sábado, 25 de agosto de 2012

CADEIA?


CADEIA?
 

Pra quem? Segundo os mais entendidos, entre eles o advogado e ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos, se rolar cadeia, somente em 2013 e olhe lá. Bastos calcula que o julgamento do mensalão - com a formal publicação do acórdão - só será concluído em 2013. Antes disso, nenhum dos réus, mesmo se condenado agora, será preso.  Não há previsão sobre o tempo que será gasto por Lewandowski para a conclusão de seu voto.  Na suposição de Thomaz Bastos, com o “julgamento em si”  terminando em meados de outubro, seria improvável o acórdão ficar pronto antes do final do ano, porque  o STF entra em recesso no dia 20 de dezembro, emendando os feriados de Natal e de Ano Novo. “O acórdão será longo. Tem que passar pela revisão do relator, dos outros ministros, todos, para ver se as suas posições estão corretas. Eu acho que isso leva alguns meses. No mínimo”, afirmou o advogado.
 

 Já se fosse eu ou você, pode ter certeza que já estaríamos presos aguardando uma provável marcação de audiência/julgamento. Para mudar isso só usando nosso voto corretamente e colocando no Congresso políticos capazes e conscientes, além de justos, fazendo leias que punam rigorosamente brancos, pretos, ricos e pobres. Não somos todos iguais perante a lei? Qual delas? a Dos ricos ou a dos pobres?
 
 
CONFRATERNIZAÇÃO
 
 
Assim caminha quem tem muito dinheiro neste país. Segundo a Folha de São Paulo, a apenas 5,4 km do STF, Gurgel, o ministro Marco Aurélio Mello e advogados dos réus do mensalão confraternizaram numa festa que invadiu a madrugada do último dia 23. Algoz dos réus, Gurgel celebrou com os advogados o 80º aniversário de José Gerardo Grossi no salão de um hotel, em Brasília. "Elegantíssimos, gentilíssimos", repetiu Gurgel ao cumprimentar Arnaldo Malheiros e Alberto Toron, defensores de Delúbio Soares e João Paulo Cunha, respectivamente.
 
ABSOLVIÇÃO
 
 
No jantar, a aposta generalizada era pela absolvição de João Paulo, o que ocorreu. Um dos primeiros a chegar, Gurgel recebeu, ao lado da mulher, a subprocuradora, Cláudia Sampaio, o advogado Márcio Thomaz Bastos com caloroso abraço. "O embate acontece lá. Aqui, é confraternização", justificou Gurgel. Cercado de advogados, o ministro Marco Aurélio brincou com Toron, ausente de Brasília quando  Joaquim Barbosa pediu a condenação de seu cliente: "Vou cortar seu ponto", disse.

MEIO DE VIDA
 

Ao ex-ministro Sepúlveda Pertence falou do gênio de Barbosa. Descreveu-lhe a sessão em ele acusou Ricardo Lewandowski de deslealdade. Lembrando que foi repreendido por Sepúlveda após um arroubo, opinou: "Aquilo ali é meio de vida. Não de morte". Evanise Santos representou o namorado, o ex-ministro José Dirceu - que, de Vinhedo (SP), telefonou para parabenizar o aniversariante. O jantar terminou com um show de gaita. No repertório, o tema de "O Poderoso Chefão".
 
ALCOOLISMO
 
Esta semana ainda, em minha corrida pela beira-mar, encontrei três guris. Não tinham mais que 15 anos cada um. Um deles sendo carregado, completamente embriagado. Vomitando a cada tanto ! Ao mesmo tempo me deu pena e raiva. Um infeliz desse não tem pai, mãe, irmãos ou amigos, pois geralmente são esses desgraçados de "amigos" que o levaram a bebedeira. Um jovem desse tem vida curta, se é que terá uma vida.
 
RECORDE
 
Comento isso porque nunca tinha visto tanto essa molecada com bebida na mão. Principalmente as meninas. Virou símbolo de alguma coisa estar com o copo na mão. Para mim é puro símbolo de idiotia. Tanto que no último mês de março fechou com um recorde histórico de licenças médicas concedidas para "trabalhadores", de todos os setores, se tratarem de dependência química. Em 31 dias, 4.120 benefícios previdenciários do tipo foram registrados pelo governo federal, uma média de cinco afastamentos por hora. Onde começou toda essa história?
 
