quarta-feira, 20 de novembro de 2013

RECORDAR É VIVER...

RECORDAR É VIVER...


Ou: pimenta nos olhos dos outros é refresco! Lembram do que disseram o ídolo dos pés pés de barro e seus 40 ladrões quando o STF absolveu Collor, "caçador de marajás" em 12 de dezembro de 1994?. Relembro você o que o Jornal do Brasil publicou: 


"Luis Inácio Lula da Silva, candidato derrotado do PT à Presidência: Não cabe a mim entrar no mérito da decisão da Suprema Corte. Entretanto, como cidadão brasileiro que tanto lutou para a ética prevalecer na política, estou frustado, provavelmente como milhões de brasileiros. Só espero que, na esteira da maracutaia da anistia para o Humberto Lucena, não apareça um trambiqueiro querendo anistiar o Collor da condenação imposta pelo Senado."


"Eduardo Suplicy, senador (PT-SP): A decisão é frustante para o povo brasileiro. Como senador que acompanhou de perto a CPI, acho que as evidências eram contundentes para condenar Collor e PC."


"Aloízio Mercadante, deputado federal (PT-SP): É uma grave derrota do movimento pela ética na política e reforça o sentimento popular da mais completa impunidade das elites. A CPI deixou dois anos atrás provas 
consistentes para incriminar Collor."


"José Dirceu, deputado federal (PT-SP): É um desastre que significa praticamente a permissão para a prática do crime no país. Provas e testemunhas existiam e foram desconhecidas pelo STF."

FORAGIDO


O bandido petista Henrique Pizzolato, ex-diretor de marketing do Banco do Brasil, condenado a 12 anos e sete meses de prisão por sua participação no esquema do Mensalão do PT, deixou clandestinamente o Brasil para se esconder na Itália, fazendo uso de sua dupla cidadania. Desde a tarde de sexta-feira, agentes e delegados da Polícia Federal no Rio de Janeiro foram sendo iludidos com a promessa de que o réu se apresentaria no último sábado.  O ex-diretor do Banco do Brasil teria fugido por terra, passando pela cidade de Pedro Juan Caballero, no Paraguai, há cerca de 45 dias. O local é um ponto de conexão de rotas do tráfico internacional de drogas e um dos entrepostos de bandidos brasileiros que atuam naquela região.

VIDA DURA


Roube que o governo e a justiça garantem regime semi-aberto e salário exorbitante. Essa é a nossa justiça para quem pode pagar "grandes e bons advogados". O deputado bandido petista mensaleiro José Genoino poderá manter o salário como parlamentar mesmo após decisão do Supremo Tribunal Federal de prendê-lo, em Brasília. Segundo integrantes da diretoria-geral da Câmara, o petista deve manter os rendimentos de R$ 26.723,13 em razão de estar afastado por questão de saúde. Saúde???? Mesmo depois de tudo não é caçado? Coisas de "para"lamentares.


Ele tá doentinho? Não se preocupe pois a ajuda já está chegando !


TELEFONIA


Recebi e-mail do Dep. Catarinense Edinho Bez, informando que vai apresentar esta semana ao Congresso Nacional, uma atualização das leis sobre telecomunicações e pedir mais rigor para agência reguladora em relação ao tratamento do consumidor e as operadoras de telefonia, reafirmando o compromisso com o povo catarinense e vai continuar dando o melhor de si para defender o povo do seu Estado, para solucionar os problemas que afetam a população brasileira frente à falta de compromissos das empresas que operam os serviços de telefonia.

PRINCIPAIS PONTOS


- redução à zero das alíquotas de PIS/PASEP e COFINS para serviços de telefonia móvel pré-paga;
- redução à zero das alíquotas de PIS/PASEP e COFINS para a receita de interconexão;
- proíbe a cobrança do roaming nacional e o adicional de deslocamento para ligações que se iniciem e terminem em redes de empresas pertencentes ao mesmo grupo econômico;
- exige o prévio aceite do usuário para que alterações em seu contrato de prestação de serviço passem a ter validade;
- operadoras devem fornecer detalhamento das chamadas cobradas por meio do site da operadora na Internet, inclusive para usuários pré-pagos;
- proíbe a instituição de prazos de validade dos créditos pré-pagos inferiores a dois anos;
- obriga a Anatel a exigir cobertura de 100% da área urbana e rural nos editais de licitação de espectro;
- obriga as operadoras a compartilhar o sinal de antenas e torres de transmissão. Agora é esperar pra ver.


