sábado, 18 de maio de 2013

SEMANA DO BEBÊ DISCUTE “O QUE O BEBÊ QUER?”




SEMANA DO BEBÊ DISCUTE “O QUE O BEBÊ QUER?”

A abertura do 14° Seminário Internacional e 5° Fórum Parlamentar da Semana do Bebê de Canela que aconteceu na noite última sexta, 17, contou com a presença de autoridades, comunidade e participantes de outras cidades do Estado.

Ricardo Varela - Prefeitura Municipal de Canela

Em todos os pronunciamentos cerimônia de abertura, a importância de refletir sobre a gestação, a respeito das ações do bebê, na primeira infância, que é o que ajudará a formar cidadãos no futuro foi pontuada pelas autoridades. Outro assunto bastante falado foi o orgulho para a cidade de Canela ter levantado a bandeira da Semana do Bebê, exemplo que está sendo seguido por mais de 400 cidades no Brasil. Uma comitiva do governo do Estado de Goias está presente no evento para conhecer conhecer a sua organização e formato para promover nas cidades goianas eventos parecidos com o que aqui se realiza.



Homenagens ao Dr. Salvador Célia, um dos idealizadores da Semana do Bebê de Canela foram realizadas com o lançamento do livro Utopia, Empatia e Saúde Mental da Criança feito com o empenho de sua esposa Isabel Célia.

A entrega do Troféu Vereador, para pessoas que lutam pela saúde e bem estar de crianças e adolescentes fez parte da programação da noite, quando a enfermeira Marta Batista Vaccari e o escritor Celso Gutfreind foram agraciados. Irão receber o troféu também o Secretário de Estado da Saúde Ciro Simoni e a Secretária Municipal de Assistência Social Tânia Aguiar.



O 5° Fórum Parlamentar, na manhã deste sábado, 18,  iniciou com a discussão sobre a Ampliação da Licença Maternidade. Um dos organizadores do evento Dr. Odon Cavalcanti falou sobre a importância da ampliação desta licença por um ano, já que a presença da mãe é fundamental na formação da personalidade do bebê.  "O carinho e afeto da mãe são fundamentais na primeira infância. A formação de uma sociedade mais saudável depende disto", destacou; o Deputado Estadual e presidente da Frente Parlamentar da Criança e do Adolescente Miki Breier também se mostrou favorável à ampliação da licença maternidade e afirmou que é importante também que o Governo possa ter um orçamento maior para investimento nas políticas sociais; "Como médico e conhecedor da realidade do município sou inteiramente favorável a esta medida. É necessário que os empresários possam aderir e apoiar o executivo", destacou o presidente da Câmara Legislativa de Canela e coordenador do Fórum Fernando Valle; o Deputado Estadual João Fisher que também marcou presença no debate, considera a medida válida, mas levanta a questão econômica. "Para que esta licença seja ampliada, é necessário gerar medidas pra que se torne sustentável dentro da política nacional", afirmou ele.



Os senadores Pedro Simon e Ana Amélia Lemos e o Prefeito de Parobé Claudio Silva também fizeram parte da mesa do Fórum Parlamentar, confirmando a relevância do evento no contexto nacional.

O médico e político Osmar Terra, convidado para ser patrono nesta edição da Semana do Bebê recebeu homenagem nesta manhã. Osmar Terra é ex-secretário de Estado e Deputado Federal pelo PMDB.

Os senadores Pedro Simon e Ana Amélia Lemos e o Prefeito de Parobé Claudio Silva também fizeram parte da mesa do Fórum Parlamentar, confirmando a relevância do evento no contexto nacional.

O centro da cidade está bastante movimentado com a Praça da Família, uma estrutura montada na Praça João Corrêa, cheia de brinquedos e outros atrativos para as crianças.

“O que o Bebê quer”, tema do evento, segue sendo o principal assunto na Conferência e Simpósios deste sábado a tarde, com a participação de importantes profissionais da área médica, especialistas em educação, literatura, cultura e mídia, que está acontecendo na tarde deste sábado, no Hotel Klein Ville.

No domingo, 19, pela manhã o evento será mais voltado para a cidade com painel e mesa redonda com participação da Vice Prefeita de Canela e coordenadora geral da Semana do Bebê e outras autoridades municipais ligadas a saúde, educação e assistência social.

