sexta-feira, 18 de maio de 2012

BANDALHEIRA EXPLÍCITA



BANDALHEIRA EXPLÍCITA


A reportagem do SBT flagrou, durante a CPI do Cachoeira, nesta última quinta-feira (17), o líder do governo na Câmara, deputado federal Cândido Vaccarezza (PT-SP), enviando uma mensagem de texto pelo celular para o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral. Na mensagem, Vaccarezza tranquiliza Cabral: "A relação com o PMDB vai azedar na CPI. Mas não se preocupe, você é nosso e nós somos teu [sic]". Você acredina nesta CPI? Nesses quadrilheiros? Em posição?
ENSINO ESCOLAR


O ensino dado aos nossos filhos é caótico, obsoleto e inútil, voltado unicamente para os exames vestibulares. Pelo menos 60% do que aprendem nos colégios não servirá para absolutamente nada. Quer um exemplo: Que tal em prosopopéia? Plano cartesiano? Isótopos, isótonos, isóbaros, isoeletrônicos? Números quânticos; tabela periódica e propriedades periódicas? Quantas vezes você usou isso na sua vida? Eu nunca ! Esses são apenas alguns pequenos exemplos. Os alunos tem a teoria mas não exercitam, vergonhosamente, em sala de aula. Por conta disso, não é à toa que a taxa de reprovação dos alunos no ensino médio bateu recorde no ano passado, atingindo média de 13,1%. É o maior índice já registrado desde 1999, primeiro ano em que os dados estão disponíveis no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), órgão do Ministério da Educação.

REPROVAÇÃO

O índice aponta o percentual de estudantes que, no fim do ano letivo, não obtém nota suficiente para passar de ano. O cálculo foi feito pelo Censo Escolar, pesquisas do Inep que colhe dados de todas as escolas brasileiras. Considerando somente as escolas públicas, o índice sobe para 14,1%. Nas privadas, foi de 6,1%. Outro dado grave é que além do aumento na taxa de reprovação, o índice de abandono no ensino médio também é grande, tudo por conta da inutilidade aprendida. Em 2007, 13,2% dos estudantes do ensino médio desistiram de estudar. Mas as escolas privadas continuam cobrando caro e oferecendo bem pouco, nem mesmo a segurança dos alunos.
SIMPÓSIO DE CONDOMÍNIOS


Acontece no período de 12 a 15 de junho o Iº Simpósio de Condomínio em Balneário Camboriú, promovido pelo Secovi/SC, destinado a síndicos, administradoras e profissionais do setor. O evento reunirá profissionais renomados que palestram em todo Brasil que abordarão temas de grande utilidade para o dia-a-dia dos condomínios. Gestão, Segurança Predial, Direitos e Deveres do síndico são alguns dos assuntos que serão explorados na programação do evento. O presidente do Secovi/SC, Sérgio Luiz dos Santos explica que o evento pretende reunir um grande número de síndicos que buscam o aprimoramento de suas ações. As inscrições para o evento já estão abertas e podem ser solicitadas pelo e-mail assessoria@secovi-sc.com.br. Mais informações entre em contato com o Secovi/SC pelo telefone 47.3367.1985. Os participantes receberão certificado expedido pela entidade.
HOTÉIS x DIÁRIAS

Duvido e faço pouco. No Brasil? Coisas pro cara rir mesmo. O preço das diárias dos hotéis do Rio de Janeiro durante a Rio+20 deve cair em torno de 30%. A informação foi divulgada pelo presidente do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil, Roberto Rotter, ao participar de audiência realizada pela Comissão de Turismo e Desporto. DUVIDO por conta do oportunismo reinante. Durante a copa do mundo então, no mínimo triplicará. é a maldita lei da oferta e procura. O presidente da "comissão", deputado José Rocha , e a presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, deputada Perpétua Almeida, sugeriram a reunião para discutir os altos preços das diárias dos hotéis durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, marcada para junho deste ano.