GANÂNCIA DA OI

A Justiça Federal de Porto Alegre (RS) determinou que a Brasil Telecom - atualmente Oi - não poderá exigir de clientes gaúchos o pagamento da taxa de manutenção de meios adicionais do sistema de telefonia fixa Ruralcel/Ruralvan. A cobrança, implantada pela empresa após a migração do serviço analógico para o digital, foi considerada abusiva, e a alteração contratual, ilegal. A ação civil pública foi ajuizada pelo Ministério Público Federal contra a concessionária e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O juiz decidiu, ainda, que a empresa deverá possibilitar o pagamento das contas inadimplentes, excluindo os valores referentes à cobrança indevida, sem prejuízo da continuidade da prestação do serviço.


O juiz também determinou providências para a exclusão de clientes inscritos em cadastros negativos em decorrência da não quitação da conta telefônica. Além disso, a empresa deverá indenizar os usuários pelos danos patrimoniais sofridos em função da prática abusiva. À Anatel caberá cobrar da concessionária o cumprimento da decisão. O magistrado embasou sua decisão em liminar deferida no processo, em agravo de instrumento que confirmou a antecipação de tutela e em sentença proferida em ação semelhante ajuizada 
no Estado de Santa Catarina. 

SUICÍDIO EM MASSA


A Operação Proclamação da República feita pela Polícia Rodoviária Federal no feriado prolongado de 15 de novembro constatou um verdadeiro genocídio, com o registro de 2.269 acidentes, com 101 mortos. Na Semana Santa, este ano, aconteceram 2.451 acidentes, com 121 mortes. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, foram fiscalizados excessos de velocidade, ultrapassagens proibidas, embriaguez ao volante, motocicletas, trânsito pelo acostamento, além do uso do cinto de segurança e da cadeirinha para bebês. A operação resultou em 119.198 veículos abordados e 99.263 pessoas fiscalizadas. Foram aplicados 29,5 mil testes de alcoolemia com resultados positivos para 690 motoristas, que receberam multa e tiveram a carteira de habilitação recolhida. Desses motoristas flagrados alcoolizados, 196 foram presos por apresentar 
índice igual ou superior a 0,3 miligramas por litro (mg/l) de álcool, por ar expelido dos pulmões.

IMPRENSA CHILENA

O recorte privilegiado da Ilha de Santa Catarina é um grande estímulo para os chilenos que buscam as águas mais calmas do Atlântico Sul para suas férias de verão. Mas não só isso, as atrações da cidade com seus casarios preservados na região central, as fortalezas históricas, a gastronomia peculiar, as festas de fim de ano, os shows periódicos e as baladas em casas noturnas, os passeios pelas praias e as trilhas que levam a recantos quase inexplorados são alternativas que encantam ainda mais e que impulsionam a vinda dos visitantes. O Chile é o terceiro país maior emissor de turistas estrangeiros a Florianópolis. Justamente por ser um dos destinos preferidos, um grupo de jornalistas esteve na cidade para depois contar em terras chilenas um pouco mais do que descobriram por aqui. 


A visita foi acompanhada pela minha amiga  Christiane Lopes, Relações Institucionais, e Carolina Ramalho, do setor de Captação de Eventos, as duas da equipe do Floripa Convention & Visitors Bureau. O resultado será apreciado em matérias especiais de revistas e jornais com distribuição gratuita, e também em documentário a ser veiculado em televisão. Se a procura pelo destino já é intensa, a partir de dezembro deverá ser ainda maior. A companhia aérea LaTam começa a operar voos diretos e diários de Santiago para Florianópolis e que se estenderão durante toda a temporada de verão. “Isso é um facilitador para a cadeia do turismo, já que o visitante vem direto ao destino e permanece aqui por mais tempo, podendo apreciar ainda mais a cidade e levar para casa boas referências”, pontua Juliana Castanho, Diretora Executiva do Floripa Convention.

