quarta-feira, 26 de junho de 2013

ENDIVIDADOS

ENDIVIDADOS
 

O brasileiro continua cada vez mais com a corda no pescoço. De acordo com dados do Banco Central, em abril, a dívida total das famílias equivalia a 44,46% da renda acumulada nos últimos 12 meses. Esse indicador vem crescendo desde o início da série histórica do Banco Central, em janeiro de 2005. O resultado de abril é recorde da série. O patamar mais elevado desse indicador, sem o crédito imobiliário, foi registrado em agosto de 2012 (31,49 %). No início da série histórica, estava em 15,29%.
 
APARÊNCIAS
 
 
Tudo a exemplo do velho bordão popular: "Por cima saias de renda, por baixo, Deus que nos defenda". É o reino das aparências.
 

Carro zero na garagem (isso quando se tem garagem), comprado em trocentas prestações, algumas já atrasadas. Roupas de marca que custam o olho da cara em 12 vezes "sem juros". Sapatos dessa marca, bolsas daquela...
 
 
E no Facebook então? O mundo realmente é da fantasia! Mulheres "lindíssimas photoshopadas" que se você cruzar com elas na rua, jamais as reconheceria. Eitcha vidinha sem graça em ô !!! Sou mais o outro bordão: "Sou pobre mais sou limpinho" rzzzz.
 
DINHEIRO É TUDO?
 

Dinheiro, fama, poder, aparência... são tudo então? São significados de felicidade? Duvido! Quantos exemplos temos de pessoas que tem tudo isso e mais um pouco e estão passando por terríveis depressões a exemplo da Angelina Jolie e agora a Paris Jackson (filha de Michael Jackson) que também tentou se matar. Pode?  Paris Jackson deve ficar internada por três meses para tratar de uma depressão profunda. A garota foi hospitalizada no início do mês no centro médico da Universidade de Los Angeles, após uma tentativa de suicídio em casa.  “Paris com certeza tentou se matar, e não foi a primeira vez”, disse uma fonte próxima à família. As evidências ficam maiores quando se acessa a página da garota no Tumblr. Imagens que remetem a morte, suicídio e automutilação tomam o espaço. Algumas fotos mostram adolescentes colocando armas em suas bocas ou cortando os próprios braços, acompanhadas de frases depressivas e repletas de ódio. Segundo familiares, apesar de evitar ao máximo a terapia, Paris está indo bem com o tratamento e não tem demonstrado nenhum sinal de fraqueza ou recaída que possa levá-la a outra atitude desesperada.
 
INVERSÃO DE VALORES
 
 
E precisa de outros comentários ou só a imagem basta?
 
"REMEMORANDO"
 

Vendo essas passeatas, me lembro do João Figueiredo, aquele que nós encaramos na Praça XV aqui em Floripa, lembram? Tão então ! Ele mandou Havelange enfiar a Copa onde ele quisesse. O Havelange havia oferecido a Copa do Mundo no Brasil e o presidente lhe respondeu: “Você conhece uma favela do Rio de Janeiro? Você já viu a seca do nordeste? E você acha que eu vou gastar dinheiro com estádio de futebol?”. É isso aí. Os brasileiros, odeiam gente que usam fardas. Se quem usa farda é honesto, então o ódio aumenta. O General Figueiredo foi um dos homens mais inteligentes dos que passaram pela AMAM, mas sabem como é, brasileiro gosta mesmo é de analfabeto, se for esperto, melhor ainda. Figueiredo morreu com o mesmo patrimônio que tinha anos antes de ser presidente. Já o que se diz metalúrgico, está milionário, o filho dele também está milionário. O "pai dos pobres", esperto como ele só, percebeu que a Copa do Mundo seria um filé para quem não tem escrúpulos. Pobre Brasil. No passado diziam que o Brasil era o País do futuro. De um futuro que nunca chegava. Hoje podemos dizer: O Brasil é um País sem futuro. Para quem acha exagero nisso, eu pergunto: Um povo que despreza gente inteligente e honesta, e prefere gente que se orgulha de ser analfabeto e esperto, espera que futuro?

