terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

IMPORTAÇÃO DE COMBUSTÍVEIS



IMPORTAÇÃO DE COMBUSTÍVEIS
 

O pinóquio retirante, o ídolo dos pés de barro e sua marionete, a ex guerrilheira mentem tanto que chega a dar nojo. Com referência a nossa "suposta autosuficiência em combustíveis", a administração da Petrobras parece ter decidido que não mais tentar tapar o sol com a peneira. Por isso, autorizou seu diretor de produção, José Carlos Cosenza, a dar uma entrevista de natureza muito técnica, mas cuja mensagem é clara: se a  política de preços dos combustíveis não for modificada, mesmo que a economia continue crescendo quase nada, o consumo vai aumentar e as importações de derivados - hoje já na casa dos 300 mil barris diários - vai explodir.
 
PASSOS DE TARTARUGA
 
 
Cosenza assegura que não se trata de um problema conjuntural, que possa ser resolvido do dia para a noite. Como as refinarias em construção seguem a passos de tartaruga, os problemas só serão definitivamente solucionados lá para 2020, 2022. A Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, começa a funcionar no começo de 2015 (dez anos depois do lançamento de sua pedra fundamental pelos presidentes Lula e Chávez, com quatro anos de atraso em relação à data prometida), a um custo oito vezes superior ao previsto (20 bilhões de dólares, em vez de 2,5  bilhões). Bota superfaturamento nisso. Bota picaretagem além de ladroagem nisso! 

 
Relatório recentíssimo da Agência Nacional de Petróleo, informa que o aumento da importação de combustíveis está esgotando o sistema logístico nacional,  e trazendo  risco concreto  de desabastecimento localizado. Segundo a ANP, a Petrobras registra prejuízos  desde 2004 com a política de não repassar as oscilações do mercado internacional aos preços da gasolina no mercado interno.
 

 Portanto, pode ficar muito intranquilo pois nós iremos pagar a conta desses desgraçados na boca da bomba, caixa, isto é, no posto de gasolina. Esse e o presente dos 10 anos do governo mais corrupto do Brasil.
 
ZUMBIS
 
Não é só nós a acreditamos que nossos políticos são verdadeiros sanguessugas, agora e a revista britânica The Economist que classificou os nossos "para"lamentares de "zumbis", citando como exemplo o presidente do Senado, Renan Calheiros. O artigo analisou a manutenção do poder político de figuras públicas envolvidas em casos de corrupção, em alguns casos já até condenadas. "Apesar de sérias alegações de corrupção, a velha guarda continua voltando", escreveu o semanário no subtítulo do artigo. No artigo, Renan Calheiros é também tido como um "novo exemplo bem estabelecido de fenômeno brasileiro": do político que não é atingido por denúncias. "O Senhor Calheiros é o mais novo exemplo de um bem estabelecido fenômeno brasileiro: o político que consegue sobreviver a qualquer número de pancadas aparentemente fatais", resume o semanário.
 
Outros casos são relembrados pela The Economist. Cita o julgamento do Mensalão do PT e também outros políticos condenados por corrupção, como os deputados Paulo Maluf (PP) e José Genoino (PT), com críticas de que eles ainda assim continuam exercendo seus mandatos no Congresso. "Um terço dos legisladores do Brasil ou foram condenados ou estão sendo investigados por crimes que vão de compra de votos a roubo e exploração da escravidão", diz o texto. A revista ainda comenta que uma petição foi aberta na internet pedindo o impeachment de Renan Calheiros, atingindo 1,36 milhão de assinaturas, o suficiente para levar a demanda ao Congresso. "Brasileiros ainda têm esperança de que os zumbis políticos sejam postos para dormir", termina o texto.

 
REPLAY
 
A história se repete, normalmente como farsa. O caso da violência em nossa Santa e Bela Catarina é uma crônica do que pode acontecer a qualquer momento em qualquer Estado da Federação. Basta os bandidos quererem. Basta que eles dêem a ordem. Qualquer Estado não tem a mínima estrutura e a mídia nefasta, que vende sangue adora e aplaude, para esta mídia, quanto pior, melhor. A bandidagem ocupa as primeiras páginas por isso eles param e reiniciam. São Paulo não perde por esperar. Aliás, o poder está nisso: as "otoridades" nunca sabem quando reiniciarão os ataques. Mais de 100 atentados comprovam a total incompetência do Estado. Mormente quando se vive plena democracia. Logo, qual é o papel do Estado (Estado no sentido de Instituição da Modernidade)? Cadê a segurança? Cadê as câmeras de vigilância anunciadas na operação turismo, alvo da propaganda eleitoral do Cesar Souza?
 