LOCOMOTIVA
 
Levantamento feito pelo iG Saúde nos bancos de dados do Ministério da Previdência Social mostra que o aumento é anual e gradativo. Entre 2006 e 2011, o crescimento acumulado de licenças nesta categoria foi de 69,9%, pulando de 24.489 para 41.534 no último ano. Na comparação, os afastamentos por dependência química cresceram mais do que o dobro da elevação registrada de postos de trabalho com carteira assinada no País. O álcool é a locomotiva do aumento, sendo a droga que mais aparece como responsável por afastar do trabalho por mais de 15 dias médicos, advogados, funcionários da construção civil, professores e todos outros empregados com carteira assinada. Em seguida, problemas com cocaína, maconha e medicamentos calmantes são apontados como motivos para os afastamentos.
 
NO EXPEDIENTE
 
A vendedora Alice, de apenas 20 anos - atualmente em tratamento em uma clínica de reabilitação particular - confirma que bebeu desde cedo e durante o expediente por anos até ser convidada pelo chefe a buscar ajuda especializada. Acredita que muitos clientes sentiam o cheiro etílico das doses de pinga e cerveja, que começava a beber às 10h. No Brasil, inquérito feito pelo Ministério da Saúde já havia constatado que as pessoas com maior escolaridade são as que mais exageram no consumo etílico. Os dados mostram que 20,1% dos adultos com mais de 12 anos de estudo bebem acima da média, índice que cai para 15,9% entre os menos instruídos (com até 8 anos de estudo). Triste realidade!

 
ETANOL
Evidentemente que ninguém é imbecil e não se poderia esperar outra coisa a não ser a queda do consumo já que o preço do etanol é absurdo por conta de tanta ganância e ingerência governamental. Tanto que as vendas de etanol no centro-sul do Brasil no acumulado da safra 2012/13 somaram 7,56 bilhões de litros, com uma queda de 7,7% ante igual período do ano passado. A informação é da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica). Os preços elevados do etanol hidratado estimulam o consumidor a optar por esse combustível, destacou o Centro de Estudos em Economia Aplicada, da Universidade de São Paulo (Cepea/Esalq) em seu relatório semanal. As vendas do etanol hidratado (usado nos veículos flex fuel) perderam ritmo no atacado paulista e os preços do combustível seguem em queda mesmo com a redução da oferta desde o início desta temporada.
 
TURISMO, GEMAS & JÓIAS
 
Clique na imagem para ampliá-la

A presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Socorro Costa, acompanhada de sua diretora de marketing, Jacqueline Alves, recebeu a presidente do Igama - Instituto de Gemas e Jóias da Amazônia, que administra o Espaço São José Liberto (Pólo Joalheiro). A reunião concretizou a formalização de parceria visando fortalecer o trabalho cooperado na divulgação do espaço e das jóias e gemas como atrativos turísticos pela Paratur, que já direciona fluxo turístico e imprensa especializada ao Pólo Joalheiro. A primeira ação prática dessa cooperação vai se concretizar em outubro, quando a Paratur vai estar no Rio de Janeiro representando o Pará na Abav - Feira das Américas e o Igama na Casa Cor do Rio de Janeiro.  A temporada de cruzeiros também deve levar fluxo de visitantes ao pólo.
 
FINANCIAMENTO
 
A presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Socorro Costa, recebe de 28 a 30 de agosto um consultor do BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento. Vem para fazer uma avaliação fiscal do Prodetur Pará - Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo, através do qual o  Governo do Estado, diga-se Paratur e Setur, pleiteia US$ 44 milhões em financiamentos para investir no turismo nas regiões de Belém, Marajó e Tapajós.


PROMOÇÃO
 
Equipe de marketing, divulgação, promoção e eventos da Paratur, liderada pela presidente Socorro Costa, se prepara para levar a nova marca e o slogan "Pará, a obra-prima da Amazônia" ao 38° Encontro Comercial Braztoa, que acontece de 20 a 21 de setembro em São Paulo, à Feira de Turismo das Américas (ABAV 2012) que acontece de 24 a 26 de outubro no Rio de Janeiro, ao  24º. Festival de Turismo de Gramado (Festuris), de 22 a 25 de novembro, no Rio Grande do Sul.    No exterior a missão vai se estender ao  TOP Resa (Salon Professionnel du Tourisme et des Voyages),  que acontece de 18 a 21 de setembro em Paris, na França, à FIT 2012 (Feria Internacional de Turismo da América Latina), de 03 a 06 de novembro em Buenos Aires, Argentina, e Feira Internacional del Turismo y los Viajes, de 09 a 11, de novembro, em Santiago, no Chile.  Na bagagem dos profissionais da Paratur, as cores do açaí, notícias boas sobre nossa cultura, natureza, sol e praia, eventos e possibilidades de negócios.