A professora de Medicina da ULBRA e uma das coordenadoras do evento Carmem Nudelmann afirma que a Semana do  Bebê é um projeto de extensão no qual grupos de alunos e professores dos cursos de Medicina, Fisioterapia, Psicologia, Odontologia, Fonoaudiologia e Enfermagem da Universidade Luterana do Brasil participam ministrando oficinas em escolas e unidades básicas de saúde de Canela, onde são discutidos assuntos como sexualidade e gravidez na adolescência, cuidados com o bebê, automedicação, saúde bucal do bebê, depressão pós-parto, acidentes e desenvolvimento infantil.

O prefeito Cleo Port e a Primeira Dama e enfermeira Cristina Moura estão participando ativamente de toda a programação da Semana do Bebê, que teve início no último dia 12 e segue até a tarde deste domingo, 19, encerrando com uma grande integração de autoridades municipais, estaduais e federais, organizadores, palestrantes, participantes, comunidade e visitantes, na Passeata dos Bebês, às 14h.

A Semana do Bebê de Canela é uma realização da Prefeitura Municipal de Canela em parceria com a Ulbra com o patrocínio da Câmara de Vereadores de Canela e RGE e demais entidades apoiadoras. Mais informações no site www.semanadobebe.com.br.


DO LIVRO LANÇADO NA ABERTURA DO EVENTO:



Salvador Celia - Utopia, Empatia e Saúde Mental da Criança. Celia foi o pioneiro em psiquiatria da infância no Brasil. O livro apresenta o legado na promoção da saúde mental de Salvador Celia e depoimentos de professores de diversas partes do mundo que o conheceram e trabalharam com ele, tendo como autores Celso Gutfriend, Isabel Celia, Norma Beck e Victor Guerra.


MUNDIAL DE MOTOCROSS SEGUE ATÉ DOMINGO



EVENTO REÚNE PILOTOS E FÃS DO ESPORTE NO BETO CARRERO WORLD

Motodromo
O Mundial de Motocross segue em ritmo acelerado na pista do Beto Carrero World. Com as arquibancadas cheias, as provas nas modalidades MX1 e MX2 vão até domingo (19). Durante este sábado (18), o dia foi reservado para treinos livres, pré-classificatório e classificatórios. No treino livre, quem se destacou até o momento foram os estrangeiros. O holandês Jeffrey Herlings, que é líder do campeonato, foi o mais rápido da MX2. Durante a primeira participação dos pilotos ele alcançou a marca de 1min53s663. Já o italiano Antonio Cairoli foi o melhor no treino livre da MX1. Ele voou na pista e chegou ao tempo de 1min54s899.
Personagens do Parque alegraram o coquetel de abertura do evento
Personagens do Parque alegraram o coquetel de abertura do evento
A etapa é válida pela sétima rodada do Campeonato Mundial de MX1 e MX2 teve uma abertura tipicamente brasileira com muita animação e festa. A cerimônia de abertura, realizada na noite de sexta-feira (17), reuniu pilotos, equipes, imprensa, patrocinadores e organizadores que caíram no samba com passistas e música ao vivo.
Moto na lama
Além disso, a organização homenageou com um kit especial todos os patrocinadores e pilotos da etapa brasileira. “Foi uma boa oportunidade para reunir os envolvidos na etapa. Os estrangeiros tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da nossa cultura e confraternizar com os pilotos daqui”, afirma Carlos Romagnolli, presidente da Romagnolli Promoções e Eventos. O presidente do Beto Carrero World, Alex Murad, foi um dos homenageados da noite. No último ano o Parque foi escolhido como a melhor etapa do GP Mundial, e pretende repetir a dose em 2013.
Programação de domingo (19) 
Warm-up Corrida dos Campeões (15 minutos): 8h25 às 8h40
Warm-up (20 minutos) MX2: 9h às 9h20
Warm-up (20 minutos) MX1: 9h30 às 9h50
Corrida dos Campeões: 10h30
Corrida MX2: (35 minutos mais duas voltas): 12h10
Corrida MX1: (35 minutos mais duas voltas): 13h10
Repescagem MX1 + MX2 (20 minutos mais duas voltas): 14h30
Super Final MX1 + MX2 (35 minutos mais duas voltas): 16h10
Banner-Quevedo-WEB

PRÊMIO TOP TURISMO



PRÊMIO TOP TURISMO
 

A cerimônia Prêmio Top Turismo 2013 foi confirmada para o dia 1 de outubro e, mais uma vez, será realizada no Parque. O evento presta uma homenagem aos vencedores do segmento e entrega também o Troféu Beto Carrero de Excelência no Turismo. Neste ano, o diretor de Marketing, Vendas e Novos Negócios, Vitor Bauab, será um dos palestrantes da noite. Este é o principal evento de reconhecimento e valorização da atividade turística em Santa Catarina e abre o mês do circuito de festas, que movimenta todas as regiões do Estado. Os detalhes do evento estão sendo discutidos e planejados em conjunto pelo Parque, Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing em Santa Catarina (ADVB/SC), e Santur. Conforme Vitor Bauab, a premiação é uma excelente oportunidade para incentivar ainda mais o segmento e homenagear quem trabalha e se dedica para o crescimento da área.
 
