terça-feira, 24 de setembro de 2013

AS NOSSAS CUSTAS

AS NOSSAS CUSTAS


A ex-guerrilheira, verdadeira LEZA-PÁTRIA que vem detonando com o erário, chegou em Nova York para a Assembleia Geral das Nações Unidas, que acontece durante essa semana na cidade. E ela já está muito bem hospedada no luxuoso hotel St. Regis, na suíte assinada pela joalheria Tiffany and Co., equipada com três quartos, lustres de cristal na sala e equipe de mordomos que falam português. O preço? US$ 10 mil a diária. Detalhe: Dilma queria a suíte presidencial, como fez no ano passado, mas o espaço já estava ocupado. Adidinhem quem está pagando?

PREFEITO



Já o prefeito Cesar Souza Júnior viaja para La Rochelle, na França, a fim de dar continuidade às tratativas para retomar o convênio com a universidade local para qualificação de maricultores. A cidade de La Rochelle é uma das principais produtoras de ostras e mexilhões do mundo. O objetivo da retomada do convênio é possibilitar aos maricultores de Florianópolis aperfeiçoar as técnicas existentes, buscar outras mais eficazes e ampliar os conhecimentos dos maricultores sobre a atividade. O termo de cooperação foi firmado pela prefeitura em 2002, mas não teve continuidade nos últimos anos. Além de La Rochelle, o prefeito também vai a Londres para conhecer a operação do POD-CIT, sistema de transporte de passageiros desenvolvido pela empresa britânica Ultra que é um dos elementos de mobilidade em estudo para região da Grande Florianópolis. Cabe informar que o nosso prefeito viaja com recursos próprios, em caráter de licença sem vencimento e sem o recebimento de diárias. Já imaginaram como seria se o candidato do Dário fosse eleito? Existem POLÍTICOS e políticos.

IDELI NA MIRA


A cada dia se constata ainda mais que neste partido nunca teve, tem ou terá gente que presta, muito pelo contrário. Desta vez a Polícia Federal acusa um assessor da ministra das Relações Institucionais, a paulista Ideli Salvatti (PT-SC), de envolvimento com a quadrilha suspeita de pagar propina a prefeitos para direcionar investimentos de fundos de pensão municipais. Relatório de inteligência da Operação Miqueias diz que Idaílson José Vilas Boas Macedo atuava como lobista do esquema, tendo feito negociações dentro do próprio Palácio do Planalto. Ele é filiado desde 1999 ao PT de Goiás e foi nomeado em 25 de março do ano passado, com salário bruto de R$ 9,6 mil, assessor especial na Secretaria das Relações Institucionais, pasta vinculada à Presidência da República. 



Segundo as investigações da Operação Miqueias, Idaílson intermediava negociações entre prefeitos e um "pastinha", como são chamados os aliciadores do esquema. A Polícia Federal pediu a prisão do assessor de Ideli, além do bloqueio de suas contas bancárias e de buscas em sua casa. Ele é acusado de tráfico de influência e formação de quadrilha. Para a Polícia Federal, que flagrou transações de Idaílson em grampos, há uma "intrínseca" relação entre ele e a organização criminosa. O assessor teria atuado, por exemplo, para facilitar o acesso do "pastinha" Almir Bento aos prefeitos de Itaberaí (GO) e Pires do Rio (GO). Numa das ligações interceptadas, o pastinha Almir Bento marca encontro entre Idaílson e o prefeito de Pires do Rio (GO) dentro do Palácio do Planalto, orientando-o a falar apenas de "assuntos técnicos". "Fala de projetos, essas coisas", afirmou Bento, segundo transcrição da Polícia Federal. 


O inquérito diz ainda que o aliciador se apresentava como integrante da Casa Civil, supostamente a pedido do assessor palaciano. "Os diálogos interceptados não deixam dúvidas de que Idaílson atuava em favor da organização criminosa em comento, intermediando encontros entre prefeitos - especialmente dos municípios de Pires do Rio e Itaberaí, ambos localizados no estado de Goiás -, e a organização criminosa em comento", sustenta a Polícia Federal. Com trânsito no Planalto, Idaílson integrou comitiva da presidente Dilma Rousseff em viagem a Salvador, neste ano, segundo o inquérito. Provavelmente assim como o Lulla, Ideli também não sabia de nada. 

