terça-feira, 5 de junho de 2012

COMPETITIVIDADE



COMPETITIVIDADE

O Brasil está menos competitivo no cenário internacional, de acordo com o Índice de Competitividade Mundial 2012. O País vem caindo gradativamente é já ocupa a 46º lugar entre as 59 economias pesquisadas. O índice é desenvolvido pelo International Institute for Management Development, e analisa dados estatísticos internacionais e nacionais - como PIB, taxa de juros e inflação - e uma pesquisa com executivos. É calculado em pontos, de 0 a 100, e considera competitividade um campo de conhecimento econômico que analisa a capacidade de uma nação de criar mais valor para suas empresas e mais prosperidade para seu povo.


 
Para avaliá-la, são considerados quatro critérios: performance econômica -- onde o Brasil mais caiu nesta edição --, eficiência do governo, eficiência dos negócios e infraestrutura. Segundo o professor de finanças do IMD Nuno Fernandes, as maiores quedas do País ocorreram em itens ligados à atividade econômica, como fluxo de capitais, finanças públicas, inflação, taxa de câmbio, exportações com valor agregado e custo de vida. Fernandes cita ainda problemas como burocracia, corrupção e o protecionismo, mas afirma que houve melhorias em temas como coleta de impostos, desemprego dos jovens e reservas cambiais.
 
PIB CARANGUEJO

E para confirmar, o presidente da Força Sindical, Miguel Torres, afirmou que os números do PIB no primeiro trimestre deste ano devem servir de alerta para o governo. Segundo a nota, o País tem um "PIB caranguejo". "Podemos denominar como PIB caranguejo, já que nossa economia anda muito de lado. Os números devem servir de alerta para o governo que, infelizmente, tem sido muito lento nas decisões econômicas emergenciais voltadas para o fomento do mercado interno e geração de novos postos de trabalho", afirma Torres.
 

A Força considerou o resultado "decepcionante para toda economia". O presidente da Força também comentou a redução de taxas de juro anunciadas pelo governo recentemente: "Apesar das quedas seguidas, ainda são uma trava para o setor produtivo e o crescimento do País. Nossa indústria está de mãos e pés amarrados, impossibilitada de crescer". Para a central sindical, falta infraestrutura, incentivo à inovação, capital de giro e mão de obra qualificada. "É urgente que a política econômica abra espaço para o crescimento. Para isso, a Força Sindical defende queda 'drástica' nos juros, fortalecimento do mercado interno, expansão do emprego, distribuição de renda e fortalecimento dos investimentos em infraestrutura e nas políticas sociais", diz Torres.
 
CRESCIMENTO ECONÔMICO?

E a vaca está indo pro brejo com cincerro e tudo e, enquanto isso, viva às olimpíadas, viva a copa sem obras! Só pra você entender o tamanho da maquiagem dos dados positivos alardeados pelo governo, o Brasil teve o menor crescimento econômico entre os Brics (grupo que reúne Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul) no primeiro trimestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. O crescimento do Brasil foi menor que os 2,1% da África do Sul, os 4,9% da Rússia, os 5,3% da Índia e os 8,1% da China. As informações foram divulgadas pelo IBGE. Prévia do Banco Central sobre a atividade da economia (o índice IBC-BR) já apontava um PIB fraco, com crescimento de 0,15% no primeiro trimestre. Pesquisa da autoridade monetária com as principais instituições financeiras do País aponta alta do PIB inferior a 3% neste ano, enquanto alguns bancos e consultorias já projetam expansão de 2,8%.

EM QUEDA
 

 E a Gol continua em voo baixo. Informou que demitiu  mais 190 tripulantes. A empresa afirma que os desligamentos estão "em continuidade ao seu processo de adequação à nova realidade do mercado, para manter seu plano de negócios disciplinado e a sustentabilidade de sua operação. As demissões na empresa devem chegar a mil. Junto com a sua controlada Webjet, a Gol tem hoje cerca de 20 mil funcionários. A Gol deu início a um agressivo plano de redução de custos depois de amargar um prejuízo de R$ 710 milhões no ano passado. Apesar de o setor ter crescido 16%, a companhia perdeu dinheiro, principalmente, por conta de uma forte pressão de custos e pela valorização do real. O combustível de aviação, por exemplo, aumentou mais de 20%. O insumo representava 38% dos custos da companhia no primeiro trimestre do ano passado. Hoje, já responde por 44%.
 