 
Por que ocorrem esses ataques? Justamente porque as cadeias são fábricas de bandidos. São os campos de concentração criados pelo Estado inoperante e incompetente. Vivemos em um Estado de exceção. Nossas cadeias não passam de masmorras medievais a colocar nas ruas tudo quanto é tipo de terror. Quem entra lá não melhora, ao contrário, sai com doutorado em crimes, isso quando sai vivo. Lá dentro estão os “matáveis e matadores”. Estão aqueles que estão à disposição... de um Estado de exceção permanente. Mas a verdade é que fora das grades existe um outro sistema que os alimenta. São as periferias produtoras da violência, são "os de menor" completamente impunes por estarem amparados pela lei da infância e juventude, que estão literalmente a margem da lei, tocando fogo e terror em tudo e em todos. 
 
SEM EDUCAÇÃO
 
A mais perfeita ausência do Estado que sequer oferece educação, já que as escolas também estão caindo pelas tabelas. Portanto, não a lei e nós estamos sem saídas, presos dentro das nossas casas em nossa suposta segurança. Quem realmente manda está lá, dentro das grades/masmorras, presos, mas muito mais livres do que nós e rindo da nossa cara. Quando querem, suspendem a lei. É o troco que é dado para quem produziu tanta vida nua. Um “bando soberano”. É esse o conceito dos que colocam em pânico e em constante risco físico a população da nossa Santa e Bela Catarina. Culpa mais uma vez de uma Estado omisso que sequer oferece educação, saúde, segurança,...

 
ADVOGADOS 
 
 
Com relação aos "aviões" engravatados", a Associação dos Advogados Criminalistas do Estado de Santa Catarina – AACRIMESC esclarece sobre a operação deflagrada em Santa Catarina, informando que nenhum dos advogados detidos é membro daquela Associação. No entanto, consideram que as prerrogativas profissionais devem ser sempre respeitadas, motivo pelo qual estarão constantemente atentos, velando por seu cumprimento. Rogam, dessa forma, que os direitos e prerrogativas dos advogados que labutam na área criminal de forma escorreita e ilibada sejam respeitados, a fim de garantir o pleno e regular exercício da profissão, sem qualquer ofensa ou ato discriminatório ao seu mister. 
 
 
Reafirmam novamente a confiança plena na Justiça e nos poderes constituídos. Pelo menos alguém acredita na justiça. Pois para nós está muito mais fácil acreditar no papai Noel, nos Duendes da Xuxa, no Saci Pererê, na Mula sem Cabeça, e em mais ou menos dias, todos os "nobres" advogados estarão soltos, quando na realidade deveriam estar ao lado daquele a quem defendem, nas mesmas selas. Isso sim, seria JUSTIÇA. O que será que a OAB irá fazer para defender os bons profissionais da área ? Abrir um processo disciplina? É pra rir ou pra chorar?


DESTINO PARAÍBA

A divulgação dos roteiros turísticos do ‘Destino Paraíba’ no estado de São Paulo teve início nesta quarta-feira (20) durante a 19ª edição Workshop & Trade Show CVC. O evento reúne o segmento turístico brasileiro e  deve atrair um público de 12 mil agentes de viagens e mais de 600 expositores nacionais e internacionais. A CVC é uma das maiores operadoras de turismo da América Latina e tem aberto espaços para a divulgação do ‘Destino Paraíba’ promover cursos de capacitação nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. O evento acontece no Expo Center Norte, em São Paulo, maior mercado emissor de turistas para a Paraíba.
 

A delegação paraibana vai ser coordenada pela presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, e será composta pelas secretárias de Turismo do Conde, Juliana Ludgren; de Cabedelo, Vera Simões; e de Campina Grande, Catherine Brasil. O secretários estadual de Turismo e Desenvolvimento, Renato Feliciano, e executivo, Walter Aguiar, também estarão presentes no evento. Haverá representação da cidade de João Pessoa. “Assim como em todos os eventos que participamos, o estande estará à disposição de todas as prefeituras que tiverem interesse de divulgar os seus roteiros”, informou Ruth Avelino.

