sexta-feira, 13 de julho de 2012

COMBUSTÍVEIS


COMBUSTÍVEIS




Comprovando mais uma vez que o ídolo dos pés de barro é um mentiroso convicto, vem aí mais um aumentão, provando de novo que nunca fomos e nem somos auto-suficientes em petróleo. A Petrobras anunciou um novo reajuste no preço do diesel nas refinarias. A partir do 16 de julho, o litro do combustível terá alta de 6%. Este é o segundo aumento em menos de um mês. Desta vez, a companhia estima que a decisão implicará um aumento aproximado de 4% no preço do diesel ao consumidor, já considerando os custos do biodiesel (que é misturado ao produto) e margens de distribuição e revenda. Em comunicado, a empresa também ressalta que o preço do combustível sobre o qual incide o reajuste anunciado não inclui os tributos federais PIS/Cofins e Cide, nem o tributo estadual ICMS.
VEXAME BRASILEIRO

 E por essas e muitas outras que depois de ser um dos “queridinhos do mercado” no ano passado, o Brasil não é mais visto pelos investidores internacionais como um lugar sem crise e em pleno desenvolvimento. Matéria da revista Forbes destaca que entre os BRICs – grupo formado por Brasil, Rússia, Índia e China – o país é o que vai crescer menos. A reportagem ressalta que a economia doméstica terá desempenho pior que a americana, epicentro da crise financeira internacional, que até hoje luta para voltar a crescer. “A projeção é que os Estados Unidos cresçam 2% neste ano, o maior avanço entre os países desenvolvidos. Entretanto, o PIB do Brasil parou completamente, dando-lhe o pior desempenho entre os quatro maiores emergentes (BRICs)”, diz a Forbes.
INTELEJUMENTA

Já em resposta, a ex-guerrilheira afirmou durante a 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, em Brasília, que o desenvolvimento de uma nação deve ser medido pela capacidade de proteção às crianças e adolescentes, e não pelo Produto Interno Bruto. Estão estamos literalmente ferrados, pois se nem isso ela enxerga. Nossos adolescentes não tem emprego, saúdem, educação, segurança... E pior ainda insiste em citar iniciativas esmoleiras a exemplo do Bolsa Família e Brasil Carinhoso... . A cara de pau é tanta que a carcará não dizia a mesma coisa até duas semanas atrás. Até lá, festejava o PIB. Agora que as projeções são de recessão da economia nacional, ela muda de discurso sem a menor vergonha. Teve um "baita professor", isso é que é fato.
CALOTE

Na ponta do lápis, o brasileiro está literalmente com a corda no pescoço. E da-lhe cartão de crédito para todos os lados. Se você não sabia, fica sabendo que a inadimplência do consumidor foi 19,1% maior no primeiro semestre deste ano do que fora nos primeiros seis meses de 2011. O estudo é da consultoria Serasa Experian, que mostra que os consumidores enfrentam cada vez mais dificuldades para pagar dívidas contraídas no bancos. A inadimplência nesse segmento aumentou 22,1% no semestre e foi responsável por mais da metade da expansão do calote no período, contribuiu com 10,9 pontos percentuais nos 19,1% registrados. As dívidas contraídas por meio de lojas, cartões de crédito, financeiras e serviços como energia elétrica, água e telefonia aumentaram em nível semelhante (21,6%).
RENDA DO CONSUMIDOR

Os calotes aumentaram porque a renda do consumidor está comprometida, principalmente com dívidas caras (cheque especial e rotativo do cartão de crédito) e de alto valor (veículos e imobiliárias). Eles observaram que, em média, cada inadimplente dá quatro calotes e que 60% deles têm dívidas que superam toda sua renda. Houve descontrole e o resultado é esse. O consumidor vem se endividando desde 2010 (ano da eleição) e com prazos longos, e algumas categorias foram prejudicadas com a redução de horas extras provocada pela crise, como os empregados da indústria automobilística, analisou Carlos Henrique de Almeida, economista da Serasa Experian.
AMERICAN AIRLINES

