segunda-feira, 3 de junho de 2013

PÉ NO FREIO


 

Melhor dizendo, em marcha-ré. Já sabemos que é melhor economizar, gastar lá fora (exterior) em produtos de qualidade e mais baratos e ainda faz turismo do que gastar aqui no Brasil. O consumidor brasileiro deixou de ser gastador e passou a ser mais conservador. Essa mudança de comportamento desacelerou a demanda interna, o que afetou negativamente o ritmo da economia no primeiro trimestre de 2013. A análise é do jornal britânico Financial Times. Em reportagem na edição eletrônica, a publicação avalia o crescimento brasileiro no primeiro trimestre como “decepcionante” e destaca que o número vai “atordoar” um governo já preocupado com o fraco crescimento da economia. “A economia do Brasil não atingiu as previsões de crescimento no primeiro trimestre uma vez que os consumidores perdulários do País tornaram-se cautelosos”, diz o texto assinado por Joe Leahy, chefe da sucursal do Financial Times em São Paulo. Segundo a reportagem, “o resultado frustrante vai atordoar o governo, que já fez todo o esforço possível para tentar acelerar o crescimento e recolocar o Brasil como um dos membros mais dinâmicos do clube Brics de grandes países emergentes”.
 
FAMÍLIAS ENDIVIDADAS
 

Por outro lado, o percentual de famílias endividadas em maio chegou a 64,3% e aumentou em relação a abril, quando o percentual alcançou 62,9%. A informação é da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Os dados constam da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic). As dívidas englobam cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja,  empréstimo pessoal, prestação de carro e seguro. A alta ocorreu também na comparação anual: em maio de 2012, 55,9% das famílias entrevistadas haviam declarado ter dívidas. O percentual de famílias com dívidas ou contas em atraso também aumentou na comparação mensal, mas caiu na comparação anual. O percentual de famílias inadimplentes alcançou 21,6% em maio, ante 21,5% em abril, e 23,6% em maio de 2012.
 
TELEFONIA MÓVEL
 

E a novela, o bla-bla-bla e as altas comissões e promessas abusivas continuam na casa da mãe joana. Pressionados para melhorarem os serviços prestados aos consumidores e pela ameaça de criação de comissões parlamentares de inquérito que não resolvem porcaria alguma, para investigar o setor, representantes das empresas telefônicas se "comprometeram" a prestar esclarecimentos à Câmara dos Deputados, a cada 60 dias, sobre investimentos e melhoras na prestação do serviço. É pra rir ou pra chorar? Em debate conjunto das comissões de Fiscalização Financeira e Controle e de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia, as operadoras e o cabide de empregos da Agência Nacional de Telecomunicações tiveram a cara de pau, a sem-vergonhice de minimizar as críticas sobre a má qualidade do serviço e reclamaram do excesso de leis que inibem a expansão da instalação de antenas. Nas discussões, acrescentou-se também proposta a redução da carga tributária, que segundo as teles, representa 37% do custo da telefonia. Segundo o presidente da Anatel, João Batista Rezende, as ações tomadas pelo órgão, como a suspensão de venda de novas linhas, têm reduzido o número de reclamações contra as operadoras. É pra rir ou pra chorar de novo. Essas "comissões" significam: uma mão lava a outra e as duas metem as mãos em nossos bolsos.

 
4G
 
 
A falta de vergonha na cara e a falta de fiscalização das teles e da  ANATEL é tão absurda que nós não temos um serviço 3G que preste e já tem operadoras vendendo aparelhos 4G e pior, tem otário que compra e um maioria de votantes que acreditam no desgoverno e na casa da mãe joana.
 