Clique na imagem para ampliá-la

O estande da Paraíba no Workshop da CVC tem 98 metros quadrados. Em formato de ‘L’, o local terá espaços reservados para a divulgação da infraestrutura hoteleira, os principais roteiros de Sol e Mar; Brejo, Cariri, Sertão e ecoturismo. O estande disponibilizará imagens de pontos turísticos como dos litorais sul e norte, além de João Pessoa, considerada a porta de entrada de turistas na Paraíba. O ponto alto do estande será a área reservada para a gastronomia, onde vai ser servida tapioca aos agentes de viagens,  em um ambiente que lembrará o interior e os casarios.


PALESTRAS
 
O evento reservou área para a promoção de 40 palestras dedicadas à capacitação dos agentes de viagens sobre os destinos nacionais e internacionais, além de serviços turísticos oferecidos pela CVC. A palestra que abordará os roteiros para João Pessoa está programada para acontecer nesta quinta-feira, a partir das 14h40, e terá cerca de 40 minutos de duração. O tempo é estabelecido pelos organizadores para todos os destinos. O Workshop da CVC é o primeiro grande evento de feiras do Brasil e da América Latina, reconhecido como o maior evento do turismo privado no país. Estarão presentes executivos de toda a cadeia do turismo nacional e internacional entre redes hoteleiras, resorts e hotéis, companhias aéreas, empresas de receptivos, secretarias estaduais e municipais de turismo e outros fornecedores do turismo. A área ocupada no Expo Center Norte é de 20 mil metros do pavilhão. O ministro do Turismo, Gastão Vieira, confirmou presença.
 
JUNTOS PODEMOS MAIS
 
Esse é o tema do Workshop da CVC,  numa alusão ao trabalho desempenhado pela operadora nos últimos 40 anos, após a sua fundação. Em todo o país a operadora tem cerca de 8 mil agentes de viagens parceiros. Os representantes da rede hoteleira da Paraíba que confirmaram participação no evento Nord, Littoral Hotel e Ouro Branco; os hotéis Ambassador Flat, Hardman Praia Hotel, Tropical Tambaú e Atlântico Praia Hotel, de João Pessoa; Jacumã Lodge Hotel e resort Mussulo By Mantra, na Costa do Conde também estarão presentes no evento. A empresa Luck Receptivo João Pessoa também vai estar no estande da Paraíba. A Federação do Comércio da Paraíba (Fecomércio) está apoiando a participação do Estado através do envio dos ingredientes para a preparação das tapiocas.
 
FLUXO TURÍSTICO

O mês de janeiro foi excelente para o turismo paraibano.Levantamento feito pelo Setor de Estatística da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) revela que o Fluxo Global Estimado de turistas para a capital foi de 128.270 turistas: aumento de 8,02% sobre igual mês de 2012. A rede hoteleira da capital também não tem do que reclamar. Teve 87,48% dos leitos ocupados e o Estado de São Paulo passou a ser o maior emissor de turistas para o ‘Destino Paraíba’. Houve um aumento de 1,6 pontos percentuais de ocupação dos leitos sobre igual mês de 2012, que foi de 85,88%. Cada ponto percentual de ocupação hoteleira gera uma receita direta estimada em R$ 505.000,00. O que chamou atenção foi uma mudança no perfil do turista que esteve visitando o ‘Destino Paraíba’ no primeiro mês de 2013. Pela primeira vez na história a região Sudeste superou o Nordeste em número de visitas de turistas a João Pessoa.
 
 
As incidências percentuais foram: Sudeste (38,81%), aumento de 6,62% sobre o período passado; Nordeste (36,03%), decréscimo de 2,12%; Centro Oeste (15,80%) decréscimo de 18,01%; Norte, (2,93%) aumento de 31,98%; e, Sul (6,43%) aumento de 21,32%. Quanto aos Estados, é importante destacar o aumento da incidência percentual de turistas paulistas: passou de 21,57% para 23,09%. Outra curiosidade foi a entrada do Paraná entre os maiores emissores, ocupando o lugar que antes pertencia a Bahia. O fluxo internacional registrou 313 hóspedes, um aumento de 14,23%. Como emissores principais destacam-se a Argentina com 17,25% de incidência percentual; Estados Unidos com 15,34% e Espanha com 9,58% de incidência. O principal motivo da visita foi férias.
 