FOMENTUR
 
Será no próximo dia 27, às 16 horas, a 66ª reunião ordinária do Fórum de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará (Fomentur) , quando a diretora de Produtos Turísticos da Setur, Conceição Silva da Silva, vai apresentar a proposta
 
FEIJOADA INFINITY
 
Reunir a família ou amigos num agradável almoço de sábado no restaurante Blue Marine, do Infinity Blue Resort e Spa, é uma ótima opção de lazer em Balneário Camboriú. Logo na entrada os visitantes já são recepcionados com drinques e aperitivos tipicamente brasileiros como caipirinha, batida, caldinho de feijão e torresmo. Para complementar o ambiente agradável, a trilha sonora fica por conta da música ao vivo interpretada por músicos da região. Outra atração é a recreação para as crianças oferecida no local garantindo tranquilidade aos pais.
 

 Além de servir feijoada aos sábados, o Blue Marine Restaurante é aberto ao público todos os dias para café da manhã, almoço e jantar. Para o café, oferece variedade de pães, frutas, cereais, bolos, sucos, frios, geleias e croissants. Para almoço e jantar proporciona um menu diferenciado, servido em Buffet ou a La carte, com sugestões especiais do cheff. Para mais informações: www.infinityblue.com.br.
 
TECNOLOGIA PARA CELULAR
Quantas vezes você se viu em uma situação na qual se lamentou por não ter colocado o celular no silencioso? Em uma reunião, dentro do cinema ou durante uma aula, quem nunca foi surpreendido pelo toque do próprio celular? Se você se enquadra nesse perfil, pode começar a comemorar, pois Leonardo de Bortoli, ex-aluno do nosso Colégio Catarinense, criou uma ferramenta que vai ajudar os “esquecidos de plantão”. Trata-se do aplicativo Shit it Up, que coloca o aparelho telefônico móvel no silencioso durante horários programados. Segundo o jovem empreendedor, para baixá-lo é simples: basta conectar-se à internet e entrar na loja de aplicativos do Google.
 

É necessário ter um smartphone da plataforma Android (do Google) e uma conta no Gmail. O download pode ser feito pelo site goo.gl/jxEpe ou pelo android market, no próprio smartphone. “Em dois minutos, o usuário coloca seus horários de aula, trabalho, ou de qualquer outro compromisso, digita por quanto tempo quer que o programa funcione, digamos, um mês, um semestre ou um ano, e pronto, não precisa fazer mais nada.” diz o criador.
 
GABRIELA
 
Clique na imagem para ampliá-la

De volta a nossa Ilha, depois de uma temporada na Universidade Sorbonne em Paris,  uma das primeiras universidades do mundo e o maior complexo na França, dedicado à Literatura, Línguas, Civilizações, Artes, Humanidades e Ciências Sociais, se especializando ainda mais em moda, Samira Campos, ao lado de Mario Zanatta, recepcionam convidados na inauguração da 58º loja da Rede Gabriela, que em breve abrirá mais quatro lojas no super Shopping Continente. Um lojão, diga-se de passagem. Bem vinda Sami !
 
FERIADÃO

Clique na imagem para ampliá-la

O feriado da Independência é perfeito para uma viagem em família ao Hotel Fazenda Boqueirão, em Lages, que oferece uma bela estrutura de lazer e descanso para todos os gostos. Localizada a apenas 230 km de Florianópolis, a cidade de Lages, é pioneira no Turismo Rural e para chegar lá é só pegar a BR 282. Quem vem pela BR 116, é apenas quatro quilômetros do trevo com a BR 282.  Além da cidade ser a nossa Princesa da Serra, ela ainda oferece uma ótima infraestrutura para os turistas. O hotel oferece uma área de lazer com piscinas interna (aquecida) e externa, para crianças e adultos, sauna, sala de massagem e descanso. O Hotel Fazenda ocupa posição privilegiado no Guia Quatro Rodas e foi considerado o 2º melhor Hotel Fazenda do Brasil pela Revista Viagem. O hotel conta ainda com quadras poliesportivas, playground, tirolesa, muro de escalada, e o quando o assunto é recreação, a equipe de monitores esta a postos para fazer a alegria das crianças, para que todos aproveitem 100% das atrações do hotel.


