quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

CARNAVAL


CARNAVAL
    Como o carnaval na casa da mãe joana está sempre em alta, aliás, é festa o ano todo às nossas custas, os nossos "para" lamentares seguem numa corrida desenfreada atrás de suas fantasias, suando bastante para desviar o fruto dos seus cansativos trabalhos, a exemplo da charge acima. Enquanto isso, o Brasil, que adora circo, fecha nesta sexta-feira e só reabre na quinta-feira, mas somente para a maioria. Já a minoria, árduos trabalhadores do congresso e vizinhanças, seguem festando até a segunda-feira seguinte. Portanto, nada de política na coluna de hoje.

Eu, como detesto esse tipo de muvuca, gente bêbada, acidentes violentos, e tudo o que de ruim vem com ele, estarei literalmente pulando o carnaval, estando bem, mas bem longe. Aqui na Antártida, uma época linda pra se curtir tudo isso, veja nas fotos abaixo onde comento sobre Ushuaia. Mas desejo pra quem quem vai curtir as festa de momo, que curta bastante, mas que essa festa seja regada de muita, mas muita RESPONSABILIDADE. Fique vivo. Odeio ir cemitérios enterrar amigos (as). Chega de tantas tragédias.

TURISMO SUSTENTÁVEL

Em visita à sede da Organização Mundial de Turismo (OMT), em Madri, na Espanha, na semana passada, a diretora do Festival do Turismo de Gramado Marta Rossi, apresentou o tema que vai nortear os debates do evento. Será o turismo sustentável, um dos assuntos que mais tem preocupado o segmento nos últimos anos. A proposta foi bem recebida pelo diretor-executivo do órgão, Márcio Favilla, que recebeu Marta juntamente com Cláudia Lisboa e Rodrigo Godinho Corrêa, da empresa Brazil 4Senses, representante do Festuris na Espanha.
A diretora do Festuris Marta Rossi foi recebida pelo diretor-executivo da OMT, Márcio Favilla, juntamente com Cláudia Lisboa e Rodrigo Godinho Corrêa, da empresa Brazil 4Senses
Favilla recebeu um livro sobre Gramado e também o material de divulgação do festival. Marta explanou sobre a questão do turismo sustentável, que exige atitudes ambientalistas, regras de utilização dos recursos naturais e um pensamento ecológico, o que se contrapõe ao encontrado hoje na maioria dos lugares. “O turismo sustentável, ou turismo verde, é uma maneira de proteger a vida com a economia ativa, e mais um passo para o almejado desenvolvimento sustentável”, ressalta.
O FESTURIS
Em 2013, o Festival do Turismo de Gramado completa 25 anos. Considerada a feira de negócios de resultados mais efetivos para o trade e palco de negócios turísticos mundiais, no ano passado comemorou a abertura do mercado asiático. Voltado exclusivamente a profissionais do setor, o Festuris teve em torno de 400 expositores e 14 mil visitantes com poder de decisão de toda a América do Sul em 2012. A 25ª edição se realizará de 7 a 10 de novembro, no Serra Park, em Gramado. Informações no www.festivalturismogramado.com.br ou www.facebook.com/festuris
CIDADES DE MAGALHÃES

Meu amigo Federico Sciurano, Prefeito de Ushuaia, fez um discurso vibrante e muito aplaudido no ato da fundação da Rede Mundial de Cidades de Magalhães. Sciurano estava acompanhado do Ministro de Turismo de la Nación, Carlos Meyer. A fundação aconteceu na cidade de Sevilla, já que o prefeito era convidado especial de Alcalde de Sevilla Juan Ignacio Zoido Álvares, junto com o Ministro de Turismo da Argentina. A fundação marcou o ponto de partida para a futura comemoração do Quinto Centenário da primeira volta ao mundo que aconteceu entre os anos de 1519 e 1522. No evento também estava presente meu querido amigo Daniel Leguizamón, Secretário de Turismo de Ushuaia.