PENSE BEM


O carcará é cria do PT de Goiás, foi nomeado em março do ano passado. Está na função há apenas um ano e meio, tempo suficiente para conquistar o doutorado em picaretagem. Tempo suficiente para transitar com tanta desenvoltura pelos porões podres do pt. É evidente que foi nomeado e "subiu na carreira" por sua mais completa capacidade de servir ao partido nefasto. Como a Ideli, indigna representante de Santa Catarina ou a cúpula de um ministério, fica sabendo que este ou aquele é adequado para o cargo? É ladrão ! Perfeito para o cargo. É pedófilo? Mais outro perfeito para o cargo! É ridículo ! 


Os petralhas, que empreenderam uma reestatização da economia em alguns setores (elegendo, claro!, alguns "cumpanheros empresários" para premiar), privatizou o único bem que governo nenhum tem o direito moral de privatizar: o Estado!


MENOS PASSAGEIROS

Por conta dos preços exorbitantes nas passagens aéreas nacionais, a demanda doméstica no transporte aéreo de passageiros caiu em agosto. A informação é do cabide de empregos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O cálculo considera o critério de "passageiros-quilômetros pagos transportados" (RPK). A oferta, pelo critério de "assentos-quilômetros oferecidos" (ASK), caiu 2,27%. Os índices representam comparações com o mesmo mês de 2012. Com o resultado, os índices de demanda e de oferta acumularam baixa nos oito primeiros meses do ano, apresentando quedas de 0,08% e 4,6%, respectivamente, quando comparado com igual período do ano passado. 


O Grupo TAM e a Gol lideraram o mercado doméstico no mês passado, com participação de 39,98% e de 33,87%, respectivamente, considerando o critério RPK. O Grupo TAM diminuiu a participação de mercado, de 40,54% em agosto do ano passado, para 39,98% no mês passado. A Gol passou de 34,16%, em agosto de 2012, para 33,87%, em agosto de 2013. A participação das demais empresas no mercado doméstico, por sua vez, passou de 25,30%, em agosto de 2012, para 26,15%, em agosto deste ano. 

TIM A VENDA


O banco Barclays e a firma BTIG projetam que os problemas financeiros da Telecom Italia vão levar a empresa a vender a TIM no Brasil. A informação é da agência de notícias Bloomberg. De acordo com o Barclays, a opção mais viável seria uma fragmentação de ativos e assinantes entre seus concorrentes, pois a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) não deverá aprovar uma fusão completa da empresa. Walt Piecyk, analista da BTIG em Nova York, no entanto, avalia que uma empresa de fora, como a Vodafone, poderia comprar parte ou toda a TIM. Conforme o Barclays, a Telecom Italia precisa diminuir sua dívida em pelo menos 2,2 bilhões de euros neste ano, além de levantar 7,3 bilhões de euros, para evitar o rebaixamento de crédito para o nível "junk" (lixo). Portanto, o que já era ruim, vai piorar e, sem muita concorrência o efeito é cascata e, a ANATEL não presta para absolutamente nada pois os preços da telefonia celular são caros e os serviços uma gigantesca porcaria. 

POETA ZININHO


Os quinze anos sem o poeta Zininho, serão lembrados através de um show preparado especialmente pela filha dele, a cantora Cláudia Zininho, no próximo dia 29 de setembro, na Cantina Sangiovese, em Santo Antonio de Lisboa na capital, a partir das 16 horas. Claudia irá interpretar 15 canções. O violonista Marcelo Portella dirige o show e também será um dos músicos convidados, além dos percussionistas Ubrother e o filho Nathan e o joinvillense Gabriel Vieira com seu violino popular. Estarão em exposição obras de artistas que homenagearam Zininho, como Plinio Verani e Renato Franzoni além das participações muito especiais das cantoras Tatiana Cobbett e Denise de Castro e do bandolinista Geraldo Vargas. Claudio Alvim Barbosa, o poeta Zininho, é lembrado por canções que se eternizaram como Miramar, Largo 13 de Maio, além do Rancho de Amor à Ilha, que se tornou Hino Oficial de Florianópolis. O valor do couvert artístico será de dez reais.


