segunda-feira, 5 de agosto de 2013

KUROTEL E O DIA NACIONAL DA SAÚDE

KUROTEL E O DIA NACIONAL DA SAÚDE


Viver mais e melhor, com saúde e qualidade de vida, é possível quando adotamos um estilo de vida da saudável. Por isso, nesse Dia Nacional da Saúde, a equipe médica do Kurotel - Cento Médico de Longevidade e Spa de Gramado (RS) lista 15 orientações para que você e seus leitores tenham melhor saúde e, assim, mais vida.

1 - Para a prevenção da osteoporose e a saúde dos dentes, é importante ter alimentação rica em cálcio (lácteos, feijão, vegetais verde escuros, peixes, sementes) e sem excesso de açúcares, farinha branca, sal e cafeína (refrigerantes de cola, café), sequestradores de cálcio do osso e dos dentes. Espinafre, rúcula e brócolis auxiliam a fixar cálcio no osso e ainda são ricos em ferro e ácido fólico, que ajudam manter o DNA saudável (“silenciam” genes que levariam a doenças).  Dra. Mariela de Oliveira Silveira, nutróloga e médica diretora do Kurotel.

2 - Erro comum: permanecer muito tempo sentado. Conseqüência: dores pelo corpo, principalmente coluna vertebral. Solução: fazer pausas ao ficar muito tempo sentado ou em pé e incluir exercícios que desenvolvam a força muscular e alongamentos. Clayton Rodrigues, professor de Educação Física e pilates.

3 - Seja otimista, desde cedo. Após 10 anos estudando como a personalidade pode influir no aumento ou na diminuição da expectativa de vida, pesquisadores holandeses concluíram que ter uma atitude positiva pode diminuir em até 55% o risco de morte prematura. Michael Zanchet, psicólogo com capacitação em Neuropsicologia.


4 - Menopausa e andropausa alteram o metabolismo e aumentam risco de cânceres e osteoporose. Coma alimentos com fitoestrógenos (substâncias que reduzem os efeitos da queda hormonal), tais com aveia, linhaça, soja, maçã, cebola, cereja, romã, brotos, feijões.  Talita Drecksler, nutricionista pós graduada em Nutrição Clínica Funcional.

5 - 50% das pessoas acima de 65 anos tem uma queda por ano. Subir escadas ou caminhar (utilizando calçados firmes) pode reduzir as possibilidades de quedas. Um cuidado  que vale a pena ter em casa: colocar corrimãos e barras de segurança (banheiros e quartos) e excluir tapetes. Roberto Durli, fisioterapeuta especializado em Osteopatia

6 - O Alzheimer tem maior incidência em pessoas com baixo nível de instrução. Leitura, jogos de cartas, tabuleiro e palavras cruzadas podem reduzir risco de demência em pessoas com mais de 75 anos  (New England Journal of Medicine).  Jacqueline Germano Trindade, psicóloga  pós-graduada em Neuropsicologia.

7 - Mães que não fumam, que não usam drogas e que controlam adequadamente os níveis de açúcar do sangue e de pressão arterial  têm filhos com peso corporal e circulação muito mais saudáveis do que as que não o fazem.  Dra. Ariane Rocco Torrez, médica.


8 - Alimente-se com bastante variedade de alimentos, sem exageros nas quantidades. De acordo com a OMS, cinco porções de frutas e vegetais devem estar presentes na alimentação diariamente. Isto pode reduzir em até 40% o risco de câncer. Michelle Troitinho, nutricionista pós–graduada em Nutrição Clínica Funcional

9 - Mantenha o bom humor. O riso melhora o fluxo sanguíneo, reduz adrenalina, cortisol e aumenta a liberação de endorfinas, ligadas ao prazer. E dar boas risadas por 10 - 15 minutos queima cerca de 50 calorias. (Vanderbilt University, Tennessee).  Ana Paula Viccari Rojas Lima, psicóloga especialista em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental.

10.     Durma bem. Estudos sugerem que a falta de sono crônica pode ter um impacto negativo nas funções metabólicas e endócrinas. Quando se dorme menos de 5h há um desequilíbrio no metabolismo. Dr. Victor Hugo Canto da Fonseca, médico especialista em Acupuntura.


11 - O sedentarismo está associado ao aumento de diversas doenças, como obesidade, diabetes, hipertensão arterial e infarto. Movimente-se! Os indivíduos fisicamente aptos e treinados tendem a viver até seis anos a mais.  Jaqueline Souza Correa, fisioterapeuta especialista em Osteopatia.

12 - Seja solidário. Segundo estudo publicado na revista Psychology Science, dar apoio físico ou emocional a outras pessoas reduz em até 60% o risco de morte prematura no idoso.  Dra Evelise de Oliveira Silveira, médica mestre em Geriatria.

13 - Diga não ao cigarro e às drogas. Fumantes regulares vivem, em média, 10 anos menos do que um não-fumante. Cerca de 90% dos casos de câncer nos pulmões,  a neoplasia que mais mata no Brasil,  estão relacionados ao tabagismo. Dra Sabrina Fetter Scherer, médica pós-graduanda em Dermatologia.

14 - Controle seu peso. Estudos mostram que reduzir 25% do consumo de calorias diário aumenta a longevidade em 20 a 30%.  Dra Juliana Moraes, médica.

15 - Para manter a saúde dos neurônios, evite consumir alimentos muito industrializados, que contém poucos nutrientes e são ricos em substâncias químicas, tóxicas para as células quando consumidos em excesso, e estão relacionados à doenças neurodegenerativas como Mal de Parkinson e Mal de Alzheimer.  Dr. Luis Carlos Silveira, médico nutrólogo e fundador do Kurotel.

Marília Rizzon
Jornalista e Editora
55  54 3295-9323