BNT MERCOSUL
 
Nos dias 24 e 25 de maio acontece a 19ª BNT Mercosul (Bolsa de Negócios Turísticos) no Parque Beto Carrero World, em Penha, Santa Catarina. Segundo os diretores do evento, Geninho Goes e Jair Pasquini, a previsão é de 146 estandes reunindo cerca de 400 expositores entre hotéis, atrações, destinos turísticos, e outros produtos e serviços voltados para o setor de turismo. A BNT Mercosul garantiu seu sucesso e 100% de aceitação dos participantes (segundo pesquisas realizadas durante as edições anteriores) através de diferenciais únicos em feiras de turismo. Além de permitir apenas a entrada de profissionais da área e da imprensa, os organizadores da feira realizam anualmente Famturs – grupos de agentes de turismo - de todo o Brasil e demais países do Mercosul para a realização de contatos com destinos, produtos e serviços que mais se destacam no cenário brasileiro e, além disso, para garantir o networking durante a feira.  “Essa é uma garantia de trazer público qualificado para o evento e esses participantes de Famturs vêm com facilidades tanto no transporte, hospedagem e inscrição no evento”, afirmam os organizadores quando se referem às parcerias firmadas com importantes operadoras de turismo e com o “trade” de Balneário Camboriú, cidade que hospeda a maioria dos participantes do evento e que oferece opções de passeios, através de visitas técnicas.
 

É a única feira de turismo realizada em um parque temático, e a festa de encerramento conta com a disputada premiação com a entrega dos troféus "Campeão de Venda” para os agentes de turismo que mais venderam o destino e o Parque Beto Carrero World no último ano. A festa também é temática e proporciona uma grande confraternização com novidades todos os anos aos participantes. “Não queremos quantificar a feira, mas qualificar a cada ano e apresentar novidades, produtos e serviços de excelência do mercado brasileiro a todo o Mercosul. O objetivo principal é gerar bons negócios, boas vendas tanto para os expositores quando aos profissionais, e divulgação diferenciada às nossas participações especiais”, disseram os organizadores da BNT Geninho Goes e Jair Pasquini. A BNT é a feira que mais atrai profissionais de turismo do Mercosul e realiza edições em formato de workshop fora do Brasil. No ano passado, nos dois dias do evento passaram cerca de 6000 profissionais do turismo pela feira.


INSCRIÇÃO
 
Agentes de viagens, operadoras e atuantes do trade de turismo podem fazer inscrição através do link: http://www.bntmercosul.com.br/novo/portugues/bnt-brasil/inscricao/. Hotéis, resorts, parques, atrações turísticas e demais interessados em expor na BNT Mercosul devem entrar em contato com o setor comercial pelo telefone (47)3367-1119 ou pelo link: http://www.bntmercosul.com.br/novo/portugues/bnt-brasil/expositores/bloqueio-e-reserva/. Mais informações: http://www.bntmercosul.com.br
 
FESTURIS & FEIRA DE MILÃO
 
Clique na imagem para ampliá-la

A participação do diretor do Festival do Turismo de Gramado (Festuris) Eduardo Zorzanello na Bolsa Internacional de Turismo (BIT) de Milão, na Itália, garantiu novas parcerias e expositores para a 25ª edição do evento na Serra gaúcha. Como forma de fortalecer os contatos internacionais, a partir da próxima edição da BIT, em 2014, o Festuris contará com um estande na feira e, da mesma forma, os organizadores da promoção na Itália participarão do festival gramadense, de 7 a 10 de novembro. “É uma aproximação concreta com a principal feira de turismo italiana, buscando ampliar nosso leque de expositores e fortalecer o nome do festival naquele país”, explica.
A parceria foi formalizada a partir de uma reunião de Zorzanello com Bárbara Conte e Francesca Borghi, da organização da BIT, acompanhado de Marcelo Mello Nascimento, representante do festival na Itália. A BIT foi realizada de 14 a 17 de fevereiro, atraindo mais de 90 mil visitantes em quatro dias.
 