AUDIÊNCIA PÚBLICA


O trade turístico de Florianópolis, está se mobilizando para participar da audiência pública que acontece nesta sexta feira, dia 27, às 15 horas no plenárinho da Câmara de Vereadores de Florianópolis. A audiência refere-se às ações de Turismo e Beach Clubs de Florianópolis, alvos de processo para interdição do seu funcionamento. Ciente da importância destes equipamentos para o turismo florianopolitano, a ABAV-SC convoca seus associados e parceiros a comparecerem na audiência pública a fim de defenderem a permanência dos estabelecimentos e a continuidade dos trabalhos desenvolvidos arduamente a longo de anos por todo o trade turístico de Florianópolis. Segundo a presidente da entidade, Ely Silveira, "os Bech Clubs são hoje um dos principais diferencias do turismo de Florianópolis, promovendo a Ilha de Santa Catarina ao nível de destinos internacionais como Cancun no México. A interdição dos Bech Clubs inviabiliza a manutenção do patamar alcançado, afetando a captação de receita da cidade, dos empresários do setor turístico e das pessoas que trabalham direta ou indiretamente com o turismo na Capital", conclui.

TEMPORADA DE FLORES


Neste final de semana, começam as atividades do Projeto Temporada das Flores, promovido pela Prefeitura de Fraiburgo, em parceria com instituições públicas e privadas do município. Cultura, esporte e lazer estão entre as opções para os fraiburguenses e os turistas. Neste sábado (28/09), a abertura contará com distribuição de mudas de flores no centro da cidade, oferecidas pelo Viveiro Recanto das Flores. A partir das 10h, em frente à Casa do Artesão, haverá oficina de artesanato para crianças com as técnicas de massinha, dobradura e pintura. O Leo Clube também vai realizar uma oficina de brincadeiras de rua, no estacionamento do Centro Comercial Beira Lago.


Já no domingo, as atrações começam às 15h, na Praça Gabriel Evrard. Com o apoio da CDL e da FME, o passeio ciclístico e o encontro de motocas infantis vão movimentar a cidade, com um trajeto pelo centro e premiação para as bicicletas mais decoradas. Em seguida, na praça, haverá contação de histórias infantis com Mônica Campagnaro e apresentação de música com os alunos e professores do Centro Cultural Egon Frey. E seguem abertas, até 30 de setembro, as inscrições para os concursos Flores na Vitrine e Flores no Jardim, para valorizar e premiar o trabalho e a criatividade dos fraiburguenses. Já estão disponíveis também as inscrições para a Corrida da Primavera, que será realizada no dia 6 de outubro, com nove categorias. 


Temporada das Flores pretende promover o turismo, a cultura e a prática de esportes em Fraiburgo, celebrando a primavera. Para Leticia Fontanella, diretora de Turismo da Prefeitura de Fraiburgo, o objetivo é envolver a comunidade. “Nós queremos envolver os fraiburguenses e os visitantes, tanto na promoção das ações, quanto na participação nos eventos, ocupando o espaço público de uma forma divertida e reunindo as famílias. O projeto segue até 17 de novembro e a programação completa está disponível no Blog Curta Fraiburgo, em www.curtafraiburgo.blogspot.com. As atividades são gratuitas e abertas a toda comunidade. Mais informações, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, pelo telefone (49) 3908 2002 ou pelo e-mail temporada@fraiburgo.sc.gov.br.


CULTURA & DANÇA


Os grupos “Amigos do Vale do Rio do Peixe” e “Acquadança” participaram de dois festivais de dança durante o final de semana. Os piratubenses se apresentaram no VII Festival Santa Catarina Dança, em Florianópolis e também no XXIII Festival de Dança do município de Salete, no Alto Vale do Itajaí. Na capital catarinense se apresentaram os integrantes do grupo Amigos do Vale do Rio do Peixe, divididos em três categorias, a Germânica composta por mulheres, a gaúcha e a de casais. Já o grupo Acquadança esteve em Salete com duas categorias, a Infantil e a Juvenil, que além de se apresentar, competiram e saíram com troféus de segundo e terceiro lugar, em quatro coreografias.