FERIADÃO EM PIRATUBA


Como de costume a movimentação de turistas foi grande durante este último feriadão no Parque de Águas Termais em Piratuba, no Vale do contestado, que registrou a venda de aproximadamente 16 mil banhos, entre quinta-feira e domingo. “É um número muito expressivo, os turistas escolheram Piratuba mais uma vez para passar o feriado com a família e toda a cidade ganha com isso”, comenta o diretor Presidenta da Companhia Hidromineral, Mauri Lenhardt. 


Os turistas que viajaram para Piratuba ocuparam praticamente todos os leitos disponíveis. Hotéis, pousadas, apartamentos e casas de veraneio foram todos ocupados. “Neste último semestre do ano foram poucos feriados assim, a maioria caiu em sábados e domingos, já este que foi na sexta e com colaboração do tempo, o movimento em Piratuba foi surpreendente, nos hotéis tivemos 100% de ocupação”, conta o presidente da Associação de Hotéis de Piratuba, Leandro Riffel. Entre os 11 hotéis de Piratuba, são oferecidos cerca de dois mil leitos. Com as pousadas, casas e apartamentos que são locados para turistas, o número passa de três mil vagas de hospedagem.


ABAV SC


Aconteceu na sede da ABAV-SC, reunião com os dirigentes de todas as entidades do Trade Turístico de Santa Catarina. Em pauta na reunião presidida por Ely Silveira, confraternização com as entidades do turismo, apresentação da sede da ABAV-SC revitalizada, apresentação da Revista Gente, Baile do Turismo 2014 e o Salão de Turismo de Santa Catarina 2014. 



FESTAS DAS LUZES

Em Florianópolis, São José, São Francisco do Sul e Joinville a instalação da decoração especial de Natal já começou nos locais mais movimentados das cidades. A menos de um mês e meio para a data, a intenção é estrear toda a iluminação até o final deste mês. Em Florianópolis, a inauguração da programação de Natal acontece na próxima segunda-feira (25), no Largo da Catedral Metropolitana, a partir das 19h.

Clique na imagem para ampliá-la

Os projetos de decoração e a execução das instalações elétricas ficaram a cargo da SQE LUZ, que utiliza da Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública (Cosip), paga pelos cidadãos na conta de luz da sua casa e destinada exclusivamente aos serviços de iluminação pública, para o desenvolvimento dos trabalhos. O investimento na iluminação natalina por parte das Prefeituras é um estímulo para o aumento do turismo e a geração de renda e empregos nos Municípios catarinenses neste final do ano, e grande parte retorna ao Município através de receita de impostos.

500 MILHAS DE KART

Pela terceira vez o Beto Carrero World recebe as 500 milhas de Kart. A competição, realizada desde 1997 na Granja Viana (Cotia, SP), acontece desde 2011 no maior Parque temático da América Latina e conta com a presença de pilotos das principais categorias do automobilismo internacional e nacional: Rubens Barrichello, Nelsinho Piquet, Christian Fittipaldi, Felipe Nasr, Bia Figueiredo, Tony Kanaan, Enrique Bernoldi, Augusto Farfus Júnior. “Além de todos estes nomes conhecidos do público pela passagem na F-1 e outras categorias internacionais, teremos os melhores pilotos do Mundial de Kart, incluindo a presença de times da Europa”, diz Giaffone, que, além de correr, organiza a prova.


Trata-se de uma prova de longa duração, que marca a confraternização de pilotos de diversas categorias em um evento de fim de ano. A disputa acontece no dia 30 de novembro no Kartódromo Internacional Beto Carrero, desenhado pelo projetista alemão Hermann Tilke, que ganhou renome internacional ao desenhar os circuitos mais modernos da F-1. O formato de disputa será o mesmo consagrado nos anos anteriores, com a extensão das 500 milhas (cerca de 800 km) sendo percorrida em aproximadamente 12 horas com os karts de motor de 13 HP.  Uma das novidades da edição de 2013 é que os treinos serão concentrados em apenas dois dias – quarta e quinta-feira. A sexta-feira é reservada para a classificação e o sábado para a corrida.  Nesta edição, além dos renomados pilotos, o evento contará com a presença dos atores Marcos Breda, Paulo Nigro e Rafael Cardoso.