“Ushuaia é a capital das Malvinas e a porta da Antártida e estamos orgulhosos de estar hoje neste encontro. Necessitamos de uma nova geração que marque novos paradigmas superando os medos exatamente como fizeram a geração dos Magalhães", afirmou o Prefeito. “Para a cidade é muito importante formar parte desta Rede de Cidades, estamos orgulhosos desse reconhecimento e agradeço especialmente ao Ministro de Turismo Meyer e ao Prefeito de San Julián por incentivarem a presença de Ushuaia aqui hoje. “Vale a pena sempre honrarmos e recordarmos esses homens que fizeram história a exemplo de Fernando de Magalhães, que foi um navegador valente que superou crenças e medos de sua época, fazendo a primeira volta ao mundo descubrindo o Estreito que leva seu nome. São esses tipos de líderes que necessitamos e estou seguro que a Rede de Cidades de Magalhães sempre se lembrará dele em cada encontro que tenhamos."
A Rede será integrada pelas cidades de Ushuaia, Sevilla, San Lúcar de Barraneda, Porvenir, Praia, Rio de Janeiro, Montevidéu, Tenerife, Lisboa, Tidore, Oporto, Guetaría, Buenos Aires, Punta Arenas, Cebú, Guam, Tidore, Brunei, Sabrosa, San Gregorio, Puerto San Julián, Ciudad del Cabo e Vicenza. O primeiro objetivo é solicitar a UNESCO que a Rota de Magalhães seja catalogada como Patrimônio da Humanidade, podendo gerar a partir disto, ações conjuntas a fim de comemorar os 500 anos da primeira volta ao mundo que acontecerá entre 2019 e 2022, como também promover a importância cultural e turística de um feito tão importante para a humanidade. Os promotores do evento anunciaram o propósito de impulsionar diante da UNESCO a candidatura de da Rota de Magalhães como Patrimônio Mundial, com a consequente repercussão que deverá ter para as cidades integradas a rede.
Clique na imagem para ampliá-la
AVISO AOS ESQUIADORES
Clique na imagem para ampliá-la

Já está finalmente confirmada a abertura da temporada de esqui no Cerro Castor em Ushuaia. As pistas serão abertas no dia 20 de Junho. Vamo que vamos e, antes disso ainda tem a abertura da temporada de inverno com a 2ª Edição do Sulamericano de Sled Dog, corrida de trenós  organizada pelo grande amigo Alberto Cichero, cujo campeão no ano passado foi o brasileiro Julinho Casares, proprietário do Canil Sun Lions maior criador de Malamutes do Alaska do Brasil. Cinco dias de e uma noite de corridas fenomenais passando pelas principais estações invernais de Ushuaia.

Na AntÁrtida, sem comentários porque simplesmente não sou poeta. A bordo do Helushuaia, com meus amigos e pilotos Roberto Valdez e Osvaldo, vocês podem chegar aos destinos mais inusitados do planeta. E essa é a melhor época pra chegar lá. Pleno verão.
Clique na imagem para ampliá-la

ZOOLÓGICOS & AQUÁRIOS
De 13 a 17 de março de 2013, o Beto Carrero World será sede do Congresso Anual da Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil-SZB que ocorrerá em sua 37ª edição em Penha/SC. O objetivo é congregar os Zoológicos e Aquários Brasileiros, através de seus diretores, técnicos, e pessoas interessadas em debater a Conservação ex-situ (conservação fora do lugar de origem), da fauna brasileira. Estarão presentes veterinários, zootecnistas, biólogos, pesquisadores, e estudantes destas e outras áreas afins. Um dos assuntos discutidos será o desenvolvimento dos Zoológicos do Brasil, em seu sentido mais amplo, através da difusão de normas mínimas de funcionamento, da divulgação de técnicas adequadas de exibição, manutenção, nutrição, reprodução e manejo de animais silvestres, assim como tornar públicas as pesquisas realizadas e os avanços alcançados através delas.