 
CLIMA EM FLORIPA
 
O clima em Floripa está tão tenso, que hoje no ônibus do Estreito para o Centro, uma pessoa sentada espirrou e outro passageiro gritou "saúde", daí o motorista gritou lá da frente "Educação", o cobrador gritou "Segurança" e seguida todos estavam cantando o Hino Nacional Brasileiro...

 
ANAC x INCOMPETÊNCIA

Fico pasmo com esse imenso cabide de empregos chamado ANAC. Vejam só; em audiência com a diretoria do Sindicato das Empresas de Turismo do Estado de São Paulo, em Brasília, o ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, ficou sabendo ( como se já não soubesse - a não ser que nunca tenha entrado em nenhuma aeronave ou aeroporto) de alguns dos principais problemas do setor; entre eles o cancelamento ou adiamento de voos sem aviso prévio e a cobrança de taxas absurdas dos passageiros, tudo feito com as bênçãos da própria agência e deste imenso desgoverno. Sabemos que não adianta reclamar porque as providências ridículas além de tardias, pois a força e o loby do cartel é maior ainda,  mas reclamo sempre. Um exemplo é o caso da uruguaia Pluna, cuja quebra causou danos a agências e milhares de consumidores. “Não resolve a aplicação de multas pela Anac às empresas aéreas, até porque dificilmente são pagas”, relata Eduardo Nascimento, presidente do Sindetur-SP.
 
AEROLÍNEAS
 

Mesma coisa acontece na Aerolíeas Argentinas. Você nunca sabe se conseguirá embarcar e se embarcar, não saberá se irá retornar na data e horários certos. Foram mais de seis horas de espera para embarcar para Buenos Aires no último dia 19. E isso acontece sempre, tanto que a dita companhia foi condenada a ressarcir o valor de R$ 33.311,46 a uma agência de viagens. A operadora de turismo Urbi et Orbi, que firmou contrato de transporte aéreo com a ré, teve que indenizar nove passageiros que adquiriram pacotes turísticos e se sentiram prejudicados pelo cancelamento de voos. A Aerolíneas Argentinas, irresignada, tentou negar qualquer falha na prestação do serviço, justificando sua atitude com o fechamento do aeroporto de Ushuaia e a erupção do vulcão Chaitén. No entanto, para a desembargadora Maria Henriqueta Lobo, da 7ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio, todos os participantes da cadeia de consumo respondem solidariamente pelos prejuízos causados ao consumidor. Átila Alexandre Nunes, coordenador do serviço Em Defesa do Consumidor, informa que o Código de Defesa do Consumidor esposou a teoria do risco do empreendimento, pela qual todo aquele que se disponha a exercer alguma atividade no campo do fornecimento de bens e serviços tem o dever de responder pelos fatos e vícios resultantes do empreendimento, independentemente de culpa.
 
NO EMBARQUE
 
Passei por este mesmo problema. A Aerolíneas cancelou o voo pelo mesmo motivo. Por sorte conseguimos que a empresa endoçasse o bilhete e embarquei pela Gol com destino a Buenos Aires. A TAM e a LAN Chile também decolaram, destinos estes preferidos dos brasileiros, a exemplo da espetacular Ushuaia. Mas não se pode negar que as empresas aéreas geralmente estragam a nossa festa ou não nos permitem que tenhamos as férias dos nossos sonhos. Portanto, ao comprar tua passagem guarde todos os recibos e papeis pois você devidamente amparado pela justiça.
 
