quinta-feira, 25 de julho de 2013

CIDADE CATARINENSE REGISTRA SENSAÇÃO TÉRMICA DE 33 GRAUS ABAIXO DE ZERO



Na madrugada desta quarta-feira, a cidade de Urupema, na serra catarinense, registrou a menor sensação térmica do País: 33 graus abaixo de zero. A informação é do Centro de Informações de Recursos Ambientais e Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram). 


A sensação térmica é calculada a partir do cruzamento das medições de temperatura e intensidade do vento, e pode variar em relação à umidade do ar.  A onda de frio que chegou ao Brasil nesta semana atingiu a região Sul. Nevou em pelo menos 128 cidades dos Estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná, incluindo Curitiba e a região metropolitana de Florianópolis. 


Na capital catarinense houve alagamentos em vários pontos da cidade devido à alta das marés, fenômeno causado pela massa de ar frio que se desloca pelo continente.




RBS TV PRODUZ GLOBO REPÓRTES ESPECIAL SOBRE DANÇA


Nesta sexta-feira (26), programa feito pela equipe catarinense de reportagem será exibido logo após Amor à Vida

Clique na imagem para ampliá-la

O Globo Repórter desta sexta-feira (26) vai tratar sobre um tema pelo qual Santa Catarina é referência no Brasil e no mundo: a dança. Único lugar fora da Rússia a ter uma Escola do Teatro Bolshoi, o Estado é palco de uma das principais comemorações do gênero no mundo, o Festival de Dança de Joinville, que encerra neste fim de semana.

Clique na imagem para ampliá-la

Produzido inteiramente pela equipe da RBS TV em SC, o programa vai abordar o tema em diferentes aspectos, como os benefícios que a dança traz à saúde física e mental, a difícil rotina dos bailarinos, os diferentes tipos de dança, histórias de pessoas que vivem desta arte e os bastidores da 31º edição do Festival de Dança de Joinville, considerado o maior do mundo.

Clique na imagem para ampliá-la

Na capital catarinense, a repórter Kíria Meurer mostra a diferença que a dança faz na vida das pessoas e também dos que vivem profissionalmente desta arte. Uma pesquisa da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) mostra que a música influencia o compasso do coração. Os pesquisadores usaram o samba como reabilitação de pessoas com problemas cardíacos e apontaram que a dança é funcional também como exercício físico.

Clique na imagem para ampliá-la

Outra pesquisa, feita pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), usa a dança como parte do tratamento para a saúde emocional de pacientes que sofrem com depressão. A pesquisa mostra o efeito terapêutico psicológico e motor de mulheres que possuem câncer de mama e começaram a praticar dança do ventre. Elas recuperaram os movimentos, a autoestima e a imunidade.

Já a companhia Millenium, de Itajaí, usa a dança como forma de educação e cultura para as crianças. A companhia realiza o projeto social Dançar é Vida, que já atendeu mais de 2 mil jovens com aulas de danças urbanas como hip hop e break. Para participar, é preciso ter um bom desempenho escolar e, assim, garantir uma boa educação e a participação no projeto.

Clique na imagem para ampliá-la

Em Joinville, o templo do balé clássico, o repórter Ricardo Von Dorff conta a história e os bastidores da única Escola do Teatro Bolshoi fora da Rússia. Crianças e jovens de todo o Brasil fazem um esforço enorme para participar desta grande escola. Eles ficam longe da família e passam por intensos dias de treinamento em busca da oportunidade de aprender o método Bolshoi. O Globo Repórter vai também até o Festival de Dança de Joinville para mostrar pessoas que se esforçaram para participar do festival, que é considerado o trampolim para muitas carreiras na dança.

A fim de valorizar a cultura catarinense, surgiu de dentro da RBS TV a ideia de fazer um Globo Repórter sobre dança. A emissora investiu em equipamentos de áudio e captação de imagens com alto desempenho de som e imagem para dar às reportagens estéticas diferenciadas.

Clique na imagem para ampliá-la

As reportagens são de Kíria Meurer e Ricardo Von Dorff; direção de Margarida Santi (coordenadora do atendimento à Globo em SC); produção de Ana Beatriz Azevedo e Renata Seleprim; imagens de Jean Carlos, José de Arimatéia e Hilton Maurente; e auxílio técnico de Maicon Damasceno, Paulo Cícero Achutti e Geovânio Wollinger.

Santa Catarina no Globo Repórter – Este especial sobre dança é a terceira participação de 2013 da RBS TV de SC no programa semanal da Rede Globo. Em fevereiro, um especial sobre a qualidade de vida no interior do Brasil destacou o município de Treviso, no sul de Santa Catarina. Em abril, uma co-produção entre Rede Globo e RBS TV SC resultou em um programa inteiro sobre o papel das câmeras na vida das pessoas.

Clique na imagem para ampliá-la

– A produção alia alta tecnologia e informação relevante, ferramentas que ressaltam a comunidade e a cultura catarinense, valorizando o Estado por todo o país. Por isso, nossa participação é cada vez maior na programação nacional da Rede Globo, o que demonstra a credibilidade e a qualidade da equipe da RBS TV – comenta Mário Neves, diretor-geral da RBS TV em SC.