Historicamente, a SZB (Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil) foi idealizada e fundada na cidade de Sorocaba/SP, no dia 23 de setembro de 1977, por um grupo de diretores e técnicos de zoológicos das mais diferentes regiões do Brasil. "É uma honra podermos receber em nosso parque este evento. Receberemos profissionais brasileiros e estrangeiros (Austrália, Estados Unidos e Argentina), além de estudantes de todo o Brasil que virão até aqui participar do congresso e conhecer nosso empreendimento", comenta o diretor de Marketing e Vendas do Beto Carrero World, Vitor Bauab. "O evento visa somar informações com um único objetivo: o crescimento dos zoológicos e aquários nacionais.", comenta a bióloga Katia Cassaro, coordenadora do Zoológico Beto Carrero. Para mais informações, acesse o site  http://www.congressoszb2013.com.br/.
CHOCOFEST
Não é apenas de brincadeiras, decorações e personagens que é feito um grande evento de Páscoa como o Chocofest. Por trás deste mundo mágico, existem centenas de trabalhadores que se doam ao máximo para transformar a cidade de Gramado em um real mundo de Páscoa, com coelhos, ovos, guloseimas e bonecos, entre outros atrativos espalhados por toda a cidade, que recebe em torno de 350 mil visitantes em 17 dias de programação.Além dos empregos temporários que o evento gera para decoradores e montadores, há ainda as principais atrações, como o desfile de Páscoa “Um ChocoAmor à Terra” e a Parada do Conde Guloseima que, juntos, atingem uma marca de mais de 400 participantes contratados.
Estes empregos temporários, porém, não têm seus números finais aqui. Com muitas fábricas de chocolates instaladas na cidade, a procura por mão-de-obra é sempre intensa neste período do ano. Comparado com 2012, a busca por vagas é menor, pois muitos empregadores decidiram manter os contratados temporários do natal até a Páscoa, oportunizando assim, quase seis meses de trabalho remunerado. A produção de chocolate na região no período de Páscoa deve atingir cerca de 1.100 toneladas. O Chocofest acontecerá de 14 a 31 de março em Gramado. Mais informações no site www.chocofest.com.br ou no Facebook www.facebook.com.br/chocofest.  
FERNANDO DE NORONHA
Desde a última quinta-feira (31), as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida já podem tomar banho de mar em Fernando de Noronha com comodidade e segurança. Nesta data, a Secretaria de Turismo de Pernambuco, através da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), lançou o projeto Praia Sem Barreiras, que disponibilizou na Praia do Sueste cadeiras anfíbias que possibilitam o banho assistido. A felicidade de voltar a tomar banho de mar era visível nas pessoas que experimentaram o equipamento. “Foi um momento mágico. Uma sensação indescritível. No início, estava um pouco receosa, mas os monitores são muito cuidadosos e nos passam segurança. Ao final, já estava bastante à vontade”, declarou Yoko Farias, que há nove anos ficou tetraplégica e há três não ia à praia.
Clique na imagem para ampliá-la
Para facilitar o banho de mar, os turistas serão acompanhados por oito profissionais da  Eco Noronha qualificados para o banho assistido, que acontecerá todos os dias, das 8h às 18h. Pensando em melhor atender aos turistas com deficiência ou mobilidade reduzida, a Setur-PE promoveu cursos de capacitação para funcionários do Aeroporto de Noronha e funcionários da Eco Noronha. O projeto Praia Sem Barreiras tem o apoio da Administração de Fernando Noronha, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Instituto Oceanário e da Concessionária Eco Noronha.
PRAIA SEM BARREIRAS
O secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa, explicou porque Fernando de Noronha foi o primeiro destino a receber o projeto Praia Sem Barreiras. “Noronha tem investido em acessibilidade. Além das trilhas acessíveis para o Mirante dos Golfinhos e Praia do Sancho, a ilha conta com pousadas e restaurantes adaptados”. O secretário também anunciou que a Praia de Boa Viagem, no Recife, será a próxima a receber o projeto, no dia 12 de março, aniversário da cidade.
ACESSIBILIDADE NAS TRILHAS
Ao visitar o Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha, o visitante com deficiência física ou dificuldade de locomoção tem acesso facilitado ao Mirante dos Golfinhos, por meio da trilha suspensa, totalmente acessível e construída com madeira biossintética. Além do Mirante dos Golfinhos, o visitante pode também visitar o Mirante do Sancho, onde pode observar a Praia do Sancho, que foi eleita novamente pela Revista Viagem e Turismo como a praia mais bonita do Brasil, bem como pode ir até o Mirante Dois Irmãos, o principal cartão postal da ilha. Ambas as trilhas possuem acessibilidade assistida e foram construídas pela Eco Noronha.