LICITAÇÃO

Como eu disse antes é o mais puro oportunismo e isso fica evidente quando se constata quando a operadora de turismo Terramar, que cobra altíssimos preços pelas diárias, foi contratada por meio de licitação para organizar a hospedagem das delegações estrangeiras na Rio+20. De acordo com o representante do fórum, a Terramar não teria experiência, nem capacidade financeira para organizar um megaevento como esse. Por conta disso evidentemente que algumas delegações estrangeiras cancelaram a vinda ao Brasil. Depois de negociações no Palácio do Planalto com a presença de várias autoridades e representantes da hotelaria, a operadora aceitou deixar de cobrar integralmente a taxa de agenciamento, que chegava a 33%. Pode? 

 

SOBREPREÇO

Foi decidido também que a Terramar iria abrir mão do chamado sobrepreço de 25%. Sobre o valor que a Terramar estava cobrando, ela estava incidindo taxa sobre 10% da Taxa de Serviço e 5% do ISS. Sobre esses valores não devem incidir taxas, elas incidem sempre sobre o valor nominal. Com isso, entre os 25%, mais esse percentual sobre as taxas, chega aos 33%. Além disso a Terramar vai liberar os apartamentos bloqueados, mas ainda não pagos pelas delegações estrangeiras, para que outros interessados possam também fazer as reservas. José Rocha afirmou que houve um "abuso" por parte da Terramar. Para o deputado, esse fato vai servir para evitar que os mesmos problemas aconteçam, por exemplo, na Copa de 2014. DUVIDO !
OLIMPÍADAS 2012

O Recife será um dos protagonistas do Brasil durante promoção do País nos jogos olímpicos de Londres. Desde 2011, a cidade planeja detalhadamente a melhor forma de participação no maior evento mundial esportivo de 2012. A capital pernambucana realizará ações de rua baseada no conceito mercadológico de marketing de guerrilha em que, ao som do frevo, atores, bailarinos e músicos surpreenderão o público com performances espontâneas nos principais pontos de circulação de pessoas como a Trafalgar Square, próximo à nova Embaixada do Brasil.
HAPPNING

“Vamos usar o formato Happening, que tivemos uma experiência bem-sucedida de ação de rua no Recife, Rio de Janeiro e São Paulo durante a comemoração do aniversário da cidade. A idéia é chamar a atenção de quem estiver circulando em Londres de um jeito divertido e mostrando a nossa cultura. O Happening do Recife será uma das atrações do Brasil nas Olimpíadas”, afirma o secretário de Turismo do Recife, André Campos. Além das apresentações urbanas, o Recife será representando por artistas durante shows no Somerset House, espaço do Comitê Olímpico Internacional, e na Embaixada do Brasil, que será inaugurada em 25 de julho em um prédio histórico na Trafalgar Square. Com uma área de 600 m², a Embaixada funcionará como o espaço oficial do Brasil. O Recife terá um estande ousado e tecnológico apresentando a cultura local como um dos grandes diferenciais. Os sabores da gastronomia local também poderão ser degustados.

Aguarde, vem aí a melhor feijoada da costa Esmeralda. Coisas de quem sabe fazer !

ATENDIMENTO AO TURISTA

Já neste domingo, (20), a Secretaria de Turismo de Pernambuco e a Prefeitura de Bonito, no Agreste do Estado, inauguram o Centro de Atendimento ao Turista. O espaço irá oferecer aos visitantes informações sobre os atrativos naturais do município, dentre eles as cachoeiras e corredeiras, famosas por serem ideais para a prática de esportes de aventura. O atendimento no CAT será feito por oito atendentes e oito guias turísticos locais, que se revezarão durante o horário de funcionamento, de quarta-feira a domingo, sempre de 8h às 17h. Os guias estarão disponíveis para conduzir os turistas aos pontos turísticos da região.


