quarta-feira, 15 de maio de 2013

CHICAGO AMPLIA PARTICIPAÇÃO DOS EUA NO FESTURIS



CHICAGO AMPLIA PARTICIPAÇÃO DOS EUA NO FESTURIS

Destino confirma estande e consolida ainda mais a internacionalização da feira
Os Estados Unidos ampliam a participação no Festival do Turismo de Gramado com a chegada de Chicago ao evento em 2013. “A presença deste destino comprova que o roteiro básico dos brasileiros ao país não é mais representado apenas por Miami, Orlando, Nova York e Las Vegas”, diz o diretor do Festuris Marcus Vinicius Rossi. Segundo ele, a antecipação da data da feira a partir desta edição foi determinante para que Chicago confirmasse seu estande. “Sempre realizávamos o festival próximo ao Dia de Ação de Graças e, dessa forma, não conseguíamos garantir este destino, pois esta celebração para os americanos é tão respeitada quanto o Natal. Este foi um dos motivos de passar o Festuris para o início de novembro”, lembra.
 
 Marcus Rossi aposta no crescimento da América do Norte no evento - Foto: Cleiton Thiele/Serra Press

Para Marcus Vinicius, fica evidente a internacionalização da feira com mais este expositor, que consolida a presença da América do Norte no evento. “Miami já é um tradicional participante”, reforça. Para as próximas edições, ele acredita que mais destinos da Terra do Tio Sam devam se agregar ao festival. O número de brasileiros que visitam os Estados Unidos quase quadruplicou entre 2004 e 2011, segundo o Departamento de Comércio daquele país. O Brasil ocupa o terceiro lugar do ranking dos maiores emissores de turistas para os Estados Unidos e o 19º para Chicago. Em 2012, a estimativa é que 1,8 milhão de turistas tenham ido para o país – 300 mil a mais do que no ano anterior. Só em Miami, onde os brasileiros são recordistas entre outras nacionalidades, foram 690 mil turistas (9% a mais do que em 2011). Já Nova York recebeu 816 mil brasileiros no ano passado, um salto de 15% em relação a 2011.
 
O DESTINO

A região de Magnificent Mile reúne as melhores lojas da cidade  - Foto: Ray from LA/Flickr

Localizada às margens do gigantesco lago Michigan, Chicago possui uma agradável atmosfera urbana, entre as águas e seus arranha-céus. A Willis Tower (antiga Sears Tower) domina o perfil da cidade, tendo sido por um quarto de século o maior edifício do mundo. Outra vista deslumbrante fica no John Hancock Center, próximo da margem do lago. Já a região de Magnificent Mile reúne as melhores lojas da cidade. Conhecida como “Cidade dos Ventos”, Chicago é uma das maiores e mais dinâmicas dos Estados Unidos, surpreende por suas diferentes facetas. Cenário da guerra dos gangsters de Al Capone e os mocinhos de Eliot Ness na época da Lei Seca, também é o divertido palco das peripécias de Ferris Bueller em “Curtindo a Vida Adoidado”. Outra característica notável é que, enquanto Miami é latina e Nova York uma mistura de tudo que há no mundo, Chicago é bem europeia, ao menos em termos populacionais: a maior parte de seus habitantes é descendente de alemães, poloneses, ucranianos, gregos e suecos, uma formação étnica que se traduz na gastronomia local.
 
 
O FESTURIS

Em 2013, o Festival do Turismo de Gramado completa 25 anos. Considerada a feira de negócios de resultados mais efetivos para o trade e palco de negócios turísticos mundiais, no ano passado comemorou a abertura do mercado asiático. Voltado exclusivamente a profissionais do setor, o Festuris teve em torno de 400 expositores e 14 mil visitantes com poder de decisão de toda a América do Sul em 2012. A 25ª edição se realizará de 7 a 10 de novembro, no Serra Park, em Gramado. Informações no www.festivalturismogramado.com.br.