TROFÉU SILVIA ZORZANELLO

Falando em Pernambuco, numa solenidade tradicionalmente disputada e que reúne nomes conhecidos do trade mundial, foi entregue na semana passada o Prêmio Excelências 2012, promovido pelo Grupo Excelências. A condecoração brasileira, que foi entregue ao Estado de Pernambuco, leva o nome de Silvia Zorzanello, uma das fundadoras do Festival do Turismo de Gramado (Festuris), que faleceu em 2010. A solenidade, como ocorre anualmente, foi realizada durante a Fitur, em Madri, na Espanha. A escolha de Pernambuco, segundo Marta Rossi, sócia de Silvia, que fez a entrega do prêmio, deve-se às políticas e ao trabalho do Estado para o desenvolvimento do turismo no Brasil, um dos expositores mais importantes e influentes do Festuris. A diretora da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur), Luciana Fernandes, recebeu a premiação em nome do governo.
 Luciana Fernandes, Marta Rossi e José Carlos de Santiago durante a entrega do prêmio.

Clique na imagem para ampliá-la

Ministros, governadores e secretários do Turismo, personalidades e imprensa nacional e internacional participaram do evento. O prêmio foi criado em 2005, com o objetivo de promover a excelência em diferentes áreas, todas relacionados ao turismo, cultura e mundo gourmet. Desde então, tornou-se uma referência para todos aqueles que estão envolvidos nestes setores importantes e são ativos sempre com o objetivo de ser excelente. O prêmio é apresentado pelo presidente do Grupo Excelências, José Carlos de Santiago, e pela diretora do grupo no México, Consuelo Elipe. 

SERVINDO VINHOS
O equipamento americano importado com exclusividade para o Brasil pela empresa Axios, foi apresentado no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves-RS,  durante o evento promovido pelo Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) onde estiveram presentes mais de 80 supermercadistas, importadores  e vinícolas brasileiras, que tem como desafio dobrar o consumo de vinho no pais até 2016. A máquina WineStation, estimula  a compra de vinhos principalmente em supermercados e lojas especializadas, pois através da degustação o cliente pode levar a garrafa para casa conhecendo o produto antecipadamente. No caso dos restaurantes o cliente pode numa mesma refeição, degustar vinhos diferentes, harmonizado com cada prato.
Clique na imagem para ampliá-la
A máquina mantém a qualidade do vinho por 60 dias, além de conservar o produto na temperatura correta. A empresária Lucila Bork Machado da Axios, apresentou em detalhes o funcionamento da máquina americana para os participantes do evento, em especial, para o presidente da ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados), Fernando Yamada. As lojas em todo país recebem um fluxo diário de 25 milhões de consumidores, o objetivo é desenvolver ações para este público e aumentar o consumo per capta que hoje é de 1,9 litros para 2,5 litros nos três próximos anos. O sistema de servir vinho em taça através da máquina, é hoje o método mais utilizado por consumidores americanos, apenas 13% consomem vinho em garrafa. A intenção é ajudar a mudar hábitos e estimular o consumo no Brasil, conclui a empresária.

FESTIVAL DE PATCHWORK
O município do Conde (22,2 Km de João Pessoa) vai sediar o 1º Festival de Patchwork e Quilt do Nordeste no período de 6 a 9 de março deste ano. Durante o encontro, serão ministrados cursos e oficinas, além da disponibilização de estandes para a divulgação de produtos, acessórios e equipamentos. Os interessados em participar como expositor já podem se inscrever. As oficinas e a exposição vão acontecer na Pousada Paraíso dos Colibris. De acordo com o Comitê Organizador do Quilt Nordeste, as inscrições podem ser feitas no site www.quiltnordeste.com.br. O evento vai contar com o apoio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), através do trabalho de divulgação nos meios de comunicação, da  Associação Brasileira de Patchwork e Quilt (ABPQ), SEBRAE, Convention Bureau e ApoioTur.
Os valores e pré-requisitos de inscrição estão nos links ‘Cursos’ e ‘Oficinas’. Qualquer pessoa, maior de 12 anos, pode se inscrever para atividades de capacitação. O público em geral poderá visitar os estandes de divulgação de produtos, acessórios e equipamentos. Para quem não sabe, o Patchwork e Quilt reúnem técnicas diversas de costura e utilização de tecidos. O Festival vem ao encontro do potencial turístico e empreendedor da Paraíba e quer inovar com a inserção de valores nordestinos no universo do Patchwork. Pretende unir ao segmento o artesanato regional de algodão colorido, rendas, bordados e confecção de redes. A disponibilização de cursos e oficinas de capacitação abre caminho para inúmeras possibilidades de negócios, sobretudo no segmento de tecidos e correlatos.