Além de toda a diversão é incluso na diária todas as refeições, café da manhã, almoço, chá da tarde e jantar, com gastronomia especializada na culinária serrana, quem se hospeda no Fazenda Boqueirão tem o privilégio de apreciar o que há de melhor no convívio com a natureza, começando pelas cavalgadas inesquecíveis. No sábado a noite sempre uma surpresa com atrações locais, com músicas gauchescas e toda tradição gaúcha, com usas prendas, danças, boleadeiras e sapateados.Depois de garantir a diversão o dia todo e deliciar-se no restaurante, chega a hora de descansar nas aconchegantes acomodações, sentindo-se como se você estivesse em sua casa de campo. Tem para todos os gostos e hóspedes. Para quem não escolheu seu destino, o Hotel Fazenda Boqueirão ainda tem alguns pacotes para o feriado da Independência. Com check in no dia 06/09 e check out dia 09/09.
 
RIO DO RASTRO
 
Já o Eco Resort Rio do Rastro, em Bom Jardim da Serra reserva um feriado especial para os hóspedes, com diversão e gastronomia requintada começando pela sua famosa "noite crioula", passando por sua gastronomia requintada e só terminando nas fantásticas cavalgadas pelos Aparados da Serra. O feriadão da Semana da Pátria será de diversão no Eco Resort. De 07/09 (sexta-feira) a 09/09 (domingo).
 

 
A diversão é garantida não apenas para as crianças, mas também para os jovens e os adultos. O resort além das cavalgadas, tranquilidade total além de pesca de trutas, oferece um ambiente único no topo da Serra do Rio do Rastro, em Bom jardim da Serra. O resort é ideal para quem busca por relaxamento. Caminhadas, lagos para pesca esportiva, piscina térmica, saunas, são algumas das alternativas que propiciam o equilíbrio do corpo e da mente. 
 
BRASIL ABAIXO DE ZERO
Falando em nossa Região Serrana, com a natureza pronta, o Globo Repórter é o primeiro da história da RBS TV em Santa Catarina, realizado inteiramente pela equipe da emissora – com apoio da TV Globo. Do início ao fim do programa, todo o conteúdo foi produzido por profissionais da casa, que se dedicaram a ir aos pontos mais gelados do Estado para mostrar as diversas faces do frio no episódio Brasil Abaixo de Zero. Um programão. São Joaquim tem muita neve, mas Gramado, na Serra Gaúcha, tem muita, mais muita gente e uma tremenda infraestrutura. Tem-se o que fazer, onde comer e em que gastar. Um outro país realmente. Nada se compara à Serra Catarinense quando o assunto é temperatura abaixo de zero no Brasil. Para registrar tudo isso, os jornalistas veteranos em coberturas para a Rede Globo, Kíria Meurer e Ricardo Von Dorff percorreram quatro estados em 40 dias.
 
 Clique na imagem para ampliá-la

Duas equipes de reportagem embarcaram na viagem. Kíria Meurer e o repórter cinematográfico Marcos Schmidt percorreram a região de São Joaquim, foram a Campos do Jordão, em São Paulo, e até as cidades gaúchas de Gramado e São José dos Ausentes. Ricardo Von Dorff e o repórter cinematográfico Jean Carlos sentiram na pele o clima gelado do Morro da Igreja, na Serra Catarinense. Lá ouviram histórias impressionantes dos militares da aeronáutica que trabalham nas alturas. Segundo o programa, um estudo sobre São Joaquim impressiona. Neva mais por lá do que na Sibéria e na Antártida. A afirmação é de um doutor em geografia da Universidade de São Paulo, que calculou a precipitação de neve entre as décadas de 60 e 80. Nem que a vaca tussa, mas em todo caso! Foi na cidade catarinense, em 1957, a maior nevasca já registrada no Brasil, quando uma camada de um metro e meio deixou o município isolado por 15 dias.