As férias estão chegando - Infitiny Blue Resort & Spa

TURISMO CRIATIVO

A partir da 1ª Conferência Brasileira de Turismo Criativo, realizada em Porto Alegre no último mês de outubro, o interesse por este segmento começa a ganhar corpo em outras regiões do país.  Na segunda-feira, 25, o tema estará na pauta do debate público Turismo Criativo e Oportunidades de Desenvolvimento para o Setor em Minas Gerais, que será realizado na Assembleia Legislativa daquele estado. Promotora da conferência que introduziu no tema no país, a Secretaria Municipal de Turismo vem recebendo convites para palestrar sobre sua experiência na estruturação do novo segmento. Foi o que ocorreu no início deste mês no 25º Festival de Turismo de Gramado, o segundo mais importante do Brasil, que reuniu mais de 70 destinos nacionais e internacionais na cidade turística da Serra Gaúcha, e a apresentação feita por Moraes no último sábado, 16, em João Pessoa, capital da Paraíba, quando apresentou o case Porto Alegre Turismo Criativo no 1º Encontro Paraibano de Economia Criativa, Cultura e Turismo, promovido pela Universidade Federal da Paraíba.


Apontada como um dos destaques da economia criativa brasileira, Porto Alegre é a primeira cidade do país a estruturar o novo segmento do turismo mundial dentro do conceito de oferecer a turistas experiências únicas de aprendizagem de conteúdos locais. A partir do órgão oficial de Turismo local, o programa está operando com as primeiras 30 oficinas em artes visuais, artesanato, folclore e gastronomia. Com uma cultura única, genuína e singular que nasceu da mescla de imigrantes colonizadores de várias partes do mundo, a capital tem potencial para ampliar o leque de opções aos turistas. O programa Porto Alegre Turismo Criativo contempla também oficinas em outras sete categorias: artes cênicas, música, literatura, moda & design, multimídia, educação e tecnologia social. O portal www.portoalegrecriativa.info, que divulga a atual Rede de Parceiros do programa e a agenda de atividades programadas, é aberto e colaborativo, com espaço para proposição de novas oficinas.


Meu amigo Vinicius Lummertz me informa que, segundo o último relatório do Núcleo Digital da Assessoria de Comunicação, o Ministério do Turismo (MTur) ultrapassou o número de 500 mil conexões, o que inclui seguidores, fãs e assinantes de suas 10 mídias sociais: Twitter, Facebook, Google +, Youtube, Instagram, Orkut, Pinterest, Flickr, Issu e Blog Destino Brasil. Ou seja, uma informação do Ministério do Turismo atinge ao menos 500 mil perfis, o que demonstra todo o planejamento da rede que construímos com conteúdo colaborativo. 


A internet hoje virou hábito das pessoas e passou a liderar a forma de decisão dos viajantes. Isso não quer dizer que não se faça uso das agências de viagens ou cotação particular, mas tudo passa pela internet. O MTUR está consciente de que as novas alternativas do viajante passam pela internet. A escolha está mais transparente e com as redes sociais qualificando esses destinos. Temos que continuar buscando uma estratégia inteligente para falar com esses grupos via internet para aumentar e qualificar essa ação, que é pioneira em órgãos do governo.


COMENDA DOS 100 ANOS

Neste ano, coincidentemente, a cidade de Gramado completa 100 anos, e a empresa Marta Rossi & Silvia Zorzanello – Feiras e Empreendimentos chega aos 25 anos. Considerada um ícone em eventos e turismo em Gramado e na região, a diretora Marta Rossi receberá a Comenda Gramado 100 anos, para reverenciar todos os seus feitos em prol do município durante sua vida. A entrega da honraria ocorrerá no dia 17 de dezembro, às 19h30, na Câmara de Vereadores de Gramado. A Comenda das Hortênsias distingue pessoas físicas ou jurídicas que se destacaram dando sua colaboração na divulgação turística de Gramado. Em 2012, a agraciada foi a empresa Brocker Turismo, por seu notório destaque levando o nome de Gramado cada vez mais longe Brasil afora. 