TRIÁTHLON JOÃO PESSOA
João Pessoa também vai sediar nos dias 6 e 7 de abril, três importantes eventos esportivos na modalidade do triathlon: ITU Pan American Cup 2013; a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Triáthlon Standard, além do Campeonato Sulamericano de Triáthlon Júnior. As provas de ciclismo, natação e pedestrianismo serão realizadas na praia de Cabo Branco. As inscrições devem ser feitas no site da Confederação Brasileira de Triáthlon (www.cbtri.org.br). Os organizadores do evento esperam as inscrições de aproximadamente 600 atletas, sendo 200 da ‘elite’ mundial da modalidade. São esperados atletas do Brasil, Argentina, Chile, Bolívia, Paraguai, Uruguai, Equador, EUA, Canadá, México e países da União Européia.
Clique na imagem para ampliá-la
O presidente da Federação de Triáthlon da Paraíba, Marcio Córdula, explica que a capital paraibana vem consolidando-se como apta para sediar eventos nacionais e internacionais nesta modalidade esportiva. “Em 2012 realizamos essas provas com a participação de mais de duzentos atletas representando doze países e dezoitos estados brasileiros. Não há dúvidas de que iremos repetir esse sucesso na organização e na presença de atletas da elite mundial”, declarou. A provas do ITU Pan American Cup são classificatórias para as Olimpíadas do Rio de Janeiro 2016 e seletiva para o Campeonato Panamericano Júnior. Premiação: A premiação para o Pan American Cup será de R$ 30.000,00 (trinta mil) aos cinco primeiros colocados.
PROJETO GOLFINHO
As praias da região de Palhoça (SC) estarão mais seguras e limpas neste verão, isso porque o Corpo de Bombeiros da cidade, em parceria com a empresa Bellacotton – marca nacional de higiene pessoal -, tem tido muito sucesso com o projeto Golfinho. A ação é realizada com crianças de 9 a 13 anos, que se divertem e aprendem em aulas práticas nas areias das praias. A garotada aprende sobre as condições do mar, sinalização com bandeiras nas praias e preservação ambiental. 
Clique na imagem para ampliá-la
O projeto tem como principal objetivo reduzir o número de incidentes de banho. Dados revelam que mais de 40% dos afogamentos e acidentes no verão ocorrem com crianças com idade até 14 anos. A agenda de atividades com as crianças inclui recolhimento de lixo, aulas com pranchas e muitas brincadeiras educativas.
ESQUENTA NA FIELDS
A FIELDS fez o esquenta para o Carnaval 2013. Entre as atrações Sandro & Cícero + João Gabriel & Vinícius, e a bateria da escola de samba Unidos da Coloninha que invadiu a pista com toda a energia dos músicos e passistas com o ritmo mais alegre do Brasil. A casa está em contagem regressiva para o feriadão mais alegre do ano e prepara uma programação especial para fazer todo mundo cair na folia.  
Clique na imagem para ampliá-la

Em seu primeiro Carnaval, a Fields no dia 11 de fevereiro promove o baile de Carnaval da Veuve Clicquot, com decoração inspirada no amarelo típico da poderosa bebida francesa. O diferencial dessa noite especial está no traje dos clientes, que devem vestir fantasias ou máscaras. Na hora do intervalo na batida da música eletrônica, o DJ Junior Ramos vai aquecer o público para a chegada do samba que vai invadir a Fields no ritmo contagiante da bateria da Escola de Samba União da Ilha da Magia, atual vencedora do Carnaval 2012.
PANORAMA DO TURISMO
Alexandre Martello, do HI Curitiba Eco Hostel, credenciado da rede internacional de hospedagem Hostelling International, é um dos três indicados para  o premio de Profissional do Ano, categoria “Meio de Hospedagem”. A premiação é uma iniciativa do Instituto Panorama do Turismo, ONG do setor turístico sediada em Curitiba e será realizado através da revista Panorama de Turismo. O evento  conta com apoio da Federação do Comércio do Paraná, do Conselho Estadual de Turismo, Sindetur/PR, ABAV/PR, FCVB/PR e da HI Hostel-PR. O Prêmio foi criado com o objetivo de identificar,  valorizar e promover  quem faz a atividade turística acontecer e crescer no Paraná. Segundo Júlio Cezar Rodrigues editor da Revista Panorama de Turismo, o foco da premiação será o profissional e não as empresas. 
Clique na imagem para ampliá-la
As categorias que concorrem ao prêmio são: Meio de hospedagem, Agenciamento turístico, Entidade turística, Gastronomia, Empresa organizadora de eventos, Local de eventos, Transportadora, Instituição de ensino e Personalidade do Ano. Para a presidente da Federação Brasileira dos Albergues da Juventude, Maria José Giaretta, a escolha do nome de Alexandre Martello, para concorrer como destaque na distinção,  é um reconhecimento do trabalho constante que a rede HI Brasil busca em melhorias e na qualidade de serviços oferecidos em todos os  seus hostels credenciados.  Os vencedores serão conhecidos  na festa de entrega do prêmio no inicio de  março, com a presença de representantes de  entidades de classe, autoridades do setor e convidados. A votação está  aberta ao público até 21 de fevereiro e  pode ser feita  através do link http://panoramadoturismo.com.br/profissionais-do-ano/.