Clique na imagem para ampliá-la

Outra importante parceria foi a partir do encontro com o jornalista Roberto Vitali, que está organizando a Gitando.all, feira de turismo acessível que ocorrerá em Vicenza, de 21 a 24 de março. Zorzanello e Vitali formalizaram a troca de informações sobre participantes dos dois países para o Festuris e a Gitando.all. “Na BIT foi possível fortalecer a visão sobre a acessibilidade, que realmente está em evidência no turismo europeu”, diz o diretor do Festuris.

 
EXPOSITORES
 
Zorzanello ainda confirmou a presença, pelo segundo ano consecutivo, da operadora Aliantour no festival. Com trabalho específico com grupos e destinos religiosos desde a sua fundação, em 1978, tem providenciado serviços receptivos para agentes parceiros em diversos países de todo o mundo. “A empresa é uma das principais na área de receptivo, com escritórios em várias cidades europeias”, explica o diretor. A Aliantour organiza peregrinações, especialmente católicas, para todos os lugares conectados com a fé cristã na Europa.  Com um departamento religioso específico dentro da operadora, já foram oferecidas participações em grandes eventos religiosos, como a Beatificação de Madre Teresa de Calcutá, Beatificação de João Paulo II, Canonização de Mary Mackillop, Jornada Mundial da Juventude Madri e muitas outras. Outro expositor que Zorzanello garantiu durante a BIT é a Experience Travel Team, um consórcio de sociedades italiano. É formado pela Caldana Travel Service (especializada em tours com guias de toda a Europa), Utat Viaggi – Tour Operator (que possui tours pela Europa e vários outros países do mundo), Business Land (voltado ao business travel) e Caldana Bus (empresa especializada em aluguel de veículos de turismo em toda a Europa).

 
SALVE O PLANETA
 
O Instituto Baleia Franca (IBF), com o apoio da ACIM/Núcleo de Turismo Sustentável da Praia do Rosa, realizou nova ação de educação ambiental durante o carnaval, na Praia do Rosa. Foram distribuídos saquinhos de lixo, realizada limpeza da orla e houve muito bate-papo para a conscientização dos frequentadores sobre os males do lixo deixado na areia. Para quem não sabe, entre outros transtornos, são os resíduos os responsáveis pela morte de muitos animais marinhos. 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Além de recolherem o lixo e conversarem com os turistas, biólogos do IBF realizaram a campanha “Folia sem sujeira”, colocando cartazes nos bares localizados na beira mar com a frase "Movimente-se pela vida: recolha SEU LIXO! O oceano pede socorro." Uma ação de educação ambiental que focou tanto turistas como comerciantes. O IBF realiza periodicamente ações de educação ambiental na Praia do Rosa. Todos agradecem a preocupação do Instituto e do grupo de empresários locais que querem manter o Rosa como uma das 30 baías mais belas do mundo.


JATIÚCA RESORT
 
Lá, onde o verão nunca termina, o Jatiúca Resort oferece diárias a partir de R$ 335,00 para o casal com duas crianças no mesmo apto dos pais. Ótima oportunidade inclusive para quem tem milhas aéreas. Essa é a dicas, aproveitar o calor nordestino e curtir uns dias no resort mais tradicional de Maceió, minha casa por lá, diga-se de passagem, certo Ana Claudia? O Jatiúca Resort oferece todo o conforto e tranquilidade para quem prefere viajar após as festas de fim de ano, férias e feriados aproveitando a calma e o sossego da capital alagoana. O Jatiúca Resort, o único com o conceito “pé na areia” da região, oferece total infraestrutura, com atividades para todos os gostos e para toda a família. Para quem tem filhos, há jogos e brincadeiras lúdicas todos os dias até às 22h, acompanhadas por monitores, que entretêm os pequenos por todos os 62 mil m² do complexo. Os pais com bebês também não precisam se preocupar, o hotel oferece berços, banheiras, carrinhos, copa para preparação das papinhas, serviços de babás e até mesmo podem solicitar a preparação de sopinhas em um dos restaurantes. Tudo o que for preciso para o conforto do mais novo membro da família.
 
