segunda-feira, 22 de abril de 2013

PIRATUBA - SC - FÓRUM DE TURISMO




PIRATUBA - SC - FÓRUM DE TURISMO
 
 Valdir Walendowsky - Clique na imagem para ampliá-la

Apenas dois dias de evento, mas inúmeras ideias e sugestões. O primeiro Fórum de Desenvolvimento Municipal “Para onde vamos”, realizado entre no Centro de Eventos de Piratuba, reuniu os setores público e privado para avaliar e projetar o futuro do turismo do município. O principal objetivo do encontro foi reunir lideranças, políticos, empresários, pessoas ligadas ao turismo e sociedade em geral, para discutir um assunto que é de interesse de todos no município. O turismo é a principal atividade econômica de Piratuba. Com o parque de águas termais, rede de hotéis e outros atrativos disponíveis, mais de 400 mil turistas passam pela cidade anualmente. 


Clique na imagem para ampliá-la


“Essa foi ideia de reunir todas estas pessoas e coletar sugestões de ações para nosso turismo. Eles convivem diariamente com o turista, sabem das necessidades, sabem o que está dando certo e o que pode mudar para melhor”, explica o secretário de Turismo de Piratuba, Adélio Spanholi. “Conseguimos uma participação numerosa, o povo realmente compareceu e mostrou que quer auxiliar, conseguimos mostrar que as ações não podem partir somente do poder público, todos devem contribuir”, lembra.


Sérgio Cordioli conduziu as mesas de discussão e apresentou as sugestões para o turismo.


Além de palestras com especialistas na área, o fórum ofereceu a oportunidade de discussão de temas relacionados à atividade turística. Grupos foram formados e deles surgiram apontamentos de melhorias, sequência de atividades que já são realizadas e inovações. Para o presidente da SANTUR, Valdir Walendowsky, que participou do fórum, a iniciativa é extremamente importante. “Sem dúvida nenhuma Piratuba fez a melhor coisa, quando se trata de ações para o turismo. Primeiro por discutir e projetar o turismo e segundo, por chamar a população, os políticos, empresários, em fim, a sociedade para participar, foi uma iniciativa acertada”, elogia. “É desta forma que as coisas funcionam. Hoje Piratuba, em nossa Rota da Amizade, é um dos principais destinos turísticos de Santa Catarina, mas é preciso manter isso ou melhorar e esse é o caminho”, comenta Walendowsky.


Mesas foram formadas para coleta de sugestões


Quem coordenou as mesas de discussão, coletou e organizou as sugestões dos participantes, foi o moderador de processos participativos de mudança no Brasil, Alemanha e África do Sul, Sérgio Cordioli. “Esse evento mostra a importância que a Prefeitura dá ao turismo, é um fórum democrático que permitiu a participação de todos, a administração de espaço para a sociedade civil. A participação foi acima da expectativa, com discussão aberta captamos temos mais de 50 sugestões, claro que algumas são projetos já em estão em andamento, mas novas ideias surgiram para qualificar ainda mais o turismo local”, conta. “Grande parte da cidade depende do turismo, direta ou indiretamente e agora a sociedade deve auxiliar também na execução das ações, isso não pode ficar apenas com o poder público”, conclui Cordioli. 


Público do fórum  superou expectativas


PRÓXIMO PASSO

 
O encerramento do fórum aconteceu com a apresentação das propostas feitas pelos participantes. A primeira ação determinada é a ativação do Conselho de Turismo de Piratuba. Com o conjunto de ações sugeridas, um plano de trabalho será elaborado para a execução. Este plano será disponibilizado em breve aos participantes. “É isso que nós queremos, administrar com a participação de todos. Destas propostas que saíram do fórum, algumas já temos no nosso plano de governo, outras são novidades, mas vamos colocar em prática tudo o que for possível e queremos contar com a participação destas pessoas novamente”, destaca o prefeito de Piratuba, Claudirlei Dorini.