sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

VOOS CHARTERS


VOOS CHARTERS



A Santur, informa que alcançamos mais  uma conquista de grande peso para o Estado de Santa Catarina. Nesta última terça-feira (29) o Diretor de Infraestrutura Aeroportuária da Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC, Rubens Carlos Vieira, resolveu o impasse da liberação de 150 voos charter que dependiam da aprovação do conselho da agência. Os voos possuíam aval da Infraero, bem como o parecer técnico da diretoria. Foi atendido o pedido do presidente da SANTUR, Valdir Walendowsky, que necessitava com urgência de parecer favorável da ANAC. O documento oficial será entregue à Infraero até a próxima terça-feira (06/12).


Clique na imagem para ampliá-la


Em virtude da aproximação da alta temporada, que compreende os meses de dezembro a abril, a Santur efetuou o pedido de um total de 600 voos charters à Infraero com a preocupação de melhor servir os turistas com destino ao Estado. Caso não houvesse aprovação ou inclusão na pauta, SC corria o risco de perder 150 voos fretados. Isso significa que, segundo dados da Abav-SC, aproximadamente 23 mil turistas, dispostos a permanecerem entre sete e 14 dias no Estado, deixariam de injetar US$ 23 milhões na economia catarinense. Todo o setor turístico de SC pode respirar aliviado.

HORÁRIOS DE CHEGADA

Essas "otoridades" da INFRAERO e ANAC que organizem bem os horários de saída e chegada desses charters evitando os horários infernais de pico em nossa Ilha da Magia, (que vive em horário de pico, diga-se de passagem), conhecida ultimamente como a Capital da imobilidade.

GOL CONTRA


A empresa dita a maior do Brasil, GOL, diz uma coisa e faz outra. Voltando de Buenos Aires na última terça-feira a noite, embarcando em Ezeiza para Floripa, entrei num avião velho e sujo, pra não dizer imundo. Já no check-in, uma displicente atendente dizia que "não temos lacres, não temos fitas gomadas, não sabemos também qual será o portão de saída". Uma zona. Depois, às 21h45 (horário local), quase de 50 passageiros foram amontoados dentro de um único ônibus - sem ar condicionado. Destino: o avião estacionado a 500m. A reclamação foi geral e a resposta do funcionário da "Infraero" argentina foi curta e grossa: "Para vuelos de Gol, solo un colectivo".  A burocrática e causticante espera no ônibus - temperatura externa de 28 graus - durou de 10 a 15 minutos. Um passageiro espirituoso fez a crítica: "Esta Gol está virada numa chinelagem". Todos aplaudiram! Vai uma barrinha de cereal aí?
AEROLÍNEAS
 Vale informar que tem coisa pior. Tem empresa aérea do país hermano com a qual você não tem certeza se decola ou não. E se decolar você não tem a menor certeza de que voltará além de que o desrespeito aos horários e aos passageiros, principalmente brasileiros, é gritante. A reclamação dos turistas, tantos estrangeiros como argentinos é geral e todos em coro comentam que o turismo argentino quem um grande inimigo que se chama Aerolineas Aegentinas. E, tanto aqui como lá se fala num tremendo caos aéreo durante as festas de final de ano.


TURISMO


Cerca de 60 adolescentes e jovens com idade entre 14 e 18 anos concluíram o curso de Técnicas de Vendas e Atendimento Voltado ao Turismo, oferecido pelo Instituto Beto Carrero e Centro de Integração Empresa Escola (CIEE). Para finalizar o curso com chave de ouro, os participantes tiveram a oportunidade de acompanhar uma palestra com o presidente da Secretaria do Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SANTUR), Valdir Walendowisky, com o tema "Turismo em Santa Catarina".