EM ALTA
 
 Clique na imagem para ampliá-la

Quanto mais concorrência melhor, assim a gente acaba enterrando essas outras empresas oportunistas que chegaram ao mercado com promessas de passagens mais baratas e fazem justamente o contrário, vendendo até lanche a bordo. A Etihad Airways, companhia aérea dos Emirados Árabes Unidos, anunciou que vai dará início a suas operações no Brasil em 3 de junho de 2013. Serão vôos diários e diretos entre São Paulo e Abu Dhabi. O Brasil será o primeiro país da América do Sul a contar com a operação da Etihad. Os voos decolarão de Abu Dhabi às 8h45, com previsão de chegada às 17h55 em São Paulo, ou uma viagem com 15 horas de duração. A volta partirá de São Paulo às 00h35, com previsão de chegada em Abu Dhabi às 20h30, em um vôo com 14 horas de duração. Serão dez modelos 787 Dreamliner e dois 777 versão cargueiro. A empresa tem 30% do capital da Airberlin, companhia aérea de baixo custo da Alemanha. A companhia de Abu Dhabi também é dona de 40% da Air Seychelles, empresa aérea de Seychelles, arquipélago localizado no Oceano Índico.
 
CHORINHO
 


E para alegrar o feriadão que já começa nesta quarta-feira a noite, o Sobradinho Restaurante, ali na Via Gastronômica de Coqueiros, na Praia de Itaguaçu, apresenta sua famosa noite de Chorinho. Para acompanhar; todas aquelas iguarias que começam com os famosos pasteizinhos de camarão e terminam no escondidinho de carne seca. Pra quem não sabe, o tradicional SOBRADINHO foi inaugurado em 27 de janeiro de 2005, com a proposta de divulgar a culinária brasileira. Tendo como base o aipim e a carne de sol que compõem diversos pratos, como por exemplo o Escondidinho que faz parte da culinária nordestina; bolinhos de aipim e de abóbora, Baião de Dois, Tutu à Mineira, Feijão Tropeiro, Carne de Sol à Baiana, são algumas sugestões para você conhecer a nossa cultura viajando pelos sabores da culinária brasileira.
 
Clique na imagem para ampliá-la

De frente para o mar de Itaguaçu, capitaneado pelo chef Maurício, um grande amigo e boêmio de todas as horas, o Sobradinho conta com uma das mais lindas paisagens de Florianópolis. Em um ambiente descontraído, oferecendo petiscos, pratos, drinks, coquetéis e CACHAÇAS artesanais. Para o seu Happy Hour ou jantar. Não esqueça também, opções para presente como cachaças artesanais e potes de pimentas, que são muito apreciadas pelos clientes.
 
TURISMO NA AMAZÔNIA

O Pará é anfitrião este mês da 6ª Feira Internacional de Turismo da Amazônia (Fita 2012), o maior e mais importante evento de promoção e comercialização dos produtos turísticos da Amazônia.  Nesta edição dará ênfase aos segmentos prioritários do Pará, estado cujo slogan é “A Obra-Prima da Amazônia". Estes segmentos são natureza, cultura, sol e praia, eventos e negócios, apresentados pelas principais operadores de turismo, agentes de viagens, organizadores e realizadores de eventos, entre outros, que já confirmaram participação. O cenário  para este grandioso evento será o Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, com uma das melhores infraestruturas do Brasil.
 
FITA 2012
 
Clique na imagem para ampliá-la

Agendada para acontecer de 21 a 24 deste mês, a Fita é um convite a estarem em Belém, capital do Pará, empresários, profissionais e autoridades do setor do turismo, operadores, agentes de viagens, e outros formadores de opinião. É o momento de descobrirmos juntos quais as “Oportunidades de Turismo na Amazônia”, tema da feira, que é bienal desde 2002.A Fita 2012 é uma realização do Governo do Pará, por meio da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e da Secretaria de Estado de Turismo (Setur). O público alvo são aqueles que vendem o Pará, obra-prima da Amazônia, mas é uma oportunidade de vitrine aos produtos turísticos da região.
 
AGÊNCIAS & OPERADORAS
 
Este ano o evento contará com cerca de 600 participantes, a maioria agentes e operadores de turismo, em especial dos buyers e supliers internacionais e nacionais. A feira também contará com ambientes temáticos que trarão ao público exposições e comercialização de produtos inspirados nas características de cada segmento turístico do Pará. Os estandes e o design da feira como um todo resultam da nova proposta de apresentação dos produtos paraense em um conceito mais amazônico direcionada pelo  “Ver-o-Pará” – Plano Estratégico de Turismo do Pará, lançado em novembro de 2011 pelo Governador Simão Jatene. A programação envolverá palestras, workshops, mesas redondas, lançamentos de projetos e produtos, além de outras atividades diversas.

