sexta-feira, 26 de abril de 2013

INFLAÇÃO



INFLAÇÃO


Segundo estudo da Federação do Comércio (Fecomércio) de São Paulo, que captou a mudança do perfil da inflação a partir de dados do IPCA para a cidade de São Paulo, e uma pesquisa da Kantar Worldpanel, que visita semanalmente 8,2 mil domicílios no País para radiografar o consumo, a conclusão é que pressionada pela alta de preços dos alimentos, a inflação de produtos acumulada em 12 meses ultrapassou, pela primeira vez desde novembro de 2011, a de serviços em fevereiro e março. A reação a essa mudança foi imediata: as classes de menor renda, D e E, que gastam a maior fatia do que ganham com produtos, frearam as compras e cortaram em 11% as quantidades consumidas de itens básicos, especialmente alimentos, no primeiro bimestre ante o mesmo período de 2012. 

O tombo nas quantidades consumidas ocorreu nas classes D e E, exatamente aquelas que sustentaram o crescimento das vendas de itens básicos em 2012. No ano passado, as classes D e E tinham ampliado em 3% as quantidades compradas de itens da cesta e desembolsaram 9% a mais por isso. Agora, as famílias mais pobres cortaram em 11% as compras e tiveram um gasto em reais 6% maior por causa da disparada da inflação.

PLANOS DE SAÚDE


Finalmente a Agência Nacional de Saúde Suplementar vai aumentar os critérios para suspensão de venda de planos de saúde. A regulação, que já previa a punição para o descumprimento dos prazos de atendimentos de consultas, passará a monitorar a negativa das operadoras em oferecer serviços previstos, como rol de procedimentos, período de carência, rede de atendimento, reembolso e o mecanismo de autorização para os procedimentos. As operadoras de planos são avaliadas e podem receber uma nota de 0 a 4, sendo 4 a pior classificação. A avaliação segundo o novo critério entrará em vigor a partir de julho. Caso a empresa seja suspensa, seus beneficiários poderão utilizar o serviço, mas a operadora não poderá vendê-lo para novos clientes. No último monitoramento, 29 operadoras foram suspensas temporariamente pela ANS. Destas, 12 assinaram termos de compromisso e apresentaram melhorias. Outras 17 continuam suspensas por anormalidades assistenciais. Desde o início das avaliações da agência federal, em dezembro de 2011, foi suspensa temporariamente a venda de 396 planos, de 56 operadoras. Quem sabe agora a UNIMED SC seja no mnínimo confiável.


EXPOVINIS




​O maior salão de vinhos da América, o ExpoVinis, divulgou os 10 rótulos vencedores no concurso Top Ten, que elege a cada edição os melhores vinhos em 10 categorias. Este ano, os prêmios foram divididos em melhor espumante nacional, espumante importado, branco nacional, branco importado, rosado, tinto nacional Serra Gaúcha, tinto nacional outras regiões, tinto novo mundo, tinto velho mundo e doce/fortificado. E pra quem ainda não sabe, o vinho Brut Rosé da Vinícola Villaggio Grando do Município de Água Doce (SC), em nossa Rota da Amizade, foi eleito o melhor espumante do Brasil!


WTM É SUCESSO

O coquetel de abertura da World Travel Market Latin America (WTM) 2013, promovido pelo Beto Carrero World, foi um sucesso. A feira aconteceu em São Paulo durante esta semana e a festa oficial, patrocinada pelo Parque, contou com a presença surpresa de personagens, além da bateria da Escola de Samba Mocidade Alegre. Shrek, Fiona, Homem Biscoito, o leão Alex, e também o urso Po, fizeram parte da comitiva da DreamWorks e foram agitar o evento. Depois de terem participado do coquetel de lançamento, os personagens também fizeram aparições no espaço reservado ao Parque, e alegraram turistas e visitantes da WTM. A feira terminou nesta última sexta-feira (25), e neste ano o BCW fechou uma pareceria com o evento, promovendo a festa de abertura. Além de participar da exposição, o Diretor de Marketing, Vendas e Novos Negócios, Vitor Bauab, explica que a equipe está muito feliz "em proporcionar um momento muito especial de integração e relacionamento com o trade".