 
"É um prazer sediarmos a cerimônia do Prêmio mais uma vez. Nós do Beto Carrero World estamos muito contentes de poder participar deste momento, afinal, sem o esforço destes profissionais nós não veríamos o turismo evoluindo da forma que está hoje". Já o Presidente da ADVB/SC, Juarez Beltrão, comenta que a "parceria entre a ADVB/SC e o Governo do Estado para a realização desse evento começou em 2008, está consolidada e já deu resultados importantes. Agora teremos mais um parceiro, o Beto Carrero Eventos, o que certamente vai contribuir para fortalecer ainda mais o prêmio". Ainda de acordo com ele, a realização do seminário também vai possibilitar o debate de temas essenciais para a profissionalização e o crescimento da atividade.

 
A PREMIAÇÃO
As inscrições para o Top Turismo estão abertas e os cases podem ser cadastrados no novo site da ADVB/SC - www.advbsc.com.br. As empresas e entidades que querem concorrer ao Top Turismo têm até o dia 9 de agosto para inscrever seus cases. Os trabalhos apresentados serão avaliados por uma comissão julgadora com membros da Escola Superior de Propaganda e Marketing da região Sul (ESPM-Sul). Anualmente, a ADVB/SC premia dez iniciativas de incentivo ao turismo que mais se destacaram no Estado (podem ser inscritas ações realizadas até 30 de março de 2013). Há ainda um reconhecimento especial - o Top One - entregue àquela iniciativa, dentre as 10 vencedoras, que apresentou melhores resultados na promoção do turismo de qualidade em Santa Catarina. Já o Troféu Beto Carrero de Excelência no Turismo é entregue pelo Governo do Estado em três categorias: Personalidade Turística, município turístico e melhor empreendimento turístico de Santa Catarina.
 
CONSELHO DE TURISMO
 
Santa Catarina é sinônimo natureza, esporte, lazer, diversão, tranquilidade, calor, frio, praias, neve, enfim, Santa Catarina respira e transpira o mais puro turismo e não é a toa sermos o melhor destino do país por anos consecutivos e ininterruptos. Seja para praticar esporte, divertir-se, conhecer, negócios, o nosso estado recebe milhões de turistas que movimentam mais de R$ 400 milhões, turismo este que representa mais de 12% do nosso PIB. Para destacar a força do esporte, o governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, promoveu nesta última sexta-feira, no Parque Beto Carrero World, no município de Penha, o lançamento do Calendário Esportivo de Santa Catarina, além de promover a posse dos novos Conselheiros de Estado de Turismo e Esporte. O novo presidente é meu caríssimo e grande amigo além de competente empresário do ramo, Ivan Cascaes, executivo do Eco Resort Rio Rastro e ex-presidente da Serra Conventions & Visitor Bureau. Sabe muito mesmo. O governador em exercício, Eduardo Pinho Moreira estava presente.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
O BCW integra o calendário com uma grande quantidade de eventos, dentre eles o Desafio Internacional das Estrelas, o 500 Milhas de Kart Beto Carrero e o Honda GP Brasil de Motocross, que acontece neste fim de semana, dias 18 e 19, e reúne os melhores pilotos de motocross do mundo. Na ocasião, o presidente do Beto Carrero World, Alex Murad, enfatizou a importância do apoio do Estado e destacou que felizmente o Parque sempre pode contar com o entusiasmo do governo para se tornar o que é. "Uma prova é a Transbeto (SC-414). Mas agora com apoio para grandes eventos tem sido possível dar continuidade para este grande sonho, que iniciou com o meu pai", disse, ao enfatizar que grandes novidades estão para acontecer no Mundo Mágico