Representada por uma placa esculturada com hortênsias, um dos símbolos da cidade, é idealizada pelo Executivo e Legislativo gramadenses e faz parte da cerimônia de entrega das homenagens da prefeitura em comemoração aos 100 anos de fundação do município. A premiação ainda engloba o Troféu Empreendedor, a Comenda de Gramado (que distingue famílias que se destacaram dando sua colaboração decisiva para o desenvolvimento do município), a Placa de Honra ao Mérito (que tem a finalidade de agraciar pessoas que prestaram relevantes serviços ao município) e a Medalha Major Nicoletti (distinção que agracia os servidores públicos municipais que se destacaram com trabalho dedicado e competente nos diversos setores da prefeitura municipal de Gramado).

SONHO DE NATAL


As inéditas atrações do Sonho de Natal cada vez mais surpreendem o público; orquestras, tenores, tradicionalismo, desfiles alegóricos vem chamando a atenção pela autenticidade dos espetáculos nunca antes vistos. O Sonho de Natal começou encantando a comunidade e visitantes pela pluralidade cultural que agrada a todos. Um dos shows mais esperados é a Chegada do Papai Noel - Espetáculo Simplesmente Natal, programado para o dia 30 de novembro, as 21h 30min na Catedral de Pedra, prometendo superar as expectativas da repaginada apresentação.


O espetáculo artístico multimídia em forma de concerto, conta com músicos, bailarinos, cantores, atores, efeitos especiais de acrobacias aéreas com guindaste e cenografia, sincronismo piro musical em um dos pontos turísticos mais belos do Rio Grande do Sul que é a Catedral de Pedra. Este ano o espetáculo contará  ainda  com projeções em 3D mapping, mostrando belíssimas imagens de cunho religioso e lúdico, como a descida do papai noel sobre a neve, com cenas do universo natalino e alta tecnologia. Esta técnica é utilizada nos grandes shows da Disney que sempre impressionam pela riqueza visual, misturando o novo e o antigo, em belíssimas imagens através do espetáculo chamado “Mosaico de Natal”. Culminando com a chegada do Papai Noel descendo de rapel da torre da Catedral de Pedra, após receber a chave da cidade entregue pelo prefeito, desce a avenida principal, com uma parada até a sua casa localizada, na Praça do Sonho.


Momento único que crianças, adultos, famílias inteiras aguardam ansiosos para darem um abraço no bom velhinho. “Essa atração em especial, foi minuciosamente planejada, cada detalhe decorativo preparado com muito amor e dedicação, para despertar o espírito natalino que está dentro do coração de cada um, fazendo com que todas as famílias levem para casa, lembranças inesquecíveis de Canela.” relata o secretário de Turismo Leandro Oliveira.


COLESTEROL RUIM

Meu amigo e cirurgião Plástico Felipe Bitencourt me informa que Cientistas da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, desenvolveram uma nova fórmula para medir de maneira mais precisa os níveis do chamado colesterol ruim (LDL). Os pesquisadores acreditam que o novo método pode ajudar os médicos na prevenção de doenças cardíacas. O estudo que descreve a nova abordagem será publicado nesta semana no periódico JAMA. O colesterol, tipo de gordura presente no sangue, é essencial para a síntese de vitaminas e hormônios. Para que ele circule na corrente sanguínea, é preciso que se junte às lipoproteínas, como o HDL (sigla para high density lipoproteins, ou lipoproteínas de alta densidade) e o LDL (low density lipoprotein, lipoproteínas de baixa densidade). 


O HDL impede que o LDL forme placas de gordura nas artérias que dão origem à arterosclerose, diminuindo ou obstruindo o fluxo sanguíneo. De acordo com Seth Martin, cardiologista e coordenador do novo estudo, a fórmula usada há décadas para calcular o colesterol frequentemente subestima o risco de doenças cardíacas em pacientes com maior predisposição ao problema. O modelo vigente leva em consideração o colesterol total e os níveis de triglicérides e HDL. "Como resultado, muitas pessoas podem ter uma falsa sensação de segurança de que seu colesterol ruim está em um nível ideal, quando na verdade precisam de um tratamento mais agressivo para reduzir seu risco de doenças cardíacas", diz Steven Jones, outro autor da pesquisa. O estudo foi realizado com amostras de sangue de mais de 1,3 milhão de pessoas. A equipe desenvolveu uma técnica que mede os níveis de LDL a partir de cerca de 180 fatores relacionados ao paciente, aumentando a precisão do resultado, e tornando o exame mais individualizado.


