sábado, 22 de junho de 2013

ZOO BETO CARRERO É EXEMPLO EM SANTA CATARINA


Criado junto com o Parque, Zoológico reúne mais de mil animais entre aves, mamíferos e répteis


Nascido junto com o Parque, o zoológico do Beto Carrero World foi uma das primeiras áreas criadas dentro do BCW, e hoje, é um dos locais  mais modernos e adaptados do lugar. O Zoo foi criado, principalmente, por causa da admiração que Beto Carrero tinha pelos animais. Na época, animais como tigres, ursos e leões ficavam em áreas de exposição, além de participarem dos shows. Atualmente não existe mais este tipo de apresentação.
Com o passar do tempo, e visando cada vez mais o bem-estar animal, o zoo passou por transformações: os recintos foram reformados e chegaram novas espécies. Hoje o Zoo Beto Carrero World conta com 118 mamíferos, 877 aves e 48 répteis. Todos eles vivem em áreas que simulam o habitat natural e contam com alimentação balanceada, além de terem uma equipe de profissionais especializados.

O médico veterinário José Daniel Fedullo explica que, além dele, o Zoo também conta com biólogos e tratadores que completam a equipe. "Nosso trabalho é focado principalmente na prevenção de doenças e na busca pela saúde completa dos animais. Todos os dias são preparadas cerca de 80 bandejas de alimentos, além de "check ups" e exames laboratoriais", comenta. Uma das áreas de maior interatividade com os animais dentro do Zoo, é o Mundo Mágico das Aves. Os visitantes podem entrar no recinto, ao mesmo tempo em que as aves se alimentam, dormem ou voam. Conforme Daniel, esta área imita perfeitamente o ambiente natural em que os pássaros vivem. "Fora isso também temos o Serpentário, onde as pessoas podem observar as serpentes em seus terrários, além de conferirem as informações sobre esses animais nos murais".

O Zoológico cresce

O tratamento dos animais se reflete no comportamento de cada um deles. Um dos sinais de como estão sendo bem alimentados, saudáveis e em boas instalações, por exemplo, é a reprodução em cativeiro. O Gigrande, filhote de girafa do Parque, foi o primeiro a nascer em um zoológico catarinense. Fora isso, o Zoológico Beto Carrero World também já registrou nascimentos de chimpanzé, macaco prego, tamanduá-mirim, tamanduá-bandeira, lhama e várias espécies de aves.
Além dos animais que já nasceram e nascem no Zoo, de tempos em tempos, o Beto Carrero World adquire novas espécies, como a girafa Pequena, que chegou no Parque ainda filhote, as suricatas, e os leões brancos, trazidos de um criadouro da África do Sul. Geralmente, esses animais chegam ao Parque através de contato feito com outros zoológicos e criadouros, e já nasceram em cativeiro. Ao contrário do que algumas pessoas possam imaginar, eles nunca são retirados da natureza.

O Jardim Secreto

A área mais nova dentro do Zoológico Beto Carrero World, é na verdade, bastante antiga. O Jardim Secreto foi um reduto idealizado por Beto Carrero, onde ele ia para descansar e admirar os animais. O acesso a esse conjunto de recintos é feito através de uma ponte de madeira, percorrendo uma trilha através da mata.Antes de ser aberto ao público, o Jardim Secreto foi reformulado e hoje abriga dois exemplares de chipanzés, um tigre branco e quatro leões brancos - três leoas e um leão. Eles, inclusive, chamam muito a atenção pela curiosidade dos visitantes. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, eles não são albinos, mas sim leucisticos. "Acredita-se, inclusive, que a sobrevivência desses animais na natureza foi comprometida devido a coloração clara que os impede de se misturarem à vegetação, chamando assim a atenção dos predadores", explica a bióloga Kátia. Em cativeiro, sobrevivem em média 25 anos e a gestação é de 100 dias, sendo que cada fêmea pode gerar até quatro filhotes por vez.

Animais do Zoo seguem uma dieta balanceada, com refeições preparadas diariamente. Crédito: Paulo Ribeiro Filho

Recinto dos leões brancos fica dentro do Jardim Secreto


Entre os animais que já procriaram no Parque estão as girafas, lhamas, tamanduá-mirim e diversas espécies de aves.