguassu Resort – Foz do Iguaçú, Maria e José Neves, destino: Costa Brasilis –  Bahia; José Reus e Alciana Mendes, destino: Cancun. A próxima viagem gastronômica no Serrano Resort  será  em março  de 2012 , com o Jantar Temático Japonês!
 
ZEN SPA

Minha amiga Dayane Pocahy vai de vento em popa. No próximo dia 2 de dezembro, ela inaugura o Pocahy Zen Spa, no Hotel Serra Azul, que irá fazer parte da rede Vitalita Spa na cidade de Gramado, RS, onde todas as unidades são administradas por ela. Este é o seu quarto empreendimento na cidade. O Pocahy Zen Spa foi especialmente concebido para completar a estrutura do Hotel Serra Azul, associando requinte e bem-estar, com foco no atendimento exclusivo ao cliente, buscando a excelência na prestação de serviços àqueles que procuram qualidade de vida, beleza e relaxamento. Seus spas estão nos principais hotéis da cidade: no Serrano Resort, minha casa em Gramado, no Alpenhaus e no melhor hotel de luxo do país (Guia Quatro Rodas  Brasil 2012) St. Andrews, com o Vitalita Spa. E agora no tradicional Hotel Serra Azul, com o projeto diferenciado Pocahy Zen Spa, do qual leva seu sobrenome.
Clique na imagem para ampliá-la

Entre seu rol de negócios, foi criada recentemente a loja virtual da rede Vitalita Spa www.vitalitaspa.com.br/loja, onde são comercializados os produtos utilizados nas terapias. Além dos Spas, da loja virtual, ela também presta consultoria e assessoria para outros spas e clínicas do Brasil na área de implantação e gestão, devido a sua formação em Estética e Cosmetologia na ULBRA- Universidade Luterana do Brasil, possui diversos cursos no Brasil e principalmente no exterior. O mais recente deles foi no ano passado, onde ficou 20 dias na Espanha se especializando em diversas áreas voltadas ao mercado de bem estar nas cidades de Madri e Alicante, que rendeu diversas inspirações aos seus novos negócios. É membro da Associação Brasileira de Clínicas e Spas –ABC SPAS. Dayane ainda tem novos planos e projetos para 2012 que incluem a implantação de mais um spa, desta vez não em Gramado, e sim na bela cidade de Foz do Iguaçu em um renomado Resort.

NATAL EM FAMÍLIA

Clique na imagem para ampliá-la
Os preparativos para o Natal em Família na Fazenda Boqueirão já estão a todo vapor e restam poucas unidades. Para o Reveillon, esqueça. Já está completamente lotado. Agora, só em fila de espera. A equipe de recreação capitaneada pelo tiu Biruta e pela Tia Cyrola não deixam ninguém parado. Quem esteve no hotel neste feriadão conferiu o tamanho do alto astral. A decoração da Adriana está ficando primorosa. Mas veja bem ! Se você quiser curtir essa natal em família na Fazenda Boqueirão é com correr mesmo. Devem estar faltando apenas seis unidades.
PURIS

Outra atração da fazenda é a água mineral que brota da terra. O hotel é todo servido pela mais pura água mineral. Da piscina aos chuveiros. É dentro da fazenda que está localizada a fonte da água mineral Puris, a qual é encontrada nos melhores resorts, hotéis e pousadas do Sul do Brasil. De qualidade insuperável é extraída do maior manancial da água subterrânea do planeta, o Aquífero Guarani. A Água Mineral Puris possui características físico-químicas e de pureza que a tornam uma das mais nobres do mercado.