Para ele, além do momento de descontração, a festa de abertura representou uma oportunidade para se aproximar mais do trade. "Esta é uma das formas de chegar e mostrar tudo que temos no Parque, que muita gente não conhece. O Beto Carrero World se modernizou e é hoje o maior da América Latina", comenta. Uma das grandes novidades que o Parque apresenta durante a WTM é a nova campanha de marketing, denominada "Betro Carrero World, muito mais que um parque". O objetivo desta ação é divulgar os atrativos e a diversidade do empreendimento.


A World Travel Market Latin America (WTM) é uma das principais feiras do setor de Viagens e Turismo da América Latina. Realizado no Brasil pela primeira vez, o evento promove a região para o mundo todo e contribui com o volume de negócios realizados no setor de Viagens e Turismo. A feira também conta com o apoio da Braztoa - Associação brasileira de operadoras de turismo - uma das organizações mais importantes do país neste segmento. Atualmente, os membros da Braztoa são responsáveis por cerca de 85% dos pacotes turísticos vendidos no Brasil.



WTM BRAZTOA

Clique na imagem para ampliá-la

Meu amigo Enrique Litman, do Vida Sol e Mar & Beach Vilage da Praia do Rosa, berço das Baleias Francas, também fazendo a diferença no WTM BRAZTOA em São Paulo.
CHOCOFEST 2014

Está confirmada a data da 19ª edição do Chocofest – Páscoa em Gramado. O evento será realizado de 3 a 21 de abril de 2014. Em breve, a empresa organizadora da promoção, Marta Rossi & Silvia Zorzanello – Feiras e Empreendimentos, começará a divulgar as novidades que serão preparadas na maior festa temática de Páscoa do Brasil. Neste ano, o Chocofest recebeu cerca de 400 mil visitantes em 18 dias de atividades, entre 14 e 31 de março. Com aproximadamente 50 apresentações, sendo elas de grupos de teatro, intervenções cênicas, desfiles temáticos pelas ruas e muita magia inspirada na Páscoa, o Chocofest teve as ações de sustentabilidade como principal marca em 2013. Entre elas, uma oficina de reciclados, que estava sempre atraindo o público infantil para produzir ninhos de Páscoa com garrafas pet. “A sociedade, na mesma medida em que forma futuros cidadãos, também é formada por eles. Nesse sentido, tem-se um compromisso em formá-los da maneira mais saudável possível, com valores culturais, de preservação do meio ambiente e com consciência críticas, sobre as mais diferentes situações”, diz a diretora do Chocofest Marta Rossi.





AGENDA EXTENSA


Uma equipe do Festival do Turismo de Gramado passou a semana em reuniões de trabalho em São Paulo e Brasília. Além dos diretores Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus Vinicius Rossi, as assessoras promocionais do evento, Tânia Brizolla a Andressa Damin, também prospectaram negócios nas duas capitais.


Marcus e Marta Rossi foram recebidos pelo secretário Vinícius Lummertz

Em São Paulo, os três diretores cumpriram agenda na terça e quarta-feira (23 e 24), quando compareceram à primeira edição da WTM Latin America, realizada no Transamerica Expo Center. Segundo Marta, a WTM foi um excelente momento para alinhavar novos expositores e destinos no Festuris. “Pudemos estreitar laços com diferentes países e fechar bons negócios”, adianta a diretora.


O diretor do Bolshoi no Brasil, Valdir Steglich e o secretário Vinícius Lummertz durante o encontro com Marta e Marcus Rossi

Na quinta (25), em Brasília, Marta e Marcus estiveram no Ministério do Turismo, onde se reuniram com o secretário nacional de Políticas no Turismo, Vinícius Lummertz, para tratar de detalhes da participação do MTur no evento gramadense. Em seguida, foram apresentados ao presidente da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, Valdir Steglich, que convidou os diretores para prestigiar a apresentação da grande suíte do balé Don Quixote – formado por um elenco de 90 bailarinos e marcou a comemoração dos 10 anos do MTur, na mesma noite. Ainda na capital do Distrito Federal, Tânia e Andressa tiveram a oportunidade de apresentar o Salão de Sustentabilidade ao gerente de Projetos do Ministério do Meio Ambiente, Allan Milhomens. “Pedimos o apoio da pasta para o novo salão do Festuris, onde pretendemos dar destaque ao Passaporte Verde”, comenta. O Passaporte Verde visa estimular o turista a adotar um comportamento de consumo responsável e, assim, dar a sua contribuição para a conservação da natureza e a valorização da cultura dos destinos visitados, tornando a viagem mais prazerosa e recompensadora tanto para o visitante quanto para os moradores. “A ideia vem de encontro com o turismo verde e a sustentabilidade, que estão no foco principal do festival em 2013”, destaca a assessora. 
O FESTURIS