 
Em seu discurso, o secretário Beto Martins, destacou que o turismo é uma das molas propulsoras da economia catarinense, contando com mais de 600 mil postos de trabalhos e por isso, o Estado precisa dar a sua contribuição. "Um exemplo, é esse grandioso Parque, que nasceu do sonho do Beto e atualmente é comandando pelo Alex, que traz no DNA o espírito empreendedor. Graças a esse empreendimento, milhares de pessoas vem ao nosso Estado todos os meses e isso gera uma série de benefícios", comentou. Já o governador em exercício, Eduardo Pinho Moreira, além de falar do papel do turismo de SC, lembrou do pioneirismo de Beto Carrero. Vale lembrar que durante o coquetel ainda ocorreu a assinatura do convênio entre o Governo do Estado e a Romagnolli Promoções e Eventos, organizadora do Honda GP Brasil de Motocross, que é realizado na pista do Beto Carrero World. Mais informações e todas as fotos confira aqui.

 
GESTORES DE CULTURA
 
O Centro de Eventos de Piratuba, em nossa Rota da Amizade vai receber, entre os dias 22 e 24 deste mês, gestores municipais de Cultura de todo o Estado. A pauta do encontro é o novo Sistema Nacional de Cultura, que foi homologado no final de 2012. O evento é promovido pela Federação Catarinense de Municípios, pelo Conselho de Gestores Municipais de Cultura de Santa Catarina e pela AMAUC. “É mais um evento estadual que conseguimos trazer para Piratuba. Ainda no ano passado, oferecemos nossa estrutura para os organizadores e fechamos com eles. Serão três dias onde, além de participar do fórum, o pessoal vai movimentar o comércio local”, adianta a superintendente da Fundação de Cultura de Piratuba, Gelci de Souza.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Durante o evento os gestores terão a oportunidade de discutir as ações e definições das competências dos municípios na gestão cultural, “Os gestores terão no Fórum um espaço para debater perspectivas e desafios para os municípios”, explica a assessora de turismo e cultura da FECAM, Raquel Rodrigues. A programação traz o diretor de Programas Integrados e Sistema Nacional de Cultura do Ministério da Cultura- MinC, Bernardo Machado e a representante do MinC na região sul, Margarete Moraes.  Entre os assuntos em debate estão; a cultura para o desenvolvimento da cidadania, conferências municipais, gestão do patrimônio, planejamento e legislação orçamentária na gestão da cultura, e o desenvolvimento regional. Mais informações estão disponíveis no site: www.egem.org.br.

 
MUITO FRIO

Clique na imagem para ampliá-la -  Fotos: Cau Bolzani
 
Começa forte a Era do Gelo na Serra Catarinense. Em São Joaquim, em menos de 10 dias já são 2 grandes geadas. Esta madrugada os termômetros marcaram -4,5°C as 6h37. E nesta semana mais frio por aí. Este foi o primeiro congelamento de árvores de 2013, realizado pela Secretaria da Agricultura em parceria com a Secretaria de Turismo. Uma atração a mais para os visitantes e pessoas que passam pela região. Próximo a Praça Cezário Amarante, bem no centro de São Joaquim/SC. Neste inverno mais novidades para os turistas e joaquinenses que enfrentarão a nova ERA DO GELO NA SERRA CATARINENSE. E o pior que será só isso mesmo, pois não tem outra diversão, a não ser ficar do lado de um relógio tirando fotos da temperatura negativa. Nada mesmo, uma desgraça de frio e nada mais. Fotos: Cau Bolzani
 
CAMINHOS DA NEVE
 
 
Com relação à Audiência Pública sobre a Rota Caminhos da Neve, extremamente relevante nos Campos de Cima da Serra e da Serra Catarinense, vale informar que ela foi retransmitida ao vivo nas rádios da região e as imagens via internet. Centenas de pessoas puderam assistir. Empresários de São Joaquim do ramo da maçã e vinhos de altitude acompanharam ao vivo a transmissão. Não se tem qualquer dúvida que esta estrada devidamente pavimentada trará um novo horizonte de desenvolvimento os dois Estados. A Secretária de Turismo do RS, Abigail Pereira, "prometeu" empenho em incluir essa estrada nas obras da Copa e também no Regime Diferenciado de Contratação (RDC) para economizarmos tempo e burocracia. O que se duvida, sendo o governo Federal e Estadual (RS) petralhas que sequer conseguem duplicar a BR 101. Este partido nefasto é como sempre foi, mentiroso e que só faz promessas.
 