MOMENTO TEMPERADO

Clique na imagem para ampliá-la
Neste sábado Fernando Mansur, apresenta em seu Momento Temperado o primeiro capítulo dos Especiais das Expedições de Sabor. Vamos da Lombardia até a Emília Romagna. Os maiores pizzaiolos de Varese comenta o diferencial do uso de farinhas orgânicas, e massas para pizzas com fermentação natural a frio. Já Fiera Rimini, nas bordas do Mar Adriático, comenta os produtos e gêneros que compõe a salutar enogastronomia italiana. O programa vai ao ar às 22hs pela TVCOM, canal 36 - NET, Viamax.
PERIGO NA ESTRADA
A BR 282 não consegue dar vazão a tanto movimento, principalmente em feriadões prolongados e finais de semana. Uma desgraça de caminhões que sobem e descem carregados de madeira ou hortifrutigranjeiros. Os famosos puxa-filas. A BR 282 é insegura, mal sinalizada, esburacada, não fiscalizada e, sabe-se lá quem tem a "capacidade" de permitir em plena luz do dia, durante o período em que  todos estão voltando para seus lares, o tráfego daqueles imensos caminhões, que ocupam quase as duas pistas, levando aqueles gigantescos trambolhos, numa BR que praticamente não tem nem acostamento. É ou não é idéia de girino? Logicamente que uma viagem que poderia ser feita em apenas 2h30ms, acaba sendo feita em quatro horas, e infelizmente, algumas vezes tem gente que não chega em casa. Por que esses veículos e seus batedores não trafegam unicamente depois das três horas da manhã, quando a estrada estará praticamente vazia?

ENCONTRO INTERNACIONAL

Clique na imagem para ampliá-la

 Você que adora pegar a estrada, principalmente de uma poderosa moto, agende-se por acontece em Ushuaia, Tierra del Fuego, entre os dias  25, 26 e 27 de Novembro, o 4º Encontro Internacional de Motociclistas Viajantes no Fim do Mundo, organizado pelo Agrupamento Motociclístico Latitud 54 Sur. Vai encarar este desafio de chegar ao mais extremo sul da rota panamericana? Para maiores informações entre em contato pelo e-mail latitud54sur@yahoo.com.ar, ou www.latitud54sur.com.ar e Facebook: Latitud 54 Sur.
 
ANTES DE VIAJAR
 
Ter em conta que você deve entrar e sair do Chile para chegar à Ushuaia, portanto a moto deve estar no nome do motorista ou contar com autorização do proprietário perante tabelionato, além disso ter o seguro e o IPVA em dia. O condutor deve possuir carteira de habilitação e RG ou passaporte em dia; o clima é muito inconstante , com temperaturas entre 5 e 15 ºC. Se agasa-lhe muito, além de roupa impermeável. Não esquecer que o vento patagônico costuma ser um companheiro constante, por isso o consumo pode ser bem maior. É aconselhável contar com uma reserva de combustível, desde Trelew até o sul. Duas garrafas pets (refrigerante) é uma solução, pois não são afetadas pela pressão que produzem os gases da gasolina e podem ser acomodadas mais facilmente que um galão.           Depois de atravessar o Estreito de Magalhães, há um trecho de uns 120 km de estrada de terra, que normalmente está em bom estado. Uma moto tipo Custom pode transitar sem maiores inconvenientes.
 