DANÇA



A Tríade Cia. de Dança de Rua estará organizando no próximo dia 01 de dezembro o Espetáculo Style. Este evento, que acontecerá no Teatro Municipal de Itajaí a partir das 18h:30min., mostrará o trabalho deste grupo de dança que atua na cidade há 14 anos. “Serão apresentadas várias coreografias premiadas, estreias de solos, duos e trios, além de uma abertura feita somente para este evento”, informa o diretor e coreógrafo Paulo Gelinsky. Os ingressos estarão sendo vendidos na bilheteria do Teatro Municipal de Itajaí. Apoiando este evento, temos a Prefeitura Municipal de Itajaí e Fundação Cultural de Itajaí, através da Lei de Incentivo à Cultura, com a participação das seguintes empresas: APM Terminals, Easylog e Bravacomex Assessoria e Logística. “Encerraremos o ano de 2013 com muito estilo. Contamos com a presença de todos”, finaliza Gelinsky.


TAP & BELÉM DO PARÁ


Chegam a Belém na tarde desta quinta-feira, dia 21, representantes da TAP Europa, companhia aérea com sede em Portugal que inaugura no próximo ano vôo direto ligando Belém a Lisboa.  A comitiva, que inclui 15 representantes da diretoria da TAP em Portugal, Alemanha, Itália e outros países, será recebida pelo presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Marcelo Mendes, por Adenauer Góes, titular da Secretaria de Estado de Turismo (Setur)  e demais membros do trade. City tour e river tour em Belém e Marajó estão na agenda de visita dos dirigentes da TAP, que objetivam conhecer melhor o novo destino turístico que entra em meados de junho na rota de vôos da companhia. Os segmentos prioritários que vão ser apresentados a eles pelo Governo do Estado, por meio da Setur e Paratur são os de Natureza e Cultura, mas também vão conhecer a vocação do Pará nos segmentos de sol e praia, eventos e negócios.
Ainda na noite de 21 vão conhecer o Museu de Arte Sacra e visitar uma exposição de muiraquitãs que faz parte da coleção do Governo do Estado.


Em seguida assistem apresentação  musical da Fundação Carlos Gomes, na Igreja de Santo Alexandre, de onde seguem para um jantar no Boteco das Onze Janelas. No dia 22, das 8h às 10h, participam de um café da manhã com o trade turístico do Pará e em seguida concedem, com representantes da Paratur e da Setur, uma entrevista coletiva para apresentar à imprensa paraense as estratégias de captação de fluxo turístico que preencherá os novos vôos que ligarão a Amazônia, através de Belém (PA) e Manaus (AM) à Europa. Após conhecer os principais atrativos turísticos de Belém, em especial o Mangal das Garças, Espaço São José Liberto (Pólo Joalheiro), Estação das Docas, Complexo Ver-o-Peso, seguem para a região turística do Marajó, dia 23, retornando dia 24 quando partem de Belém para conhecer outros destinos do Brasil, a partir de Fortaleza (CE) e Recife (PE).


PRAIA DE COQUEIRINHO & TAM


Os funcionários da operadora TAM Viagens, de São Paulo, estão participando ativamente de uma ação de divulgação do Destino Paraíba. Além de conhecer os principais atrativos turísticos paraibanos, os colaboradores da operadora paulista estão tendo a oportunidade de guardar uma lembrança da Paraíba: um porta-retrato com imagens da praia de Coqueirinho ao fundo. A ação é resultado de uma parceria entre a Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), três hotéis (Mussulo, Hardman e Ouro Branco) e da empresa de receptivo Mais Brasil, iniciada no dia 11 deste mês. A presidente da PBTur, Ruth Avelino, informa que a ação na sede da TAM Viagens (região dos Jardins) e no Call Center (centro da cidade) da empresa envolve aproximadamente 500 funcionários. “Eles recebem informações sobre nosso destino, degustam tapioca genuinamente paraibana e depois levam uma lembrança com imagens de uma das praias mais bonitas do Brasil”.