GOL CONTRA
 

Já a Gol por sua vez, que cobra a comida a bordo, vai cortar 200 vôos semanais a partir de agosto, principalmente de rotas dentro do Brasil, afirmou seu presidente Paulo Sérgio Kakinoff . A Gol tem 950 vôos diários, incluindo rotas nacionais e internacionais, e um total de 6.650 mil vôos por semana. Na manhã desta segunda-feira, a Gol soltou um comunicado informando que cortaria 9% de sua oferta doméstica, número pior que o previsto inicialmente. A expectativa anterior da empresa era de que a oferta de vôos seria cortada em 7%. Ao mesmo tempo, a Gol reiterou sua meta de margem operacional entre 1% e 3%. Após estes ajustes, o presidente da empresa disse que não estão previstos novos cortes na oferta de pessoas. Ele também descartou novas demissões na empresa. A Gol também informou que vai manter seus projetos de ampliação de rotas do Brasil para o Exterior, mesmo com o cenário internacional adverso. No segundo semestre, a empresa deve anunciar "um ou dois" vôos para algum destino nas Américas, com escala na República Dominicana, segundo  Kakinoff.
 
USHUAIA
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Falando nisso,  está aberta oficialmente a temporada de inverno e seus respectivos esportes em Ushuaia que se vestiu de branco para receber o mundo todo. Um espetáculo de encher os olhos e lavar a alma. Fui direto para o Cerro Castor , o centro de esqui mais austral do mundo, localizado a apenas 16 kilômetros do centro de Ushuaia, com sua base a 195 metros apenas do nível do mar e seu cume a apenas 1.052 metros. Portanto, nada de canseira, dor de cabeça, falta de ar ou de neve. Por lá o que não falta é neve, é só conferir nas fotos para você ter a exata noção do que eu estou escrevendo. As condições climáticas aqui são inigualáveis, se convertendo num lugar predileto para os melhores e piores (eu) snowboards e esquiadores do mundo, para famílias com filhos pequenos e grandes. Conta com um snowpark, uma área para principiantes um espetacular "off road", para os radicais mesmo. A cidade que está completamente vestida de branco fazendo a festa dos brasileiros que sabem escolher a data exata de tirarem as suas férias, fugindo do fluxo normal de julho. Por enquanto Ushuaia é nossa, tranquilidade em todos os lados. Julho já complica. De agosto a outubro, a curtição é toda nossa. A LAN Chile com saída de São Paulo, tem voos diretos pra lá a partir de Buenos Aires. 

Clique na imagem para ampliá-la
 
FÉRIAS NA PARAÍBA

O portal Hotéis.com, líder mundial no segmento de reservas de hospedagem online, aponta a cidade de João Pessoa, capital da Paraíba, como uma ótima opção para quem deseja viajar durante as férias. A cidade está entre as opções mais econômicas para hospedagem no Nordeste, com média inferior a outras cidades turísticas como Recife, Maceió, Natal ou Salvador. Segundo o último levantamento realizado pelo portal, o índice ‘Hotel Price Index’ (HPI), o valor médio investido pelos viajantes de todo o mundo numa diária hoteleira na cidade foi de R$ 208,00 em 2012. A capital paraibana dispõe de cerca de 10 mil leitos conforme informações da Coordenação de Registros de Serviços Turísticos da Empresa Paraibana de Turismo  (PBTur).
 
 
“João Pessoa apresenta muito potencial turístico com uma boa infraestrutura e diversas praias. As perspectivas são muito boas para o setor hoteleiro pessoense, pois esperamos forte movimentação turística internacional e local devido aos grandes eventos esportivos que estão chegando”, comenta Luciana Melo, Gerente de Mercado da Hotéis.com. Globalmente, a Hotéis.com, uma integrante do grupo Expedia, Inc., oferece mais de 200 mil opções de hospedagem, que variam de hotéis tradicionais a flats, alojamentos de pernoites com café da manhã ( bed and breakfast) e estadas com serviço completo. O site ainda conta com um dos maiores times de novos negócios e contratação do mercado, negociando as melhores tarifas para seus clientes, além de oferecer descontos, ofertas especiais e promoções.