GRAMADO

 
Por falar em Gramado, é pra lá que eu vou neste feriadão da independência. O problema é o peso extra na volta. A gastronomia do Serrano Resort tira a gente da linha. Até já Fabi, Aline, Lili, Lu & Diego, Nanda, Rafa, Lili, Rogério, Any, Luiza... Já vou na quinta porque é muita coisa pra ver e muitos amigos pra abraçar.

"MOBITOUR"
 

Falando em nossa belíssima Serra Catarinense, vem aí o MOBITOUR, um aplicativo para Iphone com todos os atrativos da Serra no seu celular. Passeios, bares, restaurantes, hotéis,... enfim, um guia completo e moderno, afinal estamos mais no que nunca em tempos da WEB. 

PARÁ - CENÁRIO DE RARA BELEZA - A JÓIA DA AMAZÔNIA




PARÁ - CENÁRIO DE RARA BELEZA - A JÓIA DA AMAZÔNIA

Mangal das Garças - Clique na imagem para ampliá-la

Esse é o lema deste fabuloso Estado. Estar em Belém do Pará é ótimo em qualquer época do ano, além do calor humano, o astro rei é companheiro fiel. Para quem gosta de estar em contato com a natureza, Belém se descortina com lugares espetaculares, com toda a exuberância própria da região amazônica. O Mangal das Garças, o parque zoobotânico Museu Emilio Goeldi e o Jardim Botânico Bosque Rodrigues Alves fazem o abre alas da cidade.

Clique na imagem para ampliá-la

Inesquecível uma volta na Estação das Docas à beira do Rio, um moderno complexo turístico construído em antigos galpões do porto de Belém. Restaurantes, cineteatro, bares, espaço para feiras e eventos, minifábrica de cerveja, mall de lojas e serviços, livrarias, sorveterias, além de um terminal fluvial para passeios às Ilhas do estorno da cidade. Lembra em muito, o Puerto Madero, em Buenos Aires. O patrimônio arquitetônico e histório da cidade se vislumbra em cada esquina, demonstrando uma riqueza cultural fantástica e acima de tudo, que vem sendo preservada pelo poder público local. Exemplo disso é o Colonial Forte do Presépio, o neoclássico Teatro da Paz, a art-nouveau da Praça da República, o Museu de Arta Sacra, o Museu Histórico do Pará são excelentes opções para o turista.

Clique na imagem para ampliá-la

A gastronomia paraense é considerada uma das mais genuínas e ricas do nosso País. Alguns dos pratos mais apreciados são o pato no tucupi, maniçoba, tacacá, caruru e vatapá. Entre outras delícias, há o fenomenal açaí, saboreado pelos paraenses de forma peculiar, acompanhado com farinha de tapioca ou um bom peixe frito. E isso tudo você poderá observar em uma manhã de sol na maior feira livre da região que é a Feira Ver-o-Peso, funcionando a quatro séculos, trazendo e levando para o mundo o melhor do Pará - Amazônia. Acredite se quiser, são duas mil barracas. Reserve pelo menos uma manhã apenas para caminhar na feira, observar além de tudo, o rico artesanato, saborear frutas que não são encontradas no resto do país, tais como bacaba, cupuaçu, castanha-do-pará, bacuri, pupunha, tucumã, murici e piquiá entre tantas. Com relação a castanha-do-pará, você poderá compra-la a granel, diretamente daquele que colhe e quebra a casca, ao preço de R$ 8,00 o quilo. Aromas, cores e tons que realçam qualquer sentido. Impossivel não se encantar. Ao lado da feira o ancoradouro onde chegam os mais variados tipos de peixe, tanto de água salgada como de água doce. Uma verdadeira fartura para ninguém reclamar.

Clique na imagem para ampliá-la

É em Belém que acontece a maior festa do Estado ha mais de 200 anos. Trata-se do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, a maior procissão católica do país que acontece no segundo domingo de outubro. Você será sempre bem vindo e além de tudo muito bem recebido. O Estado vem se preparando a muito tempo para o potencial turístico, tanto que ha quinze anos já funciona a Companhia do Turista, isto é, uma polícia armada atenta a nós turistas. Portanto, não entranhe, se você "casualmente" Junto com seu grupo de amigos, perceber que até sendo seguido a por um, dois ou até mais policiais dessa polícia sempre atenta e pronta a lhe prestar todo e qualquer auxílio. Você é tão bem tratado que até estranha e não se admire de alguns deles te auxilie a carregar teus pacotes de compras até o táxi ou até mesmo ir chamar o taxi para você.

