quinta-feira, 23 de maio de 2013

TAILANDIA CONFIRMA PRESENÇA NO FESTURIS


“Quero que os tailandeses conheçam Gramado”

Encantado com a cidade, embaixador da Tailândia confirma participação do país no Festuris 2013

Os diretores do Festuris Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus Vinícius, o prefeito em exercício de Gramado, Luia Barbacovi, o embaixador tailandês Tharit Charungvat, a embaixatriz Vithu Charungvat, o Conselheiro Comercial Honorário da Embaixada da Tailândia, Professor Somchai Ansuj, e o presidente da Câmara de Vereadores de Gramado, Ilton Gomes - Foto: Glaucia Nielsen 


“Quero que os tailandeses conheçam Gramado”. A frase, do embaixador da Tailândia no Brasil, Tharit Charungvat, resume o encanto dele ao chegar ao município, nesta quinta-feira (23). Durante a coletiva de imprensa, realizada à tarde na Sala Axis do Hotel Casa da Montanha, Tharit revelou números e informações para aproximar o Rio Grande do Sul da Tailândia. Acompanhado da esposa, embaixatriz Vithu Charungvat, do assessor, Samran Ruenreang, e do conselheiro comercial honorário da embaixada, Somchai Ansuj, confirmou a presença do país no 25º Festival do Turismo de Gramado, de 7 a 10 de novembro. “Não sei por que esta parceria não aconteceu antes”, disse. A agenda da comitiva em Gramado se iniciou de manhã, quando foi recepcionada pelo prefeito em exercício, Luia Barbacovi, e o presidente da Câmara de Vereadores, Ilton Gomes, na prefeitura. Acompanhado dos três diretores do Festuris, Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus Vinicius Rossi, Tharit ficou impressionado com as estatísticas sobre o turismo e o desenvolvimento gramadense reveladas por Barbacovi. “Me sinto agradecido por ser recebido tão calorosamente e percebo a importância desta cidade. Entramos em um lugar completamente diferente quando passamos do pórtico”, revelou. O embaixador demonstrou interesse em retornar a Gramado durante o Festival de Cinema (agosto) e o Festival de Gastronomia (outubro), para apresentar a cultura e a culinária da Tailândia. “Acredito que este município prosperou não só pelo trabalho, mas também pelo amor da comunidade.”

Marta Rossi levou uma notícia que alegrou tanto o embaixador quanto os líderes do Executivo e Legislativo durante o encontro. “O Festival do Turismo de Gramado se credenciou à OMT (Organização Mundial do Turismo) e recebemos hoje (quinta) a notícia de que a cidade foi escolhida um dos cases de como trabalhar a sazonalidade no segmento.”

NÚMEROS

O embaixador afirmou que o Brasil e a Tailândia realizaram US$ 4,7 bilhões em negócios em exportação, comércio e turismo no ano passado. “Isso é mais que todos os países que fazem fronteira com o Brasil. Somos o primeiro país do Oeste da Ásia que realiza a maior troca comercial com os brasileiros”, explicou. Em relação ao Rio Grande do Sul, ressaltou que é o sexto maior parceiro com a Tailândia, dentre os Estados brasileiros, sendo a soja o principal produto exportado. “Temos singularidades que se completam e podemos melhorar ainda mais este ranking.” Em sua passagem pelo Parque do Gaúcho e Gramado Zoo, a comitiva ficou impressionada com a riqueza da cultura gaúcha. Recepcionado O embaixador, inclusive, levou um lenço vermelho como recordação, fazendo questão de usá-lo no pescoço. “Saio daqui querendo contar a história dos gaúchos para todos”, comentou Tharit, durante a coletiva de imprensa.

Tharit Charungvat e o diretor do Festuri, Marcus Vinícius - Foto: Eduardo Saueressig

Sobre a participação no Festuris, ele disse que não será só a Tailândia que se apresentará ao mundo, mas a Tailândia descobrirá o que a feira tem a oferecer em termos de negócios no turismo. Somente em 2012, 40 mil brasileiros conheceram o país asiático. “A partir de agora, eu serei um ‘eco’ de Gramado em meu país. Todas boas impressões e vibrações que tive aqui, levarei aos tailandeses”, disse Tharit. “Nada é impossível”, concluiu, sobre a aproximação do país com a cidade serrana, eleita no ano passado como o primeiro destino turístico de inverno do Brasil. “Gramado é, com certeza, a cidade mais linda do País, e aqui abriremos as portas da Tailândia para o Mercosul.”