PENSANDO BEM

"O PETISTA é tão ladrão, que, quando não lhe rouba os bens, rouba-lhe a consciência" (Manuel Armando de Almeida, aposentado brasileiro, prejudicado, 79 anos). PS. Mandou colocar em plástico no para-brisa do automóvel. 

 
CHICAGO NO FESTURIS
Os Estados Unidos ampliam a participação no Festival do Turismo de Gramado com a chegada de Chicago ao evento em 2013. “A presença deste destino comprova que o roteiro básico dos brasileiros ao país não é mais representado apenas por Miami, Orlando, Nova York e Las Vegas”, diz o diretor do Festuris Marcus Vinicius Rossi. Segundo ele, a antecipação da data da feira a partir desta edição foi determinante para que Chicago confirmasse seu estande. “Sempre realizávamos o festival próximo ao Dia de Ação de Graças e, dessa forma, não conseguíamos garantir este destino, pois esta celebração para os americanos é tão respeitada quanto o Natal. Este foi um dos motivos de passar o Festuris para o início de novembro”, lembra.
 
 
Para Marcus Vinicius, fica evidente a internacionalização da feira com mais este expositor, que consolida a presença da América do Norte no evento. “Miami já é um tradicional participante”, reforça. Para as próximas edições, ele acredita que mais destinos da Terra do Tio Sam devam se agregar ao festival. O número de brasileiros que visitam os Estados Unidos quase quadruplicou entre 2004 e 2011, segundo o Departamento de Comércio daquele país. O Brasil ocupa o terceiro lugar do ranking dos maiores emissores de turistas para os Estados Unidos e o 19º para Chicago. Em 2012, a estimativa é que 1,8 milhão de turistas tenham ido para o país – 300 mil a mais do que no ano anterior. Só em Miami, onde os brasileiros são recordistas entre outras nacionalidades, foram 690 mil turistas (9% a mais do que em 2011). Já Nova York recebeu 816 mil brasileiros no ano passado, um salto de 15% em relação a 2011.

O DESTINO
 
Clique na imagem para ampliá-la

Localizada às margens do gigantesco lago Michigan, Chicago possui uma agradável atmosfera urbana, entre as águas e seus arranha-céus. A Willis Tower (antiga Sears Tower) domina o perfil da cidade, tendo sido por um quarto de século o maior edifício do mundo. Outra vista deslumbrante fica no John Hancock Center, próximo da margem do lago. Já a região de Magnificent Mile reúne as melhores lojas da cidade. Conhecida como “Cidade dos Ventos”, Chicago é uma das maiores e mais dinâmicas dos Estados Unidos, surpreende por suas diferentes facetas. Cenário da guerra dos gangsters de Al Capone e os mocinhos de Eliot Ness na época da Lei Seca, também é o divertido palco das peripécias de Ferris Bueller em “Curtindo a Vida Adoidado”. Outra característica notável é que, enquanto Miami é latina e Nova York uma mistura de tudo que há no mundo, Chicago é bem européia, ao menos em termos populacionais: a maior parte de seus habitantes é descendente de alemães, poloneses, ucranianos, gregos e suecos, uma formação étnica que se traduz na gastronomia local. 

REPÚBLICA DOMINICANA

Com cerca de 30 resorts, Punta Cana é o destino favorito de 50% dos turistas que visitam o país 

A República Dominicana, destino que atraiu mais de 80 mil brasileiros em 2012, também é presença garantida na 25ª edição do Festival do Turismo de Gramado. Cada vez mais consolidado no mercado turístico do Brasil, o país investirá em publicidade para fixar a imagem de seus pontos turísticos na feira de negócios. “Santo Domingo terá um espaço especial em toda a nossa promoção no Festuris, exaltando esta que foi a primeira capital da América. Há uma rica histórica, tradição, cultura e gastronomia a serem apresentados”, diz o diretor do Ministério de Turismo da República Dominicana, Mauricio Viana. De toda a capacidade hoteleira local – cerca de 70 mil leitos em todo o país – 50% são ocupados por turistas que visitam Punta Cana. Somente no ano passado, foram cerca de 4,6 milhões de turistas, e a meta para 2020 é receber 10 milhões. O principal mercado emissor para o destino é os Estados Unidos seguido do Canadá e outros países da Europa.
 