VOO INTERNACIONAL

 A partir de 23 de junho, Pernambuco contará com um voo internacional que ligará Recife a Cidade do Panamá, o primeiro na América Central, e servirá como conexão imediata para 63 destinos em 29 países, como Estados Unidos, México, Canadá e Peru. O voo será operado pela Copa Airlines. A solenidade do anúncio do voo aconteceu no Palácio Campo das Princesas, sede do Governo de Pernambuco, e contou com a presença da diretoria da Copa, trade turístico pernambucano, entre outras autoridades. Recife será o primeiro destino da companhia panamenha no Nordeste e o sétimo no Brasil - depois de São Paulo, Manaus, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Brasília. As aeronaves Boeing 737-700 têm capacidade para 124 passageiros. No total serão quatro voos semanais, partindo do Recife aos domingos, segundas, terças e sextas, sempre às 1h47min, com chegada às 7h. Atualmente, Recife possui quatro voos para destinos internacionais: Lisboa, operado pela TAP; Miami via American Airlines; Buenos Aires através da TAM; e Frankfurt pela Condor.
WORKSHOP PATAGÔNIA

 Operadores turísticos da Patagônia Argentina-Chile apresentam sua 3ª edição do Workshop Patagônia x Patagonia, que irá acontecer no dia 29 de maio no Novohotel Jaraguá no centro de São Paulo e 30 de maio no Victoria Concept na cidade de Campinas-SP. Na oportunidade participação também a Patagônia Austral Chilena, formando assim uma só proposta integral de toda a região, Península Valdés-Puerto Madryn, El Calafate, El Chaltén, Torres del Paine, Puerto Natales, Punta Arenas e Ushuaia. Os profissionais do trade turístico e interessados são esperados para conferir as últimas novidades dos mais de 30 expositores entre Hotéis, Produtos, organismos oficiais e Operadores Brasileiros especialistas nesse destino. Faça seu cadastro aqui.


CONCURSO PÚBLICO

Os membros do Conselho Municipal de Turismo de Florianópolis decidiram elaborar um termo de referência para criação de um concurso público (forma de licitação) onde será realizado um projeto de ocupação dos aterros da Baía Sul e da Beira Mar Sul (Saco dos Limões). Na próxima reunião do conselho, que deve acontecer na semana que vem os membros finalizarão o termo de referência para apresentar ao Prefeito Municipal, Dário Berger. O Conselho Municipal de Turismo é formado por vários órgãos, como SETUR, Secretaria de Patrimônio da União, Câmara Municipal de Florianópolis, IPUF, Procuradoria Geral do Município, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, SESP e CDL Florianópolis.


TURISTAS X TURISMO


Depois das notas acima estamos efetivamente preparados? Temos infraestrutura quando ainda existem hotéis que cobram até pelo serviço de internet? O preço de uma garrafinha de água mineral em um hotel, chega a custar mais de R$ 6,00. Exploramos o turista e não o turismo. Estamos efetivamente preparados? Vale lembrar que o número mundial de turistas internacionais superará pela primeira vez a marca de um bilhão este ano, anunciou o secretário-geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), Taleb Rifai, durante uma reunião dos ministros do setor nos países do G20. "Este ano teremos mais de um bilhão de turistas. Isto significa um sétimo da humanidade. Isto nunca havia acontecido na história", afirmou Rifai na reunião que acontece em Mérida, leste do México.

CRESCIMENTO

Quanto estarão no Brasil? Quantos estarão visitando Santa Catarina ? Rifai disse que os resultados são mais positivos que os inicialmente previstos e no primeiro trimestre do ano apontam um crescimento de 5,8% no fluxo de turistas, acima das estimativas de entre 3% e 4% para todo o ano. Em 2011, o número de turista chegou a 980 milhões. O secretário-geral da OMT destacou que o número positivo também representa um desafio para os governos e autoridades, que devem utilizar "o poder e a capacidade da indústria de viagens para expandir o bem-estar entre a população geral".