Em 2013, o Festival do Turismo de Gramado completa 25 anos. Considerada a feira de negócios de resultados mais efetivos para o trade e palco de negócios turísticos mundiais, no ano passado comemorou a abertura do mercado asiático. Voltado exclusivamente a profissionais do setor, o Festuris teve em torno de 400 expositores e 14 mil visitantes com poder de decisão de toda a América do Sul em 2012. A 25ª edição se realizará de 7 a 10 de novembro, no Serra Park, em Gramado. Informações no www.festivalturismogramado.com.br

JORNALISTAS URUGUAIOS

A convite da rede de hotéis InterCity e do Convention Bureau, o repórter José Gallo e o fotógrafo Manuel Mendoza realizaram presstrip pelo Brasil, entre os dias 13 e 21 de abril. Os dois são profissionais da revista Galería, um dos veículos mais conceituados de turismo, variedades e cultura do Uruguai. A viagem teve como objetivo a divulgação dos destinos no país vizinho a partir de reportagem especial.  Para Marcelo Marinho, diretor de marketing da rede InterCity. No roteiro da dupla estavam três cidades: Porto Alegre, Cuiabá e João Pessoa. Em todos os destinos, José e Manuel ficaram hospedados em hotéis da rede InterCity e receberam todo o suporte necessário para conhecer as três localidades brasileiras. Os principais pontos turísticos foram visitados pelos jornalistas, que saíram do Brasil cheios de boas impressões.

Clique na imagem para ampliá-la

A InterCity hotéis inteligentes é uma rede brasileira, fundada em 1999 no Rio Grande do Sul, que opera 19 hotéis – 18 em 12 cidades brasileiras e um em Montevidéu. Está entre as cinco redes que mais crescem no país. Atualmente possui 15 projetos em obras em 13 cidades e seis unidades anunciadas em cinco cidades brasileiras (as obras devem iniciar ainda no primeiro semestre de 2013). A meta é chegar à marca de 50 hotéis administrados até 2015, aumentando a oferta de 2 mil para 6 mil leitos. Reconhecida como perfil inovador na categoria executiva, a InterCity é pioneira em oferecer redução de custos operacionais ao compartilhar a gestão administrativa e comercial entre todos seus hotéis. Sua sede localiza-se em Porto Alegre/RS. Site www.intercityhoteis.com.br.

FESTURIS JOÃO PESSOA

Claudio J S Junior, Guillermo Alcorta, Catharine Brasil e Ruth Avelino na WTM

O diretor do Festival do Turismo de João Pessoa, Claudio J S Junior, convidou o empresário Guillermo Alcorta, presidente do Grupo Panrotas, para visitar João Pessoa, em setembro, e conhecer o festival. O encontro aconceteu durante a WTM, que ocorreu em São Paulo, entre 23 a 25 de Abril, e contou com a presença de Catharine Brasil, Secretária de Turismo de Campina Grande e de Ruth Avelino, Presidente da PBtur. "Nós pretendemos reunir as maiores agências e operadoras do Nordeste durante nosso evento, e ter o Sr Guillermo Alcorta conosco será muito importante, pois ele é referência e todo o trade acompanha seus veículos", afirma Claudio J S Junior. O 3º Festival do Turismo de João Pessoa será realizado nos dias 27 e 28 de setembro, no Centro de Convenções de João Pessoa e 70% dos espaços já estão comercializados. www.festivalturismojoaopessoa.com.br.