 
O FESTURIS
Em 2013, o Festival do Turismo de Gramado completa 25 anos. Considerada a feira de negócios de resultados mais efetivos para o trade e palco de negócios turísticos mundiais, no ano passado comemorou a abertura do mercado asiático. Voltado exclusivamente a profissionais do setor, o Festuris teve em torno de 400 expositores e 14 mil visitantes com poder de decisão de toda a América do Sul em 2012. A 25ª edição se realizará de 7 a 10 de novembro, no Serra Park, em Gramado. Informações no www.festivalturismogramado.com.br

 
TURISMO DE AVENTURA
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Em funcionamento desde o início de maio deste ano, as novas instalações da APOEMA apresentam, em Canela, um novo modelo de turismo de aventura para os visitantes da região. Este novo projeto, não oferece apenas o passeio de triciclo, mas ainda rafting, rapel, tirolesa, cavalgada, paintball, trekkings, cicloturismo, passeios de 4x4, visitas ao parque Aparados da Serra,  bem como todos passeios de turismo convencional como transfers, city tours e passeio em bento Gonçalves. A nova sala da empresa oferece espaço de treinamento para os participantes dos passeios de triciclos, sala de espera, e uma mercearia onde os clientes poderão encontrar o que há de melhor em produtos coloniais de verdade. Feitos por pequenos produtores de Canela e Gramado, mel, geléias, cachaças, mostardas, entre outras delícias poderão ser adquiridos na Apoema. A agência ficará aberta de terça à sexta das 9h às 12h e das 13h às 18h e sábados e domingos das 9h as 18h, com horário diferenciado no verão, até as 19h.
 
Clique na imagem para ampliá-la

APOEMA oferece aos seus visitantes hoje, são três. Todos de dois lugares e de fácil pilotagem e mecânica. É necessário possuir carteira de habilitação tipo “A”, que no sistema de nacional de trânsito autoriza o motorista a pilotar motos. Para quem estiver interessado em levar crianças, é necessário possuir no mínimo sete anos, por questões de segurança. Em breve a Apoema trará um novo modelo de Triciclo que terá capacidade para três pessoas, motorista e mais 2 lugares no banco de trás o que abrirá a possibilidade de um monitor da Apoema levar duas pessoas na garupa. Esta será a opção ideal para quem não tem a carteira de motorista exigida, mas mesmo assim quer muito fazer o passeio. Para aproveitar o que há de melhor na região das hortênsias e seus arredores, os trajetos escolhidos envolvem quatro cidades. Entre elas estão: Canela, Gramado, São Francisco de Paula e Cambará do Sul. Em Canela, o trajeto percorre a estrada ao Parque do Caracol e o centro da cidade. O de Gramado tem  o centro da cidade como roteiro. E um terceiro passeio, unirá ambas as cidades, em um passeio de aproximadamente 40 km de muita beleza, visitando os principais pontos turísticos dos dois municípios.

A APOEMA
A agência foi fundada em 2005, oferecendo passeios com veículos Land Rover, apresentando diversos roteiros pela Serra Gaúcha e Aparados da Serra. Em 2008 iniciou os passeios de Quadriciclo no Parque Alpen Park e pela Serra Gaúcha. Em 2013, a empresa decidiu investir alto no turismo de aventura, e apresenta agora uma extensa lista de opções para todos os gostos, enfatizando o pioneirismo nos passeios de Triciclo.

 
DESTINO PARAÍBA

A presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, confirmou a realização de mais três treinamentos do ‘Destino Paraíba’ no mercado de São Paulo, em maio. Os treinamentos acontecem junto aos operadores da CVC, na cidade de Santo André, nesta segunda-feira (dia 20), no grande ABC; na capital paulista na terça-feira (dia 21); e em São José dos Campos na quarta-feira (dia 22). A estimativa é de que mais de 300 profissionais (agentes de viagens e operadores de turismo) participem dos eventos. Os treinamentos terão a parceria da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH-PB) e Convention Bureau de João Pessoa. A presidente da PBTur disse que essa nova investida no mercado paulista é fundamental para o aumento do fluxo de turistas daquele mercado para a Paraíba.
 
 
Ruth Avelino destacou que os resultados positivos que têm sido alcançados pela Paraíba, em especial em João Pessoa e Campina Grande, são frutos dessas ações e do relacionamento direto com os operadores de maior representação no turismo brasileiro. A estimativa da executiva é de que haja um crescimento significativo da ocupação hoteleira durante o período junino, tendo em vista não apenas o aumento da procura dos turistas pelas festas paraibanas, mas por conta do aumento da oferta hoteleira. Os índices de crescimento, segundo Ruth Avelino, teve informação dos hoteleiros, já chegam a 75% de reservas para o período. Esse índice é 10% a maior que o mesmo período do ano passado. “Temos mais oferta de leitos, que estão sendo ocupados, e isso representa um número maior de turistas”, comemorou a executiva.   
 
ROTA 101 NORDESTE
 
Oito cidades paraibanas (João Pessoa, Cabedelo, Lucena, Conde, Pitimbu, Campina Grande, Areia e Bananeiras.) integrarão a ‘Rota 101 Nordeste’. Nesta terça-feira (21) será apresentado ao trade, jornalistas e autoridades paraibanas o ‘Salão de Turismo Rota 101 Nordeste’, no auditório da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), às 9h da manhã. O salão vai ser realizado nos dias 4 a 6 de julho, no Centro de Convenções de Natal, e deve reunir cerca de 600 agentes de viagens e jornalistas dos quatro estados. O Salão é itinerante e será promovido também em João Pessoa, Recife e Maceió. Os secretários de Turismo do Rio Grande do Norte, Renato Fernandes, e de Natal, Fernando Bezerril, participarão dos eventos em João Pessoa e Recife. Ambos são anfitriões e apoiadores do ‘Salão de Turismo Rota 101 Nordeste’.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
A proposta do ‘Rota 101’ (que é uma alusão à BR 101, que liga os estados nordestinos) é criar uma série de informações e opções para os turistas sobre a oferta de hotéis, pousadas, restaurantes, bares e atrativos turísticos ao longo da rodovia, cruzando as principais cidades de cada estado, por meio de um Guia Turístico e um aplicativo. Na Paraíba serão destacados roteiros de sol e mar, envolvendo as cidades litorâneas. O ‘Rota 101’ prevê ainda a inclusão de roteiros pelo interior dos estados que estejam a uma distância de até 135 km. Campina Grande, que tem o Maior São João do Mundo como seu maior produto turístico, vai estar inserida no guia. Também estão sendo contempladas as cidades de Areia e Bananeiras, que serão apresentadas como roteiros de aventura, esportes radicais e gastronomia, em especial pela produção da cachaça, além do clima.
 
BENEFÍCIOS
 
Entre as vantagens para os oito municípios paraibano, com o Salão de Turismo Rota 101 Nordeste, é a interação e a própria consolidação da Rota que abrange quatro estados do Nordeste, estão projetos futuros de capacitação e qualificação, assim como sinalização turística e linhas de crédito para a instalação ou modernização de equipamentos turísticos que compõem a Rota. Segundo o secretário nacional de Política do Turismo do MTur, Vinícius Lummertz, o projeto da Rota 101 Nordeste tende a ser um modelo de integração de regionalização. O próprio Ministério do Turismo e o SEBRAE já acenaram com apoios à roteirização no Nordeste. E vale lembrar que o Banco do Nordeste, instituição que respalda grandes obras na região, é uma das patrocinadoras do Salão. 


TIERRA DEL FUEGO


O capítulo "Água" documentário série Tierra del Fuego, um ciclo do sinal produzido pelo Ministério da Educação Nacional, será apresentado na 19ª edição do Festival Internacional de Shanghai TV. Este evento é considerado uma das mais importantes plataformas da indústria internacional de televisão asiática. Estão divididas nesta edição grandes produções internacionais de quatro seções: Telefilmes, séries de ficção, documentário e animação. "Tierra del Fuego", é um documentário que dá uma visão profunda sobre a identidade deste fantástico lugar através geografia e história de seus habitantes. Ele mostra uma região bonita, aconchegante e inóspito ao mesmo tempo. Ushuaia é única em sua condição de arquipélago, cercado por dois oceanos (Pacífico e Atlântico) e dois continentes (América e Antártida), colonizado por missionários e prisioneiros.  Cada história acrescenta-se a uma rede que é a comunidade da Tierra del Fuego. A série pode ser vista online e / ou download a partir www.conectate.gov.ar. Eu sou suspeito em falar porque realmente amo Ushuaia e por lá tenho grande e verdadeiros amigos. 

MONTAIN DO

A Secretaria de Turismo de Ushuaia informa que depois de uma série de passos iniciais, reuniões aqui no Brasil e em Ushuaia por parte de Marketing e Relações Internacionais, bem como de apoio organizacional desta mesma Secretaria, facilitada pela colaboração de prestadores de serviços locais, confirmou-se a primeira Montain Do - maratona de montanha -onde são esperados cerca de mil pessoas, em abril de 2014.  A Sports Do  é a empresa organizadora conhecida por organizar este tipo de competição em diferentes partes do Brasil, Chile, Peru, com larga experiência garante um grande fluxo de visitantes para esta imensa competição. A próximo evento será nos dias 28, 29, e 30 de Junho no Costão do Santinho. Depois segue para Canela, no Rio Grande do Sul, no dia 14 de setembro. Logos após, entre os dias 11 e 13 de Outubro, aqui na nossa Lagoa da Conceição, Florianópolis e finalmente nos dias 26 de Outubro em Campos do Jordão. Também digno de nota é o apoio fundamental das autoridades Turismo em Ushuaia e da Agência de Desenvolvimento que se uniram fortemente para as áreas de Esporte e Turismo do Município, para proporcionar o maior apoio institucional desta competição, que irá permitir uma audiência significativa no mês de abril, considerada baixa temporada na região.

Praia do Rosa - Imbituba - SC

Vale informar que O Mountain Do é um evento de corrida de montanha pioneiro no Brasil, inspirado na fusão das corridas populares de rua com as tradicionais corridas européias da região dos Alpes suíços, italianos e franceses, na década de 90. No Brasil, é uma corrida entre trilhas e montanhas, integrando natureza, desafios e superação, nas modalidades individual e de revezamento, cujas distâncias variam entre 4 e 42 km e que acontecem nas principais cidades turísticas brasileiras e no Deserto do Atacama, no Chile.

Deserto do Atacama

A primeira edição do Mountain Do foi em 2004, com uma corrida de revezamento ao redor da Lagoa da Conceição, em Santa Catarina. Na segunda edição, em 2005, houve um aumento superior a 50% no número de equipes inscritas. Assim, em alguns anos, com o expressivo crescimento do evento, o número de atletas passou a ser limitado a 1200, garantindo sua qualidade e a segurança dos participantes. Em 2008 foi criado o Mountain Do Costão do Santinho com a modalidade de revezamento que passou a ser individual em 2013, e em 2010 surgiu o Mountain Do Circuito de Charme, apresentando corridas individuais em Campos de Jordão-SP, em Canela-RS e na Praia do Rosa-SC. O mais recente lançamento Mountain Do foi sua etapa internacional, no Deserto do Atacama, no Chile, trazendo mais sucesso e visibilidade à marca.

DIFERENCIAL

O diferencial do Mountain Do é estar alinhado com os princípios da sustentabilidade, se preocupando com a preservação da natureza e a conservação dos locais por onde passam. Além disso, o evento visa integrar a comunidade local, criando oportunidades de renda para a população através do comércio e da prestação de serviços de forma que valorize e proteja o meio ambiente. É um grande desafio que envolve natureza, saúde, companheirismo e aventura!

Clique na imagem para ampliá-la

BELLA DA SEMANA
 
Clique na imagem para ampliá-la

Estréia nesta segunda-feira, dia 20, a segunda parte do ensaio da inesquecível Niege Menegat. A beldade de 24 anos já esteve no Bella da Semana em fevereiro, e tirou o fôlego de todos os marmanjos no ensaio especial de aniversário, quando o site completou 12 anos no ar. Agora, a loirinha de Passo Fundo (RS) retorna. As fotos são de Walmor de Oliveira e foram feitas na Praia do Rosa, no litoral Sul de Santa Catarina.

 
LINGERIES
Falando nisso há 12 anos o Bella da Semana, líder nacional do segmento com 1.500.000 de visitantes por mês, faz a cabeça dos homens do Brasil e do mundo. E não é apenas do público masculino que a revista eletrônica chama a atenção. Diariamente o Bella recebe e-mails de homens e mulheres em busca de mais informações sobre as peças utilizadas nos ensaios.  Foi com o objetivo de atender a este público que surgiu o Bella Noir, fruto de uma parceria entre Alexandre Peccin, do Bella da Semana, com Francys Slaviero e Cristina Peccin. A empresa produz peças femininas que combinam beleza, ousadia e conforto. Com rendas importadas, transparências, laços e cores trabalhados em itens de qualidade e prestígio, as lingeries do Bella Noir oferecem o balanço perfeito entre provocação, sensualidade, ousadia  e mistério. As lingeries estão disponíveis ao público pelo www.bellanoir.com.br, com frete disponível para todo o Brasil e diversas opções de pagamento.