HOTEL URBANO

Um segmento que cresce cada vez mais em todo o país e no mundo é o de compras coletivas. E o Hotel Urbano,  maior agência de viagens on-line do Brasil, trabalha neste segmento com o foco no turismo, disponibilizando ofertas de hotéis, passagens e pacotes – enfim, tudo que o cliente necessita para realizar uma boa viagem.  Além das opções em seu site, o Hotel Urbano ainda possui uma central de reservas, que conta com mais de 180 mil hotéis cadastrados, facilitando a vida do turista. Os fundadores do site, João Ricardo e José Eduardo Mendes, destacam a novidade que o site traz até os brasileiros, dando a oportunidade de todos explorarem mais o Brasil. 
Clioque na imagem para ampliá-la


O diretor do Festival do Turismo de Gramado, Marcus Vinícius, destaca a importância da presença do Hotel Urbano: “Estas novas ferramentas de negócios, que envolvem o turismo, são muito importantes no Festuris, para poder oferecer ao trade todas as possibilidade de negócios. A casa para negociações do turismo é o festival”, destacou.
SERRANO RESORT

Apreciadores da gastronomia e da cultura francesa terão um final de semana inteiramente dedicado a eles no Serrano Resort Convenções & SPA, em Gramado (RS). O pacote, de 22 e 24 de junho, inclui hospedagem para duas pessoas com café da manhã, tendo no sábado (23) um jantar assinado pelo prestigiado chef Carlos Kristensen e ambientado com shows típicos e com o sorteio de uma viagem de 7 dias a Paris para 2 pessoas. A ação integra o Projeto Sabores do Mundo 2012, que tem patrocínio do Bradesco.
Clique na imagem para ampliá-la

"Nossa idéia é repetir o sucesso dos 5 jantares temáticos anteriores, em que reunimos 1.400 pessoas para descobrir, a cada final de semana, uma cultura diferente por meio da manifestação deliciosa que é a gastronomia", destaca o gerente do Serrano Resort, Rogério Poloni. Em 2011, foram realizados os pacotes “Villa Itália”; “Hermosa España” e “Fim de Semana Mexicano”. Em março de 2012, foi a vez do "Final de Semana Japonês" e, recentemente, o "Final de Semana Alemão". Vale lembrar que o o chef Carlos Kristensen procura com inovação e criatividade surpreender os sentidos. Ele foi considerado Chef Revelação, em 2008 e, por, 3 vezes consecutivas, Melhor Chef da cidade pelos jurados da Revista Veja Porto Alegre - edição Comer e Beber em 2009/2010/2011.
18ª BNT MERCOSUL 

Durante a 18ª BNT Mercosul – Bolsa de Negócios Turísticos do Mercosul - que acontece nos dias 25 e 26 de maio no Beto Carrero World em Penha, SC, o turismo brasileiro ganhará projeção internacional. Será realizada a apresentação oficial da mais nova aliança entre o Beto Carrero World e duas das maiores e mais importantes empresas cinematográficas e de animação do mundo, o que elevará o país a uma categoria internacional na área de entretenimento. A parceria será oficializada durante a abertura do evento, no dia 25 de maio, sexta-feira, às 15h, em frente ao Castelo das Nações do Beto Carrero World para os profissionais de turismo participantes de todo o Brasil e Mercosul. A imprensa credenciada na 18ª BNT Mercosul terá acesso às novidades em primeira mão em coletiva realizada pouco depois da abertura do evento também no mesmo local.

 A BNT Mercosul, através da Feira de Negócios Turísticos, realizada há 18 anos, conta com a presença de mais de 5 mil participantes e se transformou em um dos eventos mais importantes do gênero na América Latina. Trata-se de uma convenção nacional de vendas do turismo, onde grande parte dos expositores é brasileiro e recebe os profissionais de turismo que mais vendem produtos e serviços nacionais, incluindo agentes de viagens e operadores do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile.