 
PERNAMBUCO EM DESTAQUE
 
 
O Secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa, faz nesta quinta-feira uma palestra sobre o turismo do Estado para representantes do Grupo dos Executivos do Recife (GERE), tendo como tema: “A importância do Turismo na economia de Pernambuco”. O evento acontece a partir do meio dia, no restaurante Spettus Derby.
 
FÓRUM DE TURISMO

Acontece nos próximos dias 4 e 5 de julho, em Brasília, a edição itinerante do FTN (Fórum de Turismo de Negócios).  O evento contará com palestras de capacitação, mostra de turismo e Presstur por Brasília. A abertura será às 19:00 horas no Hotel Nacional. Com programação de palestras e capacitações, além da feira de exposição, o FTN em Brasília está com inscrições gratuitas abertas no site www.ftnonline.com. O objetivo é promover parcerias, capacitações e troca de informações entre agentes de viagens e demais empresários e profissionais do trade turístico. O evento, que traz como foco principal o turismo de lazer e negócios nos destinos para lidar com a sazonalidade, acontece na capital federal após duas edições de sucesso em Florianópolis (SC), que também já se programa para sediar a IV edição, nos dias 10 e 11 de setembro.
 

Segundo Marta Lobo, diretora do FTN, a escolha de Brasília para sediar a edição itinerante do evento se deu pela oportunidade vista nas possibilidades de trabalhar o local com o turismo emissivo e receptivo de turistas durante o ano todo. "Brasília e Florianópolis são destinos com grande potencial emissivo e receptivo de turismo e que, assim como muitas regiões brasileiras, passam pelo mesmo problema de sazonalidade. Mesmo com o potencial, Brasília no período de férias e nos finais de semana acaba tendo o número de visitantes reduzido, o que acarreta em perda significativa para o setor. O mesmo acontece com Florianópolis com o fim da temporada de verão. São destinos que oferecem excelentes opções turísticas durante o ano todo, mas que precisa ser melhores alinhados para ser vendidos”, avalia. Marta Lobo acrescenta que O FTN pretende, principalmente, além de qualificar os profissionais que vendem o turismo corporativo e de lazer, fazer a discussão para que todos possam trabalhar da melhor forma o segmento, independente da época do ano.

http://www.quevedo.com.br/ - Clique na imagem para ampliá-la
 
FESTURIS GRAMADO

A aproximação com o mercado da América do Norte está cada vez mais fortalecida através de destinos que estarão presentes no Festuris em 2013, como Miami e Chicago, além de diversas empresas que são especializadas em produtos norte-americanos. Além disso, a diretora do Festival do Turismo de Gramado Marta Rossi, e o consultor financeiro, Sérgio Prade, estiveram representando o evento na International Pow Wow 2013, que ocorreu em Las Vegas, nos Estados Unidos, de 8 a 12 de junho. Com este novo foco do Festuris, o evento tem agora um excelente representante na América do Norte, trata-se de Walter Comassetto. Com larga experiência em companhias aéreas e no setor turístico em geral, Comassetto levará as novidades do Festival do Turismo para o Canadá, Estados Unidos e México.
 
Chris Thompson, presidente da Brand USA, Marta Rossi e Sérgio Prade 

Esta feira, uma das principais do calendário turístico mundial, é focada na venda dos destinos norte americanos para o resto do mundo, tanto é que todos os estados e as principais empresas americanas voltadas ao setor turístico estão presentes no evento. O evento ocorre todos os anos, e já tem as próximas edições definidas: em 2015 a sede será Orlando, em 2016 será Miami, e em 2017 a Pow Wow ocorrerá em Washington DC. Com algo em torno de 1800 expositores, a Pow Wow recebe uma média de sete mil participantes diariamente, onde, em sua maioria, são compradores interessados nos destinos americanos, e imprensa especializada. Os jornalistas, recebem um tratamento diferenciado nesta feira, onde participam de um “media partner”, que nada mais é do que encontros com os representantes de diferentes empresas e destinos que são expositores do evento. Primeiramente, os representantes se colocam em mesas e aguardam a visita da imprensa. Em um segundo momento, a imprensa que se coloca à disposição da visita dos expositores.