De acordo com a superintendente da Fundação de Cultura de Piratuba, Gelci de Souza, além de participar dos eventos, os grupos divulgam o município. “Estar nestes festivais é uma forma de valorizar o trabalho dos integrantes dos grupos, que ensaiam para representar nosso município e ao mesmo tempo é uma forma de divulgação de Piratuba, pois eles levam nosso nome e nossa cultura por onde passam”, comenta.


PRÊMIO DESTAQUE CONVENTION

Chegou à terceira edição o Prêmio Destaque Convention, criado pelo Floripa Convention & Visitors Bureau como forma de prestigiar os chamados embaixadores do turismo de eventos. A noite de entrega do título foi na última, 24 de setembro, no Il Campanário, em Jurerê Internacional. O prêmio revelou os profissionais – em geral da área da saúde, da academia e representantes de entidades de classe – que durante o ano defenderam o destino como sede para a realização de congressos, feiras, convenções, workshops técnicos e científicos com o apoio do Floripa Convention e ajudaram a incrementar a agenda de eventos para a cidade, com impacto direto na economia.


SAZONALIDADE

O turismo de eventos é hoje um dos maiores responsáveis pela quebra de sazonalidade na Grande Florianópolis. O movimento se deve ao aumento na captação de eventos nacionais e internacionais que acontecem durante o ano e que projetam a cidade entre os destinos mais cogitados do Brasil. As parcerias neste sentido estão gerando grandes negócios e ampliando o calendário de eventos na cidade. O Prêmio Destaque Convention 2013 destacou os protagonistas que contribuíram para o turismo de negócios na região, contando com o trabalho do Floripa Convention na captação dos eventos.

Infinity Blue Resort & Spa

BETO CARRERO

O Beto Carrero World foca em novos investidores e mais parcerias para 2014. O anúncio foi feito pelo diretor de Vendas, Marketing e Novos Negócios, Vitor Bauab, e a intenção é criar áreas de expansão para o Parque. Alguns projetos já estão sendo analisados, e devem ser colocados em prática a partir do próximo ano. Seguindo o padrão de todos os anos, onde uma nova atração é inaugurada, o BCW programa para esta temporada de verão a estreia da área de Madagascar. Conforme Bauab, esta é somente uma das novidades que o Parque reserva aos visitantes.


"Além de Madagascar que será inaugurada em dezembro, temos também o projeto da vila de Shrek, as obras iniciam no próximo ano. Porém, queremos mais. Estamos em um momento de análise das propostas, nossa expectativa é captar investidores interessados em participar dessa nova fase do Beto Carrero World". Para Bauab, a ampliação do Parque não está ligada somente à área de diversão, mas envolve também a rede hoteleira e prestação de serviços dentro do empreendimento, entre outras. As novas parcerias ainda preveem a captação de patrocinadores para cotas prontas. Ou seja, investir e diversificar as atrações que já existem no Beto Carrero World. Os interessados em participar da ampliação do Beto Carrero World podem entrar em contato com Bauab nos e-mails investidor@betocarrero.com.br ou patrocínio@betocarrero.com.br.

JANTAR PRA DOIS



GANHE UM JANTAR PRA DOIS ! Quer descolar um jantar pra dois na novíssima Sangiovese Forneria do premiadíssimo Chef Helton Costa? Então CURTA A MINHA FANPAGE (https://www.facebook.com/pages/COLUNA-ON-LINE/216127101737084?ref=hl). O sorteio será no próximo domingo, dia 29/09. Você vai saborear a melhor pizza da Ilha na melhor Forneria feita pelo melhor chef, além de ficar super bem informado. É só clicar no link acima e CURTIR. BOA SORTE!