 Clique na imagem para ampliá-la

Mas não se limite em ficar unicamente na rica Capital, mergulhe fundo na cultura secular desse estado seguindo em direção ao paradisíaco litoral parando por cidades a exemplo de Benevides que se inspirou em Gramado, na Serra Gaúcha, inspiração para o seu próprio Natal Luz, sem dúvidas o maior natal da região, com uma "indústria natalina ", totalmente artesanal e com objetos 100% reciclados a partir de garrafas pet e com isso envolvendo toda a comunidade que, ao trazerem determinado números de garrafas vazias "catadas" na natureza, ganham cupons que serão sorteados com excelentes presentes. Além de que, com essa indústria gerou empregos, pois todos são assalariados e com o natal pronto, atrai muito mais empregos diretos e indiretos. Um exemplo a ser seguido. Mais trabalho e menos política. 

Clique na imagem para ampliá-la 

A dica para você dormir na cidade é o Hotel Fazenda São Luiz, do casal Socorro e Nilton Campos. São 42 leitos a sua disposição. Clique na imagem para ampliá-la


 Clique na imagem para ampliá-la

Seguindo viagem, de uma paradinha em Maraporim e conheça o verdadeiro Carimbó, uma dança que segundo alguns historiadores, é de origem africana, que encontrou na cultura indígena e portuguesa elementos para torná-la a identidade de povo paraense, amazônida, que vem se firmando há mais de um século. Segundo informações, em Maraparim, o carimbó surgiu na comunidade de Santo Antonio, hoje Maranhãozinho. Há no município cerca de trinta e cinco grupos de carimbó, uns famosos, outros ainda na espera de uma oportunidade para mostrar sua música, sua criatividade em "pau de corda".


Clique na imagem para ampliá-la

Logo mais em frente pegue o barco em direção a Ilha da Maiandeua e prepare-se para voltar no tempo, pois somente ha alguns anos a rede elétrica fois instalada graças a uma promessa feita ha mais de 30 anos pelo então cidadão Simão Jateme, numa mesa do La Dunes Drinks. Lá estavam o seu José Cristo de Souza, o "Gudengo, primeira criatura a "fincar pau" na Ilha e, com ele os amigos de coração, "macaco", "visaje", "porco", "peso", "bode" e Simão Jatene. Entre um peixe frito e outro, entre um caranguejo e outro, Jateme disse que se um dia fosse governador do Pará a primeira coisa que faria seria levar a luz elétrica àquela Ilha. Um dos amigos então disse: "Quem sabe um dia você chega lá". 38 anos depois, em 2003, Simão Jateme, assume o Governo do Estado do Pará, e depois de três meses no poder, a luz chega à Ilha de Maiandeua. Promessa feita, promessa cumprida. Não espere encontrar na Ilha o corre-corre da vida agitada, carros, poluição sonora, vida agitada, stres... Nada disso. Deixe tudo isso no continente pois será bagagem extra. Lá os únicos veículos que encontrei foram charretes, que serão teu táxi para todos os lados. Lá não existem carros, motos ou similar. O único carro que andei foi a vela, graças ao vento. Também não espere encontrar os mega resorts e grandes hotéis. Ao contrário, pousadas extremamente acolhedoras, gente simples e muito hospitaleira. Minha dica é a pousada Mothologia do francês Betran Corte e sua esposa Helenice Souza Corte, que fica de frente para a Praia do Farol na comunidade de Algodoal. Pelo astral do lugar, pedir mais é exagero.


 Clique na imagem para ampliá-la

Esqueça do mundo. O negócio é mochila nas costas e chinelo nos pés. Muito protetor solar e água minera! Ponha-se a desbravar esse pedaço do paraíso que só um poeta pode conseguir narrar em sua exatidão. Dando a volta pela Ilha, tomando a direita da pousada, siga em direção da Praia da Princesa e esbalde-se naquele mar quente e límpido. Quer mais aventura? Pergunte a direção da Lagoa da Princesa, no meio das dunas a exemplo dos Lençóis do Maranhão. A caminhada e leve, pela areia. Você pode andar por tudo. Mas se não for adepto a caminhadas. Chame um táxi, ou melhor, uma charrete. O passeio até lá não custa mais de R$ 20,00. O resto, bom o resto é você descobrir por só, pois tenho certeza que tua história será diferente da minha, da dele... Lá na Ilha, você é o roteirista e artista coadjuvante de uma natureza intacta. Preserve-a!