 
Na mesa estavam presentes: Geninho Goes, Diretor de Marketing e Vendas do Parque, representando a presidência; Rosa Carvalho, vice presidente do Instituto Beto Carrero; Anibal Dib Mussi, superintendente do CIEE de Santa Catarina; Benet Nunes, professor do curso; Rosiane do Carmo Souza de Souza, coordenadora do Instituto; Simone Cardoso, secretária municipal de Turismo; Arnaldo Dias, presidente da Associação de Hotéis e Restaurantes de Penha; Victor Mera, supervisor regional do CIEE e os vereadores Jesuel Capela e Sérgio Melo. O evento, que lotou o Cine Renato Aragão, localizado nas dependências do Beto Carrero World, reuniu pais, alunos e profissionais que ouviram atenciosos os discursos dos convidados.

DENTRO DOS CARROS
Isso eu vi. O desemprego duradouro nos Estados Unidos tem forçado famílias inteiras a morar dentro de carros - mostrou o programa "60 Minutes", da rede de televisão americana CBS. Em uma escola na Flórida, a reportagem encontrou 15 crianças que moram em veículos. Uma delas, de oito anos, vive com os pais, dois cachorros e um gato dentro de um carro. Já tenho comentado sobre isso faz tempo. Isso sem contar com o êxodo brasileiro que estão voltando ao Brasil. O repórter acompanhou mais de perto uma outra família, composta por um pai viúvo e seus dois filhos, que vivem em um caminhão há cinco meses. Carpinteiro desempregado, ele comprou o veículo com os últimos US$ 10 mil que lhe sobraram depois de perder sua casa, que estava hipotecada.
VISTO
 
Os dois filhos frequentam a escola e preenchem o tempo livre com atividades gratuitas: atuam no teatro da comunidade ou passam horas na biblioteca, onde têm, inclusive, acesso à Internet. Conforme a reportagem, “nunca o desemprego permaneceu tão alto. Segundo uma assistente social entrevistada, o problema de moradia continua aumentando ao mesmo tempo em que o desemprego persiste. Aos poucos, a poupança das famílias vai acabando e, “quando você menos espera, elas já estão morando no carro”. O jornal brasileiro O Estado de S. Paulo complementa que "existem hoje 16 milhões de crianças consideradas pobres, um quarto do total". E Eles, os americanos continuam exigindo o visto para gastarmos nosso dinheiro lá. Liberar o visto aos brasileiros não é um favor americano ao Brasil, mas sim um favor brasileiro aos americanos.


ESPÍRITO DE NATAL

Clique na imagem para ampliá-la

Nesta segunda-feira o espírito de Natal irá invadir as ruas da Ilha da Magia. Figuras natalinas de todos os tipos embelezarão as principais vias da cidade. A partir das 19 horas, o Largo da Catedral será envolvido por músicas natalinas, preparando o ambiente para uma grande festa. Às 19:45, acontece o Auto de Natal com 200 crianças do Colégio Bom Jesus cantando e dançando músicas de Natal na escadaria da Catedral Metropolitana. Em seguida, haverá a dramatização da Sagrada Família, mostrando o nascimento de Jesus Cristo. E para encerrar esta grande festa não podia faltar, é claro, a chegada do Bom Velhinho. O Papai Noel irá distribuir guloseimas para as crianças e receberá do Prefeito Municipal a chave da cidade, dando início às festividades de fim de ano de Florianópolis.


DECORAÇÃO NATALINA


Mais de 350 figuras luminosas foram instaladas em postes da Ilha, proporcionando um inesquecível show de luzes. A decoração, desenvolvida pelo artista plástico Schneider, contemplará as principais vias de todas as regiões da cidade. Na Avenida Beira Mar Norte, estrelas tridimensionais, todas em LED´S, decorarão o local. Já no Centro da cidade, mais precisamente no calçadão da Felipe Schimdt, será montada uma decoração unindo o tradicional ao moderno, com festão, micro lâmpadas e guirlandas. No calçadão da Paulo Fontes quatro portais formados por quatro arcos se unirão através de uma estrela, decorados com festão e bolinhas vermelhas e iluminados com micro lâmpadas de LED azuis e brancas.

