sábado, 18 de maio de 2013

SEMANA DO BEBÊ DISCUTE “O QUE O BEBÊ QUER?”




SEMANA DO BEBÊ DISCUTE “O QUE O BEBÊ QUER?”

A abertura do 14° Seminário Internacional e 5° Fórum Parlamentar da Semana do Bebê de Canela que aconteceu na noite última sexta, 17, contou com a presença de autoridades, comunidade e participantes de outras cidades do Estado.

Ricardo Varela - Prefeitura Municipal de Canela

Em todos os pronunciamentos cerimônia de abertura, a importância de refletir sobre a gestação, a respeito das ações do bebê, na primeira infância, que é o que ajudará a formar cidadãos no futuro foi pontuada pelas autoridades. Outro assunto bastante falado foi o orgulho para a cidade de Canela ter levantado a bandeira da Semana do Bebê, exemplo que está sendo seguido por mais de 400 cidades no Brasil. Uma comitiva do governo do Estado de Goias está presente no evento para conhecer conhecer a sua organização e formato para promover nas cidades goianas eventos parecidos com o que aqui se realiza.



Homenagens ao Dr. Salvador Célia, um dos idealizadores da Semana do Bebê de Canela foram realizadas com o lançamento do livro Utopia, Empatia e Saúde Mental da Criança feito com o empenho de sua esposa Isabel Célia.

A entrega do Troféu Vereador, para pessoas que lutam pela saúde e bem estar de crianças e adolescentes fez parte da programação da noite, quando a enfermeira Marta Batista Vaccari e o escritor Celso Gutfreind foram agraciados. Irão receber o troféu também o Secretário de Estado da Saúde Ciro Simoni e a Secretária Municipal de Assistência Social Tânia Aguiar.



O 5° Fórum Parlamentar, na manhã deste sábado, 18,  iniciou com a discussão sobre a Ampliação da Licença Maternidade. Um dos organizadores do evento Dr. Odon Cavalcanti falou sobre a importância da ampliação desta licença por um ano, já que a presença da mãe é fundamental na formação da personalidade do bebê.  "O carinho e afeto da mãe são fundamentais na primeira infância. A formação de uma sociedade mais saudável depende disto", destacou; o Deputado Estadual e presidente da Frente Parlamentar da Criança e do Adolescente Miki Breier também se mostrou favorável à ampliação da licença maternidade e afirmou que é importante também que o Governo possa ter um orçamento maior para investimento nas políticas sociais; "Como médico e conhecedor da realidade do município sou inteiramente favorável a esta medida. É necessário que os empresários possam aderir e apoiar o executivo", destacou o presidente da Câmara Legislativa de Canela e coordenador do Fórum Fernando Valle; o Deputado Estadual João Fisher que também marcou presença no debate, considera a medida válida, mas levanta a questão econômica. "Para que esta licença seja ampliada, é necessário gerar medidas pra que se torne sustentável dentro da política nacional", afirmou ele.



Os senadores Pedro Simon e Ana Amélia Lemos e o Prefeito de Parobé Claudio Silva também fizeram parte da mesa do Fórum Parlamentar, confirmando a relevância do evento no contexto nacional.

O médico e político Osmar Terra, convidado para ser patrono nesta edição da Semana do Bebê recebeu homenagem nesta manhã. Osmar Terra é ex-secretário de Estado e Deputado Federal pelo PMDB.

Os senadores Pedro Simon e Ana Amélia Lemos e o Prefeito de Parobé Claudio Silva também fizeram parte da mesa do Fórum Parlamentar, confirmando a relevância do evento no contexto nacional.

O centro da cidade está bastante movimentado com a Praça da Família, uma estrutura montada na Praça João Corrêa, cheia de brinquedos e outros atrativos para as crianças.

“O que o Bebê quer”, tema do evento, segue sendo o principal assunto na Conferência e Simpósios deste sábado a tarde, com a participação de importantes profissionais da área médica, especialistas em educação, literatura, cultura e mídia, que está acontecendo na tarde deste sábado, no Hotel Klein Ville.

No domingo, 19, pela manhã o evento será mais voltado para a cidade com painel e mesa redonda com participação da Vice Prefeita de Canela e coordenadora geral da Semana do Bebê e outras autoridades municipais ligadas a saúde, educação e assistência social.

A professora de Medicina da ULBRA e uma das coordenadoras do evento Carmem Nudelmann afirma que a Semana do  Bebê é um projeto de extensão no qual grupos de alunos e professores dos cursos de Medicina, Fisioterapia, Psicologia, Odontologia, Fonoaudiologia e Enfermagem da Universidade Luterana do Brasil participam ministrando oficinas em escolas e unidades básicas de saúde de Canela, onde são discutidos assuntos como sexualidade e gravidez na adolescência, cuidados com o bebê, automedicação, saúde bucal do bebê, depressão pós-parto, acidentes e desenvolvimento infantil.

O prefeito Cleo Port e a Primeira Dama e enfermeira Cristina Moura estão participando ativamente de toda a programação da Semana do Bebê, que teve início no último dia 12 e segue até a tarde deste domingo, 19, encerrando com uma grande integração de autoridades municipais, estaduais e federais, organizadores, palestrantes, participantes, comunidade e visitantes, na Passeata dos Bebês, às 14h.

A Semana do Bebê de Canela é uma realização da Prefeitura Municipal de Canela em parceria com a Ulbra com o patrocínio da Câmara de Vereadores de Canela e RGE e demais entidades apoiadoras. Mais informações no site www.semanadobebe.com.br.


DO LIVRO LANÇADO NA ABERTURA DO EVENTO:



Salvador Celia - Utopia, Empatia e Saúde Mental da Criança. Celia foi o pioneiro em psiquiatria da infância no Brasil. O livro apresenta o legado na promoção da saúde mental de Salvador Celia e depoimentos de professores de diversas partes do mundo que o conheceram e trabalharam com ele, tendo como autores Celso Gutfriend, Isabel Celia, Norma Beck e Victor Guerra.