CATARATAS DO IGUAÇU
 
As Cataratas do Iguaçu e a Amazônia estão entre as Sete Novas Maravilhas da Natureza, segundo levantamento preliminar da Fundação New Seven Wonders divulgado na página da entidade promotora do concurso. A lista é composta ainda pela Baía Ha Long (Vietnã), Jeju-do (Coreia do Sul), Komodo (Indonésia), Rio subterrâneo de Porto Princesa (Filipinas), e Table Mountain (Montanha da Vida), na África do Sul. O resultado saiu nove horas depois do encerramento da votação (às 9h11 de hoje) e foi recebido na fronteira do Brasil com a Argentina como uma vitória de final de Copa do Mundo.  O Comitê Local de Apoio à Candidatura das Cataratas comemorou com festa o título. O governador da província argentina de Misiones (estado), Maurice Fabián Closs, conclamou a população para participar de uma queima de fogos na Ponte da Fraternidade, que liga Foz do Iguaçu a Puerto Iguazú, depois das 18h30.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
O Brasil é o único país com duas maravilhas da natureza na lista. As Cataratas e a Amazônia também são as únicas maravilhas localizadas no Ocidente e ambas são compartilhadas por mais de um país. No caso, as Cataratas estão na fronteira do Brasil com a Argentina. Já a Amazônia reúne o Brasil, a Bolívia, a Colômbia, o Equador, a Guiana, a Guiana Francesa, o Peru, o Suriname e a Venezuela. O título deve garantir mais divulgação do turismo do Destino Iguaçu em todo o mundo e, por consequência, um incremento em toda a economia local. Para o secretário de Turismo, Felipe González, o que ficou mais marcado nessa campanha Vote Cataratas foi o poder de mobilização dos brasileiros e argentinos em prol do atrativo. “Demonstra respeito ao meio ambiente e ao turismo”, destacou. Para Enio Eidt, presidente do Iguaçu Convention & Visitor Bureau, o comitê e a Itaipu estão de parabéns pelo empenho. “Foi uma dedicação integral. Os grandes vitoriosos dessa ação são a população da região das três fronteiras”.
 
MARATONA CULTURAL

O Museu Histórico de Santa Catarina, o Teatro Álvaro de Carvalho e o Museu de Arte de Santa Catarina, casas administradas pela Fundação Catarinense de Cultura, também fazem parte da programação da Maratona Cultural de Florianópolis. O evento, que ocorre entre os dias 25 e 27 de novembro, terá apresentações culturais espalhadas por 23 pontos da Capital, com atrações locais e nacionais, tudo gratuito. No Museu Histórico, dias 26 e 27 de novembro, o Palácio Cruz e Sousa será palco do I Encontro Afro-Literário de Florianópolis, com mostra de livros antigos e raros de escritores negros do século XIX e XX. Apresentações de teatro e dança também fazem parte da programação. A exposição O Aviador e o Pescador, que terá sua abertura nesta quinta-feira (10/11), também está
integrada às atividades da Maratona Cultural.

ESPETÁCULOS INFANTIS

O TAC receberá apresentações de espetáculos infantis, dança, musicais e comédias nos dias 26 e 27 de novembro. Entre os destaques, está a apresentação do grupo de dança Cena 11, com o espetáculo Guia de Idéias Correlatas, no dia 27/11, às 16h. Já no MASC acontece a exposição de arte contemporânea que está aberta desde o fim e outubro no museu também foi integrada à programação da Maratona Cultural.  O público poderá apreciar as mostras Assonâncias de Silêncios, de Raquel Stolf; Planos, Validades e Frustrações, de Traplev; Ficar de pé n.2, de Aline Dias e Meninas-Elefante São Blocos Inseguros, de Julia Amaral. A programação completa da Maratona Cultural está disponível no site oficial do evento: http://www.maratonacultural.com.
TROPICALISMO
Clique na imagem para ampliá-la
O Verão 2012 da Laci Baruffi trouxe à tona o Tropicalismo, movimento que iniciou no final da década de 60, e  aos anos 70 influenciou fortemente a música, teatro e outras formas de expressão. O Tropicalismo mostrou com irreverência e alegria a verdadeira identidade nacional. Inspirando-se no movimento e na cultura brasileira, a estilista Laci Baruffi também aproveitou as cores vibrantes da natureza brasileira, e do vestuário de quem é um dos maiores ícones de nossa cultura: Carmem Miranda. Não perca a oportunidade já que a grife de bolsas catarinense  está em promoção em todas as suas lojas de Santa Catarina e Paraná. As bolsas da nova coleção de verão 2012 Tropical Collection está com descontos, inclusive a linha masculina! Então que tal já investir em peças de couro dourado, antecipando a tendência do próximo inverno, ou antecipar os presentes de natal?