A JÓIA DA AMAZÔNIA


A bem da verdade Belém é a porta de entrada da região amazônica e parada obrigatória para quem quer conhecer o norte do Brasil. São quase 1,5 milhões de habitantes, gente hospitaleira e que oferece aos visitantes uma completa infraestrutura turística. A arquitetura setentista, assinada pelo italiano Antonio Gioseppe Landi, mesclada ao barroco jesuítico do século XVII, da um charme especial a cidade. Culinária para todos os gostos, frutos da natureza pródiga, da colonização portuguesa e das heranças indígena e africana. Uma miscigenação cultural e racial que também se faz presente no artesanato e folclore.

 Cliquen na imagem para ampliá-la

As opções não inúmeras pois ainda existem os pólos turísticos de Marajó, Tapajós, Amazônia Atlântica, Araguaia-Tocantins e Xingu. Eu escolhi o pólo Marajó, embarcando  para Salvaterra, hospedando-se primeiramente na paradisíaca Pousada dos Guarás. Logo ali perto está a Vila de Joanes, vila de origem pesqueira, onde se encontra as ruínas da primeira igreja jesuítica no Marajó, construída no século XVII. É local de ocupação colonial, por onde, possivelmente, se deu a chegada dos portugueses à ilha. Na vila há a praia de mesmo nome, conhecida por seu aspecto bucólico e tranqüilo, com parte do litoral formados por falésias, onde se encontram as maiores altitudes da ilha. A noite todos fomos brindados com show folclórico na Pousada dos Guarás.


Clique na imagem para ampliá-la

Através de um pequeno percurso terrestre, com travessia em balsa pelo rio Paracauari, chegando a cidade de Soure, chamada carinhosamente, de Capital do Marajó. A cidade é banhada pelo Oceano Atlântico é faz limite natural com a cidade de Salvaterra pelo rio Paracauari. A dica é fazer um tour panorâmico pela cidade, com paradas no Curtume (centro de artesanato de couro de búfalo), lojas de artesanato local. A Origem de Soure se deu a partir das atividades econômicas que propiciavam povoamento no período colonial, (data de fundação), seu traçado urbano. Na década de 70, dentro de uma política de desenvolvimento para a Amazônia, Soure foi escolhida com uma das cidades com "vocação natural" para o turismo. A partir daí vários hotéis foram instalados na cidade. Por essa razão Soure é a cidade que oferece a melhor estrutura turística da Ilha do Marajó. Eu particularmente não acho. Prefiro Salvaterra. A belíssima Pousada dos Guarás é na beira da Praia Grande, água doce e quente e conta inclusive com serviço de internet wireless.


Vila de Joanes - Clique na imagem para ampliá-la

Outra visira obrigatória é o Instituto Caruana, sede da escola da Pajé Zeneide, conhecida mundialmente pela sua bondade e dedicação a ecologia, às crianças e pelas suas curas. Todos ficam maravilhados com a Pajé, que, de quando em quando pede para cantar e, saborosamente soltava a voz. Quando a fome "apartar" a dica é o Restaurante Paraíso verde. Na mesa peixes ao molho de camarões e caranguejos. Comida bem típica, caseira. De lamber os dedos. Em seguida visita ao artesão marajoara Rodrigo Guedes, que também, tira crianças das ruas e lhes ensina seu grande ofício com lições de ecologia.



Soure você pode se hospedar no Hotel Ilha de Marajó. Clique na imagem para ampliá-la

    
Clique na imagem para ampliá-la

Outra visita imperdível na região é conhecer a hospitalidade do Sr. Brito e Dna. Jerônima, proprietários da Fazenda São Jerônimo. Para quem não sabe, foi nesta fazenda que aconteceu o programa global "No Limite 03", apresentado pelo Zeca Camargo. Portanto o local dispensa apresentações. ESPETACULAR!. Vale lembrar que o Zeca também se hospedava em Salvaterra (Pousada dos Guarás). Passeios de charrete ou montados em búfalos e cavalos; caminhada em praia deserta e áreas de manguezais e um incrível passeio de casco (canoa de remo) pelos igarapés, margeados por majestosos manguezais (ecossistema costeiro que no Pará, as árvores alcançam mais de 15 metros de altura). INACREDITÁVEL ! INESQUECÍVEL. Outra dica é um passeio pela Praia do Pesqueiro, considerado um dos principais cartões postais da cidade. e a praia de Barra Velha. Outra peculiaridade da cidade é que lá existe o Batalhão de Polícia Montada (único no Brasil onde a polícia é montada em búfalos).