HOTELEIROS

A Inovação na Hotelaria”, tema central do 27º Encatho,estará em pauta nos debates entre os empresários catarinenses durante o “Momento Hoteleiro”, espaço reservado à reunião institucional da ABIH-SC, dia 09 (quinta-feira), das 18h30 às 20h. Além da avaliação e análise da conjuntura atual, a reunião promove a troca de experiências, o fortalecimento de relações e a apresentação das realizações da entidade, bem como apreciação do Plano de Ação da associação. O Momento Hoteleiro também reserva espaço para apresentações e debates de temas atuais. Este ano, o grupo vai contar com a contribuição de Anderson Hartmann, jornalista multimídia, com experiência em empresas como Globo, SBT e Grupo RBS. Atualmente é Publisher da Cachaça Comunicações, de Porto Alegre, RS, empresa que trabalha com soluções criativas em comunicação integrada. Em 2012, foi o único brasileiro selecionado ao programa de Inovação e Criatividade Imagine Pós-Digital, na Espanha. Atualmente faz mestrado de Gestão e Negócios com foco em Inovação na Unisinos, em Porto Alegre(RS). O moderador dessa iniciativa, denominada Troca de Ideias, será o hoteleiro Geraldo Linzmeyer, diretor da HDez Empreendimentos Ltda, ex-presidente da ABIH-SC e conselheiro da entidade. No final do encontro, empresas parceiras da ABIH-SC demonstrarão suas novidades. 



RODADA DE NEGÓCIOS

Vale informar que já estão abertas as inscrições para os hoteleiros interessados em participar da 4ª Rodada de Negócios no 27º Encatho. Seis operadoras já confirmaram sua participação – Coobrastur, Trend Operadora, SBTur, Europlus Operadora, MGM Operadora e Schultz. Outras operadoras estão em fase de negociação. A expectativa da organização é contar com a presença de 12 a 15 empresas nas Rodadas de Negócios entre hoteleiros, agentes de viagens e operadoras de turismo no encontro que acontecerá dia 09 de maio, das 14h às 18h, no CentroSul. Cerca de 100 empresários do ramo da hotelaria de Santa Catarina estarão participando das negociações sob a coordenação do SEBRAE/SC. De acordo com a gestora da rodada, Maria de Lourdes Heidenreich, os empresários inscritos serão atendidos individualmente pelos agentes de viagens e operadoras de turismo, de acordo com agenda previamente definida. A expectativa de negócios futuros das empresas compradoras e fornecedoras é de mais de um milhão de reais. Os interessados em participar devem entrar em contato com Bárbara, pelo e-mail: bmwagner@terra.com.br ou pelo fone (48) 9933-8350.



ASSEMBLEIA GERAL

As lideranças da hotelaria nacional estarão reunidas em Florianópolis, dia 09 de maio, durante o 27º Encatho. O presidente da ABIH Nacional, Enrico Fermi Torquato, convoca a todos os membros da Diretoria Executiva e Técnica da associação para a Assembleia Geral Ordinária da entidade e também da Assembleia Geral Ordinária do Instituto Brasileiro de Hospitalidade (IBH). A primeira chamada da Assembleia acontece às 15h, e, a segunda, com qualquer número de presentes, às 15h30min. Estarão em pauta os seguintes assuntos: prestação de contas da ABIH Nacional, 56º CONOTEL 2014 e parcerias comerciais com a ABIH-SC. 

DIA DAS MÃES QUEVEDO


Que tal dar um presentão para sua mãe sem gastar nadinha!? A Quevedo Joalheria e Ótica, está sorteando este óculos da marca de luxo Michael Kors para comemorar o Dia das Mães. Como participar? Curta a fanpage https://www.facebook.com/FansQuevedoOtica; Compartilhe esta imagem da fanpage publicamente em seu mural. Clique no link: Sorteios do Fofo - quero participar: https://www.sorteiefb.com.br/tab/promocao/183929.  Pronto !

OUTLET LINGERIE

Mais de cinco mil peças com preços até 70% mais baratos serão encontrados na loja que abre as portas em maio em Florianópolis. Grandes marcas de lingerie a preços mais baixos. Esta é a proposta da Outlet Lingerie, franquia que chega a Florianópolis no dia 10 de maio.  Localizada no centro da capital, a loja será a 40ª da rede que iniciou operações há pouco mais de cinco anos em São Paulo. Na região Sul, a Outlet está presente no Rio Grande do Sul, com quatro lojas; e no Paraná, com cinco. Em Santa Catarina a rede chega pelas mãos dos empresários Fabiano Bittar e Ricardo Sangalli, que observaram a oportunidade de negócio na região. “A mulher é hoje o maior consumidor do mercado, e lingerie é uma necessidade básica”, explica Sangalli. Valisére, Calvin Klein, Un.i, Nu.Luxe, Forum, Hope, Scala, Puket e Rosa Chá são algumas das marcas encontradas no Outlet com peças a partir de R$ 9,90. Ao contrário do que se pensa, não serão oferecidos produtos com defeitos, mas de coleções passadas destes fabricantes, ou até coleções especiais e exclusivas.