FAZENDA BOQUEIRÃO
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Que "baita feriadão" no Hotel Fazenda Boqueirão em Lages, a nossa Princesa da Serra. Hotel e cidade lotados de turistas. E da-lhe festa do Pinhão. Subi na quinta-feira em fila praticamente única e a volta foi a mesma coisa. Se você me perguntar se eu vi fiscalização na estrada. Nenhuma, nada, zero. Era cada um por si e Deus por todos. No aeroporto belas aeronaves. A cúpula do Bradesco estava no Hotel Fazenda curtindo o feriadão e colocando os pingos nos is, durante a semana toda. Outra aeronave chamava a atenção, mas não revelo o nome por segurança dele e da família que escolhem sempre a fazenda como refúgio. Trata-se de um dos maiores empresários do país. Todos conhecem. Um grande amigo que se você topar com ele por aí, jamais se dará conta de quem é. Quem pode é assim mesmo. Faz questão de não aparecer e trabalha muito. Neste final de semana é a vez da Tractebel Energia curtir as belezas do Hotel Fazenda Boqueirão, ícone do Turismo Rural em Santa Catarina. Na recepção de toda essa gente o Rogério Silveira e o Prefeito de Lages Elizeu Mattos.
 
BONDINHOS AÉREOS
 
 
Muita emoção e surpresas destacaram a presença do Bondinhos Aéreos Parque Colina na 19ª BNT Mercosul. Entre as atrações, o empreendimento, localizado na charmosa cidade catarinense do Vale Europeu, Nova Trento – terra do Santuário Santa Paulina – apresentou grande novidade.  Trata-se de um Museu de Cera, com perfeitas réplicas de figuras religiosas que será inaugurado no segundo semestre deste ano. Cerca de 80 jornalistas do Brasil e exterior – credenciados na BNT - fizeram a visitação ao parque no último dia 24 de maio (sexta) e, além de passearem nos bondinhos  aéreos de fabricação suíça e visitarem as opções de ecoturismo e religiosas, tiveram a oportunidade de ver a primeira estátua do Papa João Paulo II que acaba de chegar dos Estados Unidos. “Pudemos perceber o impacto causado ao apresentar essa grande figura religiosa. A impressão que se tem é que se está diante do real. A perfeição dos detalhes como cabelos, rugas, os olhos, a roupagem, sem falar da própria atmosfera do lugar é incontestável tanto que percebemos a emoção do grupo ao presenciar uma prévia dessa nova atração”, disse o sócio-proprietário do Parque Colina Aristides dos Santos Junior. 
 

Além da figura do então Papa, haverá ainda a imagem de Santa Paulina e sua história – a religiosa ítalo-brasileira reconhecida como a primeira Santa do país e que, em 1.875 se estabeleceu na localidade de Vígolo, Nova Trento/ SC.  Durante a Feira de Negócios da 19ª BNT Mercosul, que aconteceu nos dias 24 e 25 de maio no Beto Carrero World, o empreendimento Bondinhos Aéreos Parque Colina foi considerado o melhor estande da Feira de Negócios concorrendo com outros 141 estandes das mais diversas localidades do Brasil e do exterior. O troféu foi entregue na grande festa de encerramento aos sócios-proprietários  Juliana Tedesco dos Santos e Aristides dos Santos Junior, e aplaudido pelos mais de 5 mil participantes presentes na ocasião. O passeio aéreo nos Bondinhos do Parque Colina tem 440 metros de percurso e leva até a Estação Colina, onde é possível ter uma vista ampla do santuário, fazer trilhas ecológicas além de apreciar monumentos feitos em homenagem à Santa Paulina. Trilha ecológica, mirantes, velário, painel artístico com a história da Santa, Capela da Nossa Senhora da Paz e uma fonte luminosa com a imagem da Santa são atrações que se encontram na Colina.

 
FÓRUM DE TURISMO DE NEGÓCIOS
 
A próxima edição do evento, agendado para os dias 4 e 5 de julho, em Brasília, já está programado palestras e capacitações, além da feira de exposições e passeio pela cidade. Com o objetivo de promover parcerias, capacitações e troca de informações entre agentes de viagens e demais empresários e profissionais do trade turístico, o Fórum de Turismo de Negócios (FTN) realiza a terceira edição do evento, de forma itinerante, em Brasília (DF). O evento, que traz como foco principal o turismo de lazer e negócios nos destinos para lidar com a sazonalidade, acontece na capital federal após duas edições de sucesso em Florianópolis (SC), que também já se programa para sediar a IV edição do evento, nos dias 10 e 11 de setembro.
 

