segunda-feira, 13 de maio de 2013

LANCE O SEU BALDE ONDE VOCÊ ESTÁ



LANCE O SEU BALDE ONDE VOCÊ ESTÁ
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Dia desses eu estava na Ilha de Marajó. Um espetáculo, lá no meio do oceano, mas cercado por água doce por  todos os lados. Praias lindíssimas, com ondas e tudo mais, além de que a água ainda era quente. No final de tarde, contemplando o por do sol e toda aquela beleza, depois de ter percorrido os iguarapés, andado em lombo de búfalo, e de ter dado milhares de cliques, me lembrei da história de de um famoso famoso professor negro que quando queria encorajar seu povo, contava a estória de um veleiro, parado devido à calmaria reinante no litoral norte da América do Sul. A tripulação da embarcação estava em desespero devido à falta de água potável. Todos estavam com sede, necessitando tomar água o mais rápido possível.
 

Nisso, uma outra embarcação se aproximou e o capitão da embarcação necessitada mandou mensagens explicando a necessidade de água fresca. Ele obteve como resposta: “lance o balde onde você está!”. O capitão não entendeu porque deveria lançar o balde no mar e trazer água salgada.

Por mais três vezes mandou mensagens mostrando a necessidade de água potável. E por mais três vezes recebeu como resposta: “lance o balde onde você está!”. Finalmente, ele mandou que lançassem o balde e o mesmo veio cheio de água fresca e potável.
Milagre! Foi o primeiro pensamento de todos na embarcação necessitada. Não. Simplesmente eles estavam na foz do rio Amazonas, que lança milhares de toneladas de água fresca mar adentro, e eles não haviam se apercebido de tal fato. Ali, as margens são tão distantes que se tem a impressão de estar em mar aberto. Todos tinham tido a oportunidade de matar a sede, mas a oportunidade não havia sido reconhecida.
 

Aqui está mais uma lição para nossa vida, para o nosso dia-a-dia. Muitos reclamam que as oportunidades nunca aparecem onde eles estão.
 
A bem da verdade, somos nós que falhamos em reconhece-las. Se trabalhamos numa firma grande, achamos que as oportunidades estão nas firmas pequenas. E vice versa. E, seguimos a vida em comparações... Ahhh se eu fosse mais gordo, mais magro, mais rico, mais alto...
 
Ahhh se eu tivesse essa carro, essa roupa, esse perfume, esta profissão, esse emprego... Ahhh se eu fosse branco, negro, amarelo, vermelho, homem, mulher, mais velho, mais moço, mais isso e mais aquilo, e vamos somando desculpas e mais desculpas para realmente sermos felizes, aliás, esquecemos que o somos.
 
Reclamamos que nos faltam chances, oportunidades, saúde, sorte...e, com isso eu seria ou faria isso, ou seria aquilo, etc.
 
O segredo é esse: LANCE O SEU BALDE ONDE VOCE ESTÁ!

E você verá as coisas acontecerem. Os exemplos estão em todas as partes do mundo. Em todas as áreas.

Pois é...podíamos ao menos pensar sobre isso.
 
Lance seu balde !!
 
Jeff Severino
Jornalista e andarilho
SC-01571-JP