Graças a Deus teremos mais concorrência quebrando os preços abusivos das nossas companhias aéreas que nos metem a faca. A companhia aérea American Airlines terá 17 novas frequências de vôos entre os Estados Unidos e o Brasil a partir do dia 1º de outubro. Nessa data será iniciado um segundo vôo diário entre o aeroporto Kennedy, de Nova York, e São Paulo. Já em 15 de novembro, o vôo diário de Miami para Salvador, com serviço contínuo para o Recife, deixará de ser um vôo com escala e seguirá rota direta, cinco dias por semana. A empresa americana também vai aumentar a quantidade de viagens aéreas sem escala entre Miami e Rio de Janeiro, de um para dois vôos diários, em 15 de dezembro.
FERNANDO DE NORONHA

Entre os meses de abril e junho, 3.592 turistas de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte visitaram o Arquipélago de Fernando de Noronha, um aumento de 31,96% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 2722 pessoas estiveram na ilha. Para o secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa, o aumento no número de visitantes é consequência da Campanha Mais Noronha, promovida pela Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) e Administração da Ilha. Para atrair mais turistas, o trade turístico de Noronha criou pacotes atraentes, com descontos de até 20% em cima de valores já praticados na baixa estação.
Clique na imagem para ampliá-la
Com preços mais acessíveis, aumentou significativamente o número de turistas oriundos desses três estados. Cerca de 2.800 pernambucanos visitaram a ilha, um aumento de 25,24% comparado aos 2.300 visitantes do ano passado. Do Rio Grande do Norte, Noronha recebeu 465 pessoas, 44,86% a mais do que o registrado em 2011: 321 visitantes. Já a Paraíba apresentou o maior aumento percentual: 146,46% o que corresponde a 244 turistas contra os 99 do ano anterior. O administrador de Fernando de Noronha, Romeu Baptista, também comemora os resultados. “Uma iniciativa simples, que congregou todo o trade turístico da Ilha, resultou em números tão expressivos. O aumento superou nossas expectativas e já decidimos junto com a Empetur fazer a campanha novamente no ano que vem”, afirma o administrador.
BELLA DA SEMANA

Estreia nesta segunda-feira, 16 de julho, o ensaio da musa colorada Thays leão no site Bella da Semana. Apaixonada por futebol desde pequena, ela foi consagrada musa do Sport Clube Internacional no ano passado, título pelo qual sente-se muito orgulhosa. “É uma das maiores alegrias da minha vida, pois acompanho o dia-a-dia do meu clube, fiz muitos amigos lá dentro e sempre recebo o carinho da nossa maravilhosa torcida.”
Clique na imagem para ampliá-la
A gaúcha de Porto Alegre mantém os 102cm da bela retaguarda no lugar com muito exercício físico e controle alimentar. “Faço musculação 3 vezes por semana, faço também pilates e yoga, e ainda sigo as orientações da minha nutricionista.” Aos 26 anos, a morena de olhos claros não é apenas mais um rostinho bonito. Ela concluiu o ensaio médio nos Estados Unidos, cursou Publicidade e Propaganda e é formada em Secretariado Trilíngue pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Além de falar três idiomas, ser pura simpatia e amar futebol, Thays também curte automobilismo e MMA (artes marciais mistas). Ela é Musa do Velopark e trabalha como ring girl em alguns eventos de luta brasileiros. Bonita, inteligente e amante dos esportes tipicamente masculinos – o Bella da Semana acredita ter descoberto a mulher perfeita!

MUSEUS
Nos dias 14 e 15 de agosto de 2012, o projeto Conexões Ibram, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), chega a Santa Catarina para pactuar políticas e apresentar instrumentos de gestão para a área de museus. O encontro ocorrerá no Cinema do Centro Integrado de Cultura, em Florianópolis, e contará com o apoio da Fundação Catarinense de Cultura. Santa Catarina será o primeiro estado da região Sul a integrar o circuito Conexões Ibram. Na oportunidade também será assinado termo de cooperação técnica entre o Ibram e a FCC, possibilitando a criação de uma agenda de trabalho conjunta para o desenvolvimento de ações que favoreçam os museus catarinenses.