 
Enquanto as crianças se divertem deixando os pais despreocupados, os adultos podem aproveitar cada detalhe deste paraíso, seja passando horas e horas na beira da piscina, apreciando a leveza da brisa e o azul do mar da praia de Jatiúca, fazendo massagens relaxantes nas charmosas cabanas de massagem, que oferecem uma bela vista, ou até mesmo jogando uma partida de sinuca no salão de jogos e porque não arriscar alguns jogos de tênis ou voleibol, pelas diversas quadras do resort. No fim da tarde o objetivo é reunir toda a família para curtir as aulas de dança e conhecer um pouco mais da cultura da região, com apresentações teatrais e folclóricas que encantam e divertem os hóspedes. O complexo Jatiúca tem uma localização privilegiada, onde é possível mesclar a tranquilidade do hotel e todo o agito da cidade, já que fica próximo dos principais restaurantes, lojas, quiosques e feiras de artesanato da região. Ou seja, é o destino perfeito tanto para quem busca momentos de sossego como para quem quer curtir o agito das grandes capitais nordestinas.

ÁREA VERDE
 
Localizado em Maceió, o complexo composto pelo Jatiúca Hotel e Jatiúca Suítes, pertencente ao Grupo Pernambucanas, possui ao todo 175 quartos, distribuídos em 62 mil metros quadrados de muita área verde, com infraestrutura completa de lazer, unindo o conforto e a tranquilidade que se deseja em um resort, com toda a comodidade, agitação e atrações turísticas do centro turístico da capital de Alagoas, fazendo jus ao conceito de resort urbano de um dos empreendimentos hoteleiros mais tradicionais da cidade. Com piscinas adulto e infantil, quadras de tênis, vôlei de areia, playground, cabanas de massagem, sala de jogos, lago, ginástica, 2 restaurantes, 2 bares e uma equipe de recreação para a criançada, o Jatiúca Resort se consagra em Maceió por ser o único hotel "pé na areia" da região, um verdadeiro oásis à beira-mar das águas azuis e cristalinas da praia de Jatiúca. www.hoteljatiuca.com.br.  


FOZ DO IGUAÇU
 
Foz do Iguaçu é há alguns anos a segunda cidade mais visitada do Brasil e a cada dia que passa investe mais na recepção aos turistas. Uma recente pesquisa na cidade revelou que a construção civil está sendo puxada pelas reformas da rede hoteleira, que se prepara para o grande contingente turístico dos próximos eventos que serão sediados no Brasil e em Foz do Iguaçu, como os X Games – terceiro maior evento esportivo do mundo. Mas Foz do Iguaçu é para ser visitada a qualquer momento, principalmente agora com a baixa temporada, onde os hotéis e operadoras receptivas de turismo preparam ótimas promoções.
 
 
A cada diária em Foz do Iguaçu o turista ganha um transporte para determinado passeio. E o melhor de tudo é que é cumulativo! Ou seja a cada dia um transporte a mais. Uma diária: um transfer. Quatro diárias: quatro transfers. Para a primeira diária o transporte grátis é para o Duty Free Shop (Argentina);  a segunda para o Shopping Del Este (Paraguai); a terceira diária o transporte é para Compras no Paraguai e à quarta o famoso City Tour por Foz do Iguaçu.
 
ASSALTO AO TREM PAGADOR
Mais de 14 meses entre o trabalho de pesquisa, a elaboração do roteiro, as locações e a montagem. Finalmente está tudo pronto para a premier. A saga do destemível Zeca Vaccariano que por muitos anos intrigou gerações no Vale do Contestado, agora é real: O Primeiro Assalto ao Trem Pagador, filme docudramatizado por 85 atores regionais vai contar essa fábula. A exibição de estréia foi nesta quarta-feira, 20 de Fevereiro em Pinheiro Preto, onde SC conhece muito mais do que os mistérios que circundam a biografia do homem que por cem anos foi considerado um bandido. Na obra o radialista Tchê Mendes vive José Antônio de Oliveira, o tal Zeca Vaccariano, mentor e executor do que seria o maior atentado financeiro da história universal. Para governar a província, o saudoso João Paulo Dantas, artista de mil faces é Felipe Schmidt. De bandido a justiceiro a trama ganha vida na curiosidade do escriturário Carlos Gaethener, interpretado pelo cantor e compositor Gabriel Sater, filho de Almir Sater.
 