ÁRVORE DE NATAL

E como já é tradicional do Natal de Florianópolis, uma grande árvore será montada na Avenida Beiramar Norte, sendo que este ano, será uma Árvore de Natal Ecológica Gigante! A decoração da árvore será em estilo tradicional, com aplicação de festão super ramificado na cor verde como fundo, vinte faixas decorativas formando arabescos que lembram uma renda açoriana. A Árvore de Natal será iluminada por mais de 50 mil micro lâmpadas de LED. A árvore também terá um sistema de som, com trilha sonora natalina para animação do público visitante. Além disso, os bairros dos Ingleses, Canasvieiras, Ribeirão da Ilha, Lagoa da Conceição e Coqueiros receberão árvores de 10 metros de altura, construídas em estrutura metálica pintadas na cor azul, com decoração similar à árvore da Avenida Beiramar.

FESTAS & FESTAS


Em Piratuba, na Rota da Amizade, o Natal também já chegou com o Papai Noel, queima de fogos e espetáculo do grupo teatral Timbre de Galo.  O público que esteve na Avenida 18 de Fevereiro, próximo à Estação Ferroviária, recebeu o “Bom Velhinho” que chegou de trem acompanhado de crianças. O prefeito Adélio Spanholi e o vice Claudirlei Dorini fizeram a entrega da chave da cidade. No palco o grupo teatral misturou história e humor para apresentar o “Auto da Paixão e da Alegria”, que mostrou as passagens de Cristo pelo mundo. A programação segue e é gratuita.




Clique na imagem para ampliá-la



No dia 10 de dezembro as apresentações ficam por conta de grupos de danças de Piratuba, na praça de entrada da Companhia Hidromineral, às 21h. No mesmo local e horário, no dia 16, o Grupo musical e teatral, Mensageiros da Paz, de Joinville, é que se apresenta. A noite de encerramento acontece no Centro de Eventos, no dia 21, com a presença do Papai Noel e a encenação do “Auto de Natal, o nascimento de Cristo”, com o grupo GS de Piratuba.


Polícias Civil e Militar, Bombeiros, representantes de empresas que realizam eventos, rede hoteleira e Companhia Hidromineral estão atentos a tudo. "A idéia é manter a cidade tranquila, queremos garantir que nossa população e os visitantes se sintam seguros, mesmo com a movimentação de pessoas que aumenta muito na temporada”,explica o prefeito em exercício, Claudirlei Dorini. Além disso, os eventos vão contar com segurança privada e equipes de saúde. Você já fez a sua reserva de natal? Então corra, pois todos que querem fugir da muvuca aqui do litoral estão literalmente buscando à Rota da Amizade.

NOVA ESCOLA

Falando em Piratuba, quem esteve por lá foi o Secretário de Estado de Educação, Marco Tabaldi, onde assinou ordem de serviço para a construção da escola de Ensino Médio no município. O investimento do Estado é de R$ 6 milhões e a previsão de entrega da obra é de 14 meses. A prefeitura disponibilizou o terreno e já fez a terraplenagem. Além do ensino médio a escola vai oferecer cursos técnicos profissionalizantes. Os cursos profissionalizantes serão disponibilizados de acordo com as necessidades do mercado da região. Ainda não estão definidos, mas turismo e empreendedorismo estarão na grade. De acordo com o prefeito de Piratuba, Adélio Spanholi, a escola é uma conquista. “Há mais de três anos que estamos batalhando para trazer uma escola de Ensino Médio, com cursos profissionalizantes gratuitos, e agora conseguimos, nossos jovens terão a oportunidade de entrar no mercado de trabalho mais preparados e poderão estudar aqui mesmo em Piratuba. Isso não vai beneficiar só nosso município, mas sim, a região”, comemora Spanholi.