A empresária da Mais Brasil, Fernanda Schwermann, que está em São Paulo, disse que a ação de capacitação está gerando junto aos colaboradores da operadora uma excelente receptividade. “Todos estão participando, degustando nossa tapioca e tirando fotos para o porta-retrato. Sem falar que decoramos todos os locais. Nosso trabalho deve durar até o final desta semana”, destacou.Capacitações – Desde o início do ano, a PBTur e o trade vem intensificando a divulgação do Destino Paraíba junto às principais operadoras do país e em feiras de turismo. Foram realizados também roadshows pelo interior e na capital paulista, no Paraná, Rio Grande do Sul e em Minas Gerais.


A presidente da PBTur justifica a ação ininterrupta como forma de massificar o Destino Paraíba junto aos principais estados emissores de turistas. “É um trabalho que não pode parar. O turismo é dinâmico e as pessoas estão sempre buscando nossos roteiros, novos destinos e temos que estar sempre na memória de quem vai viajar”, disse.o partem de Belém para conhecer outros destinos do Brasil, a partir de Fortaleza (CE) e Recife (PE).


FESTA DE REIS


Ir à Gravatá no verão está virando uma tradição graças a uma encenação pública gratuita com performances ao vivo e um espetáculo monumental no Parque Chucre Mussa Zarzar. Trata-se do Natal de Gravatá, que este ano tem como tema “A Festa de Reis” com a magia do reisado, uma expressão do folclore brasileiro conhecida em todo o Nordeste com origem portuguesa. O espetáculo é dividido em 12 atos. A história é contada pelo Papai Noel que remete a uma noite de Natal em 1888 com uma família de colonos portugueses. A mãe se encarrega de montar o presépio ao lado das crianças e aproveita para lembrar a fascinante história dos três Reis Magos.

Clique na imagem para ampliá-la

A apresentação, uma encenação a 360º com bailarinos, acrobatas e atores, tem duração aproximada de uma hora e meia com uma coreografia envolvente, acrobacias, efeitos especiais, rapel, surpresas e uma trilha sonora criada especialmente para a ocasião. Grandes estruturas, palcos fixos e móveis, tanques com até 1,2 mil m³ de água para performances aquáticas, telas para projeções em vídeo dão o tom do espetáculo com destaque ainda para técnicas que misturam alpinismo com suspensão circense. A estreia acontece no dia 13 de dezembro, às 19h30. Haverá apresentações nos dias 14, 15, 20 e 21 de dezembro, sempre no mesmo horário.

OCUPAÇÃO HOTELEIRA

Com uma ocupação hoteleira anual de 65%, nos finais de semana do evento a cidade atinge os 90%. Em suas duas primeiras edições, o espetáculo atraiu 280 mil pessoas e gerou R$ 18 milhões de receita turística.
“O Natal de Gravatá evoluiu bastante. Podemos considerar hoje um produto em consolidação. Estamos na terceira edição do espetáculo e já conseguimos atrair um público que até então frequentava apenas as praias pernambucanas no verão. Com o projeto, incentivamos a visita ao Agreste e estimulamos o turismo cultural”, avalia o secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa. O espetáculo tem a participação de um elenco composto por aproximadamente 140 pessoas com a participação de artistas locais entre bailarinos e acrobatas. A iniciativa visa incluir a comunidade local no evento, que já faz parte do calendário turístico da cidade, criando novas oportunidades para os moradores do Agreste.

GRAVATÁ

Achei demais a cidade que está localizada no agreste de Pernambuco, a 80 km do Recife. É a estação de inverno dos pernambucanos e fica lotada na Semana Santa e São João. A cidade destaca-se pela prática do turismo rural e de aventura. A rede hoteleira oferece aproximadamente três mil leitos em charmosas pousadas e em grandes hotéis-fazendas. A gastronomia de Gravatá é a segunda melhor do Estado, ficando atrás apenas do Recife.