REDES DE INFORMAÇÕES


Ao longo do encontro, técnicos do Ibram apresentarão diversas linhas da política pública para museus em andamento, como o Sistema de Redes de Informação Museal (iMuseus), o Plano Nacional Setorial de Museus e o Estatuto de Museus, o Programa Pontos de Memória, Estratégias de Fomento e Financiamento e a Qualificação dos Museus do Turismo. Além das apresentações abertas ao público, o Conexões Ibram irá promover reuniões técnicas com a equipe da FCC com o intuito de concretizar planos de trabalho para inserir os museus do Brasil nas inovações em políticas públicas museais promovidas pelo Ibram. A participação é aberta e gratuita a todos os interessados, sendo necessária a inscrição prévia pelo conexoesibram@fcc.sc.gov.br com os dados solicitados. As inscrições serão aceitas até 10 de agosto, e o público presente receberá certificado de participação.


FUTEBOL DO FUTURO

Os 16 atletas selecionados pelo projeto Futebol Futuro darão os primeiros passos para uma experiência internacional a partir deste sábado (14), quando embarcam, às 16h, no Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis, para uma série de jogos em busca da conquista do título de campeão na Categoria Sub-16 do maior campeonato mundial de categorias de base, o Gothia Cup, realizado na Suécia. Já na chegada ao país europeu o time catarinense terá a responsabilidade de representar o Brasil na cerimônia de abertura do evento, com a participação de um público superior a 32 mil pessoas, que anualmente lotam o Ullevi Stadium, na cidade de Gotemburgo. Na primeira fase do Gothia Cup eles vão jogar contra três times, dois suecos e um americano; lembrando que no Gothia participam seleções de 170 países.

Clique na imagem para ampliá-la

De acordo com o técnico da seleção, o ex-jogador Belmonte, os boleiros embarcam para a competição em dia com a preparação física e tática. “Será uma experiência única para cada um dos meninos, pois conseguimos unir em um curto espaço de tempo suas qualidades individuais com as necessidades técnicas do projeto. Embarcamos com a única responsabilidade de mostrar o futebol da seleção Futebol Futuro para o mundo, independente de títulos ou resultados", avalia. 



CELESC
 
A edição Maiores & Melhores da Revista Exame deste ano voltou a destacar a Celesc Distribuição em virtude do desempenho corporativo. A Revista analisou os dados contábeis de 2011 e comparou com os números das companhias em 2010, publicando o resultado agora na edição As 1.000 Maiores Empresas do Brasil. Além da análise do ambiente brasileiro, a Revista avaliou ainda o cenário latino-americano. O Grupo Celesc está entre os 200 Maiores Grupos da América Latina, ocupando a 145ª posição nesse ranking, com rentabilidade de 6% sobre o patrimônio e de 7,5% nas vendas. No ranking nacional das 500 Maiores por Vendas, a Empresa ficou em 102º lugar, com vendas de US$2,2 bilhões e lucro de US$153,2 milhões.

ESTATAIS
 
A Celesc também está entre as maiores estatais brasileiras, posicionada em 14º. Lugar no ranking das 50 Maiores Estatais por Venda, com patrimônio ajustado de US$805 milhões. Na lista das 50 Maiores de Serviços por Vendas, que reúne companhias públicas e privadas, ficou em 31º. lugar. A Celesc é destaque em Tributos pagos, ficou na 16ª posição nesse ranking, com montante de US$1,442 bilhão. Na Região Sul, a Empresa aparece em 9º. lugar no ranking das 100 Maiores por Receita Líquida. Na análise das empresas de Santa Catarina, a Celesc se destaca em três rankings: 6ª posição em Rentabilidade, que considera o retorno do investimento obtido em 2011 e 4ª em vendas. Mas o destaque particular é no ranking “Riqueza gerada por empregado”, em que ficou na 2ª posição, gerando US$ 511.637mil/empregado.






Duty Free Shop em pleno centro de Ushuaia