Clique na imagem para ampliá-la

Antes de assinar a ordem de serviço para início da obra, o secretário Marco Tebaldi conheceu a Escola Municipal Professora Amélia Poletto Hepp, que é considerada a escola pública mais moderna de Santa Catarina, pela tecnologia instalada. “Eu já ouvia falar desta escola, mas não imaginava que fosse assim, com toda esta estrutura e tecnologia. Percebi também que a parte pedagógica tem a atenção necessária, a equipe comprometida e motivada e quem ganha com este conjunto são os alunos de Piratuba, saio daqui feliz e impressionado”, comenta Tebaldi. “Eu construí várias escolas em Joinville, todas com qualidade, mas nunca conseguimos um padrão como este. O prefeito Adélio está de parabéns por oferecer uma instituição assim para a comunidade, por ser comprometido com a educação de qualidade”, completa o secretário.

CLIMA DE NATAL

Clique na imagem para ampliá-la

Treze Tílias, o nosso Tirol brasileiro está em clima de Natal desde a última semana de Novembro, com uma programação cheia de alegria e cultura. Para este próximo final de semana, população local e visitantes terão muitas surpresas e divertimento com a Banda dos Tiroleses, apresentação do Alto de Natal pelo Coral Tiroler Echo, chegada do Papai Noel, e apresentações de danças, musicais e culturais, cujas comemorações seguem até dia 31 de Dezembro com a queima de fogos e a chegada de 2012.


 Clique na imagem para ampliá-la
Neste domingo a cidade já não será mais conhecida apenas por ser a Capital Catarinense de Escultura em Madeira, ou o Tirol Brasileiro, mas também a capital da adrenalina e aventura com a 3ª Trilha dos Alpes.

TERRA DA MAÇÃ

Clique na imagem para ampliá-la

Em Fraiburgo, também na Rota da Amizade, a festa também já começou. Comemorando seus 50 anos, a programação está bastante diversificada com grandes Shows Nacionais e locais, encantando a todos com beleza, música e novidades na Terra da Maçã. No dia 04 a Banda Instrumentos de Sopro, do município de Videira, também parceiro da Rota da Amizade se apresentará no palco principal na Praça Maria Frey, trazendo para cidade um pouco da cultura da terra da uva. No dia 10 acontecerá o Desfile de Natal, na Rua Arnoldo Frey, e logo após, Show Natalino com Délcio Tavares. Encerrando as comemorações do ano no dia 31 de Dezembro com o que promete ser um dos maiores shows pirotécnicos do Estado.


Clique na imagem para ampliá-la
Junto com as comemorações do Cinquentenário de Fraiburgo, o majestoso Hotel Renar presenteia os visitantes com os excelentes pacotes para o final de ano, Natal Encantado e Reveillon 2012.

CORETO EM VIDEIRA

Clique na imagem para ampliá-la

Também neste domingo à Praça do Coreto em Videira será tomada por Fuscas. Isso mesmo, essas relíquias estarão reunidas no 1º Encontro de Fuscas e Similares de Videira.

Clique na imagem para ampliá-la

Ainda em Videira, no dia 16 de Dezembro, será encenado o espetáculo ao ar livre representando o nascimento de Jesus Cristo, com o Auto de Natal 2011 – Um Anjo Me Contou. No dia 18, à Secretaria de Turismo e Cultura convida todos para uma noite especial com muita música e emoções com o Concerto de Natal 2011, apresentações da Banda Sinfônica, Camerata Videira, Orquestra Sinfônica e Corais no Ginásio Municipal. 

"TEATRO SIM... POR QUE NÃO?"

Clique na imagem para ampliá-la

No dia 09 de Dezembro, o Tetro Alfredo Sigwalt, na bela Joaçaba, recebe o Cia teatral “Teatro Sim... Por Que Não?” com a Peça “A Vida Como Ela É...” no Festival Itinerante de Repertório, que comemora os 25 anos da Companhia e para comemorar as bodas viaja por municípios de Santa Catarina levando alegria e cultura. Portanto desculpa de não ter para onde ir neste final de ano não cola mais. Mas não se esqueça de fazer a sua reserva pois a procura é grande na Rota da Amizade e a rede hoteleira já está quase completa.

