domingo, 30 de junho de 2013

SECRETÁRIO ALBERTO FEITOSA PALESTRA SOBRE O TURISMO DE PERNAMBUCO COM EXECUTIVOS NO RECIFE




O Secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa, palestrou sobre o turismo do Estado para representantes do Grupo dos Executivos do Recife (GERE), tendo como tema: “A importância do turismo na economia de Pernambuco”. O evento aconteceu na tarde desta quinta-feira (27), no restaurante Spettus Derby.


No início da apresentação, Feitosa falou sobre o cenário econômico mundial, o crescente desenvolvimento do País e a contribuição do turismo para a economia brasileira. “Em 2011, o turismo deu um verdadeiro salto no País, respondendo pela movimentação de 78 bilhões de dólares na economia brasileira. A estimativa é que até 2016 o setor seja responsável por 3,7% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil”, comenta Feitosa.

O secretário ressalta ainda que em 2012 o setor foi responsável por 5,4% dos investimentos públicos e privados no País, totalizando R$ 43,5 bilhões, e que para este ano a previsão é que esse montante apresente um crescimento de 8,4%, o dobro da média mundial estimada para 2013.  Nos últimos cinco anos houve um aumento de 37% no número de viagens intra e interestaduais e, com isso, o gasto médio dos turistas tem aumentado. “Isso pode ser visto através de novas rotas aéreas que impulsionam o crescimento do mercado, da criação de novas empresas, além de políticas de incentivo ao uso do transporte aéreo”, explica o secretário. Também foi mostrado para o público presente ações promovidas pela Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE), Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) e pelo Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) em prol do turismo do Estado. Segundo Alberto Feitosa, as ações de estruturação, interiorização, inclusão social, execução de obras, além da promoção dos destinos em feiras e de ações no mercado nacional e também no exterior são realizadas pelo sistema Tur. Para finalizar a palestra, o secretário destacou itens que precisam ser melhorados no mercado do turismo. Para ele é necessário aumentar a consciência no poder público da importância de investimento no turismo; sensibilizar o setor privado a investir e qualificar; captar mais voos e regionalizar a malha aérea; informar a população sobre a importância desta atividade como geradora de crescimento econômico, emprego e renda e também conscientizar a população da responsabilidade de cada cidadão em vender a imagem de nosso destino.