Cabe ressaltar que para muita gente envolvida com a atividade turística, que o Pará está mostrando ao mundo o vigor de uma economia em crescimento e é bem visto pelos turistas. A razão disso reside, principalmente, em suas belezas naturais e na boa acolhida de seu povo, famoso pela alegria e pela generosidade. Segundo a Profª. MSc. Marinete Silva Boulhosa, Turismóloga, Especialista em Educação Ambiental, Planejamento e Ecoturismo, Mestre em Antropologia, Professora efetiva do IFPA - Campus Belém, Coordenadora do Curso Técnico em Eventos - Programa E-tec Brasil - IFPA e Coordenadora da Área de Hospitalidade e Lazer do IFPA - Campus Belém: "A Ilha do Marajó está localizada ao norte do Brasil, nordeste do Estado do Pará, na desembocadura do rio Amazonas. É a maior ilha fluvio-marinha do mundo, com uma área de 49.606 Km2, formada por 12 municípios, que com outras ilhas, em destaque as ilhas de Caviana, Mexiana e Gurupá, formam o arquipélago do Marajó. Dividida naturalmente em dois grandes ecossistemas, a leste as regiões dos campos naturais e a oeste a densa floresta tropical, a ilha do Marajó possui destaque especial no Estado, no ponto de vista econômico, natural e turístico. No ponto de vista econômico, desde a colonização, a ilha é um dos mais importantes centros pastoris do Estado e destaca-se ainda por possuir a maior manada de búfalo do Brasil, sendo o primeiro lugar do país onde esses animais foram introduzidos, em 1895, pelo fazendeiro Vicente Chermont de Miranda. O búfalo, por sua docilidade e força, é também utilizado para o transporte de pessoas e cargas. Sendo no Marajó, na cidade de Soure, o único lugar no país onde a policia é montada a búfalo.

Por sua dimensão geográfica, os recursos naturais da região são vastíssimos e possibilitam sua exploração sustentável de várias formas, e entre essas formas está o turismo. O turismo no Marajó começou a se desenvolver a partir da década de 70, através de uma política de desenvolvimento para a Amazônia, e Soure foi escolhida com uma das cidades com “vocação natural” para o turismo. A partir daí vários hotéis foram instalados na cidade. Por essa razão Soure é a cidade que oferece a melhor estrutura turística da Ilha do Marajó. Os atrativos turísticos do Marajó são representados pela diversifica fauna e flora, pelos vastos campos naturais, as zonas de floresta, praias desertas, pelas fazendas tradicionais como São Jerônimo, Bom Jesus, Sanjo, entre outras, que associam a pecuária ao turismo ecológico e rural. Esses recursos naturais são completados com a riqueza da cultura marajoara, manifestada através de suas crenças, danças, músicas, artesanatos, etc. O sentimento que fica é que a Amazônia é um lugar de rara beleza, extraordinária e que não é somente o pulmão do mundo, mas também o coração que pulsa muito forte. O novo e o velho, o moderno e o natural, fazem parte dos mistérios instigantes. De um lado a ciência, a medicina, e do outro lado uma doce Pajé. Praias de água doce. Gente hospitaleira. O momento é agora, acima de tudo porque o mundo voltará seus olhos para nosso país por conta da Copa do Mundo, a chamada Copa Vede, e pelos Jogos Olímpicos de 2016. O horizonte que se descortina para o Pará é espetacular, uma grande oportunidade para se consolidar internacionalmente como um destino sustentável e relevante. O momento que se desenha para o nosso turismo tinge de verde e dourado. Uma oportunidade de ouro para essa indústria que é a mais rentável e limpa do mundo e o pará não irá perder essa carona, se reafirmando como vocação turística, solidificando os benefícios que essa atividade traz para a economia do Brasil. O futuro é agora e o Pará é um gigante, verdadeira jóia da Amazônia.