CARTA DE VINHOS
Minha casa em Bombinhas, em nossa Costa Esmeralda, a Vila do Farol,  tem investido no setor de alimentos e bebidas da pousada e, recentemente, incrementou a sua carta de vinhos trazendo novidades diferenciadas para os hóspedes. Agora com mais de 40 rótulos disponíveis, a carta foi ampliada com novas opções de espumantes, vinhos rosés e tintos. Entre as opções, estão rótulos de diferentes países como Portugal, Itália, França, Austrália, Espanha e África do Sul. Já entre os países da América do Sul, a supervisora de Alimentos e Bebidas da pousada, Isadora Rizzardi indica, entre as alternativas, Luigi Bosca - Reserva Malbec, vinho tinto argentino, com aroma de frutos vermelhos maduros, especiarias e pimenta preta. 




Segundo ela, a pousada também valoriza as produções da região sul do Brasil. É o caso do vinho rosé Villa Francioni, produzido em Santa Catarina, de aroma delicado de frutas e flores (romã e rosas), com leve toque cítrico. Outra opção sugerida é o Carraro Davidas Chardonnay, produzido na serra gaúcha, de aroma de flores brancas, notas tropicais de abacaxi, melão, pêra e toque mineral – que é considerado um dos melhores Chardonnays da atualidade. Entre os tradicionais rótulos de espumantes franceses, a Veuve-Clicquot Brut (de aroma intenso e agradável de notas frutadas e de brioche), e a Moet & Chandon Brut Imperial (com aroma que revela frutas carnudas claras, frutas cítricas e nuances florais), atendem os mais exigentes paladares.
ESPUMANTES

As espumantes nacionais também são indicadas como a Ponto Nero - Brut (aroma fino e delicado com notas de frutas tropicais e maçã) e a Ponto Nero – Rosé Brut (aroma fino e delicado com notas de frutas vermelhas como morango e framboesa com toques de especiarias doces), ambas da nova linha Casa Valduga produzida na serra gaúcha. Além desses, estão outros sucessos nacionais como a Bossa nº 2 Demi-Sec (aroma cítrico com florais e um toque de mel, levemente adocicada) produzida na Vinícola Hermann em Santa Catarina. Segundo Isadora Rizzardi, os rótulos oferecidos se harmonizam com os diversos pratos oferecidos na pousada como frutos do mar, massas, carnes, saladas, queijos e embutidos, inclusive, com sobremesas.  “A nova carta de vinhos foi cuidadosamente formulada para incrementar a variedade aos hóspedes”, releva. 



 
DIPLOMA DE JORNALISMO

A Proposta de Emenda à Constituição nº 33/2009, que restabelece a obrigatoriedade do diploma de Jornalismo para atividade profissional, de autoria do senador Antônio Carlos Valadres (PSB-SE), foi aprovada ontem (30), no Senado Federal. O resultado foi 65 votos favoráveis contra apenas sete manifestações contrárias. Entre os que votaram "não" à PEC, estão os senadores Fernando Collor de Melo (PTB), Aloísio Nunes (PSDB), Demóstenes Torres (DEM), Kátia Abreu (PSD) e Renan Calheiros (PMDB). Outra PEC (nº 386/2009), do deputado Paulo Pimenta (PT), também restabelece a volta do diploma para o exercício da profissão. O projeto do parlamentar gaúcho já foi aprovado no Senado e agora espera pela votação na Câmara de Deputados. Os projetos foram motivados pelo fim da exigência do diploma de Jornalismo, determinada pelo STF em junho de 2009.

PENSANDO BEM


Enfim parece que as coisas começaram a tomar rumo. O que falta ainda, é a criação de uma instituição que coiba ou fiscalize o exercício ilegal, a exemplo da criação de jornais de fundo de quintais, onde qualquer um pode escrever e se intitular jornalista. Precisa-SE ficar atento e ver como serão as regras. Espero que essa não seja mais uma das milhares leis que existem e não são cumpridas no País.

NOITE DE AUTÓGRAFOS

 Clique na imagem para ampliá-la

Minha grande amiga Vera Martins, lá de São Paulo, me informa que o caríssimo Leonardo Mascaro, competentíssimo psicólogo e neurocientista, autografa seu livro "Para que Medicação?", na próxima quarta-feira, 7/12, na Livraria da Vila, Shopping Cidade Jardim, de São Paulo, a partir das 19h00. Imperdível. 