DESTINO PARAÍBA


O Setor de Estatísticas da diretoria de Fomento da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) divulgou a pesquisa mensal do Fluxo Global Estimado de turistas para Paraíba no mês de agosto. A pesquisa confirmou a tendência observada desde o início do ano: fluxo crescente de visitantes para o ‘Destino Paraíba’. Em agosto foram registrados 118.267 visitantes, o que representa um aumento de 5,59% sobre igual mês do ano passado (112.006). No acumulado do ano são 1.060.662 turistas, aumento de 5,40% sobre igual período anterior. A presidente da PBTur, Ruth Avelino, comemorou a marca de 1 milhão de turistas já no oitavo mês do ano. Os estados que mais contribuíram com o fluxo total foram: São Paulo com 21,36%; Pernambuco com 16,66%; Rio Grande do Norte com 10,40%. Internacional - Argentina, Estados Unidos da América e Portugal, juntos, contribuíram com fluxo internacional em 35,76%. Comparando números absolutos para o total de estrangeiros, este ano teve um aumento de 3,05%, sobre igual período anterior: 2.497 sobre 2.423 turistas.

MÚSICA CLÁSSICA


A nona edição do Festival Internacional de Ushuaia apresenta uma novidade significativa. Desta vez o evento acontecerá no novo e impressionante Arakur Hotel, localizado no topo da colina Alarkén, dentro de uma reserva natural de mais de 100 hectares de floresta nativa. O festival apresentará nove sinfonias de Beethoven a serem executadas durante os dias 05 e 19 de outubo, e será dirigida por sua vez, por quatro regentes de destaques internacionais. Carlos Bertazza, Fernando Ciraolo, Pedro Ignacio Calderon e Jorge Uliarte, Maestro e Diretor Artístico Festival Internacional de Ushuaia. A abertura acontecerá no sábado 05 de outubro, no Auditório do novíssimo Hotel Arakur, pelo Maestro Jorge Uliarte juntamente com o pianista croata Goran Filipec. O programa todo será dedicado a Ludwig Van Beethoven: Egmont Overture, op. 13, o Concerto para piano e orquestra n º. 5, op. 73 "Imperador" e Sinfonia n. 5 em C-menor, op. 67. Também para esta nona edição, shows internacionais com Cristina Filoso, Alexandre Panizza, Facundo Ramirez e pela primeira vez na história do festival, duo de piano com Ivan e Marcelo Ayub Rutkauskas, além dos pianistas internacionis Goran Filipec (Croácia) e Horia Mihail (Roménia). 


O Festival contará com o habitual concerto Sinfônico de Tango pelo pianista e compositor Facundo Ramirez, que interpreta o Four Seasons Buenos Aires por Astor Piazzolla e na segunda parte do concerto em homenagem a seu pai e compositor Ariel Ramirez. Completando a programação o prestigiado violinista americano Kenneth Renshaw, 2012 Award Winner Internacional Yehudi Menuhin, o violoncelista Eduardo Vassallo, em dueto com o pianista Cristina Filoso e do Fim do Mundo Choir, sob a direção de Paul Dzodan com a Orquestra de Câmara de Rosário. 


A 9ª Edição do Festival Internacional de Ushuaia contará também com a soprano e pianista Gabriela Ivan Pochinki Rutkauskas. O concerto de encerramento será com a Nona Sinfonia de Beethoven executada pela Orquestra do Festival de Ushuaia, pelo Coro do Fim do Mundo Coro e Julia Novikova (soprano, Rússia) além dos e argentinos Eugenia Fonte (mezzo-soprano), Henry Folger (tenor) e Omar Carrion (barítono). Vale lembrar que haverá apresentações gratuítas em alguns pontos da cidade, masterclasses e conferências nas cidades de Ushuaia e Rio Grande Tolhuin. Assim, o Festival Internacional continua a posicionar Ushuaia Tierra del Fuego, como destino não só turístico, mas cultural. Um espetáculo imperdível. 

Clique na imagem para ampliá-la

TEMPORADA DE CRUZEIROS



Falando no paraíso Ushuaia, minha amiga Ana Lucia Kuhlen, do charmoso e aconchegante Hotel Cilene del Faro, me informa que com a chegada do Stela Australis no Canal de Beagle, começou oficialmente a temporada de cruzeiros 2013/2014.