CARNAVAL NA SHED

O Carnaval da Shed em Balneário Camboriú está especial e super animado, na comissão de frente gente bonita, bem humorada e pronta pra curtir o melhor da casa. O carro abre alas é o diferencial do desfile das mulheres mais belas da região.  O destaque do palco sagrado são os melhores músicos que só uma casa como a Shed pode oferecer aos foliões do país. Téo e Edu abrem a noite de quinta (07) com o que sabem fazer de melhor: tocar dançar e colocar os ânimos lá no alto. Em seguida quem assume a festa é a cantora Carol Hends. A rainha do country music embalará o carnaval da Shed.
Clique na imagem para ampliá-la
Os gaúchos Felipe e Fabricio, filhos de músicos foram instruídos a cantar desde muito cedo, e são eles que animam a noite de sexta (08) na Shed. A balada mais desejada da região recebe também a bela Michelle Reich. No sábado é a vez de Rodrigo Valentim. Victor Valle vem logo após. No domingo é das terras Morenas para a Shed que vem a próxima atração. Douglas e Murilo sobem ao palco da casa. Em seguida quem assume a noite é Edio e Thiago. Segunda-feira é o dia sem dúvida mais esperado do ano com a dupla de irmãos Téo e Edu. Como no desfile das campeãs a dupla retorna ao palco atendendo a pedidos. Bruno e Bernardi fecham a noite de segunda com muita música e animação. Finalmente na terça-feira confetes, serpentinas, brilhos e paetês e Nadinho Santoro, que vai sacudir a noite na Shed, e promete não deixar nenhum arlequim nem colombina parados. Para encerrar a noite de terça o cantor Joni Lopes, que garante dar continuidade a animação.  
THERMAS DE PIRATUBA
Já sabe onde vai curtir o teu carnaval em família ! Restam pouquíssimas unidades no Thermas de Piratuba Park Hotel, que está com ótimas promoções de verão que se estende até março oferecendo diversos atrativos de lazer, descanso e gastronomia para você aproveitar ao máximo. Com o  tema Verão em família – uma criança de seis anos e outra até 12 anos é free; atividades de lazer durante todo o período para crianças e adultos acompanhadas por recreacionistas; a localização do hotel proporciona tranquilidade e segurança para os pais; atividades no parque de aventuras – rapel, tirolesa, escalada e tiro com arco e flecha orientadas  por profissionais  na área; espaço voltado para o bem estar com massagens relaxantes e banhos de ofurô.

 O destaque para este período são os festivais gastronômicos oferecidos basicamente em todos os dias, festivais nacionais e internacionais: noite mexicana, noite árabe, noite portuguesa, costelão fogo de chão, noite italiana... Não perca. Faça a sua reserva!
OBRA MONUMENTAL

Apesar dos pesares, dos mensalões, das maracutaias, dos coronéis da casa da mãe joana, das injustiças da justiça,...existe um outro Brasil que da certo e segue em frente a passos largos. Confiram essa monumental obra privada que segue a passos largos em plena selva amazônica. Trata-se da construção de uma linha de transmissão de energia elétrica sobre a floresta amazônica, com mais de 1.100 km. Vale a pena assistir. Torres de transmissão superiores à altura superior a 300m (mais altas que a Torre Eiffel). Confira aqui.