segunda-feira, 23 de setembro de 2013

FESTIVAL INTERNACIONAL DE MÚSICA CLÁSSICA



9ª EDIÇÃO DO FESTIVAL INTERNACIONAL DE MÚSICA CLÁSSICA DE USHUAIA MOVIMENTA À ARGENTINA


A nona edição do Festival Internacional de Ushuaia apresenta uma novidade significativa. Desta vez o evento acontecerá no novo e impressionante Arakur Hotel, localizado no topo da colina Alarkén, dentro de uma reserva natural de mais de 100 hectares de floresta nativa. O festival apresentará nove sinfonias de Beethoven que serão executadas durante os dias 05 e 19 de outubro, e será dirigida por sua vez, por quatro regentes de destaques internacionais. Carlos Bertazza, Fernando Ciraolo, Pedro Ignacio Calderon e Jorge Uliarte, Maestro e Diretor Artístico Festival Internacional de Ushuaia. A abertura acontecerá  no sábado 05 de outubro, no Auditório do novíssimo Hotel Arakur, pelo Maestro Jorge Uliarte juntamente com o pianista croata Goran Filipec. O programa todo será dedicado a Ludwig Van Beethoven: Egmont Overture, op. 13, o Concerto para piano e orquestra n º. 5, op. 73 "Imperador" e Sinfonia n. 5 em C-menor, op. 67. Também para esta nona edição, shows internacionais com Cristina Filoso, Alexandre Panizza, Facundo Ramirez e pela primeira vez na história do festival, duo de piano com Ivan e Marcelo Ayub Rutkauskas, além dos pianistas internacionais Goran Filipec (Croácia) e Horia Mihail (Roménia). 


O Festival contará com o habitual Concerto Sinfônico de Tango pelo pianista e compositor Facundo Ramirez, que interpreta o Four Seasons Buenos Aires por Astor Piazzolla e na segunda parte do concerto em homenagem a seu pai e compositor Ariel Ramirez. Completando a programação o prestigiado violinista americano Kenneth Renshaw, 2012 Award Winner Internacional Yehudi Menuhin, o violoncelista Eduardo Vassallo, em dueto com o pianista Cristina Filoso e do Fim do Mundo Choir, sob a direção de Paul Dzodan com a Orquestra de Câmara de Rosário. 



A 9ª Edição do Festival Internacional de Ushuaia contará também com a soprano e pianista Gabriela Ivan Pochinki Rutkauskas. O concerto de encerramento será com a Nona Sinfonia de Beethoven executada pela Orquestra do Festival de Ushuaia, pelo Coro do Fim do Mundo Coro e Julia Novikova (soprano, Rússia) além dos e argentinos Eugenia Fonte (mezzo-soprano), Henry Folger (tenor) e Omar Carrion (barítono). Vale lembrar que haverá apresentações gratuítas em alguns pontos da cidade, masterclasses e conferências nas cidades de Ushuaia e Rio Grande Tolhuin. Assim, o Festival Internacional continua a posicionar Ushuaia Tierra del Fuego, como destino não só turístico, mas cultural. Um espetáculo imperdível. 

Clique na imagem para ampliá-la