sábado, 15 de junho de 2013

FLUXO DE TURISTAS EM MAIO É SUPERIOR AO DO MESMO PERÍODO DE 2012



Clique na imagem para ampliá-la

O mês de maio foi bastante positivo para o turismo paraibano. O Setor de Estatística da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) divulgou, nesta sexta-feira (14), a pesquisa mensal sobre o Fluxo Global de Turistas no Estado. No total, 113.368 visitantes estiveram na Paraíba ao longo de maio, ou seja, um índice 5,03% maior que o mesmo período do ano passado. Em 2012 foram registrados 107.336 turistas visitando os principais atrativos turísticos paraibanos. No acumulado do ano são 660.096 turistas.

Na avaliação do diretor de Fomento da PBTur, Francisco Linhares, esses números são resultados da política de divulgação do ‘Destino Paraíba’ nos principais centros emissores de turistas do país. Linhares explica que a PBTur, prefeituras municipais e o trade deram continuidade à política de treinamentos e workshops junto aos agentes de viagens das principais operadoras de turismo do Brasil.

Clique na imagem para ampliá-la

“Desde janeiro, estamos participando de feiras de turismo, capacitações, workshops e treinamentos junto àquelas operadoras que vendem o Destino. Entendemos que essa ferramenta de divulgação dá resultado, basta conferir os números. Essa parceria entre o poder público e a iniciativa privada é positiva para o desenvolvimento do setor e para a nossa economia”, declarou.
Levantamento feito pela Coordenação de Divulgação da PBTur revela que cerca de 1.500 agentes de viagens participaram das capacitações e treinamentos promovidos entre janeiro e maio deste ano. Francisco Linhares explica que essas ações são voltadas para profissionais que vendem pacotes turísticos, mas que também houve por parte do governo estadual investimento em divulgação institucional em veículos de comunicação dirigida. As principais revistas de turismo do país divulgaram do Destino. O Caderno Comer Bem da revista Veja, as revistas Melhor Viagem e Travel Word; os jornais da Panrotas e Meio e Mensagem. Sem falar nos programas de televisão e na mídia espontânea”, informou Francisco Linhares.

Massificação

A presidente da PBTur, Ruth Avelino, informou que em julho está agendada reuniões com o trade paraibano e os representantes das principais operadoras de turismo do Brasil. Ruth explica que o objetivo é apresentar aos executivos dessas operadoras (CVC, Visual, Nascimento, Flytour, Azul Viagens e MSC Cruzeiros) as potencialidades do ‘Destino Paraíba’, além da infraestrutura hoteleira e tarifas. Ainda segundo ela, também estão confirmadas ações pontuais de divulgação do ‘Destino Paraíba’ durante a Copa das Confederações. “Nossa Central Móvel de Informações está indo este final de semana para Recife. Também estaremos divulgando o destino através de outdoors em Salvador, Fortaleza e a capital paraibana durante o período do evento esportivo”, revelou.

Fluxo Global/João Pessoa

A cidade de João Pessoa também apresentou um ótimo resultado em maio. O Fluxo Global Estimado para a capital paraibana acompanhou a tendência do Estado e registrou um crescimento de 5,61% em comparação com o mesmo mês de 2012. Foram 80.024 visitantes.

No acumulado dos cincos meses do ano em curso, o fluxo foi de 464.982 hóspedes, resultado 5,02% superior ao mesmo período do ano passado. A taxa de ocupação hoteleira de João Pessoa registrou 61,39% em maio, índice 5,61% superior ao mesmo mês de 2012. No acumulado de janeiro a maio, a ocupação das unidades habitacionais foi de 70,60%, aumento de 3,04% acima do mesmo período de 2012.

Emissores do Fluxo

Quatro Estados são responsáveis por mais da metade da emissão do fluxo. São Paulo com 21,78%; Pernambuco com 16,86%; Rio Grande do Norte com 10,15%; e Distrito Federal com 8,93%.

UMA NOVA PROPOSTA PARA O TURISMO


Clique na imagem para ampliá-la

Através do conceito your choice, your price, os empresários gaúchos Francisco Almeida, Felipe Broecker e Leandro Guerreiro estão lançando o primeiro site da América Latina que permite a negociação online de hospedagem em hotéis, pousadas e resorts brasileiros, o InnHolder. A ideia surgiu com o crescimento do comércio eletrônico e o aumento da demanda do turismo. Para o hotel, o InnHolder é uma forma simples e lucrativa de se rentabilizar através da ocupação dos quartos ociosos, além de ser divulgado gratuitamente. Para o hóspede é uma ferramenta de reserva online onde pode criar suas próprias promoções e ditar os descontos.

O cliente acessa o site, escolhe o destino, o hotel, o período de hospedagem e faz sua proposta. O hotel aceita conforme a lucratividade e disponibilidade. Os hóspedes podem fazer quantas propostas quiserem sem pagar nada por isso e o valor de uma venda não influencia em outras.

A empresa, associada à incubadora Raiar da PUCRS iniciou as atividades em 2012 e pretende cadastrar hotéis em todos os estados brasileiros até o final deste ano, expandindo para o mercado internacional em 2014. Destinos como Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Seguro, Bonito, Porto Alegre entre outros, já estão cadastrados no InnHolder. Acesse o site www.innholder.com e comece bem sua viagem antes mesmo de sair de casa.


CONTAGEM REGRESSIVA PARA O 3º FESTURIS DE JOÃO PESSOA




A comissão organizadora do 3º Festival do Turismo de João Pessoa reúne imprensa e formadores de opinião no dia 18 de junho, num café da manhã no Hotel Imperial, em João Pessoa (PB) para iniciar a contagem regressiva de 100 dias para o evento. Jornalistas, editores e colunistas de turismo e áreas afins estarão reunidos com representantes dos governos estadual e de diversos municípios e ainda com uma equipe da Secretaria de Turismo de Pernambuco. Representantes de diversos órgãos de classe e organizações também estarão presentes no café da manhã para dar início a contagem regressiva de 100 dias do maior evento de turismo do estado.

Entre os participantes, o Convention Bureau de João Pessoa, o SEBRAE e o Governo de Pernambuco vão divulgar as ações que realizarão durante a terceira edição do festival que acontece nos dias 27 e 28 de setembro, no Centro de Convenções de João Pessoa.  

SANTUR PARTICIPA DE ENCONTRO PARA PROMOVER AÇÃO INTEGRADA DE TURISMO COM ESTADOS DO SUL




Nesta quinta-feira, 13/06, o presidente da Santur, Valdir Walendowsky, participou em Foz do Iguaçu, durante o 8º Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu, de reunião com representantes do Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur), Patrícia Fernandes, do Ministério do Turismo (Mtur), e Dirigentes Estaduais de Turismo dos Estados do Sul na Comissão Permanente Turismo Brasil Sul (CTBS), que integra os Estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul.



O encontro foi para discutir ações sobre a promoção internacional dos Estados do Sul nos mercados da América do Sul e Europa, entre outros assuntos em pauta. Além de debater projetos que envolvem o setor turístico nos  quatro Estados, a comissão defende uma estratégia para promover uma ação integrada na divulgação do turismo do sul do Brasil. Fortalecer alianças estratégicas, consolidar a estruturação de rotas e roteiros inter-regionais e ampliar estratégias de captação de investidores, item principal do plano de trabalho da comissão.