REDE LAGHETTO

Clique na imagem para ampliá-la

Rede Laghetto de Hotéis, uma das principais do Rio Grande Sul, com diversas unidades na região serrana do Estado, principalmente em Gramado, está expandindo suas instalações, e seu foco agora é a capital Porto Alegre. O novo hotel da rede, o Laghetto Viverone Moinhos, situado no bairro Moinhos de Ventos – área nobre da capital gaúcha – será inaugurado no dia 1º de outubro e receberá como um de seus primeiros grandes eventos o lançamento do 25º Festival do Turismo de Gramado, no dia 10 de outubro, às 19h30. Esta cerimônia, que dá a largada oficial para a principal feira de negócios de turismo na América Latina, é voltada basicamente ao trade gaúcho, grande parceiro e apoiador do evento durante todos esses anos. Além dos prêmios sorteados aos agentes e operadores de viagens, a organização do Festuris apresentará as principais novidades da sua 25ª edição, que aborda com força a sustentabilidade no turismo. 


Em 1989 foi inaugurado o primeiro Hotel Laghetto, com 42 apartamentos. Com o gradual incremento de ocupação o hotel foi ampliado e em 2002 foi inaugurada a segunda unidade, o Hotel Laghetto Viale, vendido para o Sesc após três anos. Segundo o sócio-diretor da empresa, Ronald Spieker, este acontecimento mudou o futuro da Laghetto. “A partir desta venda, foi redefinido nosso foco para administração de hotéis de terceiros e a criação da Laghetto Hotéis, que teve o primeiro hotel sob administração, o Hotel Toscana, em 2007”, destaca. Atualmente, a rede Laghetto de Hotéis possui seis unidades em operação, das quais quatro estão fixadas em Gramado, uma em Bento Gonçalves e agora, o Viverone Moinhos em Porto Alegre. “Em 2014, iremos inaugurar mais duas unidades em Gramado e temos contratos já assinados para duas operações em Gramado e uma em Rio Grande. Temos planejados chegar a 22 unidades em 2017 com um total de 2.200 apartamentos”, lembra o diretor.


WORKSHOP

A Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE) e a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) levam para João Pessoa, no próximo dia 28 de setembro, o workshop Pernambuco é só Chegar. A capacitação, voltada a agentes e operadores de viagem, será realizado dentro da programação do 3º Festival de Turismo de João Pessoa, que acontecerá entre os dias 27 e 28. Pernambuco participará da mostra com um lounge triplo, ambientado com imagens do turismo rural, da cidade de Gravatá e do arquipélago de Fernando de Noronha. Em João Pessoa, a programação do workshop – que inclui apresentação geral do destino, rodada de negócios, degustação da culinária pernambucana e apresentação cultural – será integrada à grade do festival, coincidindo com seu encerramento. No sábado, a rodada de negócios do festival será toda dedicada a Pernambuco, quando os profissionais do setor poderão trocar informações e conhecer um pouco do que o trade turístico do Estado tem a oferecer.


O cardápio do evento ficará sob a responsabilidade do chef Alcindo Queiroz, do restaurante Patuá, que fará uma viagem pelos sabores pernambucanos. Representando o litoral será servido bobó de bacalhau e arroz de frutos do mar, além de caldinhos de camarão, feijão, sururu, peixe e fava. O arrumadinho de charque e o escondidinho de carne de sol foram inspirados no Agreste, enquanto o cuscuz com paleta de cordeiro ao molho de vinho do São Francisco traz o sabor do Sertão. A sobremesa fica por conta da Zona da Mata, com duas barracas com doces de compota (goiaba, mamão com coco e baba de moça) e bolos (bolo de rolo, Souza Leão, macaxeira e milho). Consta ainda no cardápio degustação de cachaça premium da Sanhaçu, produzida em Chã Grande, Zona da Mata do Estado. O encerramento do workshop e do Festuris João Pessoa ficará a cargo da banda Faringes da Paixão. A ação, promovida pela Setur-PE e Empetur, conta com o apoio da Azul Viagens, operadora da Azul Linhas Aéreas, a Secretaria de Turismo do Recife, responsável por levar os chefes pernambucanos aos eventos, e o Recife Convention and Visitors Bureau.