 
MEGA EVENTOS

A abertura oficial da Fita 2012, dia 22 de junho, será marcada pela palestra “Mega Eventos – A promoção e as oportunidades de negócios na atividade turística”, ministrada pela Presidente do Conselho de Turismo e Negócios da Federação do Comércio de São Paulo (Fecomércio), Jeanine Pires, a partir de 9h. A partir de 15h15, será a vez do Diretor da Próxima Estação Consultoria e Pesquisa, Eduardo Sanovicz, que ministrará a palestra “A importância do Turismo de Negócios e Eventos”, seguida de uma mesa redonda com o tema: “Ética, Cidadania e Sustentabilidade no Turismo”, a partir das 17h , com a participação do Presidente da Abav Nacional, Antônio João Monteiro de Azevedo, Presidente do Colégio Permanente de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil, Marcus Antônio de Souza Faver e do  Presidente da ABIH Nacional, Enrico Fermi Torquato.
 
THERMAS DE PIRATUBA
 
Com seis coreografias classificadas, o Acquadança estará nos palcos de Joinville no próximo mês. O grupo juvenil classificou três coreografias para palcos abertos, onde o trabalho é apresentado e uma delas também está classificada para o palco competitivo. Já o infantil estará nos palcos abertos com três coreografias. O Festival de Dança de Joinville foi considerado o maior do mundo, pelo Guinnes Book de 2005, o livro dos recordes. Neste ano os organizadores acreditam que mais de 200 mil pessoas farão parte do público durante os dias do evento. “Hoje Piratuba já é um município conhecido e respeitado quando se fala em dança, nossos grupos estão se destacando e estar no Festival de Joinville é resultado de esforço, tanto da coreógrafa como dos bailarinos, além do apoio do governo municipal”, comenta a diretora de Cultura do município, Solange Hachmann.
 
 

 
Foram mais de 2.500 coreografias inscritas para 2012. A coreografia piratubense classificada para competir é “Adeodato e o Berço do Contestado” de Nádia Zolet. No palco os bailarinos contam através da dança, parte da história da Guerra do Contestado. As demais coreografias também são da coreógrafa. O evento em Joinville acontece de 18 a 28 de julho. Antes disso, o Acquadança estará em Blumenau, no Festfolk, Festival Nacional de Danças Folclóricas. Neste evento, somente 16 grupos foram classificados, sendo 14 do Brasil e dois de fora do país.
 
PROJETOS CULTURAIS
 
A Fundação Catarinense de Cultura (FCC), em parceria com a Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), oferece a oficina gratuita de Elaboração e Desenvolvimento de Projetos Culturais. A capacitação será realizada nos dias 12 e 13 de junho de 2012, das 8h30min às 12h e das 13h30min às 17h30min, no auditório da Amures, em Lages. O objetivo do curso é oferecer aos trabalhadores da cultura (gestores e produtores) instrumentos para elaborar projetos para a área, desde a idealização ao desenvolvimento e descrição teórica, até a gestão. A oficina será ministrada pela técnica em Gestão Cultural da FCC, Maria Teresa Lira Collares. A capacitação conta com apoio da Associação de Municípios de Santa Catarina e da Escola de Gestão Pública Municipal (Egem). A inscrição é gratuita e deve ser feita pelo site da Egem (www.egem.org.br). Serão oferecidas 30 vagas.

 
MÍDIAS SOCIAIS

Coletividade, participação, compartilhamento são as premissas da nova era e alguns dos temas que serão abordados na palestra Inteligência e Inovação em Mídias Sociais: Colaboração Humana, Inovação Coletiva e Social Good, que acontece no dia 11 de agosto de 2012, durante o II Fórum de Turismo de Negócios, em Florianópolis/SC. O palestrante, Gil Giardelli, é web ativista com 14 anos de experiência, CEO da Gaia Creative, especialista no Mundo.com e professor cursos de Pós-Graduação, MBA, Miami Ad School e do CIC (Centro de Inovação e Criatividade) na ESPM. Giardelli discorrerá sobre os processos colaborativos, presentes fortemente nas mídias sociais, que alteram a sociedade em diversos aspectos, tornando as idéias mais importantes que os produtos. Segundo ele, a economia global está em transição: acaba a era da informação, começa a era da criatividade.
 
