segunda-feira, 20 de maio de 2013

BALEIA FRANCA



BALEIA FRANCA


 A imbecilidade além da ignorância são acatadas por uma juíza em Imbituba que praticamente decretou o fim do avistamento das Baleias Francas que fazem da Praia do Rosa, a cada ano, seu verdadeiro santuário. Começaram a chegar aos poucos e aos poucos foram dobrando, triplicando, chegando antes e indo embora muito depois, justamente porque são respeitadas, bem tratadas (como celebridades) e muito esperadas. Agora uma entidade chamada SEA SHEPHERDS, do quinto dos infernos, de outro país, se sente no direito de meter o bedelho em nosso turismo muito bem estruturado, e o pior é que uma justiça da região concede o absurdo. Portanto a juíza e a organização estão mais por fora do que bunda de índio.
 


O turismo de observação embarcado é uma ferramenta de conscientização ambiental para a sociedade que carece tanto destes valores. Santa Catarina fomenta e desenvolve a educação ambiental e conservacionista e resgata a história. Não é justo que se deixe em segundo plano as raízes da relação entre o homem e o maior mamífero do nosso planeta. O mínimo que se espera é bom senso e rapidez na condução dos trâmites para a plena legalidade das operações de turismo de observação de baleias embarcado. As armas que usamos, além do respeito, são nossas máquinas fotográficas.
 
NA ARGENTINA

 
E na Argentina, a SEA SHEPHERDS também vai se meter? Pois lá eles fazem a mesma coisa e da mesma forma que nós fazemos. Será que essa organização e tão pouco a juíza não perceberam que as embarcações ao avistarem a baleia próxima, desligam seus motores e que são as baleias que se aproximam, docilmente, movidas por suas curiosidades?
 
THE SUN


 Falando nisso, o jornal britânico mais popular - THE  SUN - publicou matéria na edição de final de semana destacando a Pousada Quinta do Bucanero e a Praia do Rosa. O editor, que não deve conhecer o google maps derrapou feio na curva. Cometeu grave erro na legenda, situando a Praia do Rosa no Rio de Janeiro, acreditem se quiser. De qualquer maneira, a exemplo do The NY Times, National Geographic Traveler, e outros tantos veículos nacionais que vêm divulgando a Quinta do Bucanero, a matéria  é motivo de orgulho para SC, bem ao contrario dessa entidade não grata, SEA SHEPHERDS que alucinadamente e sem ter o que fazer, busca seus 15 minutos de fama.