Clique na imagem para ampliá-la

“A Valisére, por exemplo, cria uma coleção exclusiva para a Outlet. Tem peças que as clientes só encontrarão na nossa loja”, diz o empresário. As calcinhas e soutiens são, em média, 70% mais baratas que em lojas normais. “Todas as etiquetas mostram o valor da peça sem desconto e o nosso para dar a real ideia do preço ao cliente”, explica. A linha de lingerie vai da básica à fashion e atinge todas as idades – desde meninas de 10 anos, até mulheres de 80 anos. Além disso, a loja também tem coleções masculinas (nas marcas Just for men, Calvin Klein e Forum), de home wear e pijamas e baby dolls. “Na Outlet o cliente tem a opção de misturar peças de diversas marcas e estilos, podendo comprar aquilo que lhe agrada mais”, explica o empresário. O início de processo de franquia da rede começou há apenas dois anos, mas a meta para 2015 é ter 150 lojas (mais que o triplo do que existe hoje). Para 2013 a expectativa é de alcançar o número de 80 lojas e um faturamento 50% superior ao de 2012. “O objetivo da rede é faturar R$ 30 milhões neste ano – mais de R$ 1,5 milhão por mês”, diz Sangalli.

BELLA DA SEMANA

Clique na imagem para ampliá-la

Dona de atributos capazes de seduzir até o mais forte dos homens, a modelo Wanessa Lopes retorna ao site Bella da Semana (www.belladasemana.com.br) com a segunda parte do ensaio, repleto de ousadia, requinte e sensualidade. A modelo de 23 anos é natural de Goiânia e no ano passado concorreu ao posto de Musa do Brasileirão pelo Atlético Goianiense, time que a deixou apaixonada por futebol desde muito pequena. Para Wanessa, representar o Dragão é um marco na carreira. 'Nasci no bairro de Campinas, é uma honra representar meu clube.' 


WINTER PLAY 9

O primeiro warm up para o Winter Play 9 foi em São Paulo, dia 20 de abril. Neste final de semana, a festa aterrissa em Santa Catarina e passa por Criciúma, dia 27, chegando a Florianópolis na véspera do Dia do Trabalho, 30 de abril, na Pacha Floripa. Quem comanda o tão esperado evento é Fabrício Peçanha, que lança nacionalmente seu novo projeto “Fabrício Peçanha Live”. Com cenografia assinada por Mauro Vicente Ferreira, responsável por diversos trabalhos na Rede Globo, o set também está recheado de tecnologia, som e imagem de primeira qualidade, somados à criatividade e experiência do DJ.  Dono de uma carreira sólida, integrante do Life is A Loop e com festivais como Creamfields Buenos Aires, Rock In Rio, Ultra e Planeta Atlântida no currículo, Peçanha quis inovar nesse projeto, trazendo mais liberdade para os sets. “Pensei em fazer algo diferente do que faço normalmente como DJ, quis uma apresentação com a liberdade de improvisar e modificar as músicas durante a performance”, explica Fabrício.

Clique na imagem para ampliá-la

Durante a festa, o Terraza recebe os DJs Renee Mussi e Albuquerque que serão os responsáveis por levar o público para o mundo underground da música eletrônica. O evento que abre a temporada de inverno da Pacha promete esquentar os players ansiosos pelo Winter Play 9, que ocorre nos dias 7, 8 e 9 de junho. Os warm ups percorrerão outras sete cidades no Brasil: Porto Alegre, Curitiba, Fortaleza, Caxias do Sul, Belo Horizonte, Rio de janeiro e Novo Hamburgo. Os clientes do camarote Pacha, presentes na festa, terão uma oportunidade única: adquirir ingressos para o Winter Play 9 com preços especiais!