 
A palestra irá girar em torno da inovação e da reinvenção do capitalismo, capacitando os empresários que desejam estar à frente neste novo mercado e mostrar maneiras de trabalhar com o imaginário do consumidor, procurando antecipar os seus desejos. Além da palestra de Giardelli, estão confirmadas as palestras Turismo de Negócios e Eventos no Brasil, ministrada pela ex-presidente da Embratur Jeanine Pires e Gerenciamento de Crises no Turismo, com o professor da PUC/SC Crisomar Souza. Durante o Fórum também acontecerá uma Feira de Negócios e capacitações de destinos turísticos com a empresa New Line Tour Operator e apresentação da cidade de Guadalajara, no México. O FTN também ocorrerá paralelamente ao Simpósio para a Integração Turística do Mercosul (SITMERCO), um evento que trará parlamentares e representantes de entidades do governo dos países integrantes do Mercosul.
 
USHUAIA INVERNO 2012

Se a massa polar que está despencando em Ushuaia chegar realmente em Santa Catarina, vai nevar adoidado, com a diferença de que em Santa Catarina, por ser clima úmido, o frio vai ser "pracabar".  Já em Ushuaia, com clima seco, a neve é um espetáculo a parte que a mãe natureza prepara com esmero. Hoje nevou sem parar, desesperadamente, a cidade se transformou. Está "re" linda, como dizem por lá. E já tem brasileiro fazendo a festa. A Cristiane Cavalli, que acabou de me mandar estas fotos informar que Ushuaia está nos esperando de braços abertos. 
 

O paulista Julinho Casares, segue treinando adoidado com seus super "perros" malamutes do Alasca, e a criançada faz a festa no Cerro Invernal Llanos del Castor do Alberto Chichero. O Julinho é o único representante brasileiro neste campeonato Sul Americano de Corrida de Trenós - SULAMERICANO SLED DOG – CORRIDA DO FIM DO MUNDO, uma corrida de trenós que irá percorrer as principais estações invernais de Ushuaia, na Tierra del Fuego, entre os dias, 25 e 30 de junho, organizada pelo criador de cães Alberto. Portanto, se você ainda não resolveu onde passará tuas férias de inferno, não demore muito, pois Ushuaia é a estação das estações de esqui.
 
JATIÚCA RESORT
 
O  Jatiúca Hotéis & Resorts, um dos hotéis mais charmosos e românticos de Maceió, pertencente ao Grupo Pernambucanas, preparou uma programação especial para os casais desfrutarem de um dia inesquecível, com toda a comodidade e serviços de alta qualidade no Dia Dos Namorados. Os pombinhos poderão desfrutar de um jantar romântico surpreendente, com o melhor da gastronomia local, com uma pitada de culinária internacional. O casal irá se deliciar com um menu completo que inclui entrada, prato principal e sobremesa.
 
Clique na imagem para ampliá-la

O jantar será servido no sofisticado Restaurante Alagoas, um dos quatro do resort. O cardápio foi cuidadosamente elaborado pelo Chef Tomaz de Souza, que entre as opções sugere para a entrada a salada mediterrânea ou o suflê de abóbora com camarão, para o prato principal o salmão ao gengibre ou ainda os deliciosos camarões flambados ao creme brie, e para adoçar este encontro romântico, as sobremesas estão perfeitas, como gateau trufeé ou o nems de frutas. Para o casal que quiser encerrar a noite em grande estilo, o Jatiúca Resort também oferece a opção de hospedagem com café da manhã a partir de R$ 250,00 (casal), para que os apaixonados aproveitem cada minuto deste Dia dos Namorados, que certamente será inesquecível.
 
PERNAMBUCO & WORKSHOPS

O Workshop Pernambuco É Só Chegar, está causando boa impressão por onde passa. Das sete apresentações previstas, cinco já foram realizadas dando um total de mil capacitações. O projeto já passou pelas cidades de Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e Maringá (PR). Em junho, o workshop será apresentado em Uberlândia (MG) e Goiânia (GO), nos dias 19 e 21 respectivamente, e deve chegar à marca de 1750 capacitações. Decorado com o mesmo conceito da campanha homônima que apresenta os destinos turísticos em formato de aquarela, o workshop apresenta ainda um pouco do artesanato com objetos feitos de barro e palha, além da gastronomia com pratos elaborados por chefes renomados como Joca Pontes e André Falcão. 

Clique na imagem para ampliá-la

A cultura também está bem representada, nas cinco cidades já passaram nomes como Maciel Melo, André Rio e Geraldinho Lins. A apresentação do destino é uma atração à parte, sempre feita de forma irreverente e bem humorada pelo ator Luciano Pontes ou pelo casal, típico da cultura pernambucana, Mateus e Catirina. O Workshop Pernambuco é só chegar conta com o apoio do Recife Convention&Visitors Bureau (RCVB) e da Prefeitura da Cidade do Recife.