 Uma programação intensa e diversificada faz parte da programação da 18ª BNT Mercosul, que além da tradicional Feira de Negócios no Beto Carrero World, conta visitas técnicas a atrativos turísticos da região, treinamentos específicos e   grande festa temática de encerramento e a premiação dos troféus Campeões de Venda Beto Carrero às agências que mais venderam o parque e Santa Catarina em 2011/2012. Outro diferencial são os programas de capacitação aos agentes de viagens. Neste ano, a BNT Mercosul terá o Cine Turismo, uma série de vídeos apresentados em sala de cinema sobre grandes atrativos e destinos turísticos brasileiros. O Cine Turismo acontecerá durante os dias 25 e 26 de maio, durante a Feira de Negócios Turísticos a cada 10 minutos, das 16h às 19h30. 

TORRES ILUMINADAS

O município de São José traz Uma novidade: vai inaugurar iluminação de destaque nas torres da Avenida Osvaldo José do Amaral, popularmente conhecida como Avenida das Torres. A maior avenida de São José com 5.700m de extensão e que passa por oito bairros (Bosque das Mansões, Nossa Senhora do Rosário, Bela Vista, Jardim Cidade de Florianópolis, Ipiranga, Real Parque, Areias e Serraria) receberá esta melhoria para embelezar o local. Nas 18 torres da Avenida foram instaladas fontes de iluminação na base, que refletirão tons azuis externamente e verdes na parte interna. São José será a terceira cidade do país e a 1ª do Estado em executar iluminação moderna e de realce nas torres de transmissão de energia elétrica.
AV. PRESIDENTE KENNEDY

Atualmente a Avenida Pres. Kennedy em São José, suja, esburacada e cheia de sinaleiras funciona em quatro pistas só de ida e, por conta de tantas sinaleiras, vive congestionada. Falta realmente visão para a avenida se tornar um verdadeiro corredor urbano. Agora irão deixa-la ainda menor, com apenas três vias? E com o tal do Sanderson, que não entende nada metendo o bedelho?  Vai piorar então !
Clique na imagem para ampliá-la


Acredito que é uma obra puramente eleitoreira, como a Beira Mar de São José, as escuras, sem segurança, até hoje por acabar e as calçadas se deteriorando, não acredito mesmo. Já estou vendo que ficará apenas com três vias apenas, por conta disso já se sabe o resultado: Engarrafamentos quilométricos, com os esgotos todos entupidos, alagamentos em torno de centro comercial (Rua Dinarte Domingos) e o descaso costumeiro da prefeitura municipal. Simples assim! Puro engodo de uma obra eleitoreira que será muito mal feita e a toque de caixa. Se os vereadores e a população não abrirem os olhos, a prefeitura enfiará esse trambolho goela abaixo dos munícipes. Podem ter certeza.





AV. PRESIDENTE KENNEDY


AV. PRESIDENTE KENNEDY

Atualmente a Avenida Pres. Kennedy em São José, suja, esburacada e cheia de sinaleiras funciona em quatro pistas só de ida e, por conta de tantas sinaleiras, vive congestionada. Falta realmente visão para a avenida se tornar um verdadeiro corredor urbano. Agora irão deixa-la ainda menor, com apenas três vias? E com o tal do Sanderson, que não entende nada metendo o bedelho?  Vai piorar então !
 
Clique na imagem para ampliá-la


Acredito que é uma obra puramente eleitoreira, como a Beira Mar de São José, as escuras, sem segurança, até hoje por acabar e as calçadas se deteriorando, não acredito mesmo. Já estou vendo que ficará apenas com três vias apenas, por conta disso já se sabe o resultado: Engarrafamentos quilométricos, com os esgotos todos entupidos, alagamentos em torno de centro comercial (Rua Dinarte Domingos) e o descaso costumeiro da prefeitura municipal. Simples assim! Puro engodo de uma obra eleitoreira que será muito mal feita e a toque de caixa. Se os vereadores e a população não abrirem os olhos, a prefeitura enfiará esse trambolho goela abaixo dos munícipes. Podem ter certeza.