segunda-feira, 13 de maio de 2013

MATERIAL RECICLADO É TRANSFORMADO EM UTENSÍLIOS DE ORNAMENTAÇÃO EM PIRATUBA - SC



MATERIAL RECICLADO É TRANSFORMADO EM UTENSÍLIOS DE ORNAMENTAÇÃO EM PIRATUBA - SC - EM NOSSA ROTA DA AMIZADE
 
Projeto reúne Clubes de Mães do município para a confecção artesanal
 
 

O nome do projeto já conta como é o trabalho das mais de 400 mulheres que participam. O “Feito à Mão”, que iniciou no mês de abril, transforma garrafas pets e outros materiais recicláveis em artesanato.  Além de reciclar, as piratubenses estão produzindo os objetos que vão decorar o Festival Nacional de Cinema e Vídeo Rural, que será realizado em setembro, a programação de Natal e o Kerb, em janeiro.

O projeto reúne os 14 Clubes de Mães de Piratuba. Mulheres da cidade e do interior se encontram duas vezes por semana para produzir. “O trabalho aqui rende bastante, temos quatro grupos por encontro e todas gostam, participam empolgadas”, relata a professora de Artes e coordenadora do projeto, Marlene da Silva.

 
A produção é baseada em técnicas de artesanato e das mãos das mulheres estão surgindo flores, sinos, guirlandas, pinheiros artificiais, lustres iluminados entre outros. Para a dona de casa Ivete Cecato, que é integrante de um Clube de Mães do interior do município, o projeto é uma boa iniciativa. “Aqui aprendemos várias técnicas de artesanato e vou usar isso sempre, o projeto é muito bom e gostamos da participar”, conta ela. “Eu me sinto realizada e vou me orgulhar de ver estes eventos de Piratuba ornamentados com materiais que eu ajudei na fazer”, destaca Ivete.

Todos podem colaborar e concorrer a prêmios:

O projeto “Feito à Mão” é uma parceria entre a Fundação da Cultura, Assistência Social e os Clubes de Mães de Piratuba, mas a população pode colaborar doando as garrafas pets. Cinco garrafas pets entregues, limpas e sem o rótulo, valem um cupom para concorrer aos prêmios que serão sorteados no dia 20 de dezembro, durante o encerramento da programação de natal. Os pontos de coleta são a Casa da Cultura, Centro de Eventos, Casa da Memória, Centro de Convivência e as escolas Professora Amélia Poletto Hepp e Carlos Chagas. Os prêmios são uma televisão 42 polegadas, um notebook, uma bicicleta, uma câmera digital e um celular.