VITAMARE

Clique na imagem para ampliá-la

Minha amiga Roberta Almeida assinou mais uma festa da Goldsztein Cyrela, em Florianópolis. Essa que é uma das melhores incorporadoras do mercado imobiliário brasileiro lançou na noite desta quinta-feira o condomínio residencial de alto padrão Vitamare, do empreendimento Neoville, no bairro Abraão. A jovem empresária, que está por trás das festas mais tops da ilha, cuidou de tudo pessoalmente para que o evento fosse impecável e exclusivo. Contou com a ajuda dos promoter Adri Piazza e Jamil Nicolau. Entre alguns detalhes, além das já tradicionais delícias do buffet e decoração da Miss Festas, ela levou um difusor de ambientes, onde os futuros proprietários dos apartamentos pudessem levar como lembrança um cheirinho de casa nova. Para ver todas as fotos clique aqui.

BELLA DA SEMANA

O clima natalino contagia o site, que convidou duas das modelos para decorar suas páginas durante o mês de dezembro. Todo final de ano o Bella da Semana reconhece: seus fãs foram bondosos e merecem um presente especial. Com isto em mente, a equipe faz reuniões e participa de longas discussões até chegar aos nomes das modelos que farão o especial de natal do site. O clima nas semanas que antecedem o dia 25 de dezembro é de suspense e os curiosos de plantão só descobrem quem são as escolhidas quando o ensaio está próximo da estreia. Este ano a dupla de modelos que fotografou com figurinos temáticos em uma casa à beira da Lagoa da Conceição, em Florianópolis (SC), é formada por uma morena catarinense e uma loira paranaense.

Clique na imagem para ampliá-la

Serão três ensaios distintos durante o mês - um para cada modelo e o ensaio final, com as duas fotografando juntas.  Neste domingo, dia 4, vai ao ar o ensaio inicial da série, protagonizado por Nathalia Costa. Nossa primeira mamãe Noel volta a encantar o público com fotos que farão qualquer um querer celebrar o Natal o ano inteiro!

MUITO BARULHO
Kobrasol virou um antro de barulho. Ha muito tempo se perdeu o sossego. Isso se jã não bastasse os caminhões dos depósito do Koerich que as quatro da manhã já ligam seus motores acordando todo mundo. Um inferno. Some-se a isso os inferninhos e gritos dos gays e prostitutas nas esquinas. Uma desgraça. Um verdadeiro inferno; Nem adianta chamar a PM. Agora, após ouvir moradores e empresários, a Delegada Regional Sandra Mara e o Secretário de Segurança, Defesa Social e Trânsito, Sanderson de Jesus, reuniram-se novamente para acertar os últimos detalhes das ações para solução do problema  da poluição sonora causada por clientes de bares, restaurantes e casas noturnas na região do bairro em São José. Estiveram presentes também o comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar BPM, tenente-coronel Paulo Romualdo Weiss, o Vice-Presidente da Aemflo/CDL, Marcos Antonio Cardozo de Souza, o Presidente do Conselho de Administração da Abrasel SC, Fábio Queiroz, além de representantes AMA Kobrasol, da comunidade e empresários.
MORAL DA HISTÓRIA
Não vão resolver absolutamente nada. Falta efetivo, falta fiscalização, enfim, falta descência e sobra cara de pau. Segundo o Secretário de Segurança, Defesa Social e Trânsito, Sanderson de Jesus, a instalação das câmeras de monitoramento e o reforço na iluminação são medidas paralelas que auxiliarão também na redução da violência e da desordem no local. Até parece. Não servem absolutamente para nada. O coronel Weiss informou também que o horário de funcionamento dos estabelecimentos deverá ser fiscalizado e deve estar de acordo com a licença do alvará. Você acredita? Eu não!!! Essa luta já dura mais de quatro anos.