 

GREEN VALLEY
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
O Green Valley no ultimo sábado, 22,  foi palco de dois grandes momentos. Além de receber mais de 400 convidados da Convenção de Verão da marca Colcci, entre franquiados, lojistas e representantes, a casa foi o lugar escolhido para ser palco do lançamento mundial da nova marca de Doritos no Brasil.  Muita gente bacana passou pelo club numa noite cheia de surpresas, entre elas a apresentação de uma edição exclusiva de Doritos com a logomarca do Green Valley homenageando o club pela conquista do titulo de Melhor Club do Mundo. Ao todo são 25 mil unidades promocionais do Doritos no sabor SweetChili, um sabor novo que, se aprovado, será implantado no mercado junto com as marcas já tradicionais da tortilla. Adoro o Green Valey ! Adoro a Kalyta !
 
OAKLEY PRO 2013

Mais uma vez, Balneário Camboriú vai receber as feras do surf profissional brasileiro para as disputas na segunda etapa do Oakley Pro 2013, que vai acontecer de 28 a 30 de junho, na Praia Central. Desta vez, o evento contará também com o patrocínio da Faculdade Avantis. A etapa de abertura do Oakley Pro 2013 foi realizada na Praia da Joaquina, em Florianópolis, com grande sucesso e um verdadeiro show de surfe, onde o vencedor foi o catarinense Tomas Hermes, em uma das finais mais disputas dos últimos anos do circuito catarinense de surf profissional da Fecasurf.
 
 
A segunda etapa do Oakley Pro 2013 é válida pelo circuito catarinense de surf profissional da Fecasurf, também pela quinta etapa do circuito brasileiro de surf profissional da Abrasp, e vai distribuir R$ 30.000,00 de premiação, além de 1.500 pontos para o Ranking Catarinense Pro e 1.500 para o Ranking da Abrasp. O Oakley Pro 2013 é apresentado pelo Governo do Estado de Santa Catarina através do Fundesporte e Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, tem o patrocínio do Matte Leão, Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú através da Fundação Municipal de Esportes, o apoio, Bhally Hotel, Tropikalya Hotel, Faculdade Avantis, Surfers Paradise, a Divulgação do Site Waves e Jornal Drop, e a realização da Fecasurf, Abrasp e Associação de Surf de Balneário Camboriú.

 
PONTO & TRAÇO
 
Texturas, tramas e figuras formadas por linhas entrelaçadas revelam o universo onírico de Loro de Lima na exposição Ponto e Traço, que reúne desenhos produzidos pelo artista catarinense nos últimos cinco anos. A mostra será aberta nesta quinta-feira (27), às 19h30, na Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti, após bate-papo com o autor. A visitação é gratuita. Com curadoria de Patrícia Amante e texto de apresentação assinado pela artista plástica e professora Maria Lúcia Mascelani Mourão, a exposição contempla 40 desenhos feitos com nanquim sobre papel vegetal, produzidos em diversos tamanhos. Dispostos livremente no espaço, possibilitando que as pessoas apreciem as obras de qualquer ângulo, os desenhos de Loro de Lima criam a ordem e a desordem, formando figuras abstratas e figurativas que dialogam com os vários elementos que compõem o alfabeto visual rico em significados.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
A exposição Ponto e Traço fica aberta à visitação pública e gratuita até 16 de agosto, na Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h. Escolas do município ou grupos interessados em visitar a mostra podem fazer agendamento na Fundação Franklin Cascaes, pelo telefone (48) 3324-1415 ou pelo e-mail artesvisuais.ffc@gmail.com.