Clique na imagem para ampliá-la

Além da dramatização, cenas originais da época e entrevistas dão contornos de realismo jornalístico a história que também explora as construções do túnel de Pinheiro Preto, e da ponte metálica de Marcelino Ramos, RS. A colonização do oeste e Vale do rio do Peixe, entre outros aspectos da histografia regional também estão presentes na obra com duração de cerca de 56 minutos. Para celebrar o momento histórico vivido pela cidade que teve seu surgimento chancelado pela saga do trem pagador, a prefeitura de Pinheiro Preto prepara uma turnê com projeções em seis cidades ligadas a ferrovia SP – RS: Além de Pinheiro Preto e Piratuba, que sediaram as gravações, Joaçaba, Videira , cidades da Rota da Amizade e Concórdia, em Santa Catarina, além da cidade de Erechim no RS, também estão no circuito.

SHOW
 

Noite de gala para a premier do filme, que além da exibição conta com o show de Gabriel Sater e apresentação especial do Grupo Portal do Sul. O evento que inicia às 19h30min é corporativo, tem como convidados todo o elenco, do filme, a comunidade local, autoridades regionais e nacionais, além da imprensa. A projeção realizada em película digital acontece no Pavilhão Católico de Pinheiro Preto. Já o lançamento oficial acontece no Centreventos em Piratuba, SC, no dia 22 de Fevereiro. A solenidade faz parte da programação de aniversário da cidade O evento tem entrada livre e inicia às 20 horas. A produção tem como principal patrocinadora a prefeitura de Pinheiro Preto, (SC), além de apoio institucional da prefeitura da cidade de Piratuba (SC) ABPF – Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, além de várias outras empresas.

 
SPACE

A Space Balneário Camboriú acaba de confirmar a principal atração da sua festa de encerramento da programação de verão. A primeira filial das Américas da balada de Ibiza eleita onze vezes pela DJ MAG como a melhor do mundo recebe em 22 de fevereiro o sueco Avicii, eleito pela mesma publicação o terceiro melhor DJ do planeta. Com apenas 23 anos, Avicii é uma das maiores revelações da cena eletrônica atual. Seu último hit, “Silhouettes”, já está entre as músicas mais tocadas nas pistas de todo o mundo. O sucesso vem logo depois do reconhecimento atingido por outro hit. “Levels” foi uma das músicas mais tocadas nas pistas européias e brasileiras em 2011 e 2012.
Foi também em 2011 que Avicii foi indicado ao Grammy, por seu trabalho em parceria com David Guetta no hit “Sunshine”
 

A festa de encerramento da temporada de verão da Space B. Camboriú receberá pelo menos mais uma atração internacional. O DJ alemão Kurd Maverick também confirmou presença e promete levar o melhor do house ao litoral catarinense. Kurd – que adotou este nome por sua origem curda – começou a ganhar notoriedade em 2005, com seu remix do hit “Pum up the Jam”. Seus mais recentes sucessos, como N.Y.C. e Hell Yeah, com certeza estarão em seu playlist. Ainda se apresentam na noite os DJS Edu Imbernon, Danny Marquez (residente Space Ibiza) e os nacionais Leozinho e Maycon Schramm.

 
VILLA FRANCIONI & VINHO BRANCO
 
Clique na imagem para ampliá-la

A vinícola Villa Francioni, lança para o mercado nacional um novo rótulo da linha Aparados: um vinho branco elaborado com percentual maior de Chardonnay e complementado com Sauvignon Blanc. O vinho de corte pouco comum, foi elaborado pelo enólogo Orgalindo Bettú, que se surpreendeu com o resultado, segundo ele “o vinho tem ótimo complexo aromático e equilíbrio perfeito  entre corpo e acidez”. O enólogo decidiu não passar o vinho por barricas de carvalho para preservar as características joviais referentes ao frescor, ao frutado e aos aromas cítricos e florais. O Aparados Branco tem todas as características para acompanhar a dieta atlântica brasileira de clima tropical. E apesar do conceito dos vinhos brancos brasileiros terem pouca longevidade, o enólogo Bettú acredita que o novo rótulo da Villa Francioni,  terá mais de quatro anos de evolução. O teor alcoólico é de 11,9%.  Outro vinho da linha Aparados comercializado pela vinícola é o tinto 2008, produzido com uvas Cabernet Sauvignon. A vinícola Villa Francioni há mais de 8 anos elabora vinhos finos de altitude, com este novo lançamento, o número de rótulos lançados chega a 14, em 3 linhas de produtos: Aparados, Joaquim e VF.