Paralelamente as capacitações, haverá uma exposição de produtos, em formato de workshop, mediante cadastro antecipado, que estará aberto para inscrições a partir do dia 01 de junho. E ainda, na feira, os expositores contarão com a presença de diversas caravanas de agentes de viagens, da capital e interior do Estado e regiões. Na ocasião, os agentes de viagens e jornalista conhecerão os produtos em exposição para poder vender e divulgar para o cliente final. De acordo com Marta Lobo, diretora do FTN, a proposta dos eventos é reunir na capital brasileira e catarinense um público qualificado para promover a troca de informações e serviços que envolvam o turismo de lazer e negócios, garantindo um excelente network para cada participante. Na abertura do evento, 04 de julho, será oferecido um coquetel e apresentado aos participantes e executivos do trade, os patrocinadores, apoiadores que realizam o evento e seus objetivos.


DESTINOS & ROTEIROS INTEGRADOS
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Vem aí o VII ENCONTRO “DESTINOS E ROTEIROS INTEGRADOS” que a cada ano apresenta mais sucesso. Trata-se de um evento itinerante organizado pelo super Ely Silveira, da Ceretur, que este ano será em Balneário Camboriú. Começa dia 27/06 com a chegada em média de 150 profissionais, operadores, agentes de viagem e jornalistas de todos os estados do Brasil e alguns do exterior e termina dia 30/06 no Parque Beto Carrero.
 
PERU & FESTURIS
Ocorreu de 23 a 26 de maio, em Lima, no Peru, a XX Peru Travel Mart (PTM), onde os operadores e agentes de viagem peruanos recebem os empresários e “compradores” do destino Peru, de diversas partes do mundo, como países da América do Sul e do Norte, Ásia e Europa. Em um evento claramente voltado para os negócios, o Festival do Turismo de Gramado ampliou suas relações com setor turístico peruano, e aumentou a participação do país no evento. O diretor do Festuris, Eduardo Zorzanello, acompanhado da gerente comercial Rose Ott, comprovaram em sua visita, a potencialização do Peru em seus investimentos na divulgação de seu turismo receptivo, que ganha cada vez mais força: “O Peru se consolida como um dos principais destinos do turismo mundial, e a participação no Festival do Turismo de Gramado visa ampliar sua visibilidade em um mercado em plena ascensão como é o brasileiro”, constatou Eduardo Zorzanello.
 
Eduardo Zorzanello, Maria del Carmem de Raparz, Fabíola Velásquez e Rose Ott, ladeados por modelos com trajes folclóricos peruanos

Além da Promperú, que é a agência de turismo oficial do governo, e comandante das ações em feiras e promocionais do destino, diversas operadoras de turismo e agências de viagem compõem o stand que será feito no Festuris 2013. “Os agentes de viagem, operadores e hoteleiros peruanos estarão participando do Festival nos seus 25 anos. Alguns ainda buscam espaços independentes, e podemos ter novidades em breve”, lembrou Zorzanello. Paralelo a PTM, a cidade de Gramado, sede do Festival do Turismo, produziu um workshop para divulgar o município no país. Este trabalho, que iniciou com o Festuris, segue agora, e deverá trazer muitos peruanos para a Serra Gaúcha, assim como levar mais gaúchos, para conhecer os encantos do Peru.

 
SABORES DO ORIENTE
 
A rica culinária do Oriente Médio é a homenageada deste mês do projeto Sabores do Mundo do Serrano Resort Convenções & Spa, unidade da GJP Hotels & Resorts localizada em Gramado (RS). Temperos e sabores milenares serão oferecidos aos participantes, que irão concorrer ao sorteio de uma viagem para duas pessoas a Istambul. O evento será realizado no dia 8 de junho, no restaurante Garda, no Serrano Resort. O menu foi elaborado pelos chefs do resort, Marcelo Hartmann e Facione Biasi. As entradas já darão o toque característico da gastronomia da região: pão sírio com homus, molho babaganuche, coalhada seca e molho tzatziki, além de salada de cuscuz marroquino com cordeiro. As saladas terão o frescor da cozinha árabe: tabule, fatuch, kibe cru e esfiha, entre outras delícias, abrirão os apetites para os tradicionais pratos quentes: arroz árabe e sírio, charuto de repolho, kibe assado, kafta com cuscuz libanês e pernil de cordeiro assado, além de mini abobrinha recheada e michuí de frango. As sobremesas terão toda a doçura: ilha de frutas, aletria de forno, creme do sultão e baklava de nozes.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
O evento terá shows da banda Youngles e da escola de dança Tenda de Ísis, de Canela. A decoração temática é assinada por João Vicente Corrêa e realizada em parceria com as lojas Mundo Egípcio e Cristais de Gramado. O projeto é realizado com apoio da CVC Viagens e patrocínio do Bradesco. O projeto Sabores do Mundo terá continuidade em setembro, com o Sabores da França, com sorteio de viagem a Paris. Em outubro, o Sabores da Grécia irá levar os contemplados a Atenas. O Serrano Resort Considerado pela revista Veja o melhor hotel de montanha do País, o Serrano Resort Convenções & Spa tem tudo o que se espera de um resort de alto padrão: excelente infraestrutura, conforto, requinte e ótima gastronomia. Localizado na charmosa cidade de Gramado (RS), oferece 272 apartamentos elegantemente decorados e cercados por um bosque natural de araucárias, cinco restaurantes, spa, recreação e outras atrações. Mais informações pode ser obtidas no site www.gjphotels.com.
 
INVERNO EM CANELA
 
O friozinho do outono deixou o clima perfeito para quem visitou Canela no feriado de Corpus Christi. A cidade que antecipou a Temporada de Inverno, contou com movimentação recorde durante todo o fim de semana. Desde a última quinta-feira (30) mais de 200 mil visitantes circularam pelas ruas e atrativos turísticos do município. Quem escolheu a cidade para visitar, ficou impressionado com a beleza e interatividade da decoração lúdica e romântica na Av. Osvaldo Aranha e Felisberto Soares,no centro. Os turistas lotaram hotéis e movimentaram restaurantes e o comércio local. Além disso, aproveitaram para participar da programação cultural da Temporada de Inverno e, é claro, saborear os deliciosos pratos do Roteiro Gastronômico "Sabores de Canela".
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Em comum, esses turistas, subiram à serra para apreciar o melhor da estação, em Canela! Durante o feriadão, um detalhe em especial, chamou a atenção e é um dos assuntos mais comentados por moradores, visitantes e abrangendo as redes sociais. Trata-se da decoração, que conta com um toque de romantismo, através das sombrinhas que colorem a Temporada de Inverno e apresenta uma nova tendência inédita na região. Traz junto ao lúdico, o romantismo, através do colorido das sombrinhas, que vestem a cidade com as cores do outono, vermelho, amarelo, marrom, laranja e verde, comparadas com o colorido das folhas de plátanos. Árvore que embeleza a principal avenida de Canela.
 
Clique na imagem para ampliá-la

A decoração assinada por Claudia Peressoni, acompanha uma tendência européia utilizada em Londres, na Inglaterra, também em Portugal e no País mais europeu da América Latina, Argentina, na cidade de Buenos Aires. Tráz um conceito de modernidade e movimento. A noite o charme das luzes refletem na avenida. Durante o dia o sol brinca com as sombras.  O feriado de Corpus Christi foi um termômetro de como será a Temporada de Inverno em Canela, que segue até o dia 28 de julho. Confira toda a programação da temporada, acessando o site www.invernoemcanela.com.br   

 
VINHO EM TAÇA
 
Clique na imagem para ampliá-la

A vinícola Villa Francioni, de São Joaquim, passa a oferecer para seus visitantes, o sistema de servir vinho em taça, através da máquina americana WineStation. O vinho fica conservado por 60 dias depois de aberto, livre de oxigenação e com temperatura ambiente controlada. A utilização do equipamento é uma tendência mundial. Este  novo conceito está sendo adotado  com bastante sucesso em restaurantes, supermercado, lojas especializadas e hotéis de todo país. Além de evitar o desperdício o equipamento contribuiu para o aumento das vendas. A WineStation é  importada com exclusividade para o Brasil pela Axios.

 
ESQUENTA
 

 O São João da Paraíba vai ser divulgado no programa ‘Esquenta’ da Rede Globo, que vai ao ar no dia 23 de junho. A quadrilha Moleka 100 Vergonha, de Campina Grande, participou da gravação do programa, no Projac, no Rio de Janeiro. Os quadrilheiros colocaram para dançar no ritmo nordestino os convidados da apresentadora Regina Casé e toda a platéia, que se encantaram com a harmonia, entrada, saída, figurino e encenação, além do marcador. Os sambistas Arlindo Cruz e Péricles caíram no forró  juntamente com o cantor Michel Teló e a atriz Ellen Rocche, a Mulher Mangaba, da novela Sangue Bom. “A quadrilha aproveitou a audiência do programa para informar sobre o São João não somente em Campina Grande, mas também nos demais municípios da Paraíba. Além de conhecer mais de perto a nossa cultura, os turistas movimentam a economia, gerando emprego e renda. Este é o papel do Governo do Estado em parceria com as prefeituras”, ressaltou o secretário executivo da Interiorização da Ação do Governo, Moacir Barbosa Rodrigues, que acompanhou a Moleka 100 Vergonha, no Projac.

 
DIA DOS NAMORADOS NO INFINITY
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
No próximo dia 12 de junho, o Infinity Blue Resort & Spa irá oferecer jantares temáticos e pacotes de hospedagem especiais aos seus hóspedes. O Dia dos Namorados será especial, com upgrade para uma categoria conforme disponibilidade – Superior, Luxo, Superluxo e Máster. A diária inclui decoração diferenciada no apartamento; café da manhã; almoço; jantar romântico, e espumante Baby no quarto para o brinde do casal. Haverá ainda jantares temáticos, voltados ao público em geral, que serão servidos no Acqualina Bistrô e no Blue Marine Restaurante, com opções variadas da gastronomia nacional e internacional para desfrutar de todo romantismo que a data merece. Em um ambiente sofisticado, com música ao vivo e decoração diferenciada, o Blue Marine Restaurante irá oferecer um menu recheado de opções saborosas, para contentar namorados dos mais diversos gostos. Outra opção é desfrutar da decoração requintada reservada a esta noite especial no bistrô. Ao som do piano, a privacidade do lugar possibilita a apreciação de pratos tão saborosos quanto o romantismo da data.
 
ABRAJET PARAÍBA
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
A Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo da Paraíba sob a presidência do jornalista Rogério Almeida, realizou a entrega do Troféu Waldemar Duarte para homenagear os destaques do turismo no ano de 2012. A solenidade foi realizada no auditório do Centro de Turismo e Lazer SESC Cabo Branco, com a presença de empresários, autoridades e jornalistas especializados no segmento. A solenidade premia empresas, entidades e personalidades que mais se destacaram no turismo no ano anterior. Este ano um dos homenageados foi o governador Ricardo Coutinho pela construção do Centro de Convenções de João Pessoa. O Governador compareceu ao lado da Primeira Dama Pamela Borio e falou em nome dos homenageados. Receberam o troféu :Museu de Arte da UEPB de Campina Grande, Hotel Fazenda Triunfo, em Areia, Condomínio Águas da Serra, Haras e Golf em Bananeiras, Arraiá do Cumpade – Cidade cenográfica em Galante, Nord, rede de hotéis, Associação dos Amigos de Areia (AMAR) pela vitalizarão dos museus de Areia, Rede Village de Hotéis, Fecomercio e Grupo Caju. O evento foi concluído com a apresentação da violinista Belle Soares, seguido de um coquetel servido aos convidados ao som do Grupo Folclórico do SESC João Pessoa.
 
PRESTÍGIO
 
 Socorro Costa, presidente da Companhia Paraense de Turismo - Paratur, ao lado de Marta Rossi, realizadora do Festival de Turismo de Gramado
 
Marta Rossi, realizadora do Festival de Turismo de Gramado, é presença confirmada na cerimônia de entrega do II Prêmio de Jornalismo em Turismo "Comendador Marques dos Reis", realizado pela  PARATUR, ABRAJET PARÁ, com apoio da Sedip/Setur, Sinjor, OS Pará 2000, Belemtur, Polo Joalheiro, Abrajet Nacional e patrocínio do BANPARÁ. A cerimônia de premiação dos vencedores nas categorias telejornalismo, webjornalismo, jornalismo impresso, radiojornalismo e fotojornalismo e de posse da nova diretoria da Abrajet acontece dia 28 de junho, às 19 horas no Teatro Maria Sylvia Nunes, em Belém, seguida de um jantar na Estação das Docas para 300 convidados. Marta, uma das mulheres mais competentes do trade brasileiro, acaba de receber junto com Socorro Costa, presidente da Paratur, o troféu "Mulher Influente", concedido pelo jornal MG Turismo. 


RENOVAÇÃO

O Jatiúca Resort, um dos mais tradicionais hotéis de Maceió, anunciou a contratação de seu novo gerente A&B (Alimentos e Bebidas). O cargo agora está sob a responsabilidade de Diogo Aragão, que possui mais de dez anos de experiência na área e já trabalhou em diversos empreendimentos hoteleiros conceituados, como Blue Tree Premium Morumbi, Melia Angra Convention e Resort, Breezes Búzios Resort & Spa, Hotel Sonesta São Paulo Ibirapuera e StarFish Resort Ilha de Santa Luzia. O profissional atuará na modernização do setor, cuidando da elaboração dos novos cardápios para os restaurantes, inclusive os menus temáticos, room service  e o novo portfólio para eventos corporativos e sociais. Tudo isso para tornar a estada de seus hóspedes ainda mais gostosa e agradável.
 
 
“Estou ingressando juntamente com o início das reformas dos restaurantes do complexo, que estão sendo completamente modernizados para atender aos hóspedes e visitantes com todo o requinte e conforto. Já iniciei as pesquisas para reformular todos os cardápios, minha ideia é apresentar opções que mesclam a culinária local com especialidades internacionais, com foco na cozinha contemporânea, levando em consideração o perfil de cada um dos restaurantes e bares do complexo e o clima da região, buscando harmonizar todas as combinações, para oferecer o que há de melhor para os clientes, seja nos pratos, como na carta de vinhos e demais drinks”, afirma Diogo Aragão.

JATIÚCA RESORT
 
 
Localizado em Maceió, o complexo composto pelo Jatiúca Hotel e Jatiúca Suítes, pertencente ao Grupo Pernambucanas, possui ao todo 175 quartos, distribuídos em 62 mil metros quadrados de muita área verde, com infraestrutura completa de lazer, unindo o conforto e a tranquilidade que se deseja em um resort, com toda a comodidade, agitação e atrações turísticas do centro turístico da capital de Alagoas, fazendo jus ao conceito de resort urbano de um dos empreendimentos hoteleiros mais tradicionais da cidade. Com piscinas adulto e infantil, quadras de tênis, vôlei de areia, playground, cabanas de massagem, sala de jogos, lago, ginástica, 2 restaurantes, 2 bares e uma equipe de recreação para a criançada, o Jatiúca Resort se consagra em Maceió por ser o único hotel "pé na areia" da região, um verdadeiro oásis à beira-mar das águas azuis e cristalinas da praia de Jatiúca. www.hoteljatiuca.com.br.
 
BELLA DA SEMANA

Clique na imagem para ampliá-la
 
A semana começa bem com o ensaio da modelo Lygia Fazio para o site Bella da Semana (www.belladasemana.com.br). Além de toda a potência que é possível observar nas imagens, Lygia surpreende pelas escolhas profissionais. Aos 27 anos, além de modelo ela também é jornalista e atriz. O currículo lista o trabalho dela como assistente do mágico Mário Kamia. Se pudesse magicamente mudar qualquer coisa no mundo, ela é decidida: “eu mudaria muita coisa do ser humano. Estou cansada de gente egoísta, mesquinha e gananciosa. Mais amor e menos ódio, por favor, é o que peço para a humanidade.” Nas redes sociais a paulistana divide a atenção com quase 800 mil seguidores, enquanto no campo ela torce pelo São Paulo. Time que, aliás, representou no ano passado no concurso Bela da Torcida. É, a vida de Lygia está longe de ser a de uma garota normal. Mais uma prova de que a loira gosta de inovar é o ensaio exclusivo que fez para o Bella da Semana, para o qual fotografou no mar, num carro, sobre um skate e com uma prancha de surf.