segunda-feira, 13 de maio de 2013

LANCE O SEU BALDE ONDE VOCÊ ESTÁ



LANCE O SEU BALDE ONDE VOCÊ ESTÁ
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Dia desses eu estava na Ilha de Marajó. Um espetáculo, lá no meio do oceano, mas cercado por água doce por  todos os lados. Praias lindíssimas, com ondas e tudo mais, além de que a água ainda era quente. No final de tarde, contemplando o por do sol e toda aquela beleza, depois de ter percorrido os iguarapés, andado em lombo de búfalo, e de ter dado milhares de cliques, me lembrei da história de de um famoso famoso professor negro que quando queria encorajar seu povo, contava a estória de um veleiro, parado devido à calmaria reinante no litoral norte da América do Sul. A tripulação da embarcação estava em desespero devido à falta de água potável. Todos estavam com sede, necessitando tomar água o mais rápido possível.
 

Nisso, uma outra embarcação se aproximou e o capitão da embarcação necessitada mandou mensagens explicando a necessidade de água fresca. Ele obteve como resposta: “lance o balde onde você está!”. O capitão não entendeu porque deveria lançar o balde no mar e trazer água salgada.

Por mais três vezes mandou mensagens mostrando a necessidade de água potável. E por mais três vezes recebeu como resposta: “lance o balde onde você está!”. Finalmente, ele mandou que lançassem o balde e o mesmo veio cheio de água fresca e potável.
Milagre! Foi o primeiro pensamento de todos na embarcação necessitada. Não. Simplesmente eles estavam na foz do rio Amazonas, que lança milhares de toneladas de água fresca mar adentro, e eles não haviam se apercebido de tal fato. Ali, as margens são tão distantes que se tem a impressão de estar em mar aberto. Todos tinham tido a oportunidade de matar a sede, mas a oportunidade não havia sido reconhecida.
 

Aqui está mais uma lição para nossa vida, para o nosso dia-a-dia. Muitos reclamam que as oportunidades nunca aparecem onde eles estão.
 
A bem da verdade, somos nós que falhamos em reconhece-las. Se trabalhamos numa firma grande, achamos que as oportunidades estão nas firmas pequenas. E vice versa. E, seguimos a vida em comparações... Ahhh se eu fosse mais gordo, mais magro, mais rico, mais alto...
 
Ahhh se eu tivesse essa carro, essa roupa, esse perfume, esta profissão, esse emprego... Ahhh se eu fosse branco, negro, amarelo, vermelho, homem, mulher, mais velho, mais moço, mais isso e mais aquilo, e vamos somando desculpas e mais desculpas para realmente sermos felizes, aliás, esquecemos que o somos.
 
Reclamamos que nos faltam chances, oportunidades, saúde, sorte...e, com isso eu seria ou faria isso, ou seria aquilo, etc.
 
O segredo é esse: LANCE O SEU BALDE ONDE VOCE ESTÁ!

E você verá as coisas acontecerem. Os exemplos estão em todas as partes do mundo. Em todas as áreas.

Pois é...podíamos ao menos pensar sobre isso.
 
Lance seu balde !!
 
Jeff Severino
Jornalista e andarilho
SC-01571-JP

ENCATHO - RODADA DE NEGÓCIOS



ENCATHO - RODADA DE NEGÓCIOS
 

Clique na imagem para ampliá-la
 

A Rodada de Negócios na Encatho este ano de 2013 foi coordenada pelo Sebrae com o apoio da ABAV-SC, através do CÂTUR (Câmara de Turismo Receptivo – ABAV/SC), coordenada pela atuante Vice-Presidente, Sra. Ely Ribeiro da Silveira, que convidou e motivou os operadores e agentes de viagem, a participarem, tornando assim viável esta importante ação dentro da Encatho. Um dos melhores, se não o melhor Encatho que participei.



MATERIAL RECICLADO É TRANSFORMADO EM UTENSÍLIOS DE ORNAMENTAÇÃO EM PIRATUBA - SC



MATERIAL RECICLADO É TRANSFORMADO EM UTENSÍLIOS DE ORNAMENTAÇÃO EM PIRATUBA - SC - EM NOSSA ROTA DA AMIZADE
 
Projeto reúne Clubes de Mães do município para a confecção artesanal
 
 

O nome do projeto já conta como é o trabalho das mais de 400 mulheres que participam. O “Feito à Mão”, que iniciou no mês de abril, transforma garrafas pets e outros materiais recicláveis em artesanato.  Além de reciclar, as piratubenses estão produzindo os objetos que vão decorar o Festival Nacional de Cinema e Vídeo Rural, que será realizado em setembro, a programação de Natal e o Kerb, em janeiro.

O projeto reúne os 14 Clubes de Mães de Piratuba. Mulheres da cidade e do interior se encontram duas vezes por semana para produzir. “O trabalho aqui rende bastante, temos quatro grupos por encontro e todas gostam, participam empolgadas”, relata a professora de Artes e coordenadora do projeto, Marlene da Silva.

 
A produção é baseada em técnicas de artesanato e das mãos das mulheres estão surgindo flores, sinos, guirlandas, pinheiros artificiais, lustres iluminados entre outros. Para a dona de casa Ivete Cecato, que é integrante de um Clube de Mães do interior do município, o projeto é uma boa iniciativa. “Aqui aprendemos várias técnicas de artesanato e vou usar isso sempre, o projeto é muito bom e gostamos da participar”, conta ela. “Eu me sinto realizada e vou me orgulhar de ver estes eventos de Piratuba ornamentados com materiais que eu ajudei na fazer”, destaca Ivete.

Todos podem colaborar e concorrer a prêmios:

O projeto “Feito à Mão” é uma parceria entre a Fundação da Cultura, Assistência Social e os Clubes de Mães de Piratuba, mas a população pode colaborar doando as garrafas pets. Cinco garrafas pets entregues, limpas e sem o rótulo, valem um cupom para concorrer aos prêmios que serão sorteados no dia 20 de dezembro, durante o encerramento da programação de natal. Os pontos de coleta são a Casa da Cultura, Centro de Eventos, Casa da Memória, Centro de Convivência e as escolas Professora Amélia Poletto Hepp e Carlos Chagas. Os prêmios são uma televisão 42 polegadas, um notebook